Autor Tópico: ISO-Auto nos diferentes fabricantes.  (Lida 6135 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 07 de Abril de 2020, 16:33:49
Realmente é isso mesmo, mas ter que entrar no menu acaba com a praticidade...

Então. Quem precisa fazer esse ajuste com rapidez, tá lascado, hahaha.
A 80d pode ter o botão SET personalizado, de acordo com o desejo do operador.
Eu costumo deixar o SET para balanço de branco, porque fotografo muito freela em JPG. Se não me engano, tem a opção de deixar a compensação!  :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #31 Online: 07 de Abril de 2020, 16:34:57
Santa quarentena!  :D :D :D

Eu NUNCA tinha colocado ISO em automático, hahaha.

Hoje vi o tópico, fiquei curioso. Procurei a compensação de exposição no menu da câmera, na EOS 80d funcionou.

004 by Mike Castro, no Flickr

001 by Mike Castro, no Flickr

002 by Mike Castro, no Flickr

003 by Mike Castro, no Flickr

Mike, certeza que estava em modo M?
A t3i aqui faz exatamente isso que você postou, mas em movo Av ou Tv, ou em Modo M  apenas no AEB que faz 3 exposições diferentes na sequencia, mas isso é outra função.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 07 de Abril de 2020, 18:15:18
Mike, certeza que estava em modo M?
A t3i aqui faz exatamente isso que você postou, mas em movo Av ou Tv, ou em Modo M  apenas no AEB que faz 3 exposições diferentes na sequencia, mas isso é outra função.

Eu não sei que bruxaria eu fiz, mas estava em M sim, amigo.

aaaa by Mike Castro, no Flickr


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 07 de Abril de 2020, 18:26:00
Bom saber vou tentar depois na 70D..


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #34 Online: 07 de Abril de 2020, 19:11:23
Bom saber vou tentar depois na 70D..

Posta ai pra gente ver, fiquei curioso.


Zepa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 07 de Abril de 2020, 19:32:52
No modo Manual, apenas 80D e 90D fazem. 70D e 6D clássica só fazem nos demais modos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 07 de Abril de 2020, 21:18:17
No modo Manual, apenas 80D e 90D fazem. 70D e 6D clássica só fazem nos demais modos.

Cara, que estranho. Eu esperava mais consistência entre os modelos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 07 de Abril de 2020, 21:31:55
Cara, que estranho. Eu esperava mais consistência entre os modelos.

Está consistente, as 2 são mais novas que a 6D.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #38 Online: 08 de Abril de 2020, 18:18:14
Mias uma gente...

Em modos de prioridade e ISO auto, na Nikon, é possível configurar uma velocidade minima e um ISO preferencial, o sistema vai trabalhar a velocidade apenas, e se caso atingir o minimo ele trabalha o ISO.

Na prática seria mais menos assim.

Você configura um valor de ISO máximo para 1600 em auto, e deixa o ISO preferencial em 400, e deixa a velocidade minima para 1/30, em todo tempo em que a velocidade variar acima de 1/30 o ISO se mantem em 400, quando a luz exigir menos de 1/30 ai então o ISO Auto entra em cena para manter a velocidade minima determinada, e ISO começa a piscar no visor indicando que saiu do valor preferencial, e se caso o ISO vá ao máximo e ainda sim a velocidade tenha que cair pra menos de 1/30 (seja em A ou manual em S), o indicador de velocidade e o fotômetro piscam juntos no visor te alertando estarem a baixo minimo. E o mesmo funciona no inverso, só que o limite de velocidade é o máximo do obturador.

Na T3i não tem isso, e a seleção entre ISO e velocidade nos modos de prioridade me pareceu divida, altera um pouco de cada parâmetro.

E ai galera, vamos aproveitar a quarentena e checar isso nos diversos modelos?   :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 08 de Abril de 2020, 19:48:41
Me parece ser a função safe shift das canons.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 08 de Abril de 2020, 20:06:17
Mias uma gente...

Em modos de prioridade e ISO auto, na Nikon, é possível configurar uma velocidade minima e um ISO preferencial, o sistema vai trabalhar a velocidade apenas, e se caso atingir o minimo ele trabalha o ISO.

Na prática seria mais menos assim.

Você configura um valor de ISO máximo para 1600 em auto, e deixa o ISO preferencial em 400, e deixa a velocidade minima para 1/30, em todo tempo em que a velocidade variar acima de 1/30 o ISO se mantem em 400, quando a luz exigir menos de 1/30 ai então o ISO Auto entra em cena para manter a velocidade minima determinada, e ISO começa a piscar no visor indicando que saiu do valor preferencial, e se caso o ISO vá ao máximo e ainda sim a velocidade tenha que cair pra menos de 1/30 (seja em A ou manual em S), o indicador de velocidade e o fotômetro piscam juntos no visor te alertando estarem a baixo minimo. E o mesmo funciona no inverso, só que o limite de velocidade é o máximo do obturador.

Na T3i não tem isso, e a seleção entre ISO e velocidade nos modos de prioridade me pareceu divida, altera um pouco de cada parâmetro.

E ai galera, vamos aproveitar a quarentena e checar isso nos diversos modelos?   :D

Sim, as Fujis tem isso e funcionam exatamente assim. A minha Sony você define como quer que se comporte o ISO auto conforme disse antes, tem o ISO LOW e o ISO HIGH.

Prefiro a opção da Fuji.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 08 de Abril de 2020, 23:24:51
Depois disso fiquei preso na Nikon novamente, acostumei tanto que seria péssimo perder um recurso tão simples, mas é extremamente útil para vida selvagem.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 08 de Abril de 2020, 23:33:35
Aqui um vídeo muito bem explicado sobre isso, o recurso é explicado mais no final do vídeo.
Para mim esse cara é o melhor para explicar, vídeo muito bem feito, e um dos poucos youtubers que realmente sabem fotografar vida selvagem.

https://youtu.be/mFLxYMLsv8I


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #43 Online: 09 de Abril de 2020, 00:53:07
Sim, as Fujis tem isso e funcionam exatamente assim. A minha Sony você define como quer que se comporte o ISO auto conforme disse antes, tem o ISO LOW e o ISO HIGH.

Prefiro a opção da Fuji.

Confirmado. Com o detalhe que o ISO preferencial ao qual o Dellano se refere é o ISO mínimo da faixa.

Mas, se permitem  colocar mais uma dúvida na fogueira, não havia uma história de ISO preferencial? Tipo, em câmeras com ISO base 200, os ISO com melhor desempenho seriam 200 e múltiplos? Porque a câmera fica bem feliz em selecionar, por exemplo, ISO 560.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #44 Online: 09 de Abril de 2020, 08:34:29
Confirmado. Com o detalhe que o ISO preferencial ao qual o Dellano se refere é o ISO mínimo da faixa.

Na Nikon não é o minimo da faixa, é o ISO setado em modo manual, ele fica como preferencial.

Mas, se permitem  colocar mais uma dúvida na fogueira, não havia uma história de ISO preferencial? Tipo, em câmeras com ISO base 200, os ISO com melhor desempenho seriam 200 e múltiplos? Porque a câmera fica bem feliz em selecionar, por exemplo, ISO 560.

Na verdade ai não se trata de um ISO preferencial, são ISO's fracionados, que segundo a WEB, são resultados de interpolações dos ISO's inteiros. Mas acho que mesmo sendo interpolados pelo processador não faz diferença na qualidade, e até mesmo a T3i que não tem opção de ISO fracionado em manual, no ISO auto ela apresenta isso. Eu acho que deve ser para dar um "ajuste fino" na fotometria.