Autor Tópico: Tripé/soluções pra fotos 90graus  (Lida 2294 vezes)

padilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Online: 29 de Março de 2020, 01:18:26
Boa noite amigos(as)!

Tenho começado a tirar bastante foto flat lay, aquelas 90 graus, do ponto de observador, por cima do quadro da comida, sabem? Essas que estão tão na moda.
Mas isso tem dificultado bastante porque:

1- O mais importante, não tenho um solução/tripé seguro pra fazê-lo
e 2- (e não importante por enquanto e nem pra esse tópico) preciso pagar um plug-in pra ver a minha fuji xt20 em tempo real no lightroom (e em dólares)

Sabem de algum tripé com preço legal pra fazer isso? não sei como procurar

Obrigado desde já :)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 29 de Março de 2020, 01:54:39
Sobre o tripé, uma solução barata que eu recomendo é uma estante girafa de bateria:


Tenha certeza de que a rosca é 1/4". Infelizmente não existe estante com rosca 3/8", que seria pra colocar a cabeça de tripé.

Sobre ver em tempo real, eu prefiro ver direto no monitor, plugando a câmera no HDMI.


padilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2020, 22:37:22
Sobre o tripé, uma solução barata que eu recomendo é uma estante girafa de bateria:


Tenha certeza de que a rosca é 1/4". Infelizmente não existe estante com rosca 3/8", que seria pra colocar a cabeça de tripé.

Sobre ver em tempo real, eu prefiro ver direto no monitor, plugando a câmera no HDMI.

Primeiro, obrigado por responder  :ok: :D

Entendi, mas não entendi porque nunca vi sobre  :ponder:
Você diz algo assim?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775357887-estante-girafa-prato-bateria-contra-peso-pro-series-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=b1758531-4241-4a7d-8eb9-2d917359c38e

Se eu perguntar sobre a rosca nessa medida, isso é inteligível pro vendedor? Há algum encaixe pra conectar nessa rosca, a cabeça do tripé? tipo algo entre a rosca e o tripé? confusei, sorry

E sobre o HDMI. Só de conectar esse mini HDMI na câmera e conectar no meu note, ele detecta?


padilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2020, 22:58:01
Só passando pra lembrar que é foto e não vídeo :)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2020, 23:38:38
Primeiro, obrigado por responder  :ok: :D

Entendi, mas não entendi porque nunca vi sobre  :ponder:
Você diz algo assim?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775357887-estante-girafa-prato-bateria-contra-peso-pro-series-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=b1758531-4241-4a7d-8eb9-2d917359c38e

Se eu perguntar sobre a rosca nessa medida, isso é inteligível pro vendedor? Há algum encaixe pra conectar nessa rosca, a cabeça do tripé? tipo algo entre a rosca e o tripé? confusei, sorry

E sobre o HDMI. Só de conectar esse mini HDMI na câmera e conectar no meu note, ele detecta?

Por partes:
1. Sim, seria algo assim.
2. É uma pergunta interessante. Eu sei porque, além de baterista, sou mecânico e consigo saber qual é aquela rosca só de olhar. Mas creio que seja fácil de responder, sim.
3. Se for 1/4", um adaptador desse aqui resolve: https://promaster.com/Product/2731. Note que tem de vários tipos e fabricantes, inclusive de equipamento fotográfico. Mas se for 5/16", a adaptação fica bem mais difícil. Logo, tenha certeza que a estante é 1/4"!
4. Sobre o HDMI, tem que ligar a um monitor ou TV, não ao notebook. Não vai funcionar no notebook.


padilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2020, 17:40:05
Esqueci de comentar, Felipe!

Primeiro, valeu a ajuda aí.

Solução final: vi alguns c stand mas são muuito além do preço que tava pretendendo gastar (porque já tô gastando com outras mil coisas e agora a situação já é pior, logo de cara né). Acabei comprando um tripé com cabeça pra girafa e o braço e o um adaptador desses que você mandou. Comprei um outra cabeça pra colocar no final do braço também.

Deu tudo certo... se não fosse pelo tripé MUITO vagabundo que veio. Estrutura todinha de plástico. Juro que não fica nem um speedlite com softbox ali.

Enfim, já acionei o ML pra devolução e vou pegar outro tripé WT 806 que tinha pegado pra luz e uma cabeça e braço a parte.

Ainda não sei do que colocar no contrapeso, mas de resto, deu muito certo, caso alguém também tivesse alguma dúvida.

Da cabeça pra colocar junto com a câmera, acabei comprando esse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-993228813-cabeca-de-bola-beike-q02-tripe-monope-manfroto-benro-8kg-_JM

Parece que pausaram o anúncio, mas é muito eficiente. Pesadinho e com estrutura em metal. Bem bacana e firme.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2020, 11:18:23
Eu sei que existem soluções próprias pro seu problema. E, nas horas de folga, sou baterista, então tenho estantes girafa à disposição em casa. Mas dito isso, tenho alguns motivos pra preferir a estante sobre o tripé:
1. É mais barato;
2. É mais forte, porque todas as juntas são com "estrelas", que quando são apertadas, não escapam por nada. O negócio é usado pra pratos de bateria, que pesam até 3-4 kg e ainda sofrem golpes das baquetas;
3. Pelo formato, o pé pode facilmente entrar embaixo de uma mesa, e a câmera pode ser posicionada bem pra dentro da mesa. No caso do tripé fotográfico, o formato afasta a câmera da mesa.

Mas nem tudo são vantagens:
1. por causa das juntas com "estrelas", o posicionamento não é refinado. Pode ser que pra colocar a câmera perpendicular à mesa você precise calçar uma das pernas da estante.
2. Com estante 1/4, você pode colocar a câmera direto na estante. Mas pra qualquer outro caso (estante 5/16"), vc precisa de adaptadores.

Esse é um setup meu antigo, pra vc ter uma ideia. Na foto, com uma Nikon D90, grip e lente Sigma 30mm f/1.4:

Tripé horizontal de pobre
by Felipe Mendes, no Flickr


padilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2020, 11:49:58
Eu sei que existem soluções próprias pro seu problema. E, nas horas de folga, sou baterista, então tenho estantes girafa à disposição em casa. Mas dito isso, tenho alguns motivos pra preferir a estante sobre o tripé:
1. É mais barato;
2. É mais forte, porque todas as juntas são com "estrelas", que quando são apertadas, não escapam por nada. O negócio é usado pra pratos de bateria, que pesam até 3-4 kg e ainda sofrem golpes das baquetas;
3. Pelo formato, o pé pode facilmente entrar embaixo de uma mesa, e a câmera pode ser posicionada bem pra dentro da mesa. No caso do tripé fotográfico, o formato afasta a câmera da mesa.

Mas nem tudo são vantagens:
1. por causa das juntas com "estrelas", o posicionamento não é refinado. Pode ser que pra colocar a câmera perpendicular à mesa você precise calçar uma das pernas da estante.
2. Com estante 1/4, você pode colocar a câmera direto na estante. Mas pra qualquer outro caso (estante 5/16"), vc precisa de adaptadores.

Esse é um setup meu antigo, pra vc ter uma ideia. Na foto, com uma Nikon D90, grip e lente Sigma 30mm f/1.4:

Tripé horizontal de pobre
by Felipe Mendes, no Flickr

Verdade. E afastando o tripé fotográfico da mesa, você coloca o braço da girafa mais distante do tripé e colocando mais peso no braço, né. Mas bem bacana..

Mas não tenho sua expertise pra olhar e criticar. Tipo, achar razoável ou não a estante pra segura uma 6d com uma 100mm macro (um belo de um peso) constantemente.

Sabe me dizer?

Olhei esse aqui e vi que tem contra peso (tem um mais barato, mas a estrutura parece um pouco pior e sem contra peso)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775357887-estante-girafa-prato-bateria-contra-peso-pro-series-_JM?quantity=1#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-v2p-pdp-v2&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=fa4f29f8-9c01-4e3b-a62a-44843016350a


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2020, 12:33:43
Eu sei que existem soluções próprias pro seu problema. E, nas horas de folga, sou baterista, então tenho estantes girafa à disposição em casa. Mas dito isso, tenho alguns motivos pra preferir a estante sobre o tripé:
1. É mais barato;
2. É mais forte, porque todas as juntas são com "estrelas", que quando são apertadas, não escapam por nada. O negócio é usado pra pratos de bateria, que pesam até 3-4 kg e ainda sofrem golpes das baquetas;
3. Pelo formato, o pé pode facilmente entrar embaixo de uma mesa, e a câmera pode ser posicionada bem pra dentro da mesa. No caso do tripé fotográfico, o formato afasta a câmera da mesa.

Mas nem tudo são vantagens:
1. por causa das juntas com "estrelas", o posicionamento não é refinado. Pode ser que pra colocar a câmera perpendicular à mesa você precise calçar uma das pernas da estante.
2. Com estante 1/4, você pode colocar a câmera direto na estante. Mas pra qualquer outro caso (estante 5/16"), vc precisa de adaptadores.

Esse é um setup meu antigo, pra vc ter uma ideia. Na foto, com uma Nikon D90, grip e lente Sigma 30mm f/1.4:

Tripé horizontal de pobre
by Felipe Mendes, no Flickr
Cê tbm é batarista Fellipe....  :hysterical: :hysterical: :hysterical: por aquele tripé ali sua bateria está podre...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: para de gastar tanto em bicicleta e compra uma nova...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2020, 09:51:08
 :ok:
Cê tbm é batarista Fellipe....  :hysterical: :hysterical: :hysterical: por aquele tripé ali sua bateria está podre...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: para de gastar tanto em bicicleta e compra uma nova...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Dei esse kit pra um sobrinho muitos anos atrás! Essa foto deve ter uns 8 anos.

Agora tenho um kit RMV, que tá encostado no armário, e uma eletrônica Alesis, que é a que eu uso, quando uso!

Mas pra manter no tópico, as ferragens mais fuleiras são as que melhor servem pra fotografar, por causa da ponta 1/4". As ferragens melhores até onde sei usam 5/16".


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2020, 10:01:56
Verdade. E afastando o tripé fotográfico da mesa, você coloca o braço da girafa mais distante do tripé e colocando mais peso no braço, né. Mas bem bacana..

Mas não tenho sua expertise pra olhar e criticar. Tipo, achar razoável ou não a estante pra segura uma 6d com uma 100mm macro (um belo de um peso) constantemente.

Sabe me dizer?

Olhei esse aqui e vi que tem contra peso (tem um mais barato, mas a estrutura parece um pouco pior e sem contra peso)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775357887-estante-girafa-prato-bateria-contra-peso-pro-series-_JM?quantity=1#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-v2p-pdp-v2&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=fa4f29f8-9c01-4e3b-a62a-44843016350a

Me pareceu razoável, sim. As precauções que você tem que tomar são com respeito ao equilíbrio do conjunto. Ou vc capricha no contrapeso ou usa uma estante cujas pernas abram bastante. Melhor se for os dois.

Quanto ao peso, meu conjunto pesava cerca de 1.2 kg (Nikon D90+Sigma 30mm f/1.4+grip). Seu conjunto (Canon 6d+100mm macro) pesa pouco menos de 1.4 kg. Em compensanção, um prato Zildjian 22" pesa mais de 3 kg...