Autor Tópico: Normal, Fine e Superfine  (Lida 8147 vezes)

Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Abril de 2005, 21:00:30
Pessoal, além do tamanho do arquivo, há uma diferença considerável entre a qualidade da imagem com esses três diferentes modos?

Obrigado!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2005, 21:23:20
Nas Canon a diferença não é tão grande como em outras marcas, mas há diferenças consideráveis sim... Experimente fazer a mesma foto em "normal" e em "superfine", abra no Photoshop e amplie 200, 300%... Tem uma boa perda de detalhes. Claro, dependendo do nível de exigência da pessoa pode não incomodar, mas se tu pretende fazer impressões grandes, em especial no limite do tamanho permitido pela resolução, qualquer ganho com baixa compactação é importante. Considere que hoje em dia é fundamental ter um cartão de memória de alta capacidade, então não vale a pena economizar com isso.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2005, 21:55:03
Eh como o Georges falou. Se o destino da foto for impressão direta, quer dizer, se o usuário deixa que a câmera faça o processamento e depois manda direto para o lab, não dá para notar mt diferença. Mas se precisar ou quiser trabalhar um pouco no Photoshop, ajustar contraste, sharpness ou necessitar interpolar a foto um pouco, vai fazer diferença.
Nikon/Panasonic Gear


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2005, 00:07:42
Valeu pessoal, mais uma vez me ajudaram muito. Brigadão :D  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2005, 08:37:57
Lopes:

A não ser que você vá viajar e passar vários dias fora, e aí o cartão da câmera fique pequeno, todas as fotos devem ser feitas na melhor resolução e qualidade que a câmera permitir.

Veja: no meu caso meu cartão é de 512mb, e só fotografo em RAW. Isso significa que tenho direito a 40 fotos, somente. Agora, 40 fotos dão perfeitamente para um passeio, uma viagem de fim de semana ou de feriadão. Basta chegar nos momentos de calma e examinar as fotos feitas eliminando todas as menos boas.

Normalmente em um fim de semana faço uns 70 disparos e trago 38/40 fotos.

 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2005, 12:26:33
Lopes,

Para voce entender...

Normal, Fine ou Super Fine muda a taxa de compressão das imagens que sua camera vai aplicar na foto...
Como as imagens estão em JPG, a camera te oferece a possibilidade de aumentar a taxa de compressão para que caibam mais fotos no cartão, mas com isso voce sacrifica sua imagem (qualidade).

Eu aconselho que voce tire sempre no maximo de resolução, pois voce nunca sabe com qual finalidade poderá usar uma foto.... Mesmo um passeio banal pode te dar uma foto incrivel, de uma situação inusitada, ou uma imagem de grande beleza, que voce não vai ampliar no tamanho desejado por causa da compressão agressiva ou da baixa resolução...

Mas tudo é uma questão de custo-beneficio....

O que eu digo sempre é que devemos ter o maximo de memoria que nosso bolso pode comportar.... Já que a gente nunca sabe quando vai realmente precisar delas.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2005, 16:33:03
Como minha câmera é só 3 MP, uso muito a interpolação para fotos 20x25, geralmente. Até já fiz um pedido de um SD de 512 já para caber umas 250 fotos em superfine  :D . Valeu pessoal, muito obrigado mais uma vez!