Autor Tópico: Fungo em lente é transmissível para outras lentes?  (Lida 2980 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 26 de Abril de 2020, 03:26:55
Resposta que peguei com um brother que limpou 3 lentes vintage: fungos passam de uma lente pra outra e também passam para a câmera. Ele já me relatou que pegou uma Canon Xti que tinha fungos atrás do espelho e no sensor.

Para evitar fungos: lentes infectadas com fungos devem ser colocadas imediatamente em lugar distante das outras lentes. As lentes sem fungos precisam ficar em local seco, arejado e iluminado. De tempos em tempos usar as lentes, pois o uso delas devido a luz impede os fungos de grudarem nos elementos óticos.

Dicas de um cara que manja de assistência: lente com fungo precisa ir pra limpeza. Uma limpeza bem feita tira os fungos da lente; porém precisa ser feita com pessoas que entendem do assunto.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #16 Online: 26 de Abril de 2020, 18:13:57
Nunca vou comprar equipamento usado de alguém que mora no Amazonas 🤣


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 26 de Abril de 2020, 21:32:08
Nunca vou comprar equipamento usado de alguém que mora no Amazonas 🤣
hehehe, aja anti-mofo rs


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Abril de 2020, 23:31:25

Depois de praticamente 50 anos como fotografo , me aposentei ...
Tenho ainda a minha segunda camera , a primeira perdi em um acidente de avião.
Minha camera de trabalho durou cerca de 45 anos e suas lentes , continuam ativas e livres de fungos e jamais foi feita limpeza em nenhuma delas , e ainda as uso em uma nikon Df .

Fungos necessitam de TRES condições para se proliferarem , e SIM passam de um equipamento para o outro , desde que nomesmo ambiente ( armario por exemplo )
1o ... ausência completa de luz
2o ... humidade acima de 65%
3o ... temperatura inferior à 27° C

Se voce eliminar uma das condições , mas as outras estiverem presentes e forem altas , tipo a humidade de manaus por exemplo , ou o calor de teresina , haverá sim a possibilidade de se procriarem apenas com duas das condições...

Minhas lentes ficam em uma cristaleira , com luz acesa 25 horas por dia e um desumidificador , nunca tive problemas . Couro tambem facilita sua proliferação e o coating das lentes é o prato predileto dos fungos .... 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !