Autor Tópico: Tamron 70-180 vs Sony 70-200  (Lida 2494 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 30 de Março de 2020, 09:56:33
E saiu um primeiro review em alemão sobre a Tamron vs Sony. Em resumo a Tamron tem tudo para ter vendas astronômicas por conta do custo x benefício imbatível. Acho que tirando fotojornalismo ou algo que realmente exija uma construção muito superior, não tem o porque não ir de Tamron.

https://www.sonyalpharumors.com/first-review-of-the-new-tamron-70-180mm-f-2-8-fe-lens-price-around-1-200-euros/
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2020, 10:45:15
Ando sumido, eu sei... mas a correria com a nova posição no trabalho e toda essa correria por conta do Covid19 aqui na empresa andou tomando meu tempo.

Até agora só assisti dois vídeos sobre a Tamron mas ao que tudo indica, a Tamron fez um golaço. Entrega praticamente o mesmo resultado que a Sony (às vezes até mais em alguns aspectos) mas custa menos da metade, pesa menos, mais prática e os 20 mm e ausência de OS não fazem diferença.


Acho que hoje o grande trunfo da Sony é justamente ter as lentes Sigma e Tamron que trazem o custo total do sistema bem menor que Canon e Nikon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2020, 22:07:55
Ando sumido, eu sei... mas a correria com a nova posição no trabalho e toda essa correria por conta do Covid19 aqui na empresa andou tomando meu tempo.

Até agora só assisti dois vídeos sobre a Tamron mas ao que tudo indica, a Tamron fez um golaço. Entrega praticamente o mesmo resultado que a Sony (às vezes até mais em alguns aspectos) mas custa menos da metade, pesa menos, mais prática e os 20 mm e ausência de OS não fazem diferença.


Acho que hoje o grande trunfo da Sony é justamente ter as lentes Sigma e Tamron que trazem o custo total do sistema bem menor que Canon e Nikon.

Tales vi o vídeo e uma coisa que sempre gostei nas lentes da Tamron, até nas mais antigas que nem tinham tanta qualidade quanto esse incrível pulo de performance que eles deram de 2014 pra cá, são as cores sempre bem saturadas e contrastadas. Dá pra notar que a Sony tem cores com menos contraste.

Sobre o autofoco a precisão da Tamron é praticamente igual da Sony, com uma velocidade levemente mais rápida pra Sony.

As lentes de terceiros como Tamron e Sigma são agora uma maravilha no mundo mirrorless: o foco é praticamente instantâneo, cravado e sem os problemas de front e back focus das câmeras DLSR, além de entregar uma ótica de ponta, tem um preço bem mais baixo. Estou louco agora pra ver a Tamron e Sigma entrarem com força nos sistemas Rf e Z, será ótimo ter lentes mais baratas que tem praticamente o mesmo desempenho das lentes top de Canon, Sony e Nikon por um preço bem mais acessível.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2020, 13:47:07
Bem interessante mesmo ! Eu gosto bastante da Tamrom e Tokina (essa última pela construção robusta). Já tive um monte de lentes tele e a 70-200 da Canon para mim ganha disparado na durabilidade. Tenho uma que já passou por muita coisa e continua firme e forte. Não sei se uma com uma construção mais fraca teria aguentado. Para quem não abusa da lente acho uma ótima opção mas o quanto ela aguenta só vamos saber daqui a pegou menos uns 5 anos
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2020, 19:07:31
Bem interessante mesmo ! Eu gosto bastante da Tamrom e Tokina (essa última pela construção robusta). Já tive um monte de lentes tele e a 70-200 da Canon para mim ganha disparado na durabilidade. Tenho uma que já passou por muita coisa e continua firme e forte. Não sei se uma com uma construção mais fraca teria aguentado. Para quem não abusa da lente acho uma ótima opção mas o quanto ela aguenta só vamos saber daqui a pegou menos uns 5 anos

No geral as lentes da série L são melhores em durabilidade até que as Nikor top de linha. As lentes mais baratas da Canon não são boas no sentido construção. Mas claro tudo depende do seu uso. Veja no vlog do Zack, ele já foi em neve ficou debaixo da cachoeira com a 24-105 F4L e até hoje a lente está intacta. A Tamron parece seguir o caminho da Canon, pelo menos a 24-70 G2 2.8 que testei tinha uma construção do mesmo nível. A questão durabilidade depende de vários fatores, mas é inegável que a construção parece ser muito boa.

Só a Zeiss que está num nível superior em tudo: ótica, construção, mas também os preços não se comparam rs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2020, 12:59:22
Acabei até soltando um vídeo falando sobre a importância das Third Parties para a Sony. A não ser que você seja fotojornalista ou coisa do tipo e, realmente precisa de um nível de durabilidade de lentes L, não faz muito sentido gastar quase 3 vezes mais para ter praticamente o mesmo conjunto.

Com 3,000 dólares você compra a Tamron Trinity e, só uma das lentes da Sony, custa 2,400.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2020, 14:04:53
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2020, 17:17:18
https://petapixel.com/2020/07/14/lens-battle-tamron-70-180mm-f-2-8-vs-canon-ef-70-200mm-f-2-8l-is-ii/

Espero que a tamron venha com essa linha para o mount RF;
Se a Sigma e Tamron tiverem acesso ao design dos Mounts RF e Z, tenho certeza que será um grande negócio para todo mundo. Hoje o ponto de maior vantagem da Sony sobre a Canon não é o sistema de foco e nem os dois cartões mas sim a possibilidade de ter lentes que custam quase metade das originais e entregando praticamente a mesma qualidade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2020, 04:25:56
Se a Sigma e Tamron tiverem acesso ao design dos Mounts RF e Z, tenho certeza que será um grande negócio para todo mundo. Hoje o ponto de maior vantagem da Sony sobre a Canon não é o sistema de foco e nem os dois cartões mas sim a possibilidade de ter lentes que custam quase metade das originais e entregando praticamente a mesma qualidade.

Não só isso , o fato do autofoco feito no sensor pelas Mirrorless ter melhorado consideravelmente nos últimos anos, tornou a fabricação e venda de lentes de terceiros muito benéfica para os usuários, visto que os problemas de precisão de foco que acontecia nas DSLR não acontecem mais.

Pode ver que câmeras mirrorless não tem problemas de front e back focus com lentes de terceiros. A diferença de velocidade de autofoco também é bem menor do que nas DSLR. Percebam que a Tamron foca quase que na mesma velocidade da Sony. Me parece que é muito mais fácil fazer engenharia reversa para motores de foco em mirrorless do que em DSLR.

Eu usei por um tempo uma 100MM da Youngnuo na SL2 que tenho e quando usava o Live View por dual auto pixel o foco era praticamente igual de uma lente original da Canon. O foco feito no sensor é muito melhor que uma DSLR e viabiliza o investimento em lentes genéricas que são mais baratas e entregam os mesmos resultados, as vezes até melhores. Sacanagem comparar isso com a Sony porque muitas vezes as lentes da Sony são feitas pela Zeiss, é covardia comparar Zeiss com outros rsrsrs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2020, 08:54:45
É por aí mesmo.... Eu não tenho qualquer problema de falta de precisão de foco ou velocidade de foco quando eu uso a Tamron. Quando eu erro o foco é por meu erro e não por problema no equipamento.

Até esse problema de disparidade de performance de foco nas lentes as ML corrigiram.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2020, 08:55:12
https://petapixel.com/2020/07/14/lens-battle-tamron-70-180mm-f-2-8-vs-canon-ef-70-200mm-f-2-8l-is-ii/

Espero que a tamron venha com essa linha para o mount RF;
Quando estava com a Sony olhei inúmeros vídeos da Canon 70-200 2.8 adaptada e em todos o foco era uma... me fez desistir de tentar adaptar. Em vídeos então era inutilizável.
E nesse teste utilizam justamente a lente da Canon adaptada em vez da Sony 70-200  :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2020, 09:18:37
Quando estava com a Sony olhei inúmeros vídeos da Canon 70-200 2.8 adaptada e em todos o foco era uma... me fez desistir de tentar adaptar. Em vídeos então era inutilizável.
E nesse teste utilizam justamente a lente da Canon adaptada em vez da Sony 70-200  :ponder:

O fotógrafo usou o que ele tinha e fez um artigo, não foi um comparativo de site, por assim dizer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Julho de 2020, 09:42:17
O fotógrafo usou o que ele tinha e fez um artigo, não foi um comparativo de site, por assim dizer.
Ah tá rsrs
Depois dou uma olhada.

Eu acho mais complicado a Sony que é sócia da Tamrom querer fabricar essas lentes para RF e Z mount.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2020, 16:08:46
Ah tá rsrs
Depois dou uma olhada.

Eu acho mais complicado a Sony que é sócia da Tamrom querer fabricar essas lentes para RF e Z mount.
Uma pena mas ainda teria a Sigma.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2020, 16:24:49
Uma pena mas ainda teria a Sigma.
Realmente, lentes boas e baratas assim é difícil. A Sigma poderia fazer a festa sem a tamrom, ein?
Li uma parte desse comparativo e deu pra ver que a bixinha é boa. Ano passado vi da sua 28-75 contra a 24-70 GM e também se saiu super bem.

Tem a Samyang com sua 85mm 1.4 para RF.