Autor Tópico: Cite uma referência  (Lida 26574 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #60 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 10:30:53


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #61 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 10:34:20
wordpressphoto

 
Protestos no Sudão (2020)



 Refugiado Sirio (2015)



 Protestos na Venezuela (2017)



Leoneves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #62 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 11:59:01
Falando no mestre Eugene Smith, recomendo o documentário no canal ARTE 1 sobre o loft que ele alugou em NY durante uma década (50/60) e para onde confluíram imortais do jazz. Smith gravava e fotografava tudo de forma obsessivamente genial. Thelonious Monk, Ronnie Free, Sonny Rollins etc etc etc.
Acho que se chama Jazz Loft.
Também quero citar outra referência importante, um pilar da nossa fotografia, dona de uma obra imensa sobre a identidade nacional, que aniversariou (90) essa semana: Maureen Bisilliat. FUNDAMENTAL.
Não sei postar fotos aqui, me desculpem. Se alguém puder colocar fotos da Maureen, agradeceria muito!
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2021, 12:03:50 por Leoneves »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #63 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 12:15:11
Falando no mestre Eugene Smith, recomendo o documentário no canal ARTE 1 sobre o loft que ele alugou em NY durante uma década (50/60) e para onde confluíram imortais do jazz. Smith gravava e fotografava tudo de forma obsessivamente genial. Thelonious Monk, Ronnie Free, Sonny Rollins etc etc etc.
Acho que se chama Jazz Loft.
Também quero citar outra referência importante, um pilar da nossa fotografia, dona de uma obra imensa sobre a identidade nacional, que aniversariou (90) essa semana: Maureen Bisilliat. FUNDAMENTAL.
Não sei postar fotos aqui, me desculpem. Se alguém puder colocar fotos da Maureen, agradeceria muito!

Excelentes dicas Leoneves,  :clap:

Trailer do documentário sobre Eugene smith "The Jazz Loft"


Maureen Bisilliat









cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.713
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 12:20:51
Falando no mestre Eugene Smith, recomendo o documentário no canal ARTE 1 sobre o loft que ele alugou em NY durante uma década (50/60) e para onde confluíram imortais do jazz. Smith gravava e fotografava tudo de forma obsessivamente genial. Thelonious Monk, Ronnie Free, Sonny Rollins etc etc etc.
Acho que se chama Jazz Loft.
Também quero citar outra referência importante, um pilar da nossa fotografia, dona de uma obra imensa sobre a identidade nacional, que aniversariou (90) essa semana: Maureen Bisilliat. FUNDAMENTAL.
Não sei postar fotos aqui, me desculpem. Se alguém puder colocar fotos da Maureen, agradeceria muito!

 :eek:

 :clap:

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Leoneves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #65 Online: 22 de Fevereiro de 2021, 02:32:19
Obrigado pelas fotos da Maureen, Paulo. Admiro profundamente a capacidade dela de sintetizar o espírito de nossas gentes, estabelecendo diálogo entre esse país profundo e suas tradições literárias. Imagine a ousadia de reler Guimarães Rosa, e de fazê-lo com maestria. Mas não só isso, a obra dela é vasta, um estandarte antropológico necessário a quem se propuser a entender alguns traços da nossa aventura histórica. Vejam-na.

Eu preciso exaltar aqui tb a obra de outro pilar da nossas artes visuais; é uma fotógrafa cujo primeiro impacto há alguns anos, fora do país até, me afetou profundamente, estabelecendo uma perene lembrança que reverbera ainda aqui, em mim. Revisitá-la é invariavelmente o deleite impossível de um Brasil que existirá, como na canção de Chico, onde os sonhos são verdade, e a vida não: Claudia Andajur. Gigante, o impacto de sua arte ultrapassa o conteúdo, as narrativas, as ideias, a potência imagética, os signos, e se torna outra coisa, maior, transcendente, VIVA. Claudia também completará, como Maireen, 90 anos em breve.

Vida longa a Maureen Bisilliat e a Claudia Andajur.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #66 Online: 05 de Março de 2021, 05:06:41
Tantos fotógrafos brasileiros excelentes, mas hoje vou citar Cássio Vasconcellos com um trabalho imenso e diverso.



















pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #67 Online: 14 de Março de 2021, 11:38:15
E a foto que eu mais gosto de todas que eu já vi é essa do Bresson:


https://thiagoguimaraesfotografia.files.wordpress.com/2013/06/henri-cartier-bresson.jpg?w=597&h=250

vc está se referindo a qual foto? nesse link tem 2 imagens, um retrato do Bresson e eu não sei quem é o autor,
e a outra imagem da pessoa saltando com um guarda-chuva em frente da torre Eiffel pertence a Elliott Erwitt

https://www.amazon.com/Elliott-Erwitt-Paris/dp/383279414X


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.713
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 14 de Março de 2021, 12:47:09
<...>imagem da pessoa saltando com um guarda-chuva em frente da torre Eiffel pertence a Elliott Erwitt

https://www.amazon.com/Elliott-Erwitt-Paris/dp/383279414X

Dois sustos quando cliquei no link da Amazon.  Primeiro achei que o preço era em reais... passado o susto veio outro quando percebi que era em US$   :assobi:


Este ai não é fraco não. 

O mais bem humorado fotógrafo de uma geração.  Um dos mais bem humorados fotografos de uma geração.














Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.713
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 14 de Março de 2021, 12:51:40


Para não perder a viagem, mais um aqui do Brasil: Walter Firmo













Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.888
    • Dilone Fotografia
Resposta #70 Online: 14 de Março de 2021, 15:32:22
Adoro as fotografias do Walter Firmo!  :clap: :clap: :clap:


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #71 Online: 14 de Março de 2021, 17:54:24
Não é essa não.

É a que eu referenciei acima que está ao lado da do Bresson  :ok:


São parecidas mas não são iguais   ;)

são parecidas, mas não muda o fato que está foto não é do Bresson e sim do Elliott Erwitt,
que pertenceu a Magnun mas tbm trabalhou por décadas com fotografia publicitária,
dentre os seus trabalhos se tem muitos instantâneos, fotografia de rua, documental, retratos, fotos posadas e cenas montadas.

essa imagem em questão é de 1989 e me parece pertencer a uma sequencia, é possível encontrar 2 fotos muito parecidas.

o importante é sempre passarmos a informação correta.
« Última modificação: 14 de Março de 2021, 17:56:23 por pkawazoe »


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #72 Online: 14 de Março de 2021, 20:29:09


Lee Friedlander.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 14 de Março de 2021, 21:20:34
https://huxleyparlour.com/elliott-erwitts-homage-to-henri-cartier-bresson/

Bresson:



Erwitt:



A segunda foto é claramente posada e ensaiada, totalmente fora do estilo do Bresson.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #74 Online: 14 de Março de 2021, 21:35:51
Inclusive existe uma foto onde a figura que pula a água está ao contrário (me refiro à foto #2, do Erwitt).
Uma montagem.





https://huxleyparlour.com/elliott-erwitts-homage-to-henri-cartier-bresson/

Bresson:



Erwitt:



A segunda foto é claramente posada e ensaiada, totalmente fora do estilo do Bresson.
« Última modificação: 14 de Março de 2021, 21:42:40 por peridapituba »