Autor Tópico: 85mm f/1.8 vs 60mm f/2.8 macro  (Lida 2299 vezes)

SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Online: 08 de Março de 2020, 23:36:14
Pessoal tenho uma 85mm f/1.8, nunca usei uma 60mm Macro mais gostaria de adquirir uma pois curto e muito fotos macro, tem um rapaz interessado a trocar a 60mm dele na minha 85mm, o gostaria de saber se vale a pena ? Com a 60mm Macro vou conseguir tirar bons retratos ou vou estar limitado apenas as fotos Macros?

Me ajude aí por favor ? Minha câmera é Uma SL2 no caso APS-C

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2020, 23:59:50
Só gostaria se saber onde eu vou perder me desfazendo da 85mm ? Porque com a 60mm Macro vou ganhar no macro e em algo mais ? Ou só isso mesmo ?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2020, 02:12:37
Só gostaria se saber onde eu vou perder me desfazendo da 85mm ? Porque com a 60mm Macro vou ganhar no macro e em algo mais ? Ou só isso mesmo ?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



O único "mas" na troca é que essa lente macro é EF_S ou seja só serve em câmeras APSC, já a 85MM 1.8 é uma lente EF, ou seja, serve nas câmeras Fullframe (5d, 6d) como em todas APSC (Rebel , série D) .

Se você quer uma lente macro, a 60MM é boa, mas pra mim uma opção melhor seria vender a 85MM 1.8 e buscar no mercado de usados uma 100MM 2.8 macro da Canon (a versão comum) que é da mesma família da 85MM 1.8 e bem superior a essa 60MM . Pesquise no Flickr por fotos da 100MM 2.8 macro da Canon, é uma lente incrível em nitidez tanto pra macro quanto pra retratos.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2020, 08:09:42
Troque, não seja refém de amor platônico por uma possível migração para FF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2020, 10:39:40
Troque, não seja refém de amor platônico por uma possível migração para FF.
Kkkkkkkk não quero migrar não para FF Vangelismm

Quero saber se com a 60mm vou conseguir conciliar Retrato e Macro ?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2020, 13:30:55
Kkkkkkkk não quero migrar não para FF Vangelismm

Quero saber se com a 60mm vou conseguir conciliar Retrato e Macro ?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Com certeza. A diferença é que o fundo não fica tão borrado com a de macro nos retratos, mas tranquilamente dá para usá-la assim.

Particularmente como gosto muito de macro, uso a Canon 100mm f/2.8 tanto para a isso quanto para fazer alguns retratos ocasionais. Não sinto falta de lente dedicada para retratos, mas também não algo que eu faça com muita frequência.

Já tive essa 60mm da Canon e gostava muito, bem nítida e faz imagens com bons contraste e cores. 
Canon 5D MK III - Sony A7III


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2020, 13:43:43
Eu já tive as duas. A 60mm macro é uma ótima lente, qualidade de imagem excelente. Na comparação com a 85mm pra retratos, vai desfocar bem menos o fundo, tanto por conta da abertura menor, como por conta do comprimento focal menor. Em compensação, vai te ser mais versátil por ter um ângulo de visão um pouco mais aberto, equivalente a 90mm. Só a velocidade de foco dela é que não é das melhores, ainda mais se comparado à 85mm, mas pra retratos não vai ter problemas.


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #8 Online: 09 de Março de 2020, 14:49:52
Com certeza. A diferença é que o fundo não fica tão borrado com a de macro nos retratos, mas tranquilamente dá para usá-la assim.

Particularmente como gosto muito de macro, uso a Canon 100mm f/2.8 tanto para a isso quanto para fazer alguns retratos ocasionais. Não sinto falta de lente dedicada para retratos, mas também não algo que eu faça com muita frequência.

Já tive essa 60mm da Canon e gostava muito, bem nítida e faz imagens com bons contraste e cores.
Valeu meu amigo pela força

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #9 Online: 09 de Março de 2020, 14:50:22
Eu já tive as duas. A 60mm macro é uma ótima lente, qualidade de imagem excelente. Na comparação com a 85mm pra retratos, vai desfocar bem menos o fundo, tanto por conta da abertura menor, como por conta do comprimento focal menor. Em compensação, vai te ser mais versátil por ter um ângulo de visão um pouco mais aberto, equivalente a 90mm. Só a velocidade de foco dela é que não é das melhores, ainda mais se comparado à 85mm, mas pra retratos não vai ter problemas.
Valeu meu amigo pela força

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Março de 2020, 16:59:32
Olá, tive as duas e mantive a 60mm (tb uso cropada) pois te dá mais liberdade no uso além, é claro, do Macro que faz com maestria.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 09 de Março de 2020, 17:33:13
Olá, tive as duas e mantive a 60mm (tb uso cropada) pois te dá mais liberdade no uso além, é claro, do Macro que faz com maestria.

Pois é , decisão difícil, são 3 ótimas lentes.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2020, 09:29:18
Já ouvi alguém falando por aqui que o "plano de foco" de uma lente macro é diferente de uma lente não macro, que normalmente a lente macro tem um plano de foco plano enquanto o das outras lentes é meio curvo (ou vice-versa... não lembro bem). Isso tem fundamento? Isso limitaria uma lente macro de fazer bons retratos? Ou, se não, o fato de a lente ser macro prejudica alguma coisa na fotografia de retratos?
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #13 Online: 10 de Março de 2020, 10:18:13
Já ouvi alguém falando por aqui que o "plano de foco" de uma lente macro é diferente de uma lente não macro, que normalmente a lente macro tem um plano de foco plano enquanto o das outras lentes é meio curvo (ou vice-versa... não lembro bem). Isso tem fundamento? Isso limitaria uma lente macro de fazer bons retratos? Ou, se não, o fato de a lente ser macro prejudica alguma coisa na fotografia de retratos?

Todas as lentes têm área de foco curva em razão de um efeito chamado Curvatura de Campo de Petzval (https://en.wikipedia.org/wiki/Petzval_field_curvature), por isso na composição de várias lentes existem elementos esféricos, e curvaturas opostas e baixa dispersão para tentar minimizar esse efeito. Quanto menor o comprimento focal, mais aparente vai ser a curvatura. Quanto mais telefoto, menor ou indetectável será o mesmo efeito, já que o raio de curvatura é bem maior.

A questão é que como a maioria das lentes de macro foca muito perto, em geral 40cm ou menos do plano do sensor até o sujeito da foto, a profundidade de campo é menor, é mais visível e um fator importante nesse tipo de fotografia. Se você estiver a 25cm do objeto, com uma macro 60mm em F8, numa câmera FF, a tua profundidade de campo vai ser pouco maior que 6mm. Se estiver a um metro, com o mesmo F8, a profundidade será de uns 13cm, mais ou menos.

Para essa conta não importa se a lente for de macro, tendo o mesmo comprimento focal e a mesma abertura, a profundidade de campo será a mesma e não afetará o resultado da fotografia (considerando que as demais características sejam iguais).

Na prática, não percebo diferença nesse sentido entre a minha 100mm de macro e a 70-200mm em 100mm.
« Última modificação: 10 de Março de 2020, 10:22:11 por rdmello76 »
Canon 5D MK III - Sony A7III


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 10 de Março de 2020, 11:31:07
As lentes macro têm realmente um plano de foco um pouco mais plano que outras lentes, têm mais elementos de correção dessa curvatura. Acaba sendo um pouco útil para, por exemplo, fotografar documentos. Na vida real não faz muita diferença. Raramente você vai fotografar algum documento ou outro tipo de foto macro usando aberturas grandes.

Um plano de foco mais curvado tende a desfocar mais as áreas fora de foco. Um exemplo extremo é a Canon 50/1.2L, que tem o plano de foco extremamente curvado, então passa uma sensação de profundidade de campo menor ainda nas áreas fora de foco. Muita gente gosta de bastante desfoque em retratos, mas nem sempre esse "efeito" é desejado...