Autor Tópico: Editores de Fotografia: 'Photoshop' ou Gratuito?  (Lida 3939 vezes)

José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Abril de 2020, 16:12:06
Boa tarde colegas

Muito obrigado pelas dicas Instagram e Flickr.
Fiz dois.
FLICKR: https://www.flickr.com/photos/187858547@N03/
INSTAGRAM: jgetuliodeoliveira

Dúvidas:

Gosto fotografar pessoas e aves.
Quero dar um nível ‘melhor’ em minhas fotografias.

1a- Quais melhores editores de fotografias? Photoshop e Lightroom
Dois sites vejo (faz 2 ou 3 anos -  fotodicasbrasil.com.br e cara da foto) diz Photoshop é melhor. Os sites tem cursos de Photoshop.
Um site também vejo (https://fotografiadicas.com.br/) Lightroom é melhor. O site tem Curso Lightroom….

1b –  Custo? CD Paga R$ ….. depois ‘CD é meu?!(por exemplo)’ ou não?


2 – GIMP editor de fotografia - gratuito
Vocês conhecem? Ou
Você faz edição no GIMP?

3 – Tem curso de edição presencial ou curso online LEGENDADO? (Sorocaba!)
Presencial ou Curso online Legendado porque eu tenho muita dificuldade entender, cerca 60 a 80% frases-sofri 2 AVC (Acidente Vascular Cerebral); perdi 100% idioma falado e escrito. Todos os dias, aprendendo…

Quando eu comprei a câmera canon T5i veio também um CD Digital Photo Professional, ‘grátis’.
Eu edito; brilho, contraste, nitidez, corto. Somente.

Agradeço sua atenção e ajuda
José Getúlio de Oliveira


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2020, 18:17:09
Eu uso o GIMP. Me satisfaz plenamente.
Ultimamente, tenho começado a aprender a usar o DarkTable também.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2020, 20:15:47
Eu uso o GIMP. Me satisfaz plenamente.
Ultimamente, tenho começado a aprender a usar o DarkTable também.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Eu só não migrei para o DT por que ele não altera o horário do RAW, e essa função é fundamental para sincronizar as câmeras de um evento, mas ele é um editor de RAW muito mais poderoso que o LR. Quem sabe um dia implantem essa função.

Já brinquei com o GIMP também e achei muito bom, qum sabe um dia não troco LR + PS por DT + GIMP


1a- Quais melhores editores de fotografias? Photoshop e Lightroom
Dois sites vejo (faz 2 ou 3 anos -  fotodicasbrasil.com.br e cara da foto) diz Photoshop é melhor. Os sites tem cursos de Photoshop.
Um site também vejo (https://fotografiadicas.com.br/) Lightroom é melhor. O site tem Curso Lightroom….

OS dois softwares tem propostas diferentes, O LR é um editor de RAW, edita outros formatos também, mas foi concebido para editar RAW em grande escala, o Photoshop é um software de edição e manipulação de imagens, com muito mais opções do que o LR, porem não tão funcional. Um complementa o outro.

3 – Tem curso de edição presencial ou curso online LEGENDADO? (Sorocaba!)
Presencial ou Curso online Legendado porque eu tenho muita dificuldade entender, cerca 60 a 80% frases-sofri 2 AVC (Acidente Vascular Cerebral); perdi 100% idioma falado e escrito. Todos os dias, aprendendo…

Em Sorocaba tem curso de Lightroom com o Edson Souza do grupo Imagem, se interessar me manda uma MP que te passo o contato dele.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2020, 20:17:12
Eu usava o Lightroom mas troquei de câmera e o programa não lê mais os arquivos da atual.
Baixei o Darktable mas achei chato de usar. Não me adaptei e não achei ninguém que me pudesse ensinar os fundamentos. Nem em aula paga. Parece que o mundo todo só usa PS e LR!!
Eu vou agora instalar o Gimp. E ver como funciona.
Dizem que é a versão gratis do  Photoshop. Se for, talvez seja mais fácil de aprender, ou de encontrar alguém para me dar umas dicas.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2020, 20:21:26
Dellano,

Aprendeu o DT sozinho mesmo ou com aulas?
Eu até tentei no youtube mas as aulas são lentas, os que eu vi não vão nos fundamentos, e eu perdi a paciência. Ainda está instalado no meu note.
Alguma dica de onde ver aulas dele?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2020, 21:14:20
https://www.youtube.com/channel/UCQZN-kIrZUQyoTnexM3jJAw

Olha este canal, assista os tutoriais, baixe o trial, teste, veja se está de acordo com suas necessidades... e considere na sua escolha.

Não é gratuito mas com preço justo, sem assinatura.


« Última modificação: 15 de Abril de 2020, 21:16:45 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2020, 21:32:20
Dellano,

Aprendeu o DT sozinho mesmo ou com aulas?
Eu até tentei no youtube mas as aulas são lentas, os que eu vi não vão nos fundamentos, e eu perdi a paciência. Ainda está instalado no meu note.
Alguma dica de onde ver aulas dele?

Ribeiro, a maioria das coisas eu fui explorando e aprendendo, o DT parece uma mesclagem de LR com PS, ele tem todas as opções do LR (menos alterar horário do RAW) e incorpora várias ferramentas do PS, o problema é que ele não é intuitivo, geralmente o que você faz com um controle deslizante no LR, no DT você tem um painel de opções para o mesmo comando, a vantagem é que você consegue refinar o ajuste, a desvantagem é que é trabalhoso, e as informações que tem disponível por ai são fraquíssimas, principalmente em português.

Mas já tem mais de um ano que não mexo nele, acho que já esqueci tudo.

Se eu editasse poucas fotos, eu já tinha abandonado o LR. Mas não dá, o fluxo de trabalho do LR é imbatível.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2020, 21:46:52
Eu só não migrei para o DT por que ele não altera o horário do RAW, e essa função é fundamental para sincronizar as câmeras de um evento, mas ele é um editor de RAW muito mais poderoso que o LR. Quem sabe um dia implantem essa função.

Já brinquei com o GIMP também e achei muito bom, qum sabe um dia não troco LR + PS por DT + GIMP


OS dois softwares tem propostas diferentes, O LR é um editor de RAW, edita outros formatos também, mas foi concebido para editar RAW em grande escala, o Photoshop é um software de edição e manipulação de imagens, com muito mais opções do que o LR, porem não tão funcional. Um complementa o outro.

Em Sorocaba tem curso de Lightroom com o Edson Souza do grupo Imagem, se interessar me manda uma MP que te passo o contato dele.
Sempre tem "aquele detalhe" ou recurso que fica impedindo a gente de migrar para outro sistema de câmera, outro software etc. Sei como é.


Sent from my motorola one using Tapatalk



José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2020, 22:38:12
Muito obrigado colegas Hansgruber, Dellano, Hribeiro, Cxpostal.
Vou explorar Gimp.
Agradeço muito!
 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2020, 00:25:17
Eu usei o GIMP por anos, e desprezava o LR+PS. Até que, este ano resolvi testar a dupla da Adobe. Que diferença! Uso o PS bem pouco, e principalmente o content-aware fill. Mas o LR é melhor que a grande maioria dos programas que já usei.

A exceção é o RawTherapee, que uso pra processar minhas fotos das estrelas. Ainda não consegui fazer o PS funcionar igual ou melhor.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2020, 09:22:15
Gosto muito mais do PS, é só arrastar os arquivos RAW e já abre o ACR que basicamente é um LR simplificado e depois só avançar para o PS.
Aqui um vídeo da edição que faço em fotos de aves.

https://youtu.be/fPxGVRUvFXo


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2020, 16:15:06
Muito obrigado Felipe e Gabriel.
Vi vídeo, Gabriel. Vi também uns registros teus no wikiaves e no flickr.
Belíssimos. Parabéns.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2020, 19:15:53
Ribeiro, a maioria das coisas eu fui explorando e aprendendo, o DT parece uma mesclagem de LR com PS, ele tem todas as opções do LR (menos alterar horário do RAW) e incorpora várias ferramentas do PS, o problema é que ele não é intuitivo, geralmente o que você faz com um controle deslizante no LR, no DT você tem um painel de opções para o mesmo comando, a vantagem é que você consegue refinar o ajuste, a desvantagem é que é trabalhoso, e as informações que tem disponível por ai são fraquíssimas, principalmente em português.

Mas já tem mais de um ano que não mexo nele, acho que já esqueci tudo.

Se eu editasse poucas fotos, eu já tinha abandonado o LR. Mas não dá, o fluxo de trabalho do LR é imbatível.

Realmente pouco intuitivo o DT!!

Eu deixei de usar o LR por causa do "aluguel" mensal. Usava a versão 5 e esta não lê os arquivos da minha câmera atual.
Se trabalhasse profissionalmente com fotografia com frequência, talvez valesse a pena.
Para meu fluxo de edição não faz sentido pagar todo mês.
Já me aconselharam o Affinity, que dizem ser muito bom, pago, mas se não houver uma escola ou o programa for muito complicado, não vou ter paciência para sair tentando aprender todos os dias.

Me resta no momento ir para o Gimp.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2020, 19:20:41
https://www.youtube.com/channel/UCQZN-kIrZUQyoTnexM3jJAw

Olha este canal, assista os tutoriais, baixe o trial, teste, veja se está de acordo com suas necessidades... e considere na sua escolha.

Não é gratuito mas com preço justo, sem assinatura.

Muito recomendado o Affinity.
Talvez eu baixe o trial e veja se não é muito chato de aprender.
O desenvolvedores devia bolar programas mais fáceis de descobrir como funcionam...
Resultado: todos correm para o LR e PS.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2020, 19:42:40
Editor de imagens: Affinity Photo ou PaintShop Pro se for para opção paga, mas são bem baratos apesar de poderosíssimos. Gimp se for gratuito (não reclame depois, se não quer pagar)

Conversor RAW: DxO PhotoLab

A turma que usa PS e LR adora reclamar dos outros, mas não tem jeito, qualquer um desses acima é superior e custam uma fração do preço. Parece que são alérgicos a outras opções ou é motivo religioso...
« Última modificação: 16 de Abril de 2020, 19:44:07 por AFShalders »