Autor Tópico: Fotografar Quadros com vidro  (Lida 1561 vezes)

Pati Duart

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
Online: 05 de Fevereiro de 2020, 17:57:27
Boa noite a todos! Preciso fotografar quadros - gravuras - já emoldurados em vidro!  :shock: Alguém conhece alguma técnica? As fotos vão ser usadas num livro..preciso de máxima nitidez! Agradeço desde já!

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 18:17:05
Boa noite a todos! Preciso fotografar quadros - gravuras - já emoldurados em vidro!  :shock: Alguém conhece alguma técnica? As fotos vão ser usadas num livro..preciso de máxima nitidez! Agradeço desde já!
Compre um bom filtro polarizador, mas acredito que vai precisar iluminar o ambiente para anular os reflexos também.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

peridapituba

• Conhecendo
  • *
Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 18:22:33
O elemento vidro já vai atrapalhar e vc não vai ter nitidez máxima nesta circunstância.
Outro fator complicador  é o reflexo que, teoricamente, pode ser eliminado com iluminação na direção certa e um polarizador.
É uma missão complicada a sua,  para não dizer impossível.
Resta saber o que se aceita como nitidez mínima para o seu caso, que é o uso em livro, porque na minha  opinião sua expectativa  de nitidez para este caso deve ser a mínima aceitável ao invés da máxima pretendida.

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2020, 18:24:17 por peridapituba »

bjorn

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 18:47:32
... porque na minha  opinião sua expectativa  de nitidez para este caso deve ser a mínima aceitável ao invés da máxima pretendida...

Falou TUDO
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !

bjorn

• Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 18:50:57

Se os quadros puderem ser movidos , e dependendo do tamanho dos mesmos , os reflexos poderão ser bem diminuídos com uma inclinação em cada quadro , alem do filtro polarizador e de uma iluminação muito bem balanceada ... mas com perda de nitidez sim

bjorn

• Colaborador(a)
Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 18:53:41

Quanto à iluminação , peça umas dicas ara o Leo ( leonobox ) aqui do forum , ele tem uma tecnica excepcional de iluminação e poderá te dar muitas dicas  ....

spositom

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 19:44:48
Estou finalizando (até que enfim) o atelier de pintura da esposa e vai ter um canto para fotos. Luz a 45° e como trabalho com quadros e iremos fotografar, com vidro tudo rebatido, nenhuma luz direta.

Vc já viu o quadro? Observe o vidro

Se vc tiver um pouco de sorte o quadro é com anti reflexo, agora se vc tiver muuuuuita sorte pode ser vidro padrão museológico anti reflexo que tem uma qualidade "ignorante" comparada a esta meleca que utilizamos nos quadros comuns.

Agora me lembrei,  já utilizei em produção o famoso pano preto. Leve em consideração o uso de bandeiras.

Já tentei o pola e não funcionou, mas pode ser capacidade limitada do "fotógrafo".

Um favorzinho  :D . Se tiver uma solução satisfatória, compartilhe por favor :ok:

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 20:55:39
Pati um filtro polarizador resolveria o problemas, mas ele pode não eliminar todos os reflexos. Vou  te dizer porque já fiz um job para um cliente - fotos da tela de um Cristo pintado pelo próprio cliente, muito bonito.

Porém... o cliente que é meu amigo, não queria tirar a moldura de vidro, sobre o risco de danificar o papel de pintura, muito sensível. Ele me perguntou como fazer as fotos sem o reflexo e não tinha filtros polarizadores que, por incrível que pareça, nem sempre eliminam totalmente os reflexos.

O que você vai precisar:

-> Tripé;

-> Uma sala escura;

-> Uma lente que tenha boa qualidade. Uma fixa vai te proporcionar melhores resultados. Na foto em questão usei a 50MM 1.8 da Canon.

Com a sala ou quarto iluminado, leve o quadro até uma altura em que você possa enquadrar ele na câmera. Monte o tripé, regule a posição da câmera e do quadro para ter o enquadramento perfeito.

Ligue a câmera. Coloque a câmera no modo Live View. Pelo Live View, ligue o foco manual e vá ajustando o foco até ele ficar preciso, ou seja, o quadro ficar totalmente em foco.

Agora coloque a câmera no Modo Manual e uso o modo de Longa Exposição: ISO 100, Abertura a mais fechada possível (F16-22-36 dependendo da lente) e tempo de exposição 30 segundos. Tenha um disparador remoto ou programe a câmera para só disparar depois de 2 ou 10 segundos - isso pra evitar tremidos na hora do disparo.

Apague as luzes e faça o disparo. Em longas exposições e com o quarto escuro, o reflexo do vidro será eliminado pois dois motivos:

1. Não existe luz para ser refletida nos vidros;

2. A longa exposição começará a captar a luz sem os reflexos, através da técnica de longa exposição.

Note que o quarto precisa estar totalmente escuro ou quase. Qualquer grande entrada de luz pode gerar reflexos no vidro dos quadros.

Veja o resultado final do job para o cliente aqui:

https://drive.google.com/file/d/13f4YOEU7sv7gR5jpdTIXuetJHtby4g3W/view?usp=sharing
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2020, 21:11:31 por cheferson »

Lucas M. Dias

• Colaborador(a)
    • Site
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 22:50:47
Duas fontes de luz grandes a 45°, uma de cada lado, e um polarizador.

bjp77

• Membro Ativo
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2020, 20:27:35
Acho que Cheferson matou a charada.
Eu utilizaria toalhas pretas em volta pra eliminar os reflexos. Vou utilizar a técnica de Cheferson pra fotografar as fotos antigas que estão nos álbuns por cobertas por películas.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2020, 21:15:43
Acho que Cheferson matou a charada.
Eu utilizaria toalhas pretas em volta pra eliminar os reflexos. Vou utilizar a técnica de Cheferson pra fotografar as fotos antigas que estão nos álbuns por cobertas por películas.

x2
"You can fool all the people some of the time and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time." - Abraham Lincoln