Autor Tópico: Passando juntos pelo "CORONA VIRUS"  (Lida 56147 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #600 Online: 07 de Maio de 2021, 09:12:41


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #601 Online: 09 de Maio de 2021, 15:32:22
Alerta de post longo

Aqui nos EUA, eu, assim como todo mundo, em janeiro de 2020, comecei a ouvir os primeiros sinais da pandemia se aproximando. Lembro de achar "a coisa mais importante nessa doença é evitar que o paciente morra enquanto se recupera; é sério mas, se não faltar hospital, vai ficar tudo bem". Minha divisão foi encerrada, mas consegui sem grande dificuldade trabalho em outro departamento.

Até que comecei a ouvir as notícias de grandes perdas econômicas. Crise e demissões. Comecei a trabalhar de casa. Pensei "A empresa me trouxe pros EUA, tenho 20 anos de trabalho aqui. Não vão me mandar embora". Então, dia 5 de maio (foi aniversário 4 dias atrás) fui demitido por zoom da única empresa na qual trabalhei.

Primeiro, a gente se sente sem chão. Todo nosso planejamento dos próximos dias e meses, tudo por água abaixo. E subitamente a gente tem nas mãos um tempo enorme. Isso pode ser uma coisa muito ruim, se a pessoa fica remoendo o passado e se deixando levar pra um estado de torpor. Me dei ao direito de planejar passar uns três dias na fossa e depois sair disso. Nesses três dias, dormi bastante e vi TV; acabado este período, me forcei a levantar e avaliar minha situação: a empresa me deu um ano de salário, o que me deu bastante segurança quanto ao futuro próximo, mas sei que muita gente não tem o mesmo benefício, o que me deixou triste, porém ao mesmo tempo motivado a sair logo do marasmo.

Nesse período, descobri que não foi meu conhecimento técnico no meu trabalho que me rendeu reputação, embora tenha ajudado: o que me diferenciou todos os anos trabalhando com colegas, fornecedores e clientes (vários viraram meus amigos) foi a capacidade de construir relações - coisa que nunca achei que tivesse. Assim, pouco tempo depois de ser demitido, tive contato de vários amigos, lamentando o ocorrido e avisando que, assim que houvesse oportunidade, estavam interessados em me chamar pra trabalhar com eles.

Com a continuação da crise e pessoas trabalhando de casa, foecei-me a olhar pra tudo aquilo que as pessoas agora achavam necessárias, mas que não tinham tempo ou habilidade pra fazer em casa: consertar coisas, pequenas reformas, etc. Assim, passei os meses seguintes trabalhando com marcenaria (perdi a conta de quantos móveis fiz por encomenda ou comprei+montei). Fiz ajustes de ambientes pra teleconferência: uns livros no plano de fundo, uma iluminação mais legal, um sistema com espelho falso pra parecer que o usuário está olhando pra câmera, quando na verdade ele olha pra tela...

Aliás, esse parece ter sido um ramo que não viu crise nos EUA: este tipo de trabalho ficou mais caro e mais raro também. Pra ter uma ideia, tivemos uma tempestade de neve no Texas. A quantidade de coisas que pode dar errado em um evento climático desses é enorme. No caso, muitos, mas muitos mesmos canos de água se romperam. Consertei vários. Um amigo me ligou reclamando, que ele havia ligado pra um profissional duas semanas antes, e o cara ainda não havia ido. Como eu estava com tempo naquele dia, fui consertar. Meu amigo ligou pro profissional dele, avisando que eu havia ido e que ele não precisaria mais ir. O profissional pediu meu contato, pra eu conseguir ajudar na demanda dele...

Aproveitei o tempo também pra ficar mais com as crianças e aprender a cozinhar pra elas. Não fui muito longe nessa última tarefa, mas posso me orgulhar de dizer que hoje as crianças sabem lavar, secar e guardar as próprias roupas, além de arrumar o próprio quarto. Mas se houve uma melhor coisa que pude extrair de tantas coisas ruins que aconteceram, foi essa: poder passar mais tempo com os pequenos.

Lembra que vários amigos haviam oferecido emprego? Pois é, isso em alguns momentos leva a gente a escolhas que nunca havíamos considerado antes. Em abril, recebi duas propostas de emprego: uma com equipamentos que conheço bem, bom salário (compatível com o de antes da demissão), mas teria que ir pro escritório todo dia. Teria que viajar bastante. Haveria excelente chance de crescimento, pois a empresa quer abrir filial no Brasil e precisará de um gerente geral no país.

A outra opção, trabalhar com algo que só vi de relance, em empresa pequena, ganhando menos. Porém trabalharia de casa, em horário flexível. Fazendo as contas (gasolina+tempo+pedágio+creche das crianças), e a diferença de salário compensou. Juntei-me à empresa (que é de um amigo norueguês que conheci em 2002) 3 dias antes de comletar "aniversário" da demissão. Está sendo um aprendizado enorme pois além de aprender coisas novas, estou aprendendo norueguês, pra não obrigar todo mundo a fazer reunião em inglês só por minha causa.

Tive muita sorte. Não tive perdas pessoais por causa da pandemia; perdi o emprego mas encontrei outras atividades que me deram muito prazer, se não em fazê-las, em ajudar quem precisava que elas fossem feitas. As crianças voltaram à escola e estão empolgadas com o fim do ano (que nos EUA é no final de maio), embora eu ache que vai ser uma loucura trabalhar de casa com elas aqui: vai ser mais um novo aprendizado.

O que posso dizer é: a pandemia vai passar. Cuide-se e cuide dos seus, pra diminuir a exposição. Veja quem precisa de ajuda e ajude, pois a recompensa vem de maneiras que a gente nem espera. Finalmente, acredite na ciência.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #602 Online: 09 de Maio de 2021, 18:14:24
Que bom que as coisas acabaram dando certo para você. E, além de um novo emprego, você parece ter tido um grande aprendizado de vida propiciado pela pandemia e por esse momento difícil. A vida é assim. Sucesso e paz no novo caminho.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #603 Online: 09 de Maio de 2021, 19:44:10
@felipemendes
Você foi demitido ainda em 2020?
E o emprego novo veio agora em 2021?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #604 Online: 10 de Maio de 2021, 00:46:13
@felipemendes
Você foi demitido ainda em 2020?
E o emprego novo veio agora em 2021?

Isso mesmo. Demitido em 5/5/2020, contratado novamente em 3/5/2021. Não quis comentar quando fui demitido porque, erradamente, não curtia mostrar minhas derrotas.

Que bom que as coisas acabaram dando certo para você. E, além de um novo emprego, você parece ter tido um grande aprendizado de vida propiciado pela pandemia e por esse momento difícil. A vida é assim. Sucesso e paz no novo caminho.

Bem isso. Obrigado pelas palavras!
« Última modificação: 10 de Maio de 2021, 00:47:45 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #605 Online: 10 de Maio de 2021, 09:32:15
Num dia estamos na nossa zona de conforto, no outro estamos aprendendo norueguês. rsrsrs

Você chegou a ir trabalhar com o cara do encanamento?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #606 Online: 10 de Maio de 2021, 10:20:22
Você chegou a ir trabalhar com o cara do encanamento?

Não. Também um marceneiro chegou a me dizer pra trabalhar com ele, mas nunca chamou com trabalho concreto.

Um dificultador aqui é que todos estes profissionais têm seguro caso eles façam besteira na casa dos outros. Não que muitos façam besteira, mas os clientes normalmente pedem. Por isso eu preferia trabalhar só sob indicação de amigos.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #607 Online: 10 de Maio de 2021, 13:47:55
Essa experiência foi melhor que caso não tivesse perdido o emprego?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #608 Online: 10 de Maio de 2021, 14:11:23
Essa experiência foi melhor que caso não tivesse perdido o emprego?

Difícil dizer. Foi uma experiência, e isso é tudo que posso dizer. Se não tivesse perdido o emprego, não teria podido ficar mais tempo com meus filhos, mas também não teria passado por vários momentos de ansiedade e dúvida pelos quais passei.

Mas posso dizer queum programa de renda mínima seria algo extremamente benéfico pra população mais pobre. Viver sem saber como garantir um mínimo de dignidade pode fazer com que se tome várias decisões questionáveis.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #609 Online: 13 de Maio de 2021, 10:08:36
Alerta de post longo

(...)

Fantástico relato, Felipe!

Sem dúvida compartilho desse seu ponto de vista, de que coisas boas se perdem e outras nascem nesse tempo de crise. Comigo foi bem assim também. Fiquei os "primeiros 90 dias" (a partir de março/20) isolado em casa, e meu casamento de 10 anos que já não tava muito bem das pernas foi por água abaixo de vez... Com isso perdi a casa e os pets.

No entanto, o meu chefe não aguentou a pressão da pandemia (sou fiscal da prefeitura, exatamente na área de comércios) e entregou o cargo... e então eu fui nomeado no lugar dele. Voltei ao trabalho presencial em julho e estou desde então nessa chefia. Além de ter evoluído como dono de casa, pois morando sozinho agora :D
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #610 Online: 13 de Maio de 2021, 11:36:52
Felipe e rahmati, muito legal o relato de vcs

aqui vai uma frase do Rubem Alves, para se pensar um pouco

"Somos assim: sonhamos o voo mas tememos a altura.
Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio.
Porque é só no vazio que o voo acontece.
O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas.
Mas é isso o que tememos: o não ter certezas.
Por isso trocamos o voo por gaiolas.
As gaiolas são o lugar onde as certezas moram."


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #611 Online: 13 de Maio de 2021, 22:18:07
Fantástico relato, Felipe!

Sem dúvida compartilho desse seu ponto de vista, de que coisas boas se perdem e outras nascem nesse tempo de crise. Comigo foi bem assim também. Fiquei os "primeiros 90 dias" (a partir de março/20) isolado em casa, e meu casamento de 10 anos que já não tava muito bem das pernas foi por água abaixo de vez... Com isso perdi a casa e os pets.

No entanto, o meu chefe não aguentou a pressão da pandemia (sou fiscal da prefeitura, exatamente na área de comércios) e entregou o cargo... e então eu fui nomeado no lugar dele. Voltei ao trabalho presencial em julho e estou desde então nessa chefia. Além de ter evoluído como dono de casa, pois morando sozinho agora :D


 :clap: :clap: :clap:
Parabéns pra nós. Importante ver, especialmente na situação em que nos encontramos, o melhor lado das coisas.

Felipe e rahmati, muito legal o relato de vcs

aqui vai uma frase do Rubem Alves, para se pensar um pouco

"Somos assim: sonhamos o voo mas tememos a altura.
Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio.
Porque é só no vazio que o voo acontece.
O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas.
Mas é isso o que tememos: o não ter certezas.
Por isso trocamos o voo por gaiolas.
As gaiolas são o lugar onde as certezas moram."

Excelente!!!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #612 Online: 22 de Maio de 2021, 18:39:29
Saúde Estadão: Efetividade da Coronavac varia de 61,8% a 28% em idosos a partir dos 70 anos, mostra estudo.

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,efetividade-da-coronavac-varia-de-61-8-a-28-em-idosos-a-partir-dos-70-anos-mostra-estudo,70003722558


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #613 Online: 22 de Maio de 2021, 20:43:40
Saúde Estadão: Efetividade da Coronavac varia de 61,8% a 28% em idosos a partir dos 70 anos, mostra estudo.

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,efetividade-da-coronavac-varia-de-61-8-a-28-em-idosos-a-partir-dos-70-anos-mostra-estudo,70003722558

Na matéria fala que os dados sobre eficácia contra hospitalização e mortes ainda estão em análise, e esses são os dados que realmente importam.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #614 Online: 23 de Maio de 2021, 13:33:50
Na matéria fala que os dados sobre eficácia contra hospitalização e mortes ainda estão em análise, e esses são os dados que realmente importam.

Exatamente. Tem que saber interpretar o que foi escrito.

28% a 61% nesse grupo refere-se à proteção total, isto é, ter contato com o virus e não apresentar nenhum sintoma.

Estranho as pessoas ainda não terem entendido isso.
« Última modificação: 23 de Maio de 2021, 13:38:47 por AFShalders »