Autor Tópico: Migração de Canon T3i para Fujifilm X-T30 - vale a pena?  (Lida 2284 vezes)

hudler

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 18 de Fevereiro de 2020, 08:28:14
Bom dia pessoal,

Sou fotógrafo hobbysta e exerço essa atividade principalmente em viagens.
Possuo atualmente uma Canon T3i com lente 24-104mm L F/4.

Porém nas últimas saídas com esta câmera algumas coisas tem me incomodado:
- Tamanho para carregar o equipamento, especialmente em trilhas ou locais que exigem mais discrição;
- Performance em baixa luz e ausência de foco inteligente (frente ao que se tem atualmente);
- Obsolescência das opções de conectividade;
- Constante necessidade de edição para se obter fotos mais atrativas;

Neste sentido, estou cogitando 2 possibilidades:
1) Quando disponível para compra, migrar para um novo corpo Canon T8i (sacrificando ainda a portabilidade), porém reaproveitando a (ótima) lente atual;
ou
2) Vender o equipamento Canon e migrar para uma Fujifilm X-T30;

Vi diversos vídeos a respeito dessa pequena notável que é a X-T30, e me encanta essa combinação de portabilidade com qualidade.
Me chamaram a atenção nessa câmera: tamanho, balanço de cores (além da simulação de filmes), foco por rastreamento de olhos, conectividade, knobs físicos para setup da câmera.
Não nego que me influencia à compra inclusive a aparência vintage do corpo, que acho particularmente sensacional.

Estou ciente dos lados negativos mais evidentes (pegada não tão confortável, limitações de movimento do LCD retrátil, 1 cartão SD, etc).

Portanto:

O preço (considerando um lente kit 18-55mm) vale a pena pelos benefícios que eu teria pela migração?
Posso esperar um salto de nível na qualidade das fotos com esse movimento, ou é mera ilusão minha?
Na opinião de vocês, tal migração para Fujifilm vale a pena?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 08:44:17
Vale a pena.

Mas o seu problema é usar a lente errada na t3i.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 08:45:38
Cara eu iria sem pensar, só o upgrade de corpo já vai ser um salto enorme em termos de sensor, principalmente se fotografar em jpg a Fuji entrega um dos melhores do mundo hoje. Raw então, o arquivo é enorme, mas recupera muuuuita coisa.

Em se tratando de preço até uma X-T20 vai ser um salto enorme, não perde muito pra T30, apenas melhorias de foco.
E posso te garantir, a 18-55 da fuji da de paulada nas lentes de kit Canikon. Eu tenho uma 16-50 de plástico e ela bate de frente com minhas EF mais top.

Eu mesmo estou colocando a venda meu set Canon de trabalho pra pegar uma X-T2 ou se rolar uma X-T3
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 11:49:21
O assunto tem camadas.

Tecnicamente, sim, você vai ter um equipamento melhor com o upgrade. Inquestionável, mas você também teria uma melhora significativa com a T8i, sem querer comparar diretamente com a T3i.

Mas isso vai melhorar suas fotos? Não necessariamente. Se você gosta de fotografar com seu equipamento, não vejo motivos pra trocar. Mas se você acha que vai gostar muito de fotografar com a X-T30, isso pode fazer com que suas fotos melhorem simplesmente porque você vai gostar mais de fotografar. Pra mim, pelo menos, isso é o principal valor. Aliás, hoje eu dou mais valor à experiência de fotografar que à qualidade da imagem, porque todas as câmeras atuais (com lentes decentes) produzem excelente qualidade.

Finalmente note que uma X-T30 com lente 16-80 vai ser menor que a T3i com lente 24-104, mas nem tão menor assim. A grande vantagem vai ser um ângulo mais apropriado pro tamanho do sensor.


hudler

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 12:29:48
Amigos: agradeço a todos pelas respostas. Experiências próprias de quem fez tal transição ou já estão no mundo Fuji há mais tempo me são de grande valia. Muito obrigado!

@felipemendes - Entendo o seu ponto, mas creio que a tecnologia ajuda a melhorar a qualidade das fotos sim. Obviamente que a prática mais outro tanto, e é aí que eu preciso de uma mão. Para ter um pouco mais de contexto, esse último final de semana fotografei, a pedidos, um casamento mais intimista de um casal de amigos meus. Havia uma outra fotógrafa profissional cobrindo o casamento (por sorte). Então fiz algumas fotos mais descompromissadas (buscando pegar capturas de convidados e outros ângulos que a fotógrafa profissional não estava cobrindo). Eis que perdi muitas fotos por simples problema de foco (às vezes "quase certo", porém sem cravar nos olhos). Outras fotos perdi pela tentativa de arrojo em ISO mais baixo, que obviamente borraram pois os convidados naturalmente estavam se movimentando.

Sei que boa parte da culpa é minha. Tenho o equipamento desde quando o modelo fora lançado (8+ anos, portanto). Novamente - reforço - não sou (e nem quero ser) fotógrafo profissional, porém conheço os fundamentos da fotografia e as características/limitações do meu equipamento - porém me falta a prática diária. Não busco também uma solução mágica para os problemas ocorridos neste evento. Porém havemos de concordar que: um melhor sistema de foco (com inteligência embutida) + melhor ISO/menos ruído + melhor range dinâmico + portabilidade (para quem quer fazer fotos descompromissadas - porém com qualidade - como eu) facilitam muito a arte de fotografar. Ou será que estou inflando muito minhas expectativas?
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2020, 12:30:34 por hudler »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 13:33:12
Amigos: agradeço a todos pelas respostas. Experiências próprias de quem fez tal transição ou já estão no mundo Fuji há mais tempo me são de grande valia. Muito obrigado!

@felipemendes - Entendo o seu ponto, mas creio que a tecnologia ajuda a melhorar a qualidade das fotos sim. Obviamente que a prática mais outro tanto, e é aí que eu preciso de uma mão. Para ter um pouco mais de contexto, esse último final de semana fotografei, a pedidos, um casamento mais intimista de um casal de amigos meus. Havia uma outra fotógrafa profissional cobrindo o casamento (por sorte). Então fiz algumas fotos mais descompromissadas (buscando pegar capturas de convidados e outros ângulos que a fotógrafa profissional não estava cobrindo). Eis que perdi muitas fotos por simples problema de foco (às vezes "quase certo", porém sem cravar nos olhos). Outras fotos perdi pela tentativa de arrojo em ISO mais baixo, que obviamente borraram pois os convidados naturalmente estavam se movimentando.

Sei que boa parte da culpa é minha. Tenho o equipamento desde quando o modelo fora lançado (8+ anos, portanto). Novamente - reforço - não sou (e nem quero ser) fotógrafo profissional, porém conheço os fundamentos da fotografia e as características/limitações do meu equipamento - porém me falta a prática diária. Não busco também uma solução mágica para os problemas ocorridos neste evento. Porém havemos de concordar que: um melhor sistema de foco (com inteligência embutida) + melhor ISO/menos ruído + melhor range dinâmico + portabilidade (para quem quer fazer fotos descompromissadas - porém com qualidade - como eu) facilitam muito a arte de fotografar. Ou será que estou inflando muito minhas expectativas?

Suas dúvidas são naturais, todo mundo já passou por isso. Sim, provavelmente suas fotos vão ficar melhores com a nova câmera. Mas, depois de alguma prática com a câmera nova, se você voltasse pra câmera antiga, suas fotos também seriam melhores que antes da câmera nova. Sob este prisma, vale a pena trocar de câmera porque, indiretamente, vai te fazer um fotógrafo melhor. No meu caso, foi a pura verdade.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 13:38:12
Você nunca teve uma lente fixa para sua t3i?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2020, 20:26:50
Vale a pena.

Mas o seu problema é usar a lente errada na t3i.....

Também acho; já tive a 24-105 F4L, lente com uma excelente ótica, mas bem pesada, principalmente pra viagens, trilhas, etc.

Se migrar pra Fuji, o equipamento será menor. Mas tem outra coisa: qual o orçamento que está disposto a gastar? Lembre-se que na Fuji a bateria dura bem menos que as DSLR de Canon ou Nikon. Se estiver dentro do seu orçamento pode valer a pena, e se bateria e ergonomia não te incomodarem.

Outra coisa, já avaliou a possibilidade de trocar para uma Mirrorless da própria Canon? Ou uma SL2 com um kit 24 + 40 MM 2.8 pancake, formam um kit bem agradável para viagens. Eu consideraria essa opção ou migrar para Fuji.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 13:18:11
Se conseguir vender bem o teu equipamento atual, creio que a troca valha à pena.

A Fuji produz JPEGs maravilhosos e para entusiastas talvez seja uma das melhores plataformas no mercado. A lente do kit deles é fantástica e ainda tem muita opção de lentes rápidas. A X-T20 é fantástica e a linha X-T2/3 melhores ainda, dependendo do teu caso de utilização.

A bateria talvez seja a única coisa que vais sentir um impacto, nas ML, especialmente as pequenas, a autonomia é bem menor que nas DSLRs, então a bateria extra é obrigatória.
Canon 5D MK III - Sony A7III


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 18:06:09
venha para o mundo sem espelho, não vai se arrepender.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


hudler

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 22:05:47
Pessoal, muito obrigado novamente pelos feedbacks.

@Checheel - Nunca possuí, porém já tomei emprestada várias vezes a lente Canon 50mm 1.4. E, olhando um pouco melhor agora o cenário, a Canon (e Sony e Nikon) nunca deram atenção especial nas lentes para o mercado APS-C. E também não vejo muito sentido ir para uma full-frame (ainda....)

@cheferson - Sim, estou ciente que as mirrorless atuais drenam mais das baterias. Já as opções da Mirrorless da Canon não me agradam. Acho que isso deverá mudar em alguns anos, mas quando o assunto é sem espelho e APS-C ficaria entre a Sony 6400 e a Fuji X-T30.

@rdmello76 - Obrigado pelo conselho. Coloquei meu equipamento à venda, vamos ver o que acontece. Se vender (e já estou torcendo para que sim) vou de Fuji mesmo. Enquanto isso não acontece, vou ficar só na espreita observando os próximos lançamentos...

@adrianof14 - Obrigado por compartilhar! Bom saber que não estou fora da curva  :D


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 06:59:49
Eu estou fazendo essa migração, mas vindo de uma Nikon d610

tenho usado duas lentes que são bem compactas na Xt30 que são a 16 e 27mm, mas ainda não adquiri uma zoom (to tentando vender a dslr), e posso dizer que estou bem satisfeito
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 08:42:37
Hudler, migrei de Canon (5D MKII) pra Fuji e não me arrependi. O principal motivador tb foi o peso, mas como o pessoal já mencionou acima vc pode montar um set de lentes fixas com a Canon e reduzir o peso tb.
Já tive uma Xt20 e a cam é ótima, leve, pequena. Então creio que a xt30 vai te atender muito bem!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 09:02:25
Atualmente tenho Fuji e Sony, mas já usei DSLRs em conjunto com mirrorless Sony, depois DSLRs em conjunto com mirrorless Fuji e hoje finalmente, somente mirrorless.

X-T3:

O pessoal fala demais de bateria, eu tenho umas 8, sempre levo 3 na mochila, para um dia de fotografia uso uma.

X-E3:

Algumas semanas com a mesma bateria, acredito que a autonomia seja similar ou inferior a T30, que teve alguns ganhos nesse sentido.  O consumo de bateria na T30 é inferior ao da T3, menos recursos, evf menor e de resolução menor fazem isso acontecer, eu não me espantaria se você, assim como eu, usasse apenas 1 bateria/dia. A diferença? Na D7200 durava alguns dias, eu não precisava recarregar toda noite, só isso.

Uma bateria na T3 dura uns 800 clicks fácil, na T30 deve ser por aí ou mais.

Peso e tamanho de lentes: Você já respondeu, mas vale lembrar: uma 24-105L é muito maior que uma 18-55 ou 16-80 e não terá 6 stops de estabilização. Quer pegada? Pesquisa por smallrig grip x-t30 no ebay.

Esqueci algo? Só perguntar.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2020, 09:31:26

O pessoal fala demais de bateria, eu tenho umas 8, sempre levo 3 na mochila, para um dia de fotografia uso uma.


Tb acho que exageram... Fiz um evento no fim do ano passado com a Xt2, o dia inteiro, acho que foram quase 2000 fotos, usei 2 baterias.