Autor Tópico: Olympus lidera mercado mirrorless no Japão em fevereiro  (Lida 3651 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2020, 17:32:02
 :snack: :snack: :snack:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2020, 12:07:26
Legal, mas olhando o gráfico, parece uma vitória de Pirro:


Agora deve ter uma grande depressão por causa do coronavirus, mas vamos ver a tendência dos próximos meses se o mundo não acabar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2020, 14:02:06
Nem fale Felipe.



Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2020, 15:42:43
Peço desculpa se a pergunta para qual procuro resposta não está sendo feita no lugar certo. Eu tenho uma digital cropada e estou com muita vontade emigrar para Full Frame. Fiquei estarrecido quando vi os preços das câmeras full frame. Pensei nunca vou conseguir chegar lá. Entretanto durante a minha procura encontrei uma Olympus Evolt E-500 por um preço razoável MAS surgiu uma duvida Ela é 4/3 (quatro terços ou seja está perto da unidade mas não é 4/4 = 1 ) O que isso significa? Ela é ou não uma full frame ?  Alguem me pode ajudar ?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2020, 16:39:18
Peço desculpa se a pergunta para qual procuro resposta não está sendo feita no lugar certo. Eu tenho uma digital cropada e estou com muita vontade emigrar para Full Frame. Fiquei estarrecido quando vi os preços das câmeras full frame. Pensei nunca vou conseguir chegar lá. Entretanto durante a minha procura encontrei uma Olympus Evolt E-500 por um preço razoável MAS surgiu uma duvida Ela é 4/3 (quatro terços ou seja está perto da unidade mas não é 4/4 = 1 ) O que isso significa? Ela é ou não uma full frame ?  Alguem me pode ajudar ?


Não é Full frame... O fator de crop é de 2X. A diferença entre o 4/3 e o micro 4/3 é que o primeiro tem espelho e o segundo não.

Eu não recomendo nenhuma câmera 4/3, geralmente estão beeeeeem usadas e o sistema não é mais fabricado ja tem um bom tempo.

Supondo que você encontre uma em bom estado e por bom preço, eu diria que uma EOS 5D (a 1a versão) ou uma 6D seriam ótimas opções, com uma infinidade de lentes no mercado e sem quebrar o seu bolso totalmente. Também tem as Sony A7 e A7 II razoavelmente em conta no mercado de usados.

Mas se você não tem lentes FF antigas, de foco manual ou não tenha já alguma, talvez seja mais sensato ficar no tamanho APS mesmo. O sistema tem ótimas opções para todos os bolsos e gostos, e dependendo da câmera a qualidade de imagem é bem próxima do FF, vide as Fujis por exemplo.


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2020, 10:50:14
Mecenas, estou grato pela sua resposta e muito principalmente pelo seu conselho. Acho que vou continuar com a minha Nikon D3000. Vc. não é primeiro que faz referencia ao facto de que diferença entre uma cropada e uma full frame não grande. A minha ideia de emigrar para full frame é mais curiosidade do que outra coisa, principalmente no que se refere a edição da imagem. Mais uma vez grato pela atenção.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2020, 11:36:34
Mecenas, estou grato pela sua resposta e muito principalmente pelo seu conselho. Acho que vou continuar com a minha Nikon D3000. Vc. não é primeiro que faz referencia ao facto de que diferença entre uma cropada e uma full frame não grande. A minha ideia de emigrar para full frame é mais curiosidade do que outra coisa, principalmente no que se refere a edição da imagem. Mais uma vez grato pela atenção.


Mecenas ? haha nem lembrava disso !

Veja bem, no meu caso, o incentivo para ter uma FF foi unicamente de eu ter aqui diversas objetivas antigas, de foco manual que, principalmente grandes angulares que não fazem muito sentido em usar em sensores menores, como por exemplo uma Minolta 20mm retilinear. De que adianta ter uma lente hiper corrigida nas bordas se as bordas são descartadas por causa do crop ? Isso é bem relevante para comprimentos focais abaixo de 50mm. Para teleobjetivas geralmente ocorre o oposto, o fator de crop muitas vezes contribui para um resultado mais interessante, justamente por usar só a parte central da imagem e por "multiplicar" a ampliação.

Mas se você for usar as lentes nativas do sistema e não precisar de um CF menor que 24mm (equivalente), o tamanho APS serve perfeitamente. Existem lentes excelentes para o sistema a um bom preço, por exemplo algumas da Sigma e da Tamron.

E se você já tem outras lentes da Nikon, faz mais sentido continuar no sistema, talvez trocar o corpo por uma D5xxx ou D7xxx. Quanto a usar lentes antigas, mesmo com as da Nikon tem que ter muito cuidado, a compatibilidade total com todas as lentes é uma falsa afirmação que se ve por aí.

As D3xxx e D5xxx só aceitam lentes que tenham motor de foco na lente e com controle eletronico da abertura, senão não tem AF nem fotometria ! O mesmo vale para as antigas Ai e Ai-s. As D7xxx por sua vez conseguem trabalhar com essas lentes.





Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2020, 11:39:26
Carissimo PROFESOR Mecenas, venho mais uma vez abusar dos seus conhecimentos. Seguindo o deu conselho continuei procurando uma full frame que comesse no meu bolso. Encontrei uma Canon EOS 5D Mk I. Durante a minha procura eu vi que muitos anúncios falavam na quantidade de cliks que a câmera tinha. Só posso presumir pois não tenho conhecimento suficiente para saber que o N#disparos tem a haver com a "saúde" do sensor e que este com tempo vai-se esgotando. O vendedor da câmera que estou namorando informa não saber o numero de disparos a câmera fez pois nesse modelo só a assistência técnica tem como saber. As minhas perguntas: 1 - Quantos disparos em media  aguenta um sensor. 2 - O que acontece á medida que se vai usando o obturador ? o sensor vai perdendo qualidade da imagem é Isso ? 3 - É muito caro substituir o sensor por um novo, claro, via assistência autorizada ? Grato pela sua atenção.


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2020, 12:07:49
Sobre lentes antigas das câmeras 35mm e tenho algumas da Minolta e Leica que eu ainda tenho. Achei a sua ideia excelente pois as full frame mais acessíveis $$$ são vendidas só o corpo. Assim fui procurar no mercado livre anéis adaptadores para lentes Minolta/Canon. Fiquei espantado com o único anel á venda aqui no Brasil,cujo o preço é de R$50O, a maioria dos outros anéis  com preço assecivel, por volta de R$100,  iriam ser importados da China, ou seja ainda não estão no Brasil.  Fiquei na duvida pois sei que importar da China o tempo da mercadoria chegar ao Brasil é enorme. Independentemente desse aspeto fiquei na duvida de como utilizar a câmera, pois essas lentes não tem FA nem contatos elétricos. Será que a câmara com uma lente dessas tem como determinar velocidade/abertura. A abertura tudo bem pois desde que se tenha o valor a ser utilizado a pode ser ajustada manualmente. Mas a duvida é se a câmera com uma lente adaptada consegue informar o valor obturador/diafragma ?   


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 13 de Julho de 2020, 12:19:54
Carissimo PROFESOR Mecenas, venho mais uma vez abusar dos seus conhecimentos. Seguindo o deu conselho continuei procurando uma full frame que comesse no meu bolso. Encontrei uma Canon EOS 5D Mk I. Durante a minha procura eu vi que muitos anúncios falavam na quantidade de cliks que a câmera tinha. Só posso presumir pois não tenho conhecimento suficiente para saber que o N#disparos tem a haver com a "saúde" do sensor e que este com tempo vai-se esgotando. O vendedor da câmera que estou namorando informa não saber o numero de disparos a câmera fez pois nesse modelo só a assistência técnica tem como saber. As minhas perguntas: 1 - Quantos disparos em media  aguenta um sensor. 2 - O que acontece á medida que se vai usando o obturador ? o sensor vai perdendo qualidade da imagem é Isso ? 3 - É muito caro substituir o sensor por um novo, claro, via assistência autorizada ? Grato pela sua atenção.

1. A princípio, se não acontecer algo do tipo um laser acertar o sensor e se não der fungo brabo, o sensor tem vida útil indefinida, mas como todo componente eletronico, pode um dia falhar.

2. O obturador na 5D é mecânico, e o desgaste pelo numero de atuações é uma realidade. Não tem nada a ver com o sensor. Na 5D eu diria pelo menos 100 mil atuações, mas no mundo real esse número varia muito.

3. Tanto o sensor quanto o obturador podem ser substituidos na assistencia. O problema é que a 5D original é uma câmera muito antiga e pode não ser fácil encontrar peças. Ela já está fora de fabricação já a um bom tempo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2020, 12:28:56
Sobre lentes antigas das câmeras 35mm e tenho algumas da Minolta e Leica que eu ainda tenho. Achei a sua ideia excelente pois as full frame mais acessíveis $$$ são vendidas só o corpo. Assim fui procurar no mercado livre anéis adaptadores para lentes Minolta/Canon. Fiquei espantado com o único anel á venda aqui no Brasil,cujo o preço é de R$50O, a maioria dos outros anéis  com preço assecivel, por volta de R$100,  iriam ser importados da China, ou seja ainda não estão no Brasil.  Fiquei na duvida pois sei que importar da China o tempo da mercadoria chegar ao Brasil é enorme. Independentemente desse aspeto fiquei na duvida de como utilizar a câmera, pois essas lentes não tem FA nem contatos elétricos. Será que a câmara com uma lente dessas tem como determinar velocidade/abertura. A abertura tudo bem pois desde que se tenha o valor a ser utilizado a pode ser ajustada manualmente. Mas a duvida é se a câmera com uma lente adaptada consegue informar o valor obturador/diafragma ?

Em primeiro lugar, uma informação importante. Objetivas Leica M ou rosca, Canon e Minolta de foco manual devem ser evitadas nas Canon EOS, pois elas tem uma distância do flange para plano do filme que é menor que a baioneta Canon EF ou EF-S (Canon EOS). Para essas lentes focalizarem no infinito é necessário o uso de um adaptador que tem um grupo ótico para "alongar" essa distância e isso degrada muito a imagem. Evite.

Dá para usar objetivas M42, Pentax, Nikon, Rollei, Olympus, Leica-R etc. Desde que tenham anel controle de abertura. Nesse caso usa-se normalmente a câmera em modo prioridade de abertura (Av) ou Manual (M). Nas Canon todas elas funcionam. O foco deve ser feito manualmente, obviamente. Alguns adaptadores tem um chip que permite que o usuário veja quando o led de indicação de foco acender no visor, quando a imagem estiver em foco.

Lentes adaptadas não mostram a abertura na camera. O que a contece é que o fotometro mede a luz e te da a informação no modo manual, ou no modo Av ela ajusta automaticamente a velocidade.

PS

Peço à moderação que crie um tópico especifico com as duvidas do colega para não ficarmos off-topic aqui.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2020, 12:30:21
Micro Four Thirds está morto, eles diziam...

https://www.43rumors.com/february-sals-surprise-olympus-leads-the-japanese-mirrorless-market/?fbclid=IwAR0KDAK8nfQIIZkMs1tx8kgkJroocQvhmyL9rSJ710LuTnmXpeSmQKxPdz0

link direto para o site japonês
https://www.bcnretail.com/market/detail/20200317_162563.html


No caso da Oly, que vai encerrar as atividades nesse segmento, a notícia tem mais cara de gente tentando comprar o que sobrou ou entao se preparando para o novo vintage.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2020, 14:35:28
Carissimo PROFESOR Mecenas, venho mais uma vez abusar dos seus conhecimentos. Seguindo o deu conselho continuei procurando uma full frame que comesse no meu bolso. Encontrei uma Canon EOS 5D Mk I. Durante a minha procura eu vi que muitos anúncios falavam na quantidade de cliks que a câmera tinha. Só posso presumir pois não tenho conhecimento suficiente para saber que o N#disparos tem a haver com a "saúde" do sensor e que este com tempo vai-se esgotando. O vendedor da câmera que estou namorando informa não saber o numero de disparos a câmera fez pois nesse modelo só a assistência técnica tem como saber. As minhas perguntas: 1 - Quantos disparos em media  aguenta um sensor. 2 - O que acontece á medida que se vai usando o obturador ? o sensor vai perdendo qualidade da imagem é Isso ? 3 - É muito caro substituir o sensor por um novo, claro, via assistência autorizada ? Grato pela sua atenção.
Por favor, vamos manter o assunto aqui sobre Olympus.

Sobre a sua pergunta, esse tópico tem tudo o que precisa saber. Tudo mesmo!!!

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,83586.0.html
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2020, 14:37:38

No caso da Oly, que vai encerrar as atividades nesse segmento, a notícia tem mais cara de gente tentando comprar o que sobrou ou entao se preparando para o novo vintage.
Acabei de ir olhar no site da B&H para dar uma informação atualizada. Os preços das câmeras ainda continuam normais. Os 2 corpos que eu olhei (EM5 II e EM1 II) estão com só 100 dólares de desconto.

Só estou curioso para saber como estão as vendas no ocidente. Em teoria, deveriam despencar, correto?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales