Autor Tópico: Sony A73 versus Olympus E-M1 III  (Lida 2939 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2020, 18:45:14
Me acostumei com o sistema MFT, usando o mesmo desde 2015.
Recentemente adquiri uma Canon RP, mirrorless full frame.

Depois de usar a RP por uns meses, posso dizer sem medo que prefiro o sistema MFT.
A RP é ruim? Não. Ótima câmera, mas tanto o corpo quanto as lentes continuam enormes para aquilo que me disponho a fotografar. Faço o mesmo ou melhor com as Olympus e se faço melhor com as Olympus, é pq sinto mais prazer em fotografar com elas do que com a Canon.

Hoje em dia, se fosse trocar de sistema, o único que me chama realmente a atenção é o sistema Fuji. A Xpro3 é, para mim, o lançamento mais bacana dos últimos anos.

Interessante este relato, Adriano. Lembro que há um tempo atrás você postou aqui sobre a RP e acho que na época ainda estava em fase de "lua-de-mel" com ela.  :D



Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2020, 20:31:03
Sim, concordo com você, todos nós temos exigências diferentes.

Mas discordo quando você diz que tamanho de sensor é determinante em preço. Uma coisa nada tem a ver com a outra.

Na verdade isso é muito falado aqui no fórum, por exemplo FF caríssimas e lentes mais caras ainda, ou lentes FF são muito caras, mas crop é muito mais barato e são muito mais leves etc. Foi nessa base que meu comentário foi feito.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2020, 21:05:42
Na verdade isso é muito falado aqui no fórum, por exemplo FF caríssimas e lentes mais caras ainda, ou lentes FF são muito caras, mas crop é muito mais barato e são muito mais leves etc. Foi nessa base que meu comentário foi feito.

Na maioria do casos sim, será. Porém não é regra.

Você tem uma camera bem mais avançada e bem melhor construída no exemplo do tópico na opção m4/3. Pelo mesmo valor.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2020, 21:55:13
Interessante este relato, Adriano. Lembro que há um tempo atrás você postou aqui sobre a RP e acho que na época ainda estava em fase de "lua-de-mel" com ela.  :D

mas eu gosto dela! camerazinha muito boa, mas o que ferra são as lentes. tá certo que só usei uma RF (24-105), o resto foi EF adaptadas, mas mesmo assim. fica um trambolho. E de que adianta fazer uma câmera leve e pequena se as lentes são gigantes? outro dia fui fazer umas fotos com a 70-300L, pô, na moral, nao dá prazer de fotografar, que trambolhão! agora, a RP com a 50 1.4, é um conjunto bem gostoso de usar.

Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2020, 15:51:56
Eu também tenho uma queda por portabilidade. E, lendo de vez em quando sobre o M4/3, sem dúvida as câmeras que mais me chamam a atenção são as da Oly. Porém alguns fatores me desanimam a tentar testar ou até comprar futuramente:

1) falta de mercado no Brasil; nem no Mercado Livre você encontra muita coisa para ela.

2) falta de assistência técnica

3) falta de certeza se a Oly vai seguir no ramo.

Não fosse isso certamente eu estaria pensando mais seriamente no assunto.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2020, 16:55:08
Eu também tenho uma queda por portabilidade. E, lendo de vez em quando sobre o M4/3, sem dúvida as câmeras que mais me chamam a atenção são as da Oly. Porém alguns fatores me desanimam a tentar testar ou até comprar futuramente:

1) falta de mercado no Brasil; nem no Mercado Livre você encontra muita coisa para ela.

2) falta de assistência técnica

3) falta de certeza se a Oly vai seguir no ramo.

Não fosse isso certamente eu estaria pensando mais seriamente no assunto.

1 e 2 - tá certo, como usuário olympus esses são os pontos que mais me incomodam.

3- têm várias entrevistas do CEO da Olympus dizendo que vão continuar. só de 2019 pra cá ja lançaram três câmeras sensacionais: EM1-X ; E-M1 mkIII e E-M5 mkIII. não parece ritmo de quem está para fechar.


Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot