Autor Tópico: Novas lentes Tokina pra Fuji e Sony APS-C  (Lida 9065 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #60 Online: 24 de Setembro de 2020, 23:52:46
Tive que pesquisar também. Segundo a opinião de uma galera num fórum do Redit, esse cara diz que é fotógrafo a 20 anos, mas ninguém nunca viu fotos decentes dele, só fotos testando equipamentos.

Em um vídeo, o cara tava testando uma impressora e mostrou várias fotos que ele disse que tirou, mas que apareceram noutros lugares, com outros autores, sem o crop que o cara aplicou. Ao ser encurralado, ele apagou o vídeo e os comentários indesejados.

Já de cara eu tinha achado a resenha dele troncha. Pra mim, ficar falando sobre equipamento e não mostrar foto, não vale.

Exatamente, é um farsante.

Sabe nada de fotografia, o video dele fotografando com o Jason Lanier foi constrangedor.

Ele levou uma medio formato achando que equipamento faz fotografo e fez os piores retratos possíveis  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #61 Online: 25 de Setembro de 2020, 01:50:54
Ficar colecionando e decorando comerciais dessa TV, não agrega tanto assim.

 :ok: :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 28 de Setembro de 2020, 20:03:55 por felipemendes »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #62 Online: 25 de Setembro de 2020, 09:49:33
Tive que pesquisar também. Segundo a opinião de uma galera num fórum do Redit, esse cara diz que é fotógrafo a 20 anos, mas ninguém nunca viu fotos decentes dele, só fotos testando equipamentos.

Em um vídeo, o cara tava testando uma impressora e mostrou várias fotos que ele disse que tirou, mas que apareceram noutros lugares, com outros autores, sem o crop que o cara aplicou. Ao ser encurralado, ele apagou o vídeo e os comentários indesejados.

Já de cara eu tinha achado a resenha dele troncha. Pra mim, ficar falando sobre equipamento e não mostrar foto, não vale.

caramba.... :shock:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #63 Online: 25 de Setembro de 2020, 09:51:39
Ficar colecionando e decorando comerciais dessa TV, não agrega tanto assim.
:shock:
 :ponder:
 :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #64 Online: 28 de Setembro de 2020, 21:27:02
Pra minha surpresa, chegou hoje minha Viltrox 56mm f/1.4!  :eek:

Primeiro, um preâmbulo: esta lente estava em pré-venda até dia 21, e eu comprei dia 7. A minha foi enviada dia 26, e chegou hoje, dia 28. Mas desde o dia 21 até hoje, esta lente aparece como "coming soon", ou seja, ainda sem parar no estoque; tudo que chega já tem destino. Sendo uma lente de terceiro, parece que até agora está vendendo bem.

Sobre a lente em si, não tive surpresas em relação aos reviews. Meus comentários particulares:
- As resenhas são muito boazinhas quanto a aberração cromática: Eu achei forte em f/1.4. Em f/2.8, já não tem mais.
- O foco é muito rápido. Todas as minhas lentes Fuji são da primeira geração, e o foco era meio lento. Mas essa foca bem rápido, segundo os reviews, mais rápido que a 56mm da Fuji. Eu acredito.
- O foco também é muito preciso, ainda não observei erro sistemático de foco. O foco no olho funcionou 100% até agora.

Amostra aqui:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,137726.msg1444328.html#msg1444328

Mas o PostImage detona a nitidez da foto online.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #65 Online: 10 de Outubro de 2020, 23:25:06
Sobre autorização da Fuji pra outros fabricantes fazerem lentes com autofoco, hoje deparei com essa entrevista (de abril último) em que o gerente de marketing da empresa responde:

Citar
Do you plan on opening the X-mount up to third-party lens manufacturers?

Yes. Kenko Tokina actually already announced three lenses for X-mount, with autofocus. Many customers want more lenses, and we want to satisfy that need.

Não sei o que rolou nos bastidores, mas as lentes anunciadas pela Tokina são praticamente iguais às Viltrox já lançadas. E até agora, nada de lentes Tokina. Talvez tenham achado redundantes, ou achado que as Viltrox não seriam boas o suficiente, mas são.

De qualquer forma, se o protocolo agora é aberto, começo a aguardar teleobjetivas de terceiros. Será que vêm?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #66 Online: 11 de Outubro de 2020, 00:12:10
Felipe, dificil saber o que rolou.

Pode até ter sido alguma patente que expirou. Nos EUA as patentes expiram entre 14 e 20 anos dependendo do tipo, e no japão e na maioria dos outros paises são 20 anos com extensão de 5 anos em casos excepcionais.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #67 Online: 11 de Outubro de 2020, 02:31:54
Felipe, dificil saber o que rolou.

Pode até ter sido alguma patente que expirou. Nos EUA as patentes expiram entre 14 e 20 anos dependendo do tipo, e no japão e na maioria dos outros paises são 20 anos com extensão de 5 anos em casos excepcionais.

Já li várias histórias. Uma dizia que um fabricante (a história não contou), que nem era Viltrox nem Tokina tinha feito projeto pra estas lentes, e que ambas compraram o projeto. Isso explicaria por que as lentes são tão parecidas. Outra história, que a Viltrox teria decodificado o protocolo da Fuji, uma vez que a marca tem adaptador pra lentes manuais com autofoco.

Mas, como você falou, a não ser que nos contem, provavelmente nunca saberemos.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #68 Online: 11 de Outubro de 2020, 06:53:18
Sobre autorização da Fuji pra outros fabricantes fazerem lentes com autofoco, hoje deparei com essa entrevista (de abril último) em que o gerente de marketing da empresa responde:

Não sei o que rolou nos bastidores, mas as lentes anunciadas pela Tokina são praticamente iguais às Viltrox já lançadas. E até agora, nada de lentes Tokina. Talvez tenham achado redundantes, ou achado que as Viltrox não seriam boas o suficiente, mas são.

De qualquer forma, se o protocolo agora é aberto, começo a aguardar teleobjetivas de terceiros. Será que vêm?

A Fuji faz muito bem fazer isso; apesar de Sigma e Tamron não manifestarem esse desejo por não haver um volume tão grande de vendas como a Canon, Nikon e Sony. Mas Tokina é show. Seria legal ter uma 11-20 2.8 no sistema da Fuji.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #69 Online: 11 de Outubro de 2020, 06:55:43
Muito bom saber sobre o foco  :ok:

Isso é sempre uma grande preocupação que tenho

Lentes de terceiros em mirrorless podem ter foco um pouco mais lento, mas problemas de precisão são raríssimos, ao contrário das DSLR. Como no sistema Emount da Sony, os protocolos são abertos pra quem quiser produzir lentes autofoco para o sistema da Sony, mediante contrato, então isso significa que, em tese, as fabricantes de terceiros podem contar com a precisão do mirrorless e com uma boa velocidade de foco, praticamente igual a lentes originais. O sistema de foco das mirrorless melhorou absurdamente na questão velocidade nos últimos anos.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #70 Online: 11 de Outubro de 2020, 07:01:34
Sobre autorização da Fuji pra outros fabricantes fazerem lentes com autofoco, hoje deparei com essa entrevista (de abril último) em que o gerente de marketing da empresa responde:

Não sei o que rolou nos bastidores, mas as lentes anunciadas pela Tokina são praticamente iguais às Viltrox já lançadas. E até agora, nada de lentes Tokina. Talvez tenham achado redundantes, ou achado que as Viltrox não seriam boas o suficiente, mas são.

De qualquer forma, se o protocolo agora é aberto, começo a aguardar teleobjetivas de terceiros. Será que vêm?

Essa decisão foi muito boa!! :clap: :clap:

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #71 Online: 11 de Outubro de 2020, 07:04:22
De qualquer forma, se o protocolo agora é aberto, começo a aguardar teleobjetivas de terceiros. Será que vêm?

Na torcida!  :D
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #72 Online: 11 de Outubro de 2020, 07:07:52
A Fuji faz muito bem fazer isso; apesar de Sigma e Tamron não manifestarem esse desejo por não haver um volume tão grande de vendas como a Canon, Nikon e Sony.
Além do volume de venda eles comentaram que tinha também todo a questão de engenharia para entender o protocolo e daí começar a desenvolver produtos. Pode ser que agora com a Fuji facilitando essa lado a Sigma e Tamron mudem de idéia.

Vamos torcer para isso acontecer.  :)
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #73 Online: 20 de Novembro de 2020, 10:23:16

Elas são muito parecidas (se não idênticas) às Viltrox 23, 33 e 56mm. Tenho a 56mm e é muito boa.


Eu vi algum comentário na internet que as lentes da Tokina e Viltrox tem o mesmo projeto ótico. A diferença está apenas no protocolo de comunicação do autofoco. Agora não sei se essa informação é verdadeira.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #74 Online: 20 de Novembro de 2020, 11:18:50
Eu vi algum comentário na internet que as lentes da Tokina e Viltrox tem o mesmo projeto ótico. A diferença está apenas no protocolo de comunicação do autofoco. Agora não sei se essa informação é verdadeira.
A diferença também está no preço. A lente Viltrox que custa 279 dólares vai custar mais de 400 pela Tokina. Não creio que vá ser melhor o suficiente pra justificar.

Sent from my SM-G975U1 using Tapatalk