Autor Tópico: ISO-Auto nos diferentes fabricantes.  (Lida 6133 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 09 de Abril de 2020, 10:40:34
Na Nikon não é o minimo da faixa, é o ISO setado em modo manual, ele fica como preferencial.

Na verdade ai não se trata de um ISO preferencial, são ISO's fracionados, que segundo a WEB, são resultados de interpolações dos ISO's inteiros. Mas acho que mesmo sendo interpolados pelo processador não faz diferença na qualidade, e até mesmo a T3i que não tem opção de ISO fracionado em manual, no ISO auto ela apresenta isso. Eu acho que deve ser para dar um "ajuste fino" na fotometria.

Atualmente não existe mais esse conceito de "interpolação" do ISO, interpolar seria preencher artificialmente algo que não existe, no entanto nas câmeras digitais o que existe é uma relação de sinal-ruído. Eu diria que seria algo como o dial de um rádio que você vai ajustando a gosto, quanto mais refino nesse ajuste, melhor.

Acredito que as fabricantes "capem" esse ajuste fino nas câmeras mais baratas de forma proposital para forçar o cliente a comprar o modelo mais avançado e somente por isso.

As Fujis não tem essa distinção independente de preço das câmeras.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #46 Online: 09 de Abril de 2020, 12:44:08
Na Nikon não é o minimo da faixa, é o ISO setado em modo manual, ele fica como preferencial.

Interessante. Acho que nem tem como fazer isso nas Fuji. O ISO auto está "abaixo" de ISO 200, então o último ISO usado antes de entrar no Auto vai ser sempre 200, a não ser que o L100 esteja habilitado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 09 de Abril de 2020, 12:56:06
Confirmado. Com o detalhe que o ISO preferencial ao qual o Dellano se refere é o ISO mínimo da faixa.

Mas, se permitem  colocar mais uma dúvida na fogueira, não havia uma história de ISO preferencial? Tipo, em câmeras com ISO base 200, os ISO com melhor desempenho seriam 200 e múltiplos? Porque a câmera fica bem feliz em selecionar, por exemplo, ISO 560.

Vou falar pela canon.
O iso base, 100 e seus múltiplos, não são os melhores.

O melhores são os múltiplos de 160 porque na verdade é iso 200 puxado pra baixo, ou seja, um ETTR.

Do mesmo jeito os múltiplos de 125 são os piores porque são iso 100 puxado pra cima, ETTL
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 09 de Abril de 2020, 13:41:22
Vou falar pela canon.
O iso base, 100 e seus múltiplos, não são os melhores.

O melhores são os múltiplos de 160 porque na verdade é iso 200 puxado pra baixo, ou seja, um ETTR.

Do mesmo jeito os múltiplos de 125 são os piores porque são iso 100 puxado pra cima, ETTL

Não vejo diferença na D750, mas nesse caso de 100 para 125 tenho mania de deixar em 100 ou 200 de uma vez..


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 09 de Abril de 2020, 13:44:33
Uma outra curiosidade, por não é comum ter ISO menor que 64? Por exemplo ISO 5, seria interessante já evita ter que usar filtro dependendo a situação..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #50 Online: 09 de Abril de 2020, 15:48:30
Uma outra curiosidade, por não é comum ter ISO menor que 64? Por exemplo ISO 5, seria interessante já evita ter que usar filtro dependendo a situação..

Custo benefício, um sensor iso 32 custaria o dobro do preço de um iso 64 pelo o que pesquisei.
Se quiser se aprofundar a palavra chave é fwc, full well capacity.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 09 de Abril de 2020, 19:08:01
Finalmente o tapatalk voltou a funcionar, mais tarde posto alguns vídeos demonstrativos.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 09 de Abril de 2020, 19:09:46
Interessante. Acho que nem tem como fazer isso nas Fuji. O ISO auto está "abaixo" de ISO 200, então o último ISO usado antes de entrar no Auto vai ser sempre 200, a não ser que o L100 esteja habilitado.
O ISO é definido por faixas de ISO AUTO, temos 3 pra escolha, portanto é só usar uma das faixas.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 09 de Abril de 2020, 21:44:36
Custo benefício, um sensor iso 32 custaria o dobro do preço de um iso 64 pelo o que pesquisei.
Se quiser se aprofundar a palavra chave é fwc, full well capacity.

Obrigado, vou ler um pouco :assobi:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #54 Online: 09 de Abril de 2020, 22:51:31
O ISO é definido por faixas de ISO AUTO, temos 3 pra escolha, portanto é só usar uma das faixas.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Na Nikon, vc tem a seleção manual de ISO, e depois você entra no modo ISO auto. Na Fuji, pra entrar no ISO auto, tem que passar pelo ISO mais baixo. Quanto a informação que você passou, é assim mesmo. Mas não existe um ISO preferencial na Fuji.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 09 de Abril de 2020, 23:05:59
Na Fuji ao colocar em A o seletor de ISO você pode selecionar qualquer ISO que queira ou se entender que vai usar o AUTO, escolhe a faixa desejada para atuar. Além disso, se mesmo assim for insuficiente, pode usar a compensação de exposição na hora.

https://youtu.be/iXN7DudaNg0

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 09 de Abril de 2020, 23:09:50
Na Nikon, vc tem a seleção manual de ISO, e depois você entra no modo ISO auto. Na Fuji, pra entrar no ISO auto, tem que passar pelo ISO mais baixo. Quanto a informação que você passou, é assim mesmo. Mas não existe um ISO preferencial na Fuji.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk
Existe sim, veja meu vídeo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #57 Online: 10 de Abril de 2020, 09:05:31
Existe sim, veja meu vídeo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

No vídeo não mostra o ISO preferencial, mostra a faixa de ISO auto em que a câmera oscila de acordo com a luz.

Veja, na Nikon se eu deixar o ISO auto na faixa de 100 a 3200, voltar para o Modo manual de ISO e colocar em 800, ISO800 será meu ponto de partida, e não ISO100, ele só vai sair de 800 quando a câmera atingir 1/30 ou a velocidade máxima.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 10 de Abril de 2020, 09:25:13
No vídeo não mostra o ISO preferencial, mostra a faixa de ISO auto em que a câmera oscila de acordo com a luz.

Veja, na Nikon se eu deixar o ISO auto na faixa de 100 a 3200, voltar para o Modo manual de ISO e colocar em 800, ISO800 será meu ponto de partida, e não ISO100, ele só vai sair de 800 quando a câmera atingir 1/30 ou a velocidade máxima.
Não seria o DEFAULT ISO?


Desculpe a foto mal feita e cheia de marca de dedo...

Sent from my SM-N975F using Tapatalk
« Última modificação: 10 de Abril de 2020, 09:25:44 por cfcsosa »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #59 Online: 10 de Abril de 2020, 09:46:27
Não seria o DEFAULT ISO?


Desculpe a foto mal feita e cheia de marca de dedo...

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

No vídeo, quando você seta o default, você pronuncia "minimo".
deixa eu ver se eu entendi, setando 1600 no default e 12800 no máximo, ele ainda sim pode descer até 100? Se for isso ta certo!