Autor Tópico: Regra DF x Velocidade em APS-c  (Lida 3304 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 20 de Abril de 2020, 13:00:29
Pessoal, estava brincando aqui com minha D7200 + 135mm (Sempre uso a 135mm na D610) e me surgiu uma duvida.
Sabemos que o sistema não muda a DF de uma lente, uma 50mm vai ser 50mm em qualquer câmera seja ela FF ou CROP, o que ocorre em uma APS-c é apenas o corte da imagem direto no sensor causando uma maior sensação de aproximação.

Mas ai surgiu um ponto que fiquei na duvida.
E a regra da distancia focal x velocidade para a velocidade minima na mão, como fica?
Se eu usar uma 135mm (não estabilizada) em uma CROP de 1.5x a velocidade minima ideal seria de 135 x 1.5?



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2020, 13:04:51
Pessoal, estava brincando aqui com minha D7200 + 135mm (Sempre uso a 135mm na D610) e me surgiu uma duvida.
Sabemos que o sistema não muda a DF de uma lente, uma 50mm vai ser 50mm em qualquer câmera seja ela FF ou CROP, o que ocorre em uma APS-c é apenas o corte da imagem direto no sensor causando uma maior sensação de aproximação.

Mas ai surgiu um ponto que fiquei na duvida.
E a regra da distancia focal x velocidade para a velocidade minima na mão, como fica?
Se eu usar uma 135mm (não estabilizada) em uma CROP de 1.5x a velocidade minima ideal seria de 135 x 1.5?
Seria se sua lente não for estabilizada ou se sua câmera não tiver IBIS e a lente não for estabilizada. Mas mesmo assim dá pra baixar um pouco essa velocidade, eu fotografei bastante com uma 90mm f2 em 1/80 por exemplo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2020, 13:08:27
Pessoal, estava brincando aqui com minha D7200 + 135mm (Sempre uso a 135mm na D610) e me surgiu uma duvida.
Sabemos que o sistema não muda a DF de uma lente, uma 50mm vai ser 50mm em qualquer câmera seja ela FF ou CROP, o que ocorre em uma APS-c é apenas o corte da imagem direto no sensor causando uma maior sensação de aproximação.

Mas ai surgiu um ponto que fiquei na duvida.
E a regra da distancia focal x velocidade para a velocidade minima na mão, como fica?
Se eu usar uma 135mm (não estabilizada) em uma CROP de 1.5x a velocidade minima ideal seria de 135 x 1.5?
Pra mim não muda nada Dellano... é a mesma coisa, na APS-c tem a mesma tremida que vc da em uma FF. A principio a foto vai ficar borrada, mais ou menos borrada não posso afirmar, mas continua sendo uma foto borrada.
Agora em relação à resolução da câmera, pode ser que em uma câmera com resolução pequena ou menor que a outra, essa borrada fique menos evidente.
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2020, 14:07:28
Sim, utilizando a lente em um sensor APSC teria q multiplicar a velocidade por um 1.5x a DF.
Na prática é o mesmo que uma lente zoom. Se você utilizar uma 28-300mm em 28mm pode usar velocidades mais baixas sem risco de tremer do que se utilizar em 300mm. Mesmo sendo a mesma lente.



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2020, 14:12:23
Ao meu ver não muda nada, a "tremedeira" em FF ou APS-C é a mesma, só no APS-C, como citou há um corte na imagem. Resumindo grosseiramente meu ponto de vista.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2020, 14:15:50
Ao meu ver não muda nada, a "tremedeira" em FF ou APS-C é a mesma, só no APS-C, como citou há um corte na imagem. Resumindo grosseiramente meu ponto de vista.

A tremedeira é a mesma, mas ela se torna mais evidente a medida que você diminui o campo de visão.

É a mesma coisa que utilizar uma lente zoom.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2020, 14:23:10
A tremedeira é a mesma, mas ela se torna mais evidente a medida que você diminui o campo de visão.

É a mesma coisa que utilizar uma lente zoom.

Correto. Uma tremida de 1mm é diferente em um sensor pequeno em relação a um sensor grande.


Shevek

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2020, 14:32:34
Sim, utilizando a lente em um sensor APSC teria q multiplicar a velocidade por um 1.5x a DF.
Na prática é o mesmo que uma lente zoom. Se você utilizar uma 28-300mm em 28mm pode usar velocidades mais baixas sem risco de tremer do que se utilizar em 300mm. Mesmo sendo a mesma lente.

Também acho que essa é a resposta que faz sentido.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2020, 14:41:51
Fiquei curioso.... Deu 1.3 x ate 2 x
« Última modificação: 20 de Abril de 2020, 14:42:43 por Leonardo Tonin »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2020, 17:20:33
Na prática é o mesmo que uma lente zoom. Se você utilizar uma 28-300mm em 28mm pode usar velocidades mais baixas sem risco de tremer do que se utilizar em 300mm. Mesmo sendo a mesma lente.

Não Leandro, não é o mesmo.
Uma lente zoom desloca o ponto nodal, alterando fisicamente a DF, em 28mm o ponto nodal estaria a 28mm do sensor e a 300mm ele estaria a 300mm do sensor. Isso é alteração real da DF. No caso de FF X CROP não existe alteração da DF, apenas um corte no sensor.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2020, 17:26:53
Então gente é por isso que eu citei a resolução do sensor é  que deixa a tremida mais evidente (ou não).

Vcs concordam comigo que um FF de 60Mpx vai tremer do mesmo jeito que um APS-c de 20 Mpixels???

A DF não muda, então faz a conta ai, qual seria a resolução de um sensor FF com a mesma densidade de pixels de um APS-C. A tremedeira vai dar na mesma, concordam comigo???
« Última modificação: 20 de Abril de 2020, 17:27:40 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2020, 17:44:12
Então gente é por isso que eu citei a resolução do sensor é  que deixa a tremida mais evidente (ou não).

Vcs concordam comigo que um FF de 60Mpx vai tremer do mesmo jeito que um APS-c de 20 Mpixels???

A DF não muda, então faz a conta ai, qual seria a resolução de um sensor FF com a mesma densidade de pixels de um APS-C. A tremedeira vai dar na mesma, concordam comigo???

Sim, eu penso por ai tb.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2020, 19:23:47
Então gente é por isso que eu citei a resolução do sensor é  que deixa a tremida mais evidente (ou não).

Vcs concordam comigo que um FF de 60Mpx vai tremer do mesmo jeito que um APS-c de 20 Mpixels???

A DF não muda, então faz a conta ai, qual seria a resolução de um sensor FF com a mesma densidade de pixels de um APS-C. A tremedeira vai dar na mesma, concordam comigo???


Depende numa câmera com poucos megapixels, essa tremida não será tão evidente quanto num sensor de alta densidade de pixels. Vi um review da D850 há um tempo e o fotógrafo falava disso - qualquer tremido fica muito mais evidente num sensor maior e com os 45 Megapixels da D850.

Sobre a regra, eu uso APSC e costumo multiplicar pelo fator de corte, apenas como uma segurança. Mas nunca tive problemas, já fiz fotos por exemplo com uma 50MM em apsc, usando velocidade de 1/30, sem problemas.  Eu percebi que é mais fácil conforme a pegada de cada fotógrafo e a ergonomia da lente.

Outra coisa, faz uma diferença absurda ter IBis no sensor ou estabilizador na lente.
« Última modificação: 20 de Abril de 2020, 19:25:24 por cheferson »


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2020, 19:49:11
Sim, utilizando a lente em um sensor APSC teria q multiplicar a velocidade por um 1.5x a DF.
Na prática é o mesmo que uma lente zoom. Se você utilizar uma 28-300mm em 28mm pode usar velocidades mais baixas sem risco de tremer do que se utilizar em 300mm. Mesmo sendo a mesma lente.

Também aprendi assim.
Numa 100mm deve usar v= 1/150 mínimo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2020, 21:51:50
Um exemplo prático, fotografe as estrelas em longa exposição com a mesma lente, mas mudando a câmera as estrelas vão formar rastros primeiro no APS-C..
O mesmo vale para aves em movimento, sempre é preciso usar um pouco mais de velocidade para evitar borrão de movimento no APS-C.
Tem um vídeo do Steve perry fotógrafo de vida selvagem, ele explica bem essa questão, mas não lembro o título do vídeo.