Autor Tópico: Meu review da Nikon Z6  (Lida 4275 vezes)

Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #30 Online: 16 de Janeiro de 2021, 21:42:22
Estou com uma dúvida sobre uma função não consegui encontrar no manual, nem à versão em português eu achei, por isso estou ressuscitando o tópico :D

À Z6 ou Z7 faz disparo contínuo com o obturador eletrônico?
Estou muito interessado nessa função para fotografar em baixa velocidade no tripé, sem usar retardo do obturador ou modo de cortina eletrônica que só ativa no modo BULB :doh:

Faz disparo contínuo, claro. As limitações da cortina eletrônica são: não funciona com flash, pode dar banding com iluminação artificial (usar 1/60 ou múltiplos pra evitar) e rolling shutter em caso de movimento rápidos. A vantagem é que não gasta o obturador.

Esses problemas você não tem usando somente a primeira cortina eletrônica, e de bônus desgasta menos seu obturador (1 movimento de abre/fecha contra 2 do modo normal)

Outra coisa, se pretende usar o obturador eletrônico evitar comprar a Z5 pois o tempo que ela demora pra fazer a leitura do sensor é o dobro da Z7 e o triplo da Z6, ocasionando rolling shutter mais facilmente.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2021, 21:46:26 por Checheel »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 16 de Janeiro de 2021, 22:41:54
Faz disparo contínuo, claro. As limitações da cortina eletrônica são: não funciona com flash, pode dar banding com iluminação artificial (usar 1/60 ou múltiplos pra evitar) e rolling shutter em caso de movimento rápidos. A vantagem é que não gasta o obturador.

Esses problemas você não tem usando somente a primeira cortina eletrônica, e de bônus desgasta menos seu obturador (1 movimento de abre/fecha contra 2 do modo normal)

Outra coisa, se pretende usar o obturador eletrônico evitar comprar a Z5 pois o tempo que ela demora pra fazer a leitura do sensor é o dobro da Z7 e o triplo da Z6, ocasionando rolling shutter mais facilmente.

Muito obrigado por explicar, isso vai ser extremamente útil no meu caso.
Por exemplo em 1/500 à D500 já borra um pouco a imagem em 600mm, tendo que usar o retardo  ou cortina para ficar realmente nítida, já na D810 consigo em 1/320 pelo obturador ter mais amortecimento, o problema que tenho que esperar 2 segundos entre um click e outro perdendo outras posições da ave, isso no tripé.

Ainda estou estudando qual devo comprar, se achar uma Z6 barata pretendo ir nela para esperar as próximas Z8 ou Z9, com isso fica mais fácil avaliar se vai valer a pena comprar uma Z7 II, ainda mais depois do preço de lançamento acalmar...