Autor Tópico: Opções de tele pra Fuji  (Lida 3317 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 14 de Maio de 2021, 17:35:33
Uai, e a nova Fuji 70-300? Não serviria?

Tantas escolhas...  :aua:

Tenho a 55-200. A 70-300 seria uma boa, mas muito curta. Poderia considerá-la com o TC, mas aí o conjunto fica caro e um pouco escuro. Mas pra usar como 300mm, tá ótima escolha. Mas aí, eu tenho a 55-200... E volta pro começo.
« Última modificação: 14 de Maio de 2021, 17:35:48 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 29 de Março de 2022, 23:24:23
Fui pra lá e pra cá, e finalmente cheguei ao conjunto que me deixou feliz. Mas antes passei pela Sigma 150-600 Sports + adaptador Fringer com anel de abertura. Primeiro vou falar um pouco sobre este conjunto, pra quem porventura pesquiser sobre o assunto.

Minha câmera é uma Fujifilm X-H1. Segundo a própria Fringer, o adatador tem boa performance com esta geração, e melhor performance com a geração posterior, da X-T3/X-T4/X-S10. Na prática, achei o foco lento, e por vezes impreciso. Creio que a lente possua um pouco de histerese com este adaptador (quando está "perto o suficiente", ele acusa que está em foco, quando não está). Fora isso, foco somente em AF-S. Em AF-C, a câmera fica caçando o tempo todo, e não para nunca.

A lente também é bem pesada. O peso do conjunto com minha câmera (que também é pesada), ficou em 4.8 kg e, pelo tamanho, um tanto difícil de manusear.



O conjunto custou $930 pela lente mais $370 pelo adaptador Fringer, chegando a um total de $1300. Se tivesse ficado muito bom, eu teria ficado com ele, mas o foco lento não estava atendendo. Devolvi o conjunto todo e comprei no eBay uma Fuji 100-400 usada, por $1250. Hoje se encontra dela nova por até uns $1550, mas preferi a usada mesmo.

Além do foco, a diferença de peso fez toda a diferença. Agora consigo usar a lente mais tranquilamente, sem ficar dolorido ao manter a lente suspensa por mais de uns poucos segundos. O IS funcionar o tempo todo (ao contrário da Sigma com Fringer, onde o IS só funciona na hora da foto) ajuda na composição com distância focal tão longa. E a nitidez é excelente, mesmo em 400mm. 

Sei que vai sair este ano uma 150-600 pra Fuji. Gostei muito desta distância focal, mas achei pouco prática pra encontrar o assunto em 600mm. Perde-se segundos preciosos. Por agora, 400mm parece ser um bom limite pra usar em APS-C sem tripé, que é como eu uso principalmente. Estou satisfeito.




André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.769
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #17 Online: 30 de Março de 2022, 08:01:38


Felipe, parabéns pelo brinquedo novo. E obrigado pelo relato. :ok:

Gostei muito desta distância focal, mas achei pouco prática pra encontrar o assunto em 600mm. Perde-se segundos preciosos.

Com relação a achar o assunto por conta da distância focal, é uma questão de prática. Daqui a pouco não perde mais esses segundos preciosos para achar o assunto.

Eu uso a ponta do parasol como "mira", leva um tempo para entender a dinâmica do processo, mas, funciona.

:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 30 de Março de 2022, 10:49:24
Com relação a achar o assunto por conta da distância focal, é uma questão de prática. Daqui a pouco não perde mais esses segundos preciosos para achar o assunto.

Eu uso a ponta do parasol como "mira", leva um tempo para entender a dinâmica do processo, mas, funciona.

Faz sentido. Vou experimentar com 400mm.