Autor Tópico: ISO-Auto nos diferentes fabricantes.  (Lida 6132 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 06 de Abril de 2020, 16:26:25
Ola pessoal.

A algum tempo tenho usado o ISO auto mas minhas câmeras (D610 e D7200), e acho muito útil esse recurso para situações onde ha muita variação de luz, defino o ISO máximo para não extrapolar e quando necessário faço a compensação de exposição.

Acontece que tenho uma T3i aqui, fui mexer no ISO-Auto dela e descobri que não é possível compensar a exposição, só se pode deixar no padrão da câmera, é isso praticamente inutiliza as vantagens dessa função.
Pensei então que isso seria por a T3i ser uma câmera de entrada, procurei então nos manuais da 6D e 5D3, e me parece que essa "capada"não é restrita aos modelos de entrada da Canon.

Procurei também essa informação na Sony e Fuji, mas não achei manuais em PT.

A galera que usa essas marcas sabem me informar se tem a opção de compensar a exposição em ISO Automático?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2020, 16:52:09
Nunca usei iso automático. Quando passei por situações de extrema variação usei Av ou Tv ... Mas faz muito tempo. Depois testo aqui e falo se é possível, mas não tem lógica travar a compensação de exposição nesse caso... Deveria ser possível
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2020, 17:57:49
Não entendi o que você quer compensar.

Na Canon eu uso auto iso com os modos Av e TV e funciona a compensação normal desses modos.

Você queria colocar no manual e compensar o auto iso pra +-?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2020, 18:13:47
Você queria colocar no manual e compensar o auto iso pra +-?

Exato, na Nikon isso é possível, é como se você alterasse o valor de referencia do fotometro. Você compensa a exposição e um novo valor é fixado em 0 no fotometro, e o ISO-auto vai oscilar de acordo com com esse novo valor 0.

Inclusive da pra fazer isso mesmo o ISO estando em manual, ai você altera apenas a referencia da escala.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2020, 19:28:42
Se eu entendi bem você quer estabelecer um ISO max e min e operar em modos semi auto?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2020, 19:40:07
Na Fuji você pode definir 3 faixas de ISO MAX E MIN e alternar entre elas.

Quando você está nessa posição ISO A, você pode usar a compensação de exposição e ele vai aumentar ou diminuir o ISO se você estiver com velocidade fixa.

Se você estiver em ISO A e velocidade A, ele irá manter o ISO no maior valor possível para sustentar a maior velocidade possível.

Se você quer usar uma faixa menor de ISO, utiliza uma das 3 faixas automáticas pré-configuradas ou vai pro ISO manual, que tá na mão, em cima da câmera.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2020, 21:03:51
Te entendo perfeitamente, uso muito isso é útil pois acaba tornando mais rápido para alterar o ISO, apesar de estar automático também é manual  :D
Na Canon 70D também não tem, procurei no manual e em todos os menus e não encontrei uma forma de utilizar do mesmo modo que a Nikon, apesar de ter opção de compensação mas ela funciona como se fosse um bracketing da Nikon  :ponder:
Isso acaba deixando o modo auto ISO meio unutizavel já que não dá para fazer "ajuste fino" conforme o tipo da luz.



Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2020, 21:06:28
Esqueci de comentar esse ISO auto é usado no modo M, dessa forma velocidade e abertura é manual


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2020, 21:09:17
Se eu entendi bem você quer estabelecer um ISO max e min e operar em modos semi auto?

Não.

Esqueçamos os limites de ISO
Imagine que você esta em modo M e ISO auto, e vai fotografar uma montanha de neve, como você está em ISO auto, não adianta alterar velocidade ou abertura, pois a exposição se mantem 0 pois o ISO corrigirá as alterações e a neve sairá cinza, pois a muita predominância do branco e fotometro vai errar, você precisa tirar o ISO auto e deixar 1 ou 2 pontos a direita no fotometro.

Na Nikon não precisa, pois a compensação de exposição atua no valor de referencia da fotometria mesmo em modo manual e ISO manual, é como se você pudesse recalibrar o fotometro para alem ou aquém do cinza 18% Enquanto a Canon só permite isso em AV ou TV, e mesmo assim sem alterar o padrão de referencia do fotometro.

E desconfio que só a Nikon oferece essa opção.


« Última modificação: 06 de Abril de 2020, 21:12:49 por Roberto Dellano »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2020, 21:11:59
Te entendo perfeitamente, uso muito isso é útil pois acaba tornando mais rápido para alterar o ISO, apesar de estar automático também é manual  :D
Na Canon 70D também não tem, procurei no manual e em todos os menus e não encontrei uma forma de utilizar do mesmo modo que a Nikon, apesar de ter opção de compensação mas ela funciona como se fosse um bracketing da Nikon  :ponder:
Isso acaba deixando o modo auto ISO meio unutizavel já que não dá para fazer "ajuste fino" conforme o tipo da luz.

Exato Gabriel.

A minha duvida agora é: E as outras fabricantes? Será que oferecem esse recurso?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2020, 22:02:19
Exato Gabriel.

A minha duvida agora é: E as outras fabricantes? Será que oferecem esse recurso?

Se está em modo M a Fuji faz também.

A Sony tem um negócio legal, ela permite no ISO AUTO selecionar o comportamento do ISO, se vai priorizar ISO ALTO ou BAIXO.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2020, 22:55:05
Se está em modo M a Fuji faz também.

Eu não encontrei isso no manual da Xt3, e nem da A7R3, eu acho que nenhuma faz.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2020, 22:55:23
Não.

Esqueçamos os limites de ISO
Imagine que você esta em modo M e ISO auto, e vai fotografar uma montanha de neve, como você está em ISO auto, não adianta alterar velocidade ou abertura, pois a exposição se mantem 0 pois o ISO corrigirá as alterações e a neve sairá cinza, pois a muita predominância do branco e fotometro vai errar, você precisa tirar o ISO auto e deixar 1 ou 2 pontos a direita no fotometro.

Na Nikon não precisa, pois a compensação de exposição atua no valor de referencia da fotometria mesmo em modo manual e ISO manual, é como se você pudesse recalibrar o fotometro para alem ou aquém do cinza 18% Enquanto a Canon só permite isso em AV ou TV, e mesmo assim sem alterar o padrão de referencia do fotometro.

E desconfio que só a Nikon oferece essa opção.




Nem na 6d Mark 1 que já trabalhei tinha essa função. Porém como geralmente só uso o modo AV (Modo de abertura) isso nunca me atrapalhou em nada, já que geralmente trabalho com a compensação de exposição em +1 e fotometria matricial, o que faz ter 99% de acertos com a fotometria, salvo se tem muitas partes escuras, compenso pra -1. Uma coisa que me lembro na Nikon D90 era que você podia selecionar um ISO máximo no automático, um recurso que sinto falta nas câmeras da Canon.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2020, 23:01:14
Acabei de testar aqui na Fuji: setei ISO auto, velocidade auto e abertura fixa. Tanto a velocidade quanto abertura variam de acordo com condições de luz (claro) e compensação. Depois fixei abertura e velocidade, e deixei ISO auto. Ao variar a compensação, só o ISO variou. Isso, de novo, pras mesmas condições de luz. Era isso?

Obs.: Testei tanto na X-H1 quanto na X-E2.
« Última modificação: 06 de Abril de 2020, 23:03:49 por felipemendes »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2020, 23:19:06
Se entendi o que você quer é só girar o dial de compensação de exposição que as Fuji tem em cima e pronto. Sempre que tenho algum parâmetro em auto eu uso a compensação pra chegar no resultado que eu quero sem muito esforço.

No caso da XE2 é bem útil já que pra mudar o ISO manualmente tem que apertar fn. Deixando em auto eu uso o dial de compensação pra expor como se fosse “manual” e evito ter que ficar apertando botão