As câmeras CX tinham reviews muito positivos quanta a usabilidade, mas acabaram lançando sensor pequeno, quando mercado já estava sendo tomado pelos smartphones. Se tivessem lançado APS-C, certamente teriam uma receptividade maior.
Não cheguei a ver nem testar as CX mas li muita reclamação da qualidade da imagem.
É imperdoável a empresa não "perceber" isso...
Talvez um sensor 4/3 já fosse suficiente para a proposta das CX, que eram compactas.
O fiasco decorreu do preço x qualidade.
E isso aconteceu numa época em que os celulares começavam a melhorar muito a qualidade das fotos, colocando as compactas em posição de perigo.
Ainda acho que as Z6 e Z7 foram muito bem lançadas e depende da Nikon acertar a mão nas segunda rodada. Certamente a Canon sabe ler muito melhor o mercado e lançou lentes para causar mais burburinho nos blogs, e mais acessíveis a uma boa parte dos fotógrafos. Contudo, o rumo do mercado colocará, cada vez mais, câmeras como objeto de profissionais e entusiastas e marcas vão sumir. A Nikon talvez seja uma delas.
Eu também acredito que a próxima geração das Z será bem melhor. Essa "parada" do covid pode dar o tempo que eles precisam para pensar e desenvolver melhor essa geração seguinte.
A Canon tem mais visão de mercado sim. Ela manteve os pés aqui mesmo não sendo um grande mercado.
Isso é ação de quem se preocupa com o cliente.
Está difícil fazer prognósticos sobre mercado agora.
Estamos no meio de uma transição entre DSLR e ML com os celulares bombando muito a cada geração que chega.
Não consigo antever o que vai acontecer mais à frente.
Penso que o mercado de câmeras vai perder mais usuários para os celulares ainda, e não vão ser poucos.
Algo de interessante deve ser oferecido ao consumidor para que essa evasão não seja tão grande.
Essa é a pergunta que todos os fabricantes estão se fazendo.
Se isso não for resolvido, o volume de fabricação de câmeras como conhecemos hoje vai cair muito e os preços vão subir, o que pode expulsar mais ainda o público...
Daí não vai compensar ter um linha extensa para oferecer muitos modelos, e certamente vão reduzir a quantidade de modelos.