Autor Tópico: O Que está Acontecendo com a Nikon?  (Lida 26344 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Março de 2020, 16:05:56
A esta altura imagino que vc tenha visto o comparativo com a A7III. Digamos que a D850 tenha imagem melhor. Considerando que "melhor" é subjetivo, "pouco melhor" ou "muito melhor" é igualmente subjetivo. Creio que a qualidade seja equivalente, mas é minha opinião. No pior dos casos, eu diria que são igualmente aceitáveis. Mas:

A A7III tem foco rápido. A D850 tem foco um pouco mais rápido.
A A7III tem foco no olho. A D850, não.
A A7III tem 693 sensores de foco cobrindo 90% do sensor. A D850 tem 153, cobrindo menos da metade.
A A7III tem focus peak e aceita lentes manuais de vários mounts, inclusive com foco automático em lentes manuais, lentes EF e lentes Nikon. A D850, só da Nikon.
A A7III tem histograma no EVF. A D850 tem OVF, sem histograma.
A A7III faz 9.5 fps, a D850 faz 7.

Essas diferenças são mais em usabilidade que em qualidade de imagem. Mas se a QI é aceitável em ambas, a usabilidade fica mais relevante, creio eu; mas acho que cada um sabe de si.

Pois é.
Considerando a qualidade de ambas, e que as diferenças entre elas são um "cabelo de sapo",
não se pode considerar a Nikon como medíocre.
Há preferências que devemos respeitar, mas foi muito forte o termo usado.



Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 26 de Março de 2020, 16:46:22
Pois é.
Considerando a qualidade de ambas, e que as diferenças entre elas são um "cabelo de sapo",
não se pode considerar a Nikon como medíocre.
Há preferências que devemos respeitar, mas foi muito forte o termo usado.

É, eu sei que parece forte. Mas "medíocre" significa mediano, sem destaque. É diferente de ruim.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 26 de Março de 2020, 16:59:02
É, eu sei que parece forte. Mas "medíocre" significa mediano, sem destaque. É diferente de ruim.

Mas a Nikon não é mediana.
Nunca foi.
É como comparar uma Lamborghini e uma Ferrari e chamar uma das duas de medíocre.
Diga que ela esta atrás da Sony nas ML! Aí tudo bem. :D

Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 26 de Março de 2020, 17:42:16
Mas a Nikon não é mediana.
Nunca foi.
É como comparar uma Lamborghini e uma Ferrari e chamar uma das duas de medíocre.
Diga que ela esta atrás da Sony nas ML! Aí tudo bem. :D

Ela está atrás das Sony em ML! E das Fuji e Canon também.  :D

Parece que o mundo está migrando pra ML, então estar atrás em ML, neste momento, não é uma boa.
« Última modificação: 26 de Março de 2020, 17:42:44 por felipemendes »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 26 de Março de 2020, 18:47:41
A Nikon tem que lançar uma Z8/Z9 excelente para tentar dar a volta por cima.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #35 Online: 26 de Março de 2020, 20:48:16
A Nikon tem que lançar uma Z8/Z9 excelente para tentar dar a volta por cima.

Canon e Nikon já estão atrás da Sony em matéria de Mirrorless, porem de 2017 pra cá sinto que a Canon voltou a acordar e estão buscando melhorar soltando todas as tecnologias. Esses dias li que a Canon é a campeã mundial de novas tecnologias e patentes para foto e vídeo.

Por muitos anos eles seguraram essas tecnologias. Agora que a Sony assumiu o segundo lugar que era da Nikon, a Canon começou a reagir e quem ganha somos nós. Não apenas em 2017, de 2014 pra cá a Canon lançou algumas lentes pra APSC, principalmente, muito boas e baratas.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 26 de Março de 2020, 22:20:31

Ela está atrás das Sony em ML! E das Fuji e Canon também.  :D


 :clap: :clap: :D
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #37 Online: 27 de Março de 2020, 06:56:46
A Nikon tem que lançar uma Z8/Z9 excelente para tentar dar a volta por cima.

Tomara, se a Nikon acertasse o marketing da empresa seria excelente. Vi fotos da 58MM 0.95 e capacidade pra fazer coisas boas eles tem de sobra.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #38 Online: 31 de Março de 2020, 18:03:37
A esta altura imagino que vc tenha visto o comparativo com a A7III. Digamos que a D850 tenha imagem melhor. Considerando que "melhor" é subjetivo, "pouco melhor" ou "muito melhor" é igualmente subjetivo. Creio que a qualidade seja equivalente, mas é minha opinião. No pior dos casos, eu diria que são igualmente aceitáveis. Mas:

A A7III tem foco rápido. A D850 tem foco um pouco mais rápido.
A A7III tem foco no olho. A D850, não.
A A7III tem 693 sensores de foco cobrindo 90% do sensor. A D850 tem 153, cobrindo menos da metade.
A A7III tem focus peak e aceita lentes manuais de vários mounts, inclusive com foco automático em lentes manuais, lentes EF e lentes Nikon. A D850, só da Nikon.
A A7III tem histograma no EVF. A D850 tem OVF, sem histograma.
A A7III faz 9.5 fps, a D850 faz 7.

Essas diferenças são mais em usabilidade que em qualidade de imagem. Mas se a QI é aceitável em ambas, a usabilidade fica mais relevante, creio eu; mas acho que cada um sabe de si. Parece que a observação do Cirinho vai nessa direção.
É bem por aí.... toda vez que se comparar uma DSLR com ML, a comparação passa, obrigatoriamente, pelas diferenças de tecnologia e usabilidade.
Eu tinha D610 e fui para Sony A7III. Sem dúvidas, minha produtividade e taxa de acerto/satisfação com as imagens tiradas, em especial no foco, é bem melhor. Antes que vá dizer que minha técnica na DSLR era ruim, posso dizer que eu tinha uma média de 80% de acerto no foco mas sempre fica aquele pelinho de diferença por conta de back ou front focus, focar e reenquadrar ou mesmo usando os pontos de foco periférico. Para meu estilo de fotografia, o que eu consigo com a A7III. É superior. E isso poderia acontecer igual se tivesse uma X-T3 ou EOS R ou mesmo uma Nikon Z.

Portanto, tirando as proporções devidas entre DSLR e ML, a Sony A7IV bate de frente sim com a D850.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #39 Online: 31 de Março de 2020, 18:06:17
Canon e Nikon já estão atrás da Sony em matéria de Mirrorless, porem de 2017 pra cá sinto que a Canon voltou a acordar e estão buscando melhorar soltando todas as tecnologias. Esses dias li que a Canon é a campeã mundial de novas tecnologias e patentes para foto e vídeo.

Por muitos anos eles seguraram essas tecnologias. Agora que a Sony assumiu o segundo lugar que era da Nikon, a Canon começou a reagir e quem ganha somos nós. Não apenas em 2017, de 2014 pra cá a Canon lançou algumas lentes pra APSC, principalmente, muito boas e baratas.
Canon tá chegando muito forte e vai tomar a ponta de vez. Basta eles lançarem lentes budget friendly ou abrir para terceiros como Sony e Tamron que a EOS R irá suplantar a venda das Sony fácil fácil.
Porém, logo logo teremos o contra ataque da Sony. Vamos ver como fica.

O triste é ver a Nikon quieta nesse meio todo.

Mas antes a Nikon "passiva e quieta" do que lançar algum produto bem abaixo da concorrência.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 01 de Abril de 2020, 00:42:27
Tive vários equipamentos Nikon ao longo do tempo e realmente gostava de alguns, mas a empresa nunca foi das mais inovadoras, sempre correu atrás do que os outros fizeram, muito conservadora e sem a menor coragem. Fez boas coisas, mas errou mais do que acertou. Nesse ramo quem não inova ou quem não tem 100% de comprometimento com a excelencia, morre cedo ou tarde.

As inovadoras MESMO, foram a Minolta, com uma eletronica avançadissima, que depoisfoi comprada por outra inovadora, a Konica e depois comprada pela Sony... Agradeçam à Minolta pelo AF e pelo IBIS...

A Olympus foi, e ainda é audaz na miniaturização e na excelência ótica, e a Panasonic é um monstro da eletrônica e do processamento digital de imagem, assim como a Sony.

Outros inovadores foram a Ricoh e a Pentax, mas hoje praticamente estão em ponto morto.

A Canon por sua vez sempre foi tremendamente ousada, ela que inventou vários conceitos de design e ergonomia que todos os outros copiaram. Foi a primeira a ter um sistema IS decente e por aí vai.

A Nikon nunca gostou de assistências técnicas autorizadas, sempre foi um inferno para elas conseguirem peças de reposição. Aí um dia a Nikon simplesmente resolveu parar de fornecer peças para terceiros e pronto. Some a isso uma dezena de recalls sérios em um curtíssimo espaço de tempo e o resutado foi a perda do mercado.

A Nikon perdeu o fôlego. Só mexe o rabo para tentar não morrer, o que é uma pena. Não acho que a Nikon irá durar muito como fabricante de câmeras. A divisão médica e industrial ainda deverá sobreviver por um tempo razoável.

É uma pena, mas não vou sentir saudades se fechar.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 01 de Abril de 2020, 19:32:07
Tive vários equipamentos Nikon ao longo do tempo e realmente gostava de alguns, mas a empresa nunca foi das mais inovadoras, sempre correu atrás do que os outros fizeram, muito conservadora e sem a menor coragem. Fez boas coisas, mas errou mais do que acertou. Nesse ramo quem não inova ou quem não tem 100% de comprometimento com a excelencia, morre cedo ou tarde.

As inovadoras MESMO, foram a Minolta, com uma eletronica avançadissima, que depoisfoi comprada por outra inovadora, a Konica e depois comprada pela Sony... Agradeçam à Minolta pelo AF e pelo IBIS...

A Olympus foi, e ainda é audaz na miniaturização e na excelência ótica, e a Panasonic é um monstro da eletrônica e do processamento digital de imagem, assim como a Sony.

Outros inovadores foram a Ricoh e a Pentax, mas hoje praticamente estão em ponto morto.

A Canon por sua vez sempre foi tremendamente ousada, ela que inventou vários conceitos de design e ergonomia que todos os outros copiaram. Foi a primeira a ter um sistema IS decente e por aí vai.

A Nikon nunca gostou de assistências técnicas autorizadas, sempre foi um inferno para elas conseguirem peças de reposição. Aí um dia a Nikon simplesmente resolveu parar de fornecer peças para terceiros e pronto. Some a isso uma dezena de recalls sérios em um curtíssimo espaço de tempo e o resultado foi a perda do mercado.

A Nikon perdeu o fôlego. Só mexe o rabo para tentar não morrer, o que é uma pena. Não acho que a Nikon irá durar muito como fabricante de câmeras. A divisão médica e industrial ainda deverá sobreviver por um tempo razoável.

É uma pena, mas não vou sentir saudades se fechar.

Não há dúvida que alguns erros cometidos pela Nikon estão surtindo efeitos negativos agora.
Mas não é só isso.
O mercado de câmeras está ruim. Muito ruim.
Até videos em noticiários em rede nacional são feitos por câmera de celular!!
Algo inimaginável há alguns anos.
A coisa está preta para todos. E não vai ficar assim, vai piorar, pois os celulares não param de evoluir a cada lançamento.

Embora a inovação seja um atrativo, os exemplos dados não provam que isso valha tanto, pois algumas dessas marcas foram compradas por outras.
Então não sobreviveram.
A Nikon comete erros que nós meros usuários não cometeríamos!
Algumas economias porcas destroem alguns modelos.
Linha Z com um slot só... D7500 também.
Algumas coisas tolas que atrapalham a venda e deixam os usuários indignados.
A substituição da D300 foi um absurdo. Demorou uma eternidade.
A D700 nunca foi substituída de verdade. A D800 é outro tipo de câmera.
A demora a entrar nas ML foi outro erro gravissimo.
Só um alienado não perceberia para onde o desenvolvimento e inovação estava indo.
Se não tivessem interesse mercadológico em lançar antes, deveriam ter desenvolvido e ficar testando e comparando com a concorrência, para colocar no mercado algo igual aos melhores.
Não ocorreu pelo atraso.

Ainda tenho alguns traços de esperança, caso o mercado não piore muito.
Se isso acontecer vai dar tempo do R&D desenvolver mais as ML de forma a ficar muito próxima à marca líder.
Esse ano está perdido mundialmente em termos de vendas, mercado e crescimento, e com sorte 2021 não será muito afetado.
Só lá saberemos os próximos movimentos no tabuleiro da Nikon e dos concorrentes.


Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #42 Online: 01 de Abril de 2020, 20:41:58
É bem por aí.... toda vez que se comparar uma DSLR com ML, a comparação passa, obrigatoriamente, pelas diferenças de tecnologia e usabilidade.
Eu tinha D610 e fui para Sony A7III. Sem dúvidas, minha produtividade e taxa de acerto/satisfação com as imagens tiradas, em especial no foco, é bem melhor. Antes que vá dizer que minha técnica na DSLR era ruim, posso dizer que eu tinha uma média de 80% de acerto no foco mas sempre fica aquele pelinho de diferença por conta de back ou front focus, focar e reenquadrar ou mesmo usando os pontos de foco periférico. Para meu estilo de fotografia, o que eu consigo com a A7III. É superior. E isso poderia acontecer igual se tivesse uma X-T3 ou EOS R ou mesmo uma Nikon Z.

Portanto, tirando as proporções devidas entre DSLR e ML, a Sony A7IV bate de frente sim com a D850.

Como Fotografo ESPORTES também, e Busco foco e fps como prioridade,A7lll pode ter um custo Benefício Bem Melhor que a D6 e 1Dx.
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #43 Online: 01 de Abril de 2020, 21:14:58
Não há dúvida que alguns erros cometidos pela Nikon estão surtindo efeitos negativos agora.
Mas não é só isso.
O mercado de câmeras está ruim. Muito ruim.
Até videos em noticiários em rede nacional são feitos por câmera de celular!!
Algo inimaginável há alguns anos.
A coisa está preta para todos. E não vai ficar assim, vai piorar, pois os celulares não param de evoluir a cada lançamento.

Pois é, eu vivo dizendo isso.
Em poucos anos a imagem digital vai ultrapassar com primor a qualidade ótica de qualquer lente, e não vai compensar para qualquer fabricante que seja, manter uma produção para poucos romancistas.

E vou repetir o que sempre digo, muito em breve, nos vamos precisar apenas de um gimbal e um telefone.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 01 de Abril de 2020, 22:28:19
Pois é, eu vivo dizendo isso.
Em poucos anos a imagem digital vai ultrapassar com primor a qualidade ótica de qualquer lente, e não vai compensar para qualquer fabricante que seja, manter uma produção para poucos romancistas.

E vou repetir o que sempre digo, muito em breve, nos vamos precisar apenas de um gimbal e um telefone.

#voltaErnesto  :hysterical: