Autor Tópico: Novas lentes Tokina pra Fuji e Sony APS-C  (Lida 8906 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 09 de Março de 2020, 14:17:06
Viram essa? Tá começando a ficar interessante em termos de lentes de terceiros pra Fuji. Até onde sei, até agora só Zeiss faz lentes autorizadas pela Fuji. A Viltrox fez engenharia reversa, e a Tokina parece que foi pelo mesmo caminho. Vamos ver como ficam os preços. A 23 e 33mm não me atraem, mas a 56mm já me interessa bastante. Não estou a fim de pagar 1000 dólares pela da Fuji.



https://www.digitalcameraworld.com/news/tokina-announces-a-swathe-of-new-lenses-for-mirrorless-sony-and-fujifilm-cameras


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Março de 2020, 15:16:02
Viram essa? Tá começando a ficar interessante em termos de lentes de terceiros pra Fuji. Até onde sei, até agora só Zeiss faz lentes autorizadas pela Fuji. A Viltrox fez engenharia reversa, e a Tokina parece que foi pelo mesmo caminho. Vamos ver como ficam os preços. A 23 e 33mm não me atraem, mas a 56mm já me interessa bastante. Não estou a fim de pagar 1000 dólares pela da Fuji.



https://www.digitalcameraworld.com/news/tokina-announces-a-swathe-of-new-lenses-for-mirrorless-sony-and-fujifilm-cameras
A Viltrox vai lançar um trio 1.4 esse ano também.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2020, 20:43:56
Viram essa? Tá começando a ficar interessante em termos de lentes de terceiros pra Fuji. Até onde sei, até agora só Zeiss faz lentes autorizadas pela Fuji. A Viltrox fez engenharia reversa, e a Tokina parece que foi pelo mesmo caminho. Vamos ver como ficam os preços. A 23 e 33mm não me atraem, mas a 56mm já me interessa bastante. Não estou a fim de pagar 1000 dólares pela da Fuji.



https://www.digitalcameraworld.com/news/tokina-announces-a-swathe-of-new-lenses-for-mirrorless-sony-and-fujifilm-cameras

Parece que a Fuji tem um grande "caça fantasmas" para evitar lentes genéricas em seus sistemas. A prova disso é que a Sigma falou que produziria lentes para o sistema da Fuji, mas que as vendas precisariam ser melhoradas para que as vendas sejam lucrativas. Outro detalhe é que a Tokina agora que conseguiu produzir essas objetivas, pelo que entendi na matéria abaixo, a Fuji cobra royalties para que sejam produzidas lentes para os sistemas dela, algo que outras fabricantes não fazem. Talvez o problema da Sigma, Tamron, Tokina fazer lentes para Fuji seja esse.

Link da matéria: https://www.fujirumors.com/sigma-ceo-i-would-really-like-to-make-fujifilm-x-mount-lenses-but-resources-are-limited-and-other-projects-have-priority/

PS: nas câmeras Mirrorless, a utilização de lentes genéricas é altamente benéfica porque o autofoco feito no sensor, não tem os problemas de velocidade e precisão das DSLR. Exemplos como a Talles que postou review da Tamron 24-70 G2 para os sistemas da Sony.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2020, 20:51:20
35mm, 50mm e 85mm equivalentes, EF-m está mandando um oi, Tokina.

Não entendi essa 11-20 2.8 e a 11-16 2.8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2020, 21:07:42
35mm, 50mm e 85mm equivalentes, EF-m está mandando um oi, Tokina.

Não entendi essa 11-20 2.8 e a 11-16 2.8.


Vangelismm, sao novas versoes das antigas....


« Última modificação: 12 de Março de 2020, 21:10:43 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2020, 00:48:50
Parece que a Fuji tem um grande "caça fantasmas" para evitar lentes genéricas em seus sistemas. A prova disso é que a Sigma falou que produziria lentes para o sistema da Fuji, mas que as vendas precisariam ser melhoradas para que as vendas sejam lucrativas. Outro detalhe é que a Tokina agora que conseguiu produzir essas objetivas, pelo que entendi na matéria abaixo, a Fuji cobra royalties para que sejam produzidas lentes para os sistemas dela, algo que outras fabricantes não fazem. Talvez o problema da Sigma, Tamron, Tokina fazer lentes para Fuji seja esse.

Link da matéria: https://www.fujirumors.com/sigma-ceo-i-would-really-like-to-make-fujifilm-x-mount-lenses-but-resources-are-limited-and-other-projects-have-priority/

PS: nas câmeras Mirrorless, a utilização de lentes genéricas é altamente benéfica porque o autofoco feito no sensor, não tem os problemas de velocidade e precisão das DSLR. Exemplos como a Talles que postou review da Tamron 24-70 G2 para os sistemas da Sony.

Não tenho certeza sobre esse negócio de royalties, não. Sei que a Zeiss é a única (que eu saiba) autorizada a fazer lentes AF pra Fuji. A Viltrox, até onde eu sei, fez engenharia reversa. Vi essa semana que apareceu esse adaptadorzinho aqui, que oferece AF a lentes manuais, igual à Sony:
https://www.fujirumors.com/fotodiox-pronto-adapter-for-fujifilm-x-adds-autofocus-to-your-manual-focus-lenses/

Duvido que esse pessoal tenha pago algum royalty. Deve é ter pago uma graninha pra Viltrox passar os bizus!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 13 de Março de 2020, 06:18:57
Não tenho certeza sobre esse negócio de royalties, não. Sei que a Zeiss é a única (que eu saiba) autorizada a fazer lentes AF pra Fuji. A Viltrox, até onde eu sei, fez engenharia reversa. Vi essa semana que apareceu esse adaptadorzinho aqui, que oferece AF a lentes manuais, igual à Sony:
https://www.fujirumors.com/fotodiox-pronto-adapter-for-fujifilm-x-adds-autofocus-to-your-manual-focus-lenses/

Duvido que esse pessoal tenha pago algum royalty. Deve é ter pago uma graninha pra Viltrox passar os bizus!

O que quero dizer com isso é que nos outros sistemas Canon, Nikon e Sony, há várias fabricantes que fazem a engenharia reversa e essas não ligam muito. Já a Fuji parece pegar bastante no pé , razão disso que não vimos ainda a Tamron fazer lentes para o sistema da Fuji ou a Sigma. Uma coisa que é no mínimo bem curiosa, já que é mais fácil produzir engenharia reversa para câmeras Mirrorless do que para DSLR. Produzir lentes AF para mirrorless em tese é mais fácil do que para DSLR.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2020, 07:39:23
     A Tamron parece que paga. As lentes Tamron com atualizacao de firmware sao as que tem o valor mais alto.

 




cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2020, 07:42:32
Vocês não acham justo as empresas cobrarem Royalties pelo uso de sua tecnologia?

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2020, 09:22:36
Vocês não acham justo as empresas cobrarem Royalties pelo uso de sua tecnologia?

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

     Pensando primeiramente que  gastaram tempo e dinheiro inventando algo novo que outra empresa se apropriara. Para eles me parece justo sim.

      Agora, se ter tres empresas de lentes produzindo para determinado mount passa a ser interessante para a empresa de cameras.  Eu nao sei.

   No entanto, hoje em dia, lentes da propria empresa de cameras me parecem competitivas.

« Última modificação: 13 de Março de 2020, 09:31:10 por Leonardo Tonin »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2020, 09:28:06
     Pensando primeiramente que  gastaram tempo e dinheiro inventando algo novo, acho que outra empresa se apropriara. Para eles me parece usto sim.

      Agora, se ter tres empresas de lentes produzindo determinado mount passa a ser interessante para a empresa de cameras.  Eu nao sei.
Acredito que só ajude a vender lentes. Quando teu mount não tem lentes suficientes sim. Não sei se é o caso a Fuji, até porque as lentes em questão são todas atendidas pelo mount em suas versões originais.

Essas marcas costumam se perpetuar nos demais sistemas Capengas como EOS M e Sony.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2020, 10:17:33
Realmente, acaba sendo mais positivo para o consumidor de cameras apsc c n s p.
« Última modificação: 13 de Março de 2020, 10:18:14 por Leonardo Tonin »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Março de 2020, 12:51:04
... Não sei se é o caso a Fuji, até porque as lentes em questão são todas atendidas pelo mount em suas versões originais.
Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Se vier bem mais barato que as equivalentes da Fuji é uma boa jogada, se vier com preço quase igual, é meio sem sentido não compra a original, que já são bem boas. As versões 1.4 da 23 e 35 vejo o pessoal reclamar do foco apenas, mas é só isso.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2020, 14:13:36
Procurando informações sobre o adiamento (+1) do lançamento da nova camera foveon Sigma FF cheguei a uma entrevista do presidente da Sigma em que ele fala sobre o assunto discutido acima, de produzir lentes para outros:

Nas palavras dele:
"Sony has revealed to other manufacturers its communication protocol between its boxes and the optics: we had to sign an agreement.

For their part, Nikon and Canon have not yet opened the protocol of their optics so we have to do technical research by ourselves to produce lenses for Z and RF mounts."


Cita Sony, Canon e Nikon, mas não Fuji.

___
https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=en&nv=1&rurl=translate.google.com.au&sl=auto&sp=nmt4&tl=en&u=https://phototrend.fr/2020/03/interview-kazuto-yamaki-sigma-japon-fev-2020/%3Ffbclid%3DIwAR04Gq7GxKD-rlIqA-GVi1Vhuby2wYBziWvNr5LIPpunvtjG4rl8isVqJAU&usg=ALkJrhhaZHJwYVNQT4CMh9U9FVyeUuZdYQ

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2020, 14:16:57
Se vier bem mais barato que as equivalentes da Fuji é uma boa jogada, se vier com preço quase igual, é meio sem sentido não compra a original, que já são bem boas. As versões 1.4 da 23 e 35 vejo o pessoal reclamar do foco apenas, mas é só isso.
Isso até a T2, a T3 e T4 está muito bom o foco. Pro meu uso a T2 já era ótimo aliás.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk