Autor Tópico: Software EOS Utility vs Sensor  (Lida 2811 vezes)

Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Online: 12 de Abril de 2020, 13:38:01
Boa tarde para todos.

Minha dúvida é a seguinte.  Tenho uma Canon T3i.  Ao abrir o software EOS Utility e ligar o live view pelo software, ele me abre no PC a imagem que a câmera está focalizando. Ao fazer a captura dessa tela (no PC) e usar como se fosse uma webcam eu danifico o sensor? 
Minha dúvida é se "gasta" o sensor como seu eu estivesse filmando com a câmera?

Não sei se fui claro que no quis dizer.

Agradeço desde já a atenção de quem puder ajudar.

Atenciosamente Rodrigo Lemos


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2020, 13:49:17
Boa tarde para todos.

Minha dúvida é a seguinte.  Tenho uma Canon T3i.  Ao abrir o software EOS Utility e ligar o live view pelo software, ele me abre no PC a imagem que a câmera está focalizando. Ao fazer a captura dessa tela (no PC) e usar como se fosse uma webcam eu danifico o sensor? 
Minha dúvida é se "gasta" o sensor como seu eu estivesse filmando com a câmera?

Não sei se fui claro que no quis dizer.

Agradeço desde já a atenção de quem puder ajudar.

Atenciosamente Rodrigo Lemos
Não gasta não. Ninguém conseguiu mostrar até agora que o sensor se danifique por isso.
Mas como tu usaria como webcam?
Esse software não permite isso.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2020, 13:55:36
Não gasta não. Ninguém conseguiu mostrar até agora que o sensor se danifique por isso.
Mas como tu usaria como webcam?
Esse software não permite isso.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.

Nando, muito obrigado pela sua atenção.

Eu faço livestream e uso o OBS Studio como ferramenta para a transmissão.
Esse software me permite selecionar livremente uma área em qualquer um dos monitores que esteja usando, então basta selecionar o software da Canon exatamente
na área de liveview.  A imagem fica absurda de boa mas minha dúvida é se dura pouco o sensor por causa disso.
Com relação a bateria eu estou comprando aquela alimentação contínua.

Eu aqui pensando fiquei no seguinte dilema.  De fato a câmera não está gravando nada (como se tivesse filmando) mas fico na dúvida se o sensor está trabalhando
como se tivesse gravando por causa do liveview.

Agradeço demais sua opinião.

Atenciosamente Rodrigo Lemos


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2020, 01:17:17
Eu aqui pensando fiquei no seguinte dilema.  De fato a câmera não está gravando nada (como se tivesse filmando) mas fico na dúvida se o sensor está trabalhando
como se tivesse gravando por causa do liveview.

Sim, o sensor está trabalhando, e sim, como o Nando falou, não tem problema nisso. Inclusive há gravadores externos que usam somente o sinal HDMI (eu sei que não é seu caso, mas o princípio é o mesmo) que sai da câmera pra gravar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2020, 04:02:24
Eu nao usaria.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2020, 09:39:18
Já pensou em super aquecimento ? e interromper a transmissão na hora que não pode ?
Fotógrafo e birdwatching


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2020, 09:47:39
Já pensou em super aquecimento ? e interromper a transmissão na hora que não pode ?
Bora discorrer melhor essas afirmações gente. Tudo que li e todos os testes que vi até agora mostram que isso NÃO DANIFICA o sensor.
Caso contrário nem existiriam as câmeras ML.
O tempo limite de gravação não está relacionado a isso.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2020, 10:37:06
Bora discorrer melhor essas afirmações gente. Tudo que li e todos os testes que vi até agora mostram que isso NÃO DANIFICA o sensor.
Caso contrário nem existiriam as câmeras ML.
O tempo limite de gravação não está relacionado a isso.

Lembrando que em astrofoto é comum o sensor ficar ligado direto por horas, com poucos segundos desligado entre exposições de vários minutos. E uma das câmeras queridinhas do pessoal da astrofoto é justamente a T3i.

E lembrando também que a limitação das câmeras a 30 minutos de filmagem é somente pra não enquadrar câmeras fotográficas como filmadoras na classificação alfandegária da União Européia.


Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2020, 13:19:23
Já pensou em super aquecimento ? e interromper a transmissão na hora que não pode ?

As pessoas que usam dessa forma não relatam superaquecimento.  Se a possível interrupção for por causa de aquecimento então estaria descartado.

Grato por seu relato.


Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2020, 13:19:53
Eu nao usaria.

Por algum motivo específico?

Grato


Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #10 Online: 14 de Abril de 2020, 13:22:00
Lembrando que em astrofoto é comum o sensor ficar ligado direto por horas, com poucos segundos desligado entre exposições de vários minutos. E uma das câmeras queridinhas do pessoal da astrofoto é justamente a T3i.

E lembrando também que a limitação das câmeras a 30 minutos de filmagem é somente pra não enquadrar câmeras fotográficas como filmadoras na classificação alfandegária da União Européia.

A câmera vai desligar depois de 30 minutos dessa forma que estou falando ou apenas quando ela efetivamente estiver gravando ?
Só com o live view ela desliga em 30 minutos também?

Grato pela sua ajuda.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Abril de 2020, 13:51:43
Oi gente, eu tive uma por anos, e usava especificamente para filmar mesmo, e filmei bastante com essa câmera.

Olha só ela esquenta sim, e tem um sistema de proteção que desliga a câmera qd atinge uma certa temperatura. Dependendo da temperatura ambiente onde vc estiver gravando, ela vai desligar mais rápido ou menos rápido, mas é certo que em algum momento ela vai desligar. Um ambiente com temp de 35° ou 40º ela nem ghega a gravar os 30 minutos, vai deslar antes disso. Agora um ambiente gelado com ar condicionado 20º ela grava por mais tempo tranquilamente (até o limite de tempo).

Não desgasta o sensor não, justamente o sistema de proteção dela, impede que ela derreta. Filmei dezenas de horas acumuladas, e não percebi problema nenhum no sensor.

Acontece que qd ela esquenta e desliga, ai é difícil de esfriar, ela demora muito pra esfriar. Ja cheguei a colocar um ventilador perto dela para ajudar, mas não resolve muita coisa não. Vai acontecer de vc religar a câmera, ela grava mais um pouco e desliga novamente. Vai ficar assim, esquenta, desliga, vc espera um pouco e religa, ela grava mais um pouquinho e desliga novamente, e fica neste loop.

Internamente ela não foi projetada para filmar e gravar por muito tempo, é um sistema apertado e sem refrigeração. Qd vc grava, além do sensor, tem os outros componentes que geram calor, tudo isso junto esquenta a câmera (não é só o sensor).

A câmera vai desligar depois de 30 minutos dessa forma que estou falando ou apenas quando ela efetivamente estiver gravando ?
Sua pergunta é difícil de responder, pq eu sempre usei ela gravando mesmo. Mas vou falar o que eu imagino aqui, achismo:
Imagino que ficando somente com o sensor ligado ela esquente menos. Provavelmente vendo somente a imagem do sensor pelo live view ela vai esquentar menos do que se tivesse ao mesmo tempo gravando e salvando o arquivo no cartão SD.

Só com o live view ela desliga em 30 minutos também?
Eu acho que ela vai desligar tbm, mas isso é achismo, ok??? Porem pra responder é fácil, pega a câmera liga e faz o teste ai... e não esqueça de comentar o resultado com a gente, estamos curiosos pra saber.  :ok:
« Última modificação: 14 de Abril de 2020, 13:52:28 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #12 Online: 14 de Abril de 2020, 20:19:34
Oi gente, eu tive uma por anos, e usava especificamente para filmar mesmo, e filmei bastante com essa câmera.

Olha só ela esquenta sim, e tem um sistema de proteção que desliga a câmera qd atinge uma certa temperatura. Dependendo da temperatura ambiente onde vc estiver gravando, ela vai desligar mais rápido ou menos rápido, mas é certo que em algum momento ela vai desligar. Um ambiente com temp de 35° ou 40º ela nem ghega a gravar os 30 minutos, vai deslar antes disso. Agora um ambiente gelado com ar condicionado 20º ela grava por mais tempo tranquilamente (até o limite de tempo).

Não desgasta o sensor não, justamente o sistema de proteção dela, impede que ela derreta. Filmei dezenas de horas acumuladas, e não percebi problema nenhum no sensor.

Acontece que qd ela esquenta e desliga, ai é difícil de esfriar, ela demora muito pra esfriar. Ja cheguei a colocar um ventilador perto dela para ajudar, mas não resolve muita coisa não. Vai acontecer de vc religar a câmera, ela grava mais um pouco e desliga novamente. Vai ficar assim, esquenta, desliga, vc espera um pouco e religa, ela grava mais um pouquinho e desliga novamente, e fica neste loop.

Internamente ela não foi projetada para filmar e gravar por muito tempo, é um sistema apertado e sem refrigeração. Qd vc grava, além do sensor, tem os outros componentes que geram calor, tudo isso junto esquenta a câmera (não é só o sensor).
Sua pergunta é difícil de responder, pq eu sempre usei ela gravando mesmo. Mas vou falar o que eu imagino aqui, achismo:
Imagino que ficando somente com o sensor ligado ela esquente menos. Provavelmente vendo somente a imagem do sensor pelo live view ela vai esquentar menos do que se tivesse ao mesmo tempo gravando e salvando o arquivo no cartão SD.
Eu acho que ela vai desligar tbm, mas isso é achismo, ok??? Porem pra responder é fácil, pega a câmera liga e faz o teste ai... e não esqueça de comentar o resultado com a gente, estamos curiosos pra saber.  :ok:


Linday,

MUITO obrigado por compartilhar sua experiência. Eu comprei aquela bateria contínua (ligada na tomada).  Deve chegar só daqui 1 semana.  Assim que chegar
eu vou colocar o liveview ligado e deixar aqui por 1 hora por exemplo e ver se ela desliga ou não.

Com certeza retorno aqui para dizer as minhas experiências. 

Atenciosamente Rodrigo Lemos


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2020, 09:51:54
Com o isolamento, minha esposa tem dado aulas online.
Usamos a 6DMKII + EOS Utility + OBS pra isso.
Ela ficou ligada por mais de 30 minutos tranquilamente. Não esquenta nadica.
Mas cada equipamento é diferente.
A princípio, o LV ligado SEM GRAVAR, poderia ficar mais tempo ligado.


Stealth

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2020, 10:26:06
Bom dia pessoal,

Voltei aqui para deixar o feedback para quem pediu. 

Primeiramente: aqui no meu caso a câmera se mantém em baixíssima temperatura e constante.  Parece ser mesmo só a temperatura de uma câmera ligada, nada mais.
Segundo: ela fica indefinidamente ligada (sobre a questão dos 30 minutos). 
Resumindo: fiz já lives de mais de 5 horas sem ela desligar e nem esquentar.

Agradeço demais a todos que me ajudaram ou deixaram sua opinião.

Atenciosamente Rodrigo Lemos