Autor Tópico: Crop Digital  (Lida 1427 vezes)

Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Online: 31 de Janeiro de 2007, 19:38:10
Salvem,

Pintaram algumas duvidas em relação a crop digital que eu compratilho com vocês.

1) Se quem faz o crop digital é o sensor, quando eu uso uma lente desenvolvida para filme 35 mm e olho pelo viewfinder eu não deveria ver a distancia focal correta da lente?

P.Ex se a lente é 50mm, com o crop digital do sensor ela se torna em uma 75mm, mas quando eu olho pelo viewfinder eu não passo pelo sensor, logo deveria ver como se fosse uma 50mm e haveria uma diferença entre o que vejo no viewfinder e o que o sensor fotografa?

2) A distância mínima de foco das lentes desenvolvidas para filme mudam por causa do crop digital? Diminui ou aumenta? (imagino que diminua já que a distancia focal aumenta...)

3) Nas lentes já desenvolvidas para APS digital os números da distancia focal são reais? (tá, esta pergunta é só por desencargo de consciência)

[]sss


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2007, 20:07:52
Citar
1) Se quem faz o crop digital é o sensor, quando eu uso uma lente desenvolvida para filme 35 mm e olho pelo viewfinder eu não deveria ver a distancia focal correta da lente?
E vê, uma 50 sempre será uma 50. O que acontece é que o ângulo de visada é menor.

Citar
2) A distância mínima de foco das lentes desenvolvidas para filme mudam por causa do crop digital? Diminui ou aumenta? (imagino que diminua já que a distancia focal aumenta...)
O mesmo. A distância focal não muda.


Citar
3) Nas lentes já desenvolvidas para APS digital os números da distancia focal são reais? (tá, esta pergunta é só por desencargo de consciência)
Sim.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 01:16:25
Só respondendo a primeira pergunta: O que vc v pelo visor é a imagem já "cropada" embora ela não passe pelo Sensor. O espelho que leva a imagem para o visor (bem como este) estão preparados para mostrar a área que será capturada pelo sensor somente.
Acho que era isso que vc queria saber, né?
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 13:36:53
Citar
Só respondendo a primeira pergunta: O que vc v pelo visor é a imagem já "cropada" embora ela não passe pelo Sensor. O espelho que leva a imagem para o visor (bem como este) estão preparados para mostrar a área que será capturada pelo sensor somente.
Acho que era isso que vc queria saber, né?
Isso nas "tops" que tem cobertura de 100%... No resto, essa correção ainda nos tira uns 5% do quadro...  :boos2:  


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 00:08:21
Imagina só o viewfinder não ser 'cropada'  ia ser um show de horrores de membros (cabeça, pernas e braços) cortados. :)

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:33:11
Citar
Isso nas "tops" que tem cobertura de 100%... No resto, essa correção ainda nos tira uns 5% do quadro...

É por isso que não uso reflex. O negócio mesmo é EVF! 100%   :mf_w00t2:
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 23:34:56 por Marcos Henrique »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:43:10
Citar
Citar
Isso nas "tops" que tem cobertura de 100%... No resto, essa correção ainda nos tira uns 5% do quadro...

É por isso que não uso reflex. O negócio mesmo é EVF! 100%   :mf_w00t2:
 :laughing:  :laughing: