Autor Tópico: O Que está Acontecendo com a Nikon?  (Lida 26356 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #150 Online: 27 de Junho de 2020, 13:54:38
Eu ainda quero muito acreditar na Nikon e mudaria de volta se eles satisfazerem os dois pontos que faltam para mim: AF aos níves de CaSony e dual slot.

A Nikon continua unindo o melhor dos dois mundos: performance dos sensores da Sony e a ergonomia e cores iguais ou melhores que Canon.

Vamos ver como serão os lançamentos desse segundo semestre. A Canon virá forte com R5 e R6, Sony está cozinhando o lançamento da A7IV para trazer alguma coisa inovadora. A Nikon não pode ficar para trás de novo.

Tudo o que eu não queria era a Nikon ter o mesmo fim da Olympus.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #151 Online: 27 de Junho de 2020, 14:08:37
Mercado de petróleo se esfarelou com o Barril ficando abaixo dos 30 dólares. O Texas é o Estado que mais sofreu. Eu não consigo e nem quero deixar minha área de Engenharia em Peças Plásticas Moldadas por Injeção mas se pudesse mudaria da área automotiva para Médica/Farmacêutica/Alimentar/Militar. É muito menos volátil Proposta não faltou para mudar a J&J em Ohio e uma aerospacial famosa na região de Washington DC mas ainda não está na hora. Tem uma dívida de honra com a empresa que me trouxe para cá, acabou de conseguir meu Greencard e acabou de me promover para Gerente de Engenharia..

Caramba... quanto off-topic. Vamos voltar ao tópico.

Sabia que você era rico. hehe


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #152 Online: 27 de Junho de 2020, 16:12:26
A Nikon não acompanha a Canon. Não tem gás para inovar, nunca teve nem na época do filme.
Não quero dizer com isso que os equipamentos Nikon sejam ruins ou piores, pelo contrário, são bem equivalentes. Mas nem de longe realmente inovadores. A Nikon é tão conservadora que isso irá acabar com ela um dia.

Alguns equipamentos da Nikon são excepcionais, mas não inovadores. Vide a Nikon F2, a D800 ...
« Última modificação: 27 de Junho de 2020, 16:13:50 por AFShalders »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #153 Online: 27 de Junho de 2020, 16:38:21
A Nikon nao agradou quando tirou os dois slots. A Canon ja nao tinha desde a 6d.

Os valores das lojas oficiais sempre foram altos.

Dizem que a Z6 e Z7 é bem construida. O blog lens rental tem sido muito bom. Aconselho sempre ver o que ha de novo por la.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #154 Online: 28 de Junho de 2020, 09:21:30
A Nikon nao agradou quando tirou os dois slots. A Canon ja nao tinha desde a 6d.

Os valores das lojas oficiais sempre foram altos.

Dizem que a Z6 e Z7 é bem construida. O blog lens rental tem sido muito bom. Aconselho sempre ver o que ha de novo por la.

O maior erro da Nikon foi ter tirado o duplo slot, tinha muita gente acostumada com isso dessa forma D7500 ficou inferior à D7200, sem contar o grip também, acredito que tiveram medo de acontecer como na D700 e D3, praticamente a mesma câmera, mas com grande diferença de preço.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #155 Online: 28 de Junho de 2020, 20:45:28
Dizem que a Z6 e Z7 é bem construida. O blog lens rental tem sido muito bom. Aconselho sempre ver o que ha de novo por la.
É uma delícia de manusear e muito bem construída mesmo. Gostei mais do que a EOS R que é mais pesada e massuda. A Nikon fez um hardware muito bom. Pecou em não ter colocado um segundo slot e não ter o software de foco igual às rivais.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #156 Online: 28 de Junho de 2020, 20:47:14
Sabia que você era rico. hehe
Só se for de espírito e família. De grana nunca fui. Fiz escola pública a vida toda, incluindo a Universidade. Me acompanha lá no meu Instagram que você vai ver minha riqueza... kkk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #157 Online: 29 de Junho de 2020, 02:41:12
O que é legal Thales, é que vc tem uma carreira alem da fotografia.
Eu tb nao vivo de fotografia, o que me incomoda um pouco. Mas fotografia é osse. Nao é algo facil.


Nao ter dois slots foi a maior...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #158 Online: 29 de Junho de 2020, 05:54:35
A Nikon não acompanha a Canon. Não tem gás para inovar, nunca teve nem na época do filme.
Não quero dizer com isso que os equipamentos Nikon sejam ruins ou piores, pelo contrário, são bem equivalentes. Mas nem de longe realmente inovadores. A Nikon é tão conservadora que isso irá acabar com ela um dia.

Alguns equipamentos da Nikon são excepcionais, mas não inovadores. Vide a Nikon F2, a D800 ...

Uma fábrica de equipamentos fotográficos tem um processo muito lento de "falência" ou "desistência" do mercado. Ao contrário de setores muito instáveis como a aviação, onde a cada 2, 3 anos uma cia aérea de grande porte quebra (custos elevados, e uma série de fatores) , no mercado de fotografia, por ser um nicho bem limitado, há demanda de oferta x procura considerável, mesmo agora na época dos celulares.

Por isso , a Nikon pode sim tomar o caminho da Olympus, talvez isso demore alguns 2, 3, 4 anos, mas é passível de acontecer. Note que a Nikon faz ótimas câmeras, ótimas lentes, mas perde na inovação pra Sony (a mais inovadora do mercado ) e pra Canon (conservadora, mas muito boa em lançar novas tecnologias que surpreendem) .

A Canon roubou o primeiro lugar da Nikon nos anos 90 com a propaganda de que agora jornalistas e fotógrafos de esportes e eventos não precisavam mais ficar fazendo foco manual, já que o autofoco era automático. A Nikon quando lançou o digital demorou MUITO tempo PARA passar a fazer lentes com motor de autofoco. O autofoco feito apenas pelo corpo da câmera é notavelmente mais lento do que o foco feito entre lente x câmera.

Outra coisa é que produzir sensor e processador de imagem , feito pela SOny, é óbvio que a Sony iria caprichar , mas usando essas tecnologias a seu favor. Não é a toa que a SOny já tomou o segundo lugar da Nikon. Escrevam ai... pode ser que daqui uns 3 a 5 anos, as gigantes do mercado sejam Sony, Canon e Fuji com as restantes correndo apenas em  nichos bem pequenos como é a Panasonic e Olimpus, e  a Pentax.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #159 Online: 29 de Junho de 2020, 08:57:54
Ai temos cameras com pecas quebradas por dentro. Lentes que nao tem assistencia tecnica..etc.

  A Canon tem otima participacao, mas o gap entre equipamento Pro e semi pro é maior dependendo da escolha. Casamentos sem duvida é maior.  Mas se tem ofertas da loja oficial, tem maior presenca, eu ate entendo. 

No resto o que pegou foram as ofertas de terceiros.

Alta resolucao, peso, as lentes s estao legais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #160 Online: 29 de Junho de 2020, 12:58:34
Uma fábrica de equipamentos fotográficos tem um processo muito lento de "falência" ou "desistência" do mercado. Ao contrário de setores muito instáveis como a aviação, onde a cada 2, 3 anos uma cia aérea de grande porte quebra (custos elevados, e uma série de fatores) , no mercado de fotografia, por ser um nicho bem limitado, há demanda de oferta x procura considerável, mesmo agora na época dos celulares.

Por isso , a Nikon pode sim tomar o caminho da Olympus, talvez isso demore alguns 2, 3, 4 anos, mas é passível de acontecer. Note que a Nikon faz ótimas câmeras, ótimas lentes, mas perde na inovação pra Sony (a mais inovadora do mercado ) e pra Canon (conservadora, mas muito boa em lançar novas tecnologias que surpreendem) .

A Canon roubou o primeiro lugar da Nikon nos anos 90 com a propaganda de que agora jornalistas e fotógrafos de esportes e eventos não precisavam mais ficar fazendo foco manual, já que o autofoco era automático. A Nikon quando lançou o digital demorou MUITO tempo PARA passar a fazer lentes com motor de autofoco. O autofoco feito apenas pelo corpo da câmera é notavelmente mais lento do que o foco feito entre lente x câmera.

Outra coisa é que produzir sensor e processador de imagem , feito pela SOny, é óbvio que a Sony iria caprichar , mas usando essas tecnologias a seu favor. Não é a toa que a SOny já tomou o segundo lugar da Nikon. Escrevam ai... pode ser que daqui uns 3 a 5 anos, as gigantes do mercado sejam Sony, Canon e Fuji com as restantes correndo apenas em  nichos bem pequenos como é a Panasonic e Olimpus, e  a Pentax.

A Nikon só não faliu ainda por causa da divisão médica e industrial. Se dependesse das câmeras já teria ido pro buraco.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #161 Online: 30 de Junho de 2020, 09:24:39
A Nikon só não faliu ainda por causa da divisão médica e industrial. Se dependesse das câmeras já teria ido pro buraco.
Ano passado quando fui para duas plantas européias da empresa que trabalho, pude ver o tão famoso CT Scanner da Nikon. O bicho é bonito e caro. Custa meio milhão de Euros. É ali que a Nikon faz dinheiro.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #162 Online: 30 de Junho de 2020, 09:26:07
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #163 Online: 30 de Junho de 2020, 09:55:42
A Fuji também está na área médica e outras tantas...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #164 Online: 30 de Junho de 2020, 11:25:32
A Fuji também está na área médica e outras tantas...
Parece que fotografia é mais um "hobby" para eles e um lugar para gerar mais patentes do que dinheiro. Fazendo uma análise não tão justa, é a mesma coisa que montadoras que gastam tubos de dinheiro na Fórmula 1 não para ter lucro lá mas para poder deixar a marca exposta e gerar patentes e inovações.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales