Autor Tópico: Alta do Dolar e Preços dos Equipamentos  (Lida 43332 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #165 Online: 29 de Setembro de 2020, 07:30:19
Na época de Sarney, Collor e Itamar, na cidade de SP, haviam casas de câmbio por toda a parte

Quando se recebia, se enchia o tanque do carro de gasolina e se entupia a casa de Arroz, Latas de óleo, Feijão e o que fosse

O restante, se trocava em dolar

Certos trabalhos, já pagavam em dolar

Alguns Shopping Centers como o Paulista, aceitavam pagamentos em dolar, normalmente

Todos os lojistas da cidade de SP, que eu conheci, mandavam um office-boy trocar, diariamente, ao final do dia, o dinheiro do caixa em dolar
É o cenário que está se desenhando.
A gente já esteve lá e sabe mais ou menos como  sobreviver.

A inflação já chegou. O ambiente de economia depressiva acaba sendo um pouco hostil para a inflação, mas ela já está aí.

O dólar alto (a desvalorização do real), pode ser bom p/as exportações, por um lado, mas desabastece o mercado interno, por outro.

Estes dias, um cara no Twitter, dono de uma camisaria, tava explicando que já não encontrava mais tecidos para trabalhar. A opção seria importar "de volta" a matéria prima, pagando em dólar. A situação afetou o custo de produção dele.

Isso me lembra que boa parte das indústrias brasileiras importam suas máquinas.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #166 Online: 29 de Setembro de 2020, 07:36:21
Um amigo, bancário aposentado, me contou que houve quem tivesse ganhado muito dinheiro no tempo da hiperinflação.

O sujeito "descia" do Acre, pra fazer compras no sudeste e soltava cheques, que iam demorar quase uma semana para serem compensados. O dinheiro dele ficava rendendo neste tempo.

Eu lembro que o patrão, sumia no dia do pagamento, quando caia numa sexta-feira, para "reaparecer" na segunda — deixava o dinheiro dos funcionários rendendo pra ele no overnight e outras aplicações.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #167 Online: 29 de Setembro de 2020, 09:37:08
Por isso que a gente brinca que quem foi criado ali no final dos anos 70 até comecinho da década de 90 são de outro mundo e com muito mais resiliência.

Queria ver essa piazada toda que nasceu nos anos 90 para cá se virando num mundo como esse.

Sobre o dólar, duvido que vá abaixar de 5 em um horizonte de 2 a 3 anos. Muito mais fácil ultrapassar os 7 reais daqui 2 a 3 anos do que abaixar de 5.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #168 Online: 29 de Setembro de 2020, 10:42:13


Por isso que a gente brinca que quem foi criado ali no final dos anos 70 até comecinho da década de 90 são de outro mundo e com muito mais resiliência.

Pois é. Viu-se muita água passar embaixo da ponte: só no governo Sarney, foram uns 5 pacotes econômicos (tudo de supetão, da noite pro dia). Tu acordava e as regras de ontem não valiam mais. Teve mudança de moeda (de cruzeiro pra cruzado), empréstimo compulsório e congelamento de preços.

No governo seguinte, do Collor, teve "pacotaços", com direito a outra troca de moeda e confisco da poupança.

No governo seguinte, outra troca de moeda (desta vez mais suave), com a URV. Mas o FHC começou a acertar o passo, com medidas "mais suaves", o que foi seguido pelos subsequentes.

Citar
Queria ver essa piazada toda que nasceu nos anos 90 para cá se virando num mundo como esse.

Tá dando tilt nas cabecinhas deles...

Citar
Sobre o dólar, duvido que vá abaixar de 5 em um horizonte de 2 a 3 anos. Muito mais fácil ultrapassar os 7 reais daqui 2 a 3 anos do que abaixar de 5.

Dólar baixar, é coisa raríssima. Eu não contaria com isso.
Só queimando as reservas... Só que elas não são infinitas.

Sent from my motorola one using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #169 Online: 29 de Setembro de 2020, 14:07:08
O dólar aqui não baixa por falta de vergonha na cara.

Dólar alto favorece agronegócio que prefere vender pra fora e receber em dolar e o governo recolhe muito mais impostos. A população que se dane com a alta de preços.

Dólar alto impacta em combustíveis, produtos farmaceuticos, etc... Que tambem geram mais impostos pro governo. Só o povo que se f...

O que se arrecada com imposto sobre combustíveis aqui é um absurdo. A cultura de todos os governos que esse país já teve é unicamente de beneficiar os seus colaboradores para se manterem no poder. Seja esquerda, direita, o que for.

Ou seja, falta de ética total e de vergonha na cara.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #170 Online: 29 de Setembro de 2020, 14:30:56


O dólar aqui não baixa por falta de vergonha na cara.

Há motivos mais consistentes do que este

Citar
Dólar alto favorece agronegócio que prefere vender pra fora e receber em dolar e o governo recolhe muito mais impostos. A população que se dane com a alta de preços.

A primeira parte está correta. A segunda parte está equivocada: o governo (o país) arrecada menos com as exportações, de acordo com a lei Kandir (desde o gov. FHC), que as isenta de uma série de tributos (inclusive tributos municipais e estaduais).

E faz sentido ter isenções para exportações e isso não é exclusivo do Brasil. Você deve lembrar as vezes em que os colegas do fórum, que moram nos EUA, mencionaram os tributos estaduais que você deixaria de pagar ao comprar na B&H, se for pra levar o produto embora do país.



Sent from my motorola one using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #171 Online: 29 de Setembro de 2020, 15:44:29

Há motivos mais consistentes do que este

A primeira parte está correta. A segunda parte está equivocada: o governo (o país) arrecada menos com as exportações, de acordo com a lei Kandir (desde o gov. FHC), que as isenta de uma série de tributos (inclusive tributos municipais e estaduais).

E faz sentido ter isenções para exportações e isso não é exclusivo do Brasil. Você deve lembrar as vezes em que os colegas do fórum, que moram nos EUA, mencionaram os tributos estaduais que você deixaria de pagar ao comprar na B&H, se for pra levar o produto embora do país.

Sent from my motorola one using Tapatalk


Não foi bem isso que eu quis dizer com impostos, me expressei mal. É que essas empresas de agro pagam impostos aqui dentro por outros motivos, inclusive vendas internas a alto preço. E que elas estão pouco se lixando com isso pois o ganho que elas tem por conta da alta do dolar compensa.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #172 Online: 30 de Setembro de 2020, 05:34:14
Sobre o dólar alto favorecer a exportação, isso é uma meia verdade... Isso porque inexiste uma verdadeira indústria nacional, ou ela é composta por grandes empresas internacionais no nosso território ou depende de investimentos exteriores. Com o mercado de investimentos em fuga e as empresas em dificuldade no mercado interno, há uma queda brusca na produtividade, até porque o mercado externo para exportação também não amplia de uma hora pra outra. A alta do dólar não vai, necessariamente, favorecer a exportação num contexto mais amplo...
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #173 Online: 30 de Setembro de 2020, 10:29:30
É um cenário que difere de outros momentos de alta do dólar, por que não está conseguindo levar o país a uma hiperinflação.

Como não há demanda, os preços não estouram.

Mas, de resto, o cenário de inflação exacerbada está todo pronto aí — só esperando os atores certos.

Como os profissionais liberais se protegem?!

Eu não sei se as soluções de 30 anos atrás ainda funcionariam hoje... Mas é o que se tem no momento: guardar dólar e ouro.

Ou comprar equipamento de fotografia — tem baixíssima liquidez, mas desvaloriza pouco e pode ser usado no trabalho (para gerar renda).

É horroroso dizer isso (eu me envergonho por falar isso), mas aproveitar a dificuldade do colega, para comprar seu equipamento a preço mais baixo, por exemplo. Acho que dá pra fazer isso sem ser canalha.

No âmbito dos serviços, vale estar preparado (a) para fazer trocas com clientes — não quero usar a palavra "escambo", mas é mais ou menos isso que eu quero dizer.

Sent from my motorola one using Tapatalk



lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #174 Online: 30 de Setembro de 2020, 19:42:36
Fazendo arminha será que passa?
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #175 Online: 30 de Setembro de 2020, 19:57:24
Sobre o dólar alto favorecer a exportação, isso é uma meia verdade... Isso porque inexiste uma verdadeira indústria nacional, ou ela é composta por grandes empresas internacionais no nosso território ou depende de investimentos exteriores. Com o mercado de investimentos em fuga e as empresas em dificuldade no mercado interno, há uma queda brusca na produtividade, até porque o mercado externo para exportação também não amplia de uma hora pra outra. A alta do dólar não vai, necessariamente, favorecer a exportação num contexto mais amplo...
Que indústria? O Brasil é um país exportador de commodities. Não de produtos industrializados e tecnologias.
A alta do dólar favorece e muito os exportadores de soja. Que por sua vez aumenta o desmatamento e consumo dos recursos hídricos.
Parece que eles não vêem que isso é totalmente autodestrutivo.
O setor agro, por sinal, que foi um dos maiores, senão o maior financiador desse governo eleito.
Ainda se fosse um setor que empregadas muito. Mas nem isso. Cada vez mais automatizado e mecanizado. Os aos dólares só servem pra encher os bolsos de poucos superprodutores e pras estatísticas econômicas furadas do governo.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #176 Online: 18 de Outubro de 2020, 18:19:58
Hoje procurando 7D M2 usada, encontrei um anuncio no mercado livre que tive que postar aqui.


CANON 7D MARK ll + LENTE 18-135mm + LENTE 75-300mm + CARTAO DE MEMORIA 32GB + BRINDE

Maquina semi nova, nunca caiu no chão, deve ter menos de 20.000 clicks, sem nenhuma marca de avaria.

1 Câmera Canon 7D Mark II
1 Lente Canon EFS 18-135mm
1 Lente Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III
1 Cartao de Memoria 32gb 90mb/s

Brinde
1 Controle remoto
1 Tripe meio vida
1 Bag

VALOR DO ANUNCIO, ACREDITEM, 20 MIL REAIS.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1683174901-cmera-canon-7d-mark-ii-_JM?searchVariation=66007218886#searchVariation=66007218886&position=3&type=item&tracking_id=09dc977f-026f-41b3-860c-376b89aea8d9

Sinceramente, TÁ TODO MUNDO LOUCO.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #177 Online: 18 de Outubro de 2020, 18:31:00
Ele tá sobrevalorizando a câmera ou as lentes ?

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #178 Online: 18 de Outubro de 2020, 18:54:00
Eu tb vi  :(

E as D6 por 58mil... várias APS-C agora são 15mil

Cara, aceite agora ou depois,

a época da ditadura voltou...e na época dela, só gente muito rica comprava eletrônicos...


Como o ministro deu a entender, "a festa das empregadas na Disney", acabou


Trabalhador agora, vai rebecer o suficiente para comprar a própria comida e que seja feliz assim

Os equipamentos vão ir quebrando e, se isso não mudar, em 5 anos:

- Estaremos nos gabando de fazer selfies do nosso próprio casamento e de juntar as fotos dos celulares dos padrinhos para fazer o álbum...   :(

( Bem vindo a Nova Venezula ! )  :clap: Lembrando que lá, tb é ditadura...
É esta mentalidade de país que voltou, com força total.
Juntou a mentalidade "democrática" da Ucrânia (o país mais pobre e miserável da Europa) com a teocracia (mistura de religião com política) que se vê no Haiti e outros bolsões de miséria, pelo mundo agora.

Voltamos a era pré-anos 80, o Brasil produzia pra exportar — e comprava de volta o produto pronto (a preços triplicados).
Os "patriotas" batem continência pra bandeira norteamericana, enquanto o país se transforma numa Venezuela, uma Ucrânia, uma Somália... You name it!

Muito louca esta guinada que a gente deu, viu...

A melhor proteção, é cuidar bem do equipamento que já tem — e, se puder comprar o equipamento dos sonhos agora, compre! A tendência é desgringolar...

Parece piada... Mas a extrema direita brasileira mira nos EUA, em Israel... Mas segue a receita da Ucrânia, da Nigéria... Não tem como dar certo!

Sent from my motorola one using Tapatalk
« Última modificação: 18 de Outubro de 2020, 18:55:14 por Hansgruber »


Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #179 Online: 18 de Outubro de 2020, 19:50:01
Esses preços estão fora da casinha de uma vez, tem gente pedindo quase 10K em uma 5DIII, mirrorless então não tem nem o que falar, quando você justifica os preços a patada é gratuita.

Recentemente tinha comentado sobre os preço da eos r + adaptador, no ML tem gente pedindo 16K, outros modelos como a 1DX primeira geração o valor menor foi 13K com 200 e lá vai cacetada, 5DIV então a mais em "conta" que vi foi 11K. To achando mais fácil fazer upgrade de lente e arrumar o que já tenho mesmo.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk