Autor Tópico: O Que está Acontecendo com a Nikon?  (Lida 26379 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 07 de Abril de 2020, 12:57:27
Talvez, volte ao status do passado, antes da popularização das DSLR...

Seria a melhor coisa.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 07 de Abril de 2020, 17:26:26
Vi agora essa notícia, se encaixa no que estão conversando.

Fotógrafa brasileira virou sucesso mundial ao fazer 12 capas da famosa revista Time apenas com um celular

https://iphotochannel.com.br/fotografia-com-celular/fotografa-brasileira-virou-sucesso-mundial-ao-fazer-12-capas-da-famosa-revista-time-apenas-com-um-celular


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 07 de Abril de 2020, 19:46:24

 As câmeras CX tinham reviews muito positivos quanta a usabilidade, mas acabaram lançando sensor pequeno, quando  mercado já estava sendo tomado pelos smartphones. Se tivessem lançado APS-C, certamente teriam uma receptividade maior.

Não cheguei a ver nem testar as CX mas li muita reclamação da qualidade da imagem.
É imperdoável a empresa não "perceber" isso...
Talvez um sensor 4/3 já fosse suficiente para a proposta das CX, que eram compactas.
O fiasco decorreu do preço x qualidade.
E isso aconteceu numa época em que os celulares começavam a melhorar muito a qualidade das fotos, colocando as compactas em posição de perigo.




Ainda acho que as Z6 e Z7 foram muito bem lançadas e depende da Nikon acertar a mão nas segunda rodada. Certamente a Canon sabe ler muito melhor o mercado e lançou lentes para causar mais burburinho nos blogs, e mais acessíveis a uma boa parte dos fotógrafos. Contudo, o rumo do mercado colocará, cada vez mais, câmeras como objeto de profissionais e entusiastas e marcas vão sumir. A Nikon talvez seja uma delas.

Eu também acredito que a próxima geração das Z será bem melhor. Essa "parada" do covid pode dar o tempo que eles precisam para pensar e desenvolver melhor essa geração seguinte.

A Canon tem mais visão de mercado sim. Ela manteve os pés aqui mesmo não sendo um grande mercado.
Isso é ação de quem se preocupa com o cliente.

Está difícil fazer prognósticos  sobre mercado agora.
Estamos no meio de uma transição entre DSLR e ML com os celulares bombando muito a cada geração que chega.
Não consigo antever o que vai acontecer mais à frente.
Penso que o mercado de câmeras vai perder mais usuários para os celulares ainda, e não vão ser poucos.
Algo de interessante deve ser oferecido ao consumidor para que essa evasão não seja tão grande.
Essa é a pergunta que todos os fabricantes estão se fazendo.

Se isso não for resolvido, o volume de fabricação de câmeras como conhecemos hoje vai cair muito e os preços vão subir, o que pode expulsar mais ainda o público...
Daí não vai compensar ter um linha extensa para oferecer muitos modelos, e certamente vão reduzir a quantidade de modelos.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #93 Online: 07 de Abril de 2020, 21:13:56
Vi agora essa notícia, se encaixa no que estão conversando.

Fotógrafa brasileira virou sucesso mundial ao fazer 12 capas da famosa revista Time apenas com um celular

https://iphotochannel.com.br/fotografia-com-celular/fotografa-brasileira-virou-sucesso-mundial-ao-fazer-12-capas-da-famosa-revista-time-apenas-com-um-celular

Quando até a revista Time escolhe fotos de celular pra capa, só posso dizer uma coisa: #voltaErnesto.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 07 de Abril de 2020, 21:58:08
Quando até a revista Time escolhe fotos de celular pra capa, só posso dizer uma coisa: #voltaErnesto.

Parece um caminho sem volta... malditos celulares.  :fight:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 08 de Abril de 2020, 03:22:56
Apple tem dinheiro.
« Última modificação: 08 de Abril de 2020, 03:23:22 por Leonardo Tonin »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #96 Online: 08 de Abril de 2020, 10:48:29
Acho engraçado a fotógrafa falar que usa o celular pq é menor, dá mais liberdade, não é tão intrusivo... mas uma câmera mirrorless com uma fixa 28mm (ou equivalente) não é tão maior assim que o celular. E afinal de contas, pelas fotos deu pra ver que ela usa no mínimo um assistente com um rebatedor / difusor, não faz sentido.

Isso pra mim tem nome: marketing.





Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #97 Online: 08 de Abril de 2020, 10:51:21
Olha que quem desdenha quer comprar...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #98 Online: 08 de Abril de 2020, 11:14:17
Acho engraçado a fotógrafa falar que usa o celular pq é menor, dá mais liberdade, não é tão intrusivo... mas uma câmera mirrorless com uma fixa 28mm (ou equivalente) não é tão maior assim que o celular. E afinal de contas, pelas fotos deu pra ver que ela usa no mínimo um assistente com um rebatedor / difusor, não faz sentido.

Isso pra mim tem nome: marketing.

Acho que tem marketing, sim. Sempre teve.
https://petapixel.com/2017/06/30/truth-shot-iphone-style-ads/


E tem mancadas:
https://www.theverge.com/2012/9/5/3294545/nokias-pureview-ads-are-fraudulent

Mas, por outro lado, é difícil negar que fotografar com um celular é menos intimidador ao fotografado. Também sabemos que uma boa iluminação é grande parte da foto. Se trata de uma fotógrafa profissional usando um celular, não uma pessoa qualquer.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #99 Online: 08 de Abril de 2020, 11:20:05
Acho que tem marketing, sim. Sempre teve.


Mas, por outro lado, é difícil negar que fotografar com um celular é menos intimidador ao fotografado. Também sabemos que uma boa iluminação é grande parte da foto. Se trata de uma fotógrafa profissional usando um celular, não uma pessoa qualquer.

Pode ser menos intimidador sim, mas depende o contexto em que se está fotografando.

No caso acima, não acho que a Oprah, a Hillary Clinton e as outras capas da Time se intimidariam com uma ML + fixa pequena em comparação a um celular. E como disse, a presença de um assistente com um rebatedor de luz gigantesco é fator mais relevante no quesito ser "intimidador" que a diferença de tamanho entre um celular e uma câmera pequena + fixa, independente o sujeito que está sendo fotografado.

Mas veja que estou analisando a situação específica das fotografias da capa da Time e porquê, para mim, é muito mais jogada de marketing que qualquer outra coisa.
Para muitas outras situações o celular é sim muito menos intrusivo, ou passa muito mais desapercebido do que uma câmera.  :ok:
« Última modificação: 08 de Abril de 2020, 11:21:16 por LeandroR »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #100 Online: 08 de Abril de 2020, 13:13:00
para mim, é muito mais jogada de marketing que qualquer outra coisa.

Eu concordei que é jogada de marketing, mas não consigo quantificar "mais que qualquer coisa". Se a qualidade fosse impraticável, não teria marketing que daria jeito.

Em tempo, até onde sei, fotografar em raw no celular ainda é impraticável também. A foto tem que sair bem próxima da imagem final direto do jpg/heif.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 08 de Abril de 2020, 13:22:44
Olha... Se a camera tem lcd articulado, e uma wide, da para fotografar sem a pessoa perceber,
Quanto ao intimidador,  me parece lenda. Coisa de minutos...

Na minha opiniao, acredito que vai mudar muito,  nao que seja ruin ou bom. Acho que vai ser por necessidade.

Nao quero parecer arrogante, até sou moralista em algumas coisas, nao acredito na vida sem muita forca. Nao acho que tenha caminho na area de conhecimento, desenvolvimento, sem peso.

Mas eu acho que é isso ai,  lidar com influencias do mercado, da politica,  eu era mais focado na fotografia.
Hoje nao mais. Nem veja o que escrevo como critica,  apenas percebi agora outras forcas  no meio. Boa discussao para voces. De boa.
« Última modificação: 08 de Abril de 2020, 13:26:59 por Leonardo Tonin »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #102 Online: 08 de Abril de 2020, 14:20:08
Eu concordei que é jogada de marketing, mas não consigo quantificar "mais que qualquer coisa". Se a qualidade fosse impraticável, não teria marketing que daria jeito.

Em tempo, até onde sei, fotografar em raw no celular ainda é impraticável também. A foto tem que sair bem próxima da imagem final direto do jpg/heif.

Verdade, talvez tenha sido muito incisivo no que disse.

O que quis dizer é que neste caso não vejo motivo maior para a utilização do celular na captura das imagens do que o próprio fato de vender a ideia por ter sido feita com um celular. :ok:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #103 Online: 08 de Abril de 2020, 18:00:46
Querem transformar câmera em smartphone, e smartphone em câmera....
Quando tem câmera nova, poucos ligam se ela tem um sensor melhor que a antecessora, só querem conectividade modo selfie para postar logo no Instagram.
Quando lança um novo smartphone uma das primeiras coisas que fazem, é comparar a câmera com os antecessores, poucos ligam para software melhor, e hardware equilibrado com a bateria.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino