Autor Tópico: Canon 1DXIII modo ML vs Sony A9II - comparativo de foco em fotojornalismo  (Lida 1570 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Parabéns para a Canon que chegou muito próximo (próximo mesmo) à Sony A9.
Mas se levar a questão do buffer, a Canon como conjunto leva a taça.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2020, 22:46:44
A Sony parece ativar Eye AF mais vezes enquanto a Canon está "só" com o Face Detection.
Mas postaram outro dia aqui que a Sony mostra a caixinha do Eye AF mas muitas vezes o foco não acompanha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2020, 11:35:48
A Sony parece ativar Eye AF mais vezes enquanto a Canon está "só" com o Face Detection.
Mas postaram outro dia aqui que a Sony mostra a caixinha do Eye AF mas muitas vezes o foco não acompanha.
Esse lag da caixinha do Eye AF eu não lembro de ter visto mas antes de tirar qualquer conclusão, precisa ver qual modelo de máquina está sendo usado e as condições de uso dela. Você tem a geração da A7RIII, depois a da A7III (um pouquinho à frente), aí vem a A9 e depois a A7RIV e A9II.
Da A7III para frente acho que o Eye AF tem praticamente a mesma performance. O que muda nos modelos mais novas é o algoritmo e iA para tracking.

Para o exemplo do vídeo, nessa distância do atleta, ter Eye AF ou Face Detection não me parece fazer diferença final. O mais importante é o tracking e ambas as máquinas mandam muito bem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2020, 15:51:08
Para o exemplo do vídeo, nessa distância do atleta, ter Eye AF ou Face Detection não me parece fazer diferença final. O mais importante é o tracking e ambas as máquinas mandam muito bem.

E quando fizer diferença entre eye AF e face detection, normalmente o modelo vai estar parado, ou quase... Muito embora a Canon pode vir a lançar uma 70-200 f/2 (pra RF), que pode realmente fazer diferença nestes casos.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2020, 15:52:10 por felipemendes »