Autor Tópico: Meu review da Nikon Z6  (Lida 4264 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 19 de Fevereiro de 2020, 14:53:33
Já faz 9 meses que estou usando a Nikon Z6 , vou deixar aqui minhas impressões até o momento.

O teste de AF com o novo FW 3.00 virá daqui a uns dias.

O review vai ser baseado na minha experiência como fotógrafo de natureza: paisagem e fenômenos climáticos. Minha experiência na fotografia de vida selvagem ainda é pequena. A DLSR que uso, e vai servir de base na minha comparação, é a D800e.

Vou iniciar o post com algumas observações e com mais calma depois vou acrescentando mais coisa.

A escolha da Z6 partiu principalmente pela questão do custo, mais barata que a Z7, e ainda tinha de comprar adaptador FTZ, leitor de cartão XQD e os cartões XQD (na época da compra ainda não existia a compatibilidade com CFexpress). Também o interesse em vídeo, assim, decidi pela Z6.

De cara fiquei muito satisfeito com o desempenho da lente Z 24-70mm F4 S. Um kit bem mais compacto que a D800e+AF-S 24-70 F2.8.  Com mais um tempo de uso e algumas impressões analisadas resolvi embarcar de vez no mirrorless e começar o processo de migração.

Logo que chegou a Z6, vendi a Tamron 150-600mm G1. Autofoco não funcionava. E alguns meses depois vendi a minha Af-S 24-70 F2.8. E já estou me esquematizando para vender a D800e.

Kit de lentes atual:
* Z 24-70mm F4 S
* AF-S 14-24mm F2.8
* Tamron 70-200mm F2.8 Di VC OSD G2
* AF-S 200-500 F5.6 VR

Já tinha a 70-200 G2 Tamron antes de comprar a Z6. Por sorte, eu comprei junto o console TAP-in e tinha feito o update do FW da lente para a versão 2, que garante a compatibilidade com as câmeras Z.
https://www.tamron.eu/service/compatibility-nikon-z-and-canon-eos-r/
https://www.tamron.jp/en/support/release_note.html

A atualização de FW para a 70-210 F4 da Tamron só saiu em set/2019. Para a 70-200 F.28 G2 saiu um nov/2018. E também dei sorte neste aspecto. Pois se tivesse adquirido a 70-210 teria ficado quase 5 meses sem poder usar a lente na Z.

Para quem quiser saber mais sobre a compatibilidade com lentes Sigma:
https://www.sigmaphoto.com/article/nikon-z-compatibility-10-26-2018/

O uso da câmera e configurações foi um processo automático. MENU similar, melhor opção de personalização dos controles e mesmo tipo de bateria. Além do corpo ser bastante confortável de utilizar. O EVF é muito bom.

Começando pelas baterias:
Tenho 4 tipos de bateria EN-EL15:
* EN-EL15 Li-ion01 que veio com a D800e
* EN-EL15 Li-ion20 original Nikon
* EN-EL15B que veio com a Z6
* EN-EL15 genérica.

A bateria EN-EL15 Li-ion01 a Z6 não reconhece, diz que não é possível comunicar adequadamente com a câmera. Não sei se é o caso com todas as baterias dessa versão ou a minha que é bem velha e já está na hora de ser substituída.

As baterias EN-EL15 Li-ion20 e EN-EL15B tem praticamente o mesmo desempenho. A bateria mais nova, obviamente, tem mais durabilidade.

Para as EN-EL15 genérica (tenho duas) consigo no máximo 800 fotos com cada quando fotografando com a 24-70 F4 Z. Com outras lentes que tem VR e se ficar com a câmera por mais tempo ligada (MENU’S, LCD, zoom na foto p/ conferir foco e uso de vídeo) a bateria dá entre 300 a 400 cliques.

Não testei quanto tempo leva para carregar a bateria pela câmera usando a porta USB-C. Mas isso apenas para as baterias EN-EL15B.

Para AF-S não tenho absolutamente nada a reclamar do sistema de autofoco. Testando desde a versão de FW 2.00.

Para AF-C, acho bem melhor que a minha D800e. Com o lançamento do FW 2.10 achei que melhorou o tempo de aquisição inicial e um pouco do tracking nos modos de wide AF. Agora tenho de fazer mais testes específicos com o FW 3.00

Mas a combinação Z6-200-500 está muito melhor que a D800e-150-600 para o AF-C.

Não notei nenhuma diferença de velocidade de aquisição de foco com a 14-24 + adaptador FTZ
Não notei nenhuma diferença de velocidade de aquisição de foco com a 70-200 G2 + adaptador FTZ  **
** não testei o tracking ainda com o FW 3.00

Controle remoto: Conector DC-2 (mesmo da séria D7xxx), conector de 10 pinos já era.
Não tem receptor IR, ML-L3 não funciona.

Não tem flash pop-in. O que para mim não faz a menor diferença.

Não testei ainda com CFexpress.

Preciso testar mais o aplicativo Snapbridge no celular. Os primeiros testes que fiz, logo quando a câmera chegou, foram desanimadores: demorou p/ conectar, conexão não era constante. Acabou que deixei isso meio de lado. Mas como o aplicativo já eve várias atualizações pode ser que agora esteja mais estável.


Outra coisa que pude testar foi o weather sealing da Z6+Z 24-70 F4S

Poço do Veado - Parque Estadual do Rio Preto - MG
Completamente cheio por conta das chuvas de jan/2020

Na trilha para o poço do Veado


Agora o making off nas fotos acima e auto explicação do weather sealing

Touch screen não  tão touch assim na chuva:
making off da foto 1

making off da foto 2
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 14:54:17 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 16:12:11
 :snack:

Legal heim??? Vou ler com calma depois, pra mim é uma baita câmera.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 16:21:48
Legal mesmo. 800 fotos em uma carga é pra mim um sonho distante.

Sobre o controle remoto, ela aceita o controle genérico, aquele com um plug banana P2? Ou só o dedicado Nikon?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 16:24:30
Legal mesmo. 800 fotos em uma carga é pra mim um sonho distante.

Sobre o controle remoto, ela aceita o controle genérico, aquele com um plug banana P2? Ou só o dedicado Nikon?

Controle remoto precisa do conector DC-2. Mas já vi controle remoto que usa plug P2 e tinha adaptador de P2 para DC-2.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2020, 21:31:10
Bem legal, a Z6 é uma boa câmera!

Única coisa que foi um empecilho para eu não ter adquirido é não ter dual slot.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 21:31:36 por YP »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 21:54:23
Não notei nenhuma diferença de velocidade de aquisição de foco com a 14-24 + adaptador FTZ

Mto bom saber disso. Atualmente tenho a D750 e estou investindo em lentes. Sei que um dia será inevitável migrar pra mirrorless e ficar com a conciência tranquila que não irei perder meu set de lentes é bom.

Mto bom seu review. Mostra como o sisteme ML vem amadurecendo e tem grandes chances de serem o futuro da fotografia.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2020, 08:25:30
Ansioso pelo teste com o FW 3.0
Pelo que vi em alguns vídeos está bem melhor!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 03 de Março de 2020, 11:58:45
André, obrigado por compartilhar.

Você acabou não colocando quantas fotos consegue fazer com as bateriais originais. Só lembro de ter visto o número 800 para a bateria genérica.

Sobre o AF, o seu tipo de fotografia absorve bem o que a Z6 entrega pois Eye-AF e AF-C não são coisas importantes quando se compara com a maioria do mercado que precisa desses features.

Dá para compartilhar uns RAWs com a galera? Comente também sobre a velocidade e ruído de foco quando usa a lente original com a lente adaptada.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Março de 2020, 12:04:10
Eye af esta ficando no mesmo nivel.

Diferenca que vejo que terao que competir.
 
Dois slots
Valor


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2020, 17:44:55
Eye af esta ficando no mesmo nivel.

Diferenca que vejo que terao que competir.
 
Dois slots

Valor
Segundo o Jared Polin o foco da Z50 é melhor que a Z6/Z7
Então numa possível Z8/Z9 esse ano, o foco não deve decepcionar.

Colocando os dois slot´s tá ótimo, mas o preço que vai ser alto.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2020, 18:39:13
Segundo o Jared Polin o foco da Z50 é melhor que a Z6/Z7
Então numa possível Z8/Z9 esse ano, o foco não deve decepcionar.

Colocando os dois slot´s tá ótimo, mas o preço que vai ser alto.

Eu nao sei o valor ainda.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Março de 2020, 17:35:29
O Steve Perry e o Jared Polin ja ilustraram bem a situacao. O af melhorou, mas ainda nao é melhor ou igual  as Dslr Nikon ou  mirrorless Sony e Fuji. Para esportes e vida selvagem nao sao recomendadas.

O resto...



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 17 de Março de 2020, 11:26:03
Eu ainda não consegui assistir o vídeo do Jared mas vi o do Manny Ortiz.

Digamos que se fosse assim há 1 ano e meio, a Nikon estaria bem mas próximo da Sony lançar a próxima geração da A7 e a Canon surpreendendo com o DP aliado aos novos processadores, a Nikon ainda está devendo.

É óbvio que para eventos e hobby ela atende mas é difícil investir em um sistema que não dá sinais que irá chegar próximo da concorrência no quesito foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2020, 11:46:36
Eu nao usaria para eventos (um slot)
Nem para esportes ou vida selvagem.


   Estudio, ensaios, retrato, Paisagem,
foto e video... 



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Março de 2020, 15:27:48
Eu ainda não consegui assistir o vídeo do Jared mas vi o do Manny Ortiz.

Digamos que se fosse assim há 1 ano e meio, a Nikon estaria bem mas próximo da Sony lançar a próxima geração da A7 e a Canon surpreendendo com o DP aliado aos novos processadores, a Nikon ainda está devendo.

É óbvio que para eventos e hobby ela atende mas é difícil investir em um sistema que não dá sinais que irá chegar próximo da concorrência no quesito foco.
Então, mas vc se refere apenas ao eye AF, certo??? o resto funciona bem.
Conhecimento importa mais que equipamento.