Autor Tópico: Edição de JPG no Lightroom  (Lida 1551 vezes)

Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 24 de Março de 2020, 12:12:41
A maioria das vezes eu fotografo em raw e tenho usado LR na versão 5.7. Ocorre que tenho uma grande quantidade de arquivos anteriores, em jpg e gostaria de começar a edita-los no LR. Fiz alguns testes e gostei dos resultados. Duas considerações:

1 - sabendo-se que os arquivos jpg já foram compactados anteriormente, a tolerância para ajustes é bem menor do que em imagens raw, portanto a edição deve ser bem "suave"
2 - embora o LR identifique a camera pelo exif do arquivo, não creio que faça correções de lente como ocorre nos arquivos raw.

Alguém aqui tem editado arquivos jpg no LR com frequencia? ?Alguma sugestão para quem pretende começar a editar muitos arquivos jpg?
Claudio_2009


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2020, 13:27:31
Claudio, não sou um dos mais habilidosos no LR, mas mesmo assim vou dar os meus pitacos :D

1 - Alguns profissionais transformas a imagem jpg para TIFF 16 bits e a partir dai fazem a edição, menos mal
2- O problema não foi o arquivo compactado e sim a formação de pixels, ou seja vai ser um tratamento destrutivo no LR, mas se for em TIFF a possibilidade de dar meleca é menor
3- Já peguei coisa muito ruim, mas ruim pra caramba e sai melhor pós LR, logo dá pra fazer
4- Correção de lente? Perfil de cor já foi, não dá pra aplicar o retante que uso é distorção pelo tamanho da lente e aberração


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2020, 17:45:20
Minha única dica é guardar os originais, mesmo em jpg. Além de poder voltar atrás se fizer caca, sempre se pode esperar melhores algoritmos de tratamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2020, 18:05:22
Raramente edito um jpg, porem a ideia de conversão apresentada pelo Spositom acima é boa!!!  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2020, 16:45:28
Pessoal, agradeço as respostas! Obrigado!
Claudio_2009


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2020, 05:47:28
Experiência de quem já usou bastante; dá pra fazer bastante coisa legal com JPG no Lightroom. Pondero aqui primeiro o que NÃO DÁ pra fazer:

1. Se sua foto ficou com erro de exposição MUITO indesejável (por exemplo ficou +2 ou -2 stops de luz do que você considera ideal): nesse caso será grande a perda de informação entre as áreas claras e escuras da imagem. Mais até +1 Ev ou -1EV é tranquilo de se trabalhar. Pega por exemplo, uma foto que o flash estourou demais. No Jpg é impossível recuperar; no RAW é possível. POr isso certifique-se de fazer bem a fotometria direto da câmera.

2. Balanço de Branco: eu sempre uso balanço de branco personalizado tirando uma foto de algo branco, assim sempre tenho um bom balanço de branco.

3- Perfil de Correção e Remoção de Aberração cromática: este aqui é em Raw mesmo, JPG é praticamente impossível aplicar tais parâmetros.


No mais TODOS OS OUTROS NÍVEIS E POSSIBILIDADES DE EDIÇÃO estão disponíveis. Quando voce gera um JPG de um JPG anterior há perda de informação. POr isso recomendo guardar o JPG original como backup.

Boa diversão!


padilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2020, 01:04:44
Minha única dica é guardar os originais, mesmo em jpg. Além de poder voltar atrás se fizer caca, sempre se pode esperar melhores algoritmos de tratamento.

Basicamente diria a mesma coisa. E o que o amigo aqui em cima falou também: um terço de luz, 5 pontos de balanço de branco, etc. é bem sussa. Mas exageros: no way.