Autor Tópico: Editores de Fotografia: 'Photoshop' ou Gratuito?  (Lida 3996 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Abril de 2020, 20:24:03
Muito recomendado o Affinity.
Talvez eu baixe o trial e veja se não é muito chato de aprender.
O desenvolvedores devia bolar programas mais fáceis de descobrir como funcionam...
Resultado: todos correm para o LR e PS.

Veja este canal ref. Affinity, abaixo. Tutorial é o que não falta:

https://www.youtube.com/channel/UCQZN-kIrZUQyoTnexM3jJAw

Olha este canal, assista os tutoriais, baixe o trial, teste, veja se está de acordo com suas necessidades... e considere na sua escolha.

Não é gratuito mas com preço justo, sem assinatura.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 16 de Abril de 2020, 20:31:19
Editor de imagens: Affinity Photo ou PaintShop Pro se for para opção paga, mas são bem baratos apesar de poderosíssimos. Gimp se for gratuito (não reclame depois, se não quer pagar)

Conversor RAW: DxO PhotoLab

A turma que usa PS e LR adora reclamar dos outros, mas não tem jeito, qualquer um desses acima é superior e custam uma fração do preço. Parece que são alérgicos a outras opções ou é motivo religioso...

Tenho o PaintShop Pro e desisti, porque achei tremendamente invasivo. Ele ficava levantando uns pop-ups mesmo com o programa fechado, pra eu comprar coisas da Corel.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 16 de Abril de 2020, 20:37:02
Tenho o PaintShop Pro e desisti, porque achei tremendamente invasivo. Ele ficava levantando uns pop-ups mesmo com o programa fechado, pra eu comprar coisas da Corel.

E não tem como desabilitar isso ? As versões que usei no passado não tinham esse comportamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2020, 20:49:16
E não tem como desabilitar isso ? As versões que usei no passado não tinham esse comportamento.
Li em um fórum que teria, mas não dentro do programa. Era algo como mexer no registro ou na inicialização de programas. Mas ao reiniciar, o problema voltava.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 16 de Abril de 2020, 20:51:46
Li em um fórum que teria, mas não dentro do programa. Era algo como mexer no registro ou na inicialização de programas. Mas ao reiniciar, o problema voltava.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk


Ve isso:

https://support.corel.com/hc/en-us/articles/360001971353-PaintShop-Pro-2018-How-to-disable-advertisements-Popups

https://support.corel.com/hc/en-us/articles/215963778-How-to-Disable-Messages-in-PaintShop-Pro


Look in MSCONFIG for 'Remind32.exe' and disable it.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2020, 21:10:35
A turma que usa PS e LR adora reclamar dos outros, mas não tem jeito, qualquer um desses acima é superior e custam uma fração do preço. Parece que são alérgicos a outras opções ou é motivo religioso...

Já testei vários editores de RAW, e o LR é um dos piores no resultado da imagem, mas eu nunca encontrei um editor onde eu descarregasse no domingo, 4 câmeras de um evento, com mais de 2 mil fotos, sincronizasse as 4 para ter as fotos juntas (no RAW) na sequencia dos acontecimentos para facilitar a seleção e envio de provas, e na segunda estar tudo pronto.

O LR pra mim é produtividade, se eu encontrar outro que faz o mesmo que ele, e mais em conta, eu migro com certeza.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 16 de Abril de 2020, 21:18:30
Eu não consigo ficar sem PS por causa da redução de ruído e aplicação de nitidez seletivamente, com refinamento de bordas.
Basicamente isso faz qualquer foto ter 0% de ruído mesmo em ISO 5.000 e ainda manter a nitidez. :wub:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 16 de Abril de 2020, 21:24:36
Muito obrigado Felipe e Gabriel.
Vi vídeo, Gabriel. Vi também uns registros teus no wikiaves e no flickr.
Belíssimos. Parabéns.

Valeu


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 16 de Abril de 2020, 21:46:50
Já testei vários editores de RAW, e o LR é um dos piores no resultado da imagem, mas eu nunca encontrei um editor onde eu descarregasse no domingo, 4 câmeras de um evento, com mais de 2 mil fotos, sincronizasse as 4 para ter as fotos juntas (no RAW) na sequencia dos acontecimentos para facilitar a seleção e envio de provas, e na segunda estar tudo pronto.

O LR pra mim é produtividade, se eu encontrar outro que faz o mesmo que ele, e mais em conta, eu migro com certeza.


Ta ficando off-topic, mas você diz em processar as fotos em ordem cronológica, de 4 fontes diferentes ?
No Mac isso é fácil de resolver, com qualquer editor, usando um script.
No Windows aí já não sei, nunca me preocupei com isso, mas vários editores permitem renomear em lote baseado em parametros do EXIF.



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 16 de Abril de 2020, 22:08:36

Ta ficando off-topic, mas você diz em processar as fotos em ordem cronológica, de 4 fontes diferentes ?
No Mac isso é fácil de resolver, com qualquer editor, usando um script.
No Windows aí já não sei, nunca me preocupei com isso, mas vários editores permitem renomear em lote baseado em parametros do EXIF.

Imagine dois ou mais fotógrafos, cada uma com sua câmera, com horários diferentes em suas câmeras (mesmo que alguns segundos), você descarrega as fotos todas em uma pasta, e manda ordenar por:
Nome - Ficarão separadas
Hora de captura - ficarão bagunçadas, pois o horário das câmeras não foi sincronizado (geralmente em casamentos não dá pra sincronizar, pois cada fotógrafo está em um local diferente, e quando se encontram na igreja já tiraram muitas fotos do making).

No LR você pega por exemplo a foto do beijo de uma das câmeras e pega o horário como referencia e altera o horário da outra (ou outras) câmera em todos os arquivos, ai você tem todas as comeras na sequencia correta dos acontecimentos. Eu ainda faço diferente, no final do evento tiro uma foto preta de todas as câmeras de uma vez e uso essas como referencia de sincronização.
Ai é só renomear.

No DT até consegui fazer algo próximo a isso, mas ele altera o horário apenas na exportação, e não no RAW como o LR.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 16 de Abril de 2020, 23:30:53

Ve isso:

https://support.corel.com/hc/en-us/articles/360001971353-PaintShop-Pro-2018-How-to-disable-advertisements-Popups

https://support.corel.com/hc/en-us/articles/215963778-How-to-Disable-Messages-in-PaintShop-Pro


Look in MSCONFIG for 'Remind32.exe' and disable it.

Tá ficando offtopic mesmo, mas estamos pelo menos falando de editores... Como eu disse, a solução era externa ao PSP. E comigo não funcionou. Como eu já não gostava do programa mesmo, tirei e nunca mais olhei pra ele. Como já li em outro fórum, a vida é muito curta pra gastar com equipamento ruim.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 16 de Abril de 2020, 23:49:44
[...]

Além disso, achei o LR mais rápido que qualquer outro editor. O Luminar exige menos passos pra dar um resultado tão bom quanto (quando não melhor), mas algumas ferramentas levam mais tempo, e frequentemente o programa trava nessas ferramentas, por estouro de memória. No geral, acho o LR mais produtivo mesmo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2020, 08:04:01
O Exposure é mais rapido que lr.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2020, 08:18:49
O Exposure é mais rapido que lr.

Mais rápido no processamento ou no fluxo de trabalho?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2020, 09:11:00
Processamento.

Ele é muito parecido com o LR. Fer Juarisrti usava ele. Antes era chamado Allien Skin.