Autor Tópico: Pentax - lentes M-42  (Lida 1654 vezes)

Deltanove

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 24 de Janeiro de 2007, 15:53:58
Fala pessoal!

É o seguinte, tô vendo p/ comprar umas lentes super - takumar usadas para utilizar na minha K100D. O problema é que elas só serão compatíves se utilizar um adaptador, pois o encaixe é M-42, das lentes mais antigas (a K100D é baioneta).
Com esse adaptador, a lente vai funcionar inteiramente manual (já que a lente não tem a posição "A" no seletor de abertura)? Nem o aviso de foco que a máquina emite vai funcionar? Haverá alguma perda de pontos na exposição por causa do adaptador?
E aproveitando, se alguém tiver experiência com elas, essas lentes super-takumar são realmente boas como falam? Tava pensando em uma 50 mm F1.4 ou uma 28mm F3,5.
Acho que esta o M.Oreste poderá responder, pq eu vi em outro tópico que ele tem algumas lentes M-42.

Abraço!!  :photo:
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2007, 15:55:47 por Deltanove »
Ricardo Panizza
    Jundiaí-Sp    
       D9


frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2007, 19:07:20
Citar
Fala pessoal!

É o seguinte, tô vendo p/ comprar umas lentes super - takumar usadas para utilizar na minha K100D. O problema é que elas só serão compatíves se utilizar um adaptador, pois o encaixe é M-42, das lentes mais antigas (a K100D é baioneta).
Com esse adaptador, a lente vai funcionar inteiramente manual (já que a lente não tem a posição "A" no seletor de abertura)? Nem o aviso de foco que a máquina emite vai funcionar? Haverá alguma perda de pontos na exposição por causa do adaptador?
E aproveitando, se alguém tiver experiência com elas, essas lentes super-takumar são realmente boas como falam? Tava pensando em uma 50 mm F1.4 ou uma 28mm F3,5.
Acho que esta o M.Oreste poderá responder, pq eu vi em outro tópico que ele tem algumas lentes M-42.

Abraço!!  :photo:
Com esse adaptador a lente funciona completamente manual, mas existe opção nos custom settings para permitir o sinal de foco neste tipo de lente (é alguma coisa "S lens" ou algo parecido).

Não há perda de pontos de iluminação nem de foco. E pelo menos a 1.4 é muito boa.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2007, 19:47:34
Cara, só tem que cuidar as lentes velhas. Estou com duas Pentax F1.4 para baioneta K que estão "em reforma".

A primeira, comprei com a minha Pentax MX (Mercado Livre) e tinha uma aparência impecável. Olhando contra a luz, não se via nada de fungos e nada de riscos. No entanto, quando eu tirava uma foto, a imagem parecia estar completamente desfocada. Fui observar melhor e, olhando o elemento traseiro com a objetiva apontada para uma superfície escura era possível ver várias falhas e sinais de opacidade.

Enfim, era uma lente bichada que foi para a limpeza, o vendedor viu que não tinha cura e vendeu para mim. Encontrei em um brique a mesma objetiva com defeito. O vendedor vai tentar trocar o elemento traseiro para ver se torna a objetiva usável, espero que dê certo.

A outra objetiva, comprei recentemente no Mercado Livre e também tinha aparência impecável. No entanto, olhando o elemento traseiro com cuidado, também percebi sinais de opacidade, ou seja, é uma objetiva que também já passou por uma limpeza agressiva. Além disso, o anel de foco trava pouco antes de alcançar o foco
infinito. Felizmente, as fotos em foco perto ficaram boas, então resolvendo o problema do foco, terei ao menos uma objetiva usável. Mas nunca vou saber do que ela seria capaz se estivesse "zero km".

Enfim, já tive boas experiências com Mercado Livre (já comprei uma Canon FD 200mm e uma 28mm realmente impecáveis) e duas experiências ruins (duas 50mm F1.4 Pentax com problemas).

Conclusões para comprar lentes antigas:

1. evite o Mercado Livre;

2. se não tiver como evitar o ML, evite vendedores "profissionais", pois muitos trabalham em consignação e não realizam uma análise aprofundada na lente (ou seja, se parecer limpinha, sem riscos, vendem anunciando que tá zero).

3. uma lente no ML usada nunca vale o "valor de mercado". Você sempre corre o risco de ter que proceder com alguma manutenção (ou, na pior das hipóteses, ter que jogar a lente no lixo). Esteja ciente que, além do frete, talvez você tenha que gastar em uma limpeza (R$30,00 a 80,00, dependendo da lente). Esteja ciente também que uma lente que sofre limpeza certamente vai sofrer algum impacto na sua performance, mas algumas vezes ainda é possível manter um bom custo x benefício.

4. evite encomenda normal. O SEDEX chega rápido e permite que você teste bastante a objetiva antes de o prazo de qualificações expirar. Assim, você pode negociar a devolução da lente com o vendedor em caso de problemas.

5. se o vendedor não souber nada de fotografia, é temerário. É bem possível que seja um filho ou neto de fotógrafo, e deixou a câmera e a lente guardadas 20 anos no armário, ou seja: a lente certamente está condenada... não há o que resista a 20 anos de ação dos fungos.

Eu sei que lendo tudo isso, é desencorajador comprar lentes no ML... mas é assim mesmo, comprar objetiva antiga é um risco. Cabe avaliar o risco na hora da compra.

Uma negociação legal que fiz foi com um colega: ele tinha uma 70-210 Samyang para Pentax manual e eu vi que tinha fungos. Ele permitiu que eu fizesse um orçamento da limpeza e descontasse do valor total. Ainda ficou uma pequena marca de fungo que o técnico preferiu não remover pois não influía ou influía muito pouco na performance da lente, mas, enfim, comprei a objetiva por um preço justo, por isso é sempre melhor evitar comprar pela internet esse tipo de equipamento.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2007, 19:56:10 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2007, 01:08:15
Oi Francisco... Diz aí quem foram os vendedores que te deram problema no ML.... è sempre bom saber....


Deltanove

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:53:23
Vou tentar ficar bem esperto mesmo com lentes mais antigas... Estou procurando no EBAY.

Valeu pelas dicas Francisco!!  Se eu encontrar e chegar a comprar, depois eu conto.
Abraço
Ricardo Panizza
    Jundiaí-Sp    
       D9


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2007, 17:03:14
Deltanove, como o frost falou a lente é bem usavel na K100D. Tem confirmação de foco e fotometria. Não é tão fácil quanto usar uma lente que tenha a posição "A", mas tem.

Se quiser no digiforum estamos com um clube de discussão sobre equipos pentax. O link é: http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=25679

amplexos!
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:59:14
Deltanove:

Acho que já foi respondida sua dúvida sobre lentes M42 na K100D, ainda tenho para vender um adaptador (novo) e tb uma 135mm f/2.8 (como nova)... se tiver interesse neles ou quiser conversar sobre o uso de lentes M42 é só escrever.

abs
Marcelo - POA/RS