Autor Tópico: Sony A73 versus Olympus E-M1 III  (Lida 2964 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Fevereiro de 2020, 12:23:12
Comparativo objetivo.

Sony A73 FF custando exato mesmo preço da Oly E-M1 III.
A Olympus teria alguma vantagem?

O video mostra porque  o MFT ainda é um sistema forte com a E-M1 III comparando com uma FF de mesmo valor (excetuando ISO alto, obviamente):
- ótimo custo beneficio para que usa tele-objetivas
- interessante para fotografos de vida selvagem,  documentários e viagens (IBIS excelente, nao precisa de tripé quase nunca, teles PRO muito mais baratas, leves e menos volumosas)
- handheld em video na E-M1 III dispensa o uso de Gimbals
- Profundidade de campo ampliada aumenta a área de foco
- AF muito rapido

Depoimentos reveladores nos comentários de proprietários de ambos os sistemas, principalmente de A73, vale conferir..


« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 12:24:00 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 16:13:45
Deixando anotado para assistir depois!!  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 17:43:12
Legal o comparativo. O sistema m4/3 traz umas vantagens muito interessantes...

Claro q tem a questão da performance ISO, mas se pensarmos bem vc podera usar uma lente m4/3 numa abertura digamos uma 25mm f1.2 toda aberta e ainda assim ter um DOF utilizável, já na FF utilizar uma 50mm f1.2 na maioria das situações não dá pq o DOF é ridiculamente pequeno. No fim compensa.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 18:02:22
esse sistema de foco da EM1 III parece sensacional.


Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 19:11:33
Legal o comparativo. O sistema m4/3 traz umas vantagens muito interessantes...

Claro q tem a questão da performance ISO, mas se pensarmos bem vc podera usar uma lente m4/3 numa abertura digamos uma 25mm f1.2 toda aberta e ainda assim ter um DOF utilizável, já na FF utilizar uma 50mm f1.2 na maioria das situações não dá pq o DOF é ridiculamente pequeno. No fim compensa.

Se tiver boa nitidez em 1.2. Ai esta a duvida Leandro.  Confesso que gosto da ideia de um equipamento menor.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 19:13:23 por Leonardo Tonin »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 19:33:42
Se tiver boa nitidez em 1.2. Ai esta a duvida Leandro.  Confesso que gosto da ideia de um equipamento menor.

Com certeza, tem esse detalhe.
Lembro de ter lido em algum lugar que a 25mm f1.2 PRO teria ótimo desempenho mesmo em f1.2



Enfim. Eu também gosto muito da ideia de um equipamento menor (e com ótimo weather sealing), e o fato de existir essa 12-100mm f4 Oly que dizem ser espetacular. IBIS de 7.5 stops é a cereja do bolo.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 19:35:34 por LeandroR »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2020, 16:40:28
Marcando para assistir depois....

Eu já pude manipular a EM1 II na Best Buy. Acho que foi o Cláudio que escreveu isso há uns anos atrás e tenho de concordar. Essa é uma das câmeras de melhor pegada/ergonomia que já peguei na mão.

Acho que ainda o menu deles e touchscreen fica devendo (assim como a Sony). O que eu não gosto no sistema M4/3 é o tamanho do sensor. Para o meu estilo de fotografia não sei se ficaria satisfeito com ela.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2020, 23:23:45
Para vida selvagem no meu uso não faz sentido pelo tamanho do sensor, é muito limitado.. Mas para vídeos pode ser ótima opção para usar em conjunto com a7 III.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2020, 13:09:15
Para vida selvagem no meu uso não faz sentido pelo tamanho do sensor, é muito limitado.. Mas para vídeos pode ser ótima opção para usar em conjunto com a7 III.


https://instagram.com/my_little_sensor?igshid=1n0whxtku4tz

https://www.instagram.com/p/B-h2fA2AtY5/?igshid=1sv5sg5k6er0h


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2020, 13:10:53
Exatamente isso que me desmotiva no FF. Custo altíssimo e no fim das contas você pode ter o sweet spot cada vez mais próximo em cameras menores, mais completas, com maior tecnologia e por fim no mesmo preço d3 câmeras de entrada FF.



adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2020, 14:36:56
Me acostumei com o sistema MFT, usando o mesmo desde 2015.
Recentemente adquiri uma Canon RP, mirrorless full frame.

Depois de usar a RP por uns meses, posso dizer sem medo que prefiro o sistema MFT.
A RP é ruim? Não. Ótima câmera, mas tanto o corpo quanto as lentes continuam enormes para aquilo que me disponho a fotografar. Faço o mesmo ou melhor com as Olympus e se faço melhor com as Olympus, é pq sinto mais prazer em fotografar com elas do que com a Canon.

Hoje em dia, se fosse trocar de sistema, o único que me chama realmente a atenção é o sistema Fuji. A Xpro3 é, para mim, o lançamento mais bacana dos últimos anos.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2020, 14:51:33
Me acostumei com o sistema MFT, usando o mesmo desde 2015.
Recentemente adquiri uma Canon RP, mirrorless full frame.

Depois de usar a RP por uns meses, posso dizer sem medo que prefiro o sistema MFT.
A RP é ruim? Não. Ótima câmera, mas tanto o corpo quanto as lentes continuam enormes para aquilo que me disponho a fotografar. Faço o mesmo ou melhor com as Olympus e se faço melhor com as Olympus, é pq sinto mais prazer em fotografar com elas do que com a Canon.

Hoje em dia, se fosse trocar de sistema, o único que me chama realmente a atenção é o sistema Fuji. A Xpro3 é, para mim, o lançamento mais bacana dos últimos anos.

Recentemente adquiri uma Sony A7r2 e cheguei a mesma conclusão que você.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2020, 18:40:07

https://instagram.com/my_little_sensor?igshid=1n0whxtku4tz

https://www.instagram.com/p/B-h2fA2AtY5/?igshid=1sv5sg5k6er0h

Não desmerecendo as fotos mas para meu gosto fica bem evidente a limitação...
Isso que é no Instagram que da para passar fotos com crop de 100% e mantendo a qualidade em ISO alto.
Mas lógico tudo isso vai do gosto e da exigência de cada um...
Quanto montei meu KIT atual de fotografia, tentei ao máximo gastar pouco e ter o máximo de qualidade.
A maior questão é alguns preferem portabilidade ou alguns recursos a mais e outros só querem pagar para ter uma qualidade de imagem melhor.
Sobre o preço, tudo que for sensor pequeno deveria ser mais barato e muito menor mas não é isso que acontece ultimamente.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2020, 18:43:04
Não desmerecendo as fotos mas para meu gosto fica bem evidente a limitação...
Isso que é no Instagram que da para passar fotos com crop de 100% e mantendo a qualidade em ISO alto.
Mas lógico tudo isso vai do gosto e da exigência de cada um...
Quanto montei meu KIT atual de fotografia, tentei ao máximo gastar pouco e ter o máximo de qualidade.
A maior questão é alguns preferem portabilidade ou alguns recursos a mais e outros só querem pagar para ter uma qualidade de imagem melhor.
Sobre o preço, tudo que for sensor pequeno deveria ser mais barato e muito menor mas não é isso que acontece ultimamente.

Sim, concordo com você, todos nós temos exigências diferentes.

Mas discordo quando você diz que tamanho de sensor é determinante em preço. Uma coisa nada tem a ver com a outra.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2020, 18:44:00

Sobre o preço, tudo que for sensor pequeno deveria ser mais barato e muito menor mas não é isso que acontece ultimamente.

Essa afirmação é sem sentido, pois câmera não é apenas sensor.