Autor Tópico: Regra DF x Velocidade em APS-c  (Lida 3346 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Abril de 2020, 00:35:27
Um exemplo prático, fotografe as estrelas em longa exposição com a mesma lente, mas mudando a câmera as estrelas vão formar rastros primeiro no APS-C..
O mesmo vale para aves em movimento, sempre é preciso usar um pouco mais de velocidade para evitar borrão de movimento no APS-C.
Tem um vídeo do Steve perry fotógrafo de vida selvagem, ele explica bem essa questão, mas não lembro o título do vídeo.



 :ok:  muito bom exemplo Gabriel.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 21 de Abril de 2020, 01:30:47
Um exemplo prático, fotografe as estrelas em longa exposição com a mesma lente, mas mudando a câmera as estrelas vão formar rastros primeiro no APS-C..
O mesmo vale para aves em movimento, sempre é preciso usar um pouco mais de velocidade para evitar borrão de movimento no APS-C.
Tem um vídeo do Steve perry fotógrafo de vida selvagem, ele explica bem essa questão, mas não lembro o título do vídeo.



Ou, dizendo de outra forma, o mesmo rastro vai ser proporcionalmente maior em APS-C. O mesmo vale pra vibração.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Abril de 2020, 01:59:19
Um exemplo prático, fotografe as estrelas em longa exposição com a mesma lente, mas mudando a câmera as estrelas vão formar rastros primeiro no APS-C..
O mesmo vale para aves em movimento, sempre é preciso usar um pouco mais de velocidade para evitar borrão de movimento no APS-C.
Tem um vídeo do Steve perry fotógrafo de vida selvagem, ele explica bem essa questão, mas não lembro o título do vídeo.

Ou, dizendo de outra forma, o mesmo rastro vai ser proporcionalmente maior em APS-C. O mesmo vale pra vibração.

Então mas ai mudou o enquadramento... percebeu??? Se vc enquadrar o mesmo campo de visão dentro do sensor FF, ou seja colocar a mesma imagem no tamanho ao sensor APS-C dentro do FF tudo será a mesma coisa...
« Última modificação: 21 de Abril de 2020, 02:00:15 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 21 de Abril de 2020, 02:24:28
Então mas ai mudou o enquadramento... percebeu??? Se vc enquadrar o mesmo campo de visão dentro do sensor FF, ou seja colocar a mesma imagem no tamanho ao sensor APS-C dentro do FF tudo será a mesma coisa...
Sim, mudou o enquadramento. Mas isso é bem sabido, e não era a dúvida. A questão era, sendo a mesma lente, se a velocidade se mantinha. Daí a gente pode tratar o problema da forma que sempre dá confusão, tratando uma 135mm como 202.5mm equivalente. Aí a regra fica certa, mas porque se aplica o fator à DF equivalente.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Abril de 2020, 04:30:33
Cleber Medeiros, fotografo e professor em Brasilia, que escrevia para a editora photos, comentou uma vez que sensores apsc com muita densidade de pixels estavam exigindo velocidade duas vezes maior que a distancia focal. Quatro anos atras ou mais, quando saiu a d7100.

Com uma 135 eu usaria 1/250...1/200
« Última modificação: 21 de Abril de 2020, 04:34:54 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 21 de Abril de 2020, 14:22:22
Cleber Medeiros, fotografo e professor em Brasilia, que escrevia para a editora photos, comentou uma vez que sensores apsc com muita densidade de pixels estavam exigindo velocidade duas vezes maior que a distancia focal. Quatro anos atras ou mais, quando saiu a d7100.

Com uma 135 eu usaria 1/250...1/200

Sim, eu concordo, mas usando lentes tele, tem fatores que influenciam como: pegada da lente, estabilizador de imagem, etc. Eu consigo fazer fotos com uma 135MM 2.8 no APSC usando 1/100 de velocidade. Fica nítido? Comigo fica. Mas nem todas as pessoas tem a firmeza na mão pra isso. Por isso a ergonomia da câmera e da lente também influenciam nesse aspecto.

Agora uma coisa é tirar foto nítida; a outra é congelar o movimento. Independente da lente, qualquer velocidade abaixo de 1/125 não vai congelar movimento e acho pouco ,dependendo por exemplo se for aves, precisa usar no mínimo 1/250 ou mais rápido pra ter uma boa foto.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #21 Online: 21 de Abril de 2020, 14:39:17
Sim, eu concordo, mas usando lentes tele, tem fatores que influenciam como: pegada da lente, estabilizador de imagem, etc. Eu consigo fazer fotos com uma 135MM 2.8 no APSC usando 1/100 de velocidade. Fica nítido? Comigo fica. Mas nem todas as pessoas tem a firmeza na mão pra isso. Por isso a ergonomia da câmera e da lente também influenciam nesse aspecto.

Agora uma coisa é tirar foto nítida; a outra é congelar o movimento. Independente da lente, qualquer velocidade abaixo de 1/125 não vai congelar movimento e acho pouco ,dependendo por exemplo se for aves, precisa usar no mínimo 1/250 ou mais rápido pra ter uma boa foto.

Caro Cheferson, mas o debate no tópico não é sobre se é possível fazer fotografia nítida em velocidades baixas. Ou quão baixo você consegue utilizar o shutter speed sem tremer.


A questão aqui é se a lente em um sensor APSC (ou seja, com 1.5x ou 1.6x de magnificação) necessita de mais velocidade para estabilizar do que a mesma lente em um sensor FF.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Abril de 2020, 15:07:58
Um exemplo prático, fotografe as estrelas em longa exposição com a mesma lente, mas mudando a câmera as estrelas vão formar rastros primeiro no APS-C..
O mesmo vale para aves em movimento, sempre é preciso usar um pouco mais de velocidade para evitar borrão de movimento no APS-C.
Tem um vídeo do Steve perry fotógrafo de vida selvagem, ele explica bem essa questão, mas não lembro o título do vídeo.

Na famosa Regra dos 500, usada em fotos de estrelas, também aprendi que usando câmeras com sensor APS deve-se tratar as DF com fator crop.
O motivo é o que foi acima descrito.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Abril de 2020, 15:51:15
Esse jeito de entender essa regra de influencia da velocidade FF vs APS-C, em minha opinião, é interpretar apenas o efeito. E se é um jeito popular de entender as coisas, então tudo bem é valido.

Mas pra mim, reafirmo que não muda nada, em relação à aquilo que ja afirmei sobre a distancia focal e a resolução. É a mesma coisa.

Se vc for para um sensor MF relativamente com pouca resolução ainda será melhor o resultado. e o inverso tbm é valido, se pegar um sensor pequeno como o de um celular com uma super resolução o borrão ficará pior ainda, mas não por causa da distancia focal mas da densidade de pixels em relação ao tamanho do sensor.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #24 Online: 21 de Abril de 2020, 17:41:11
Como usuário APS desde sempre, tem sim que usar o fator de corte pra essa regra de velocidade. Já fiz testes em diversas lentes sem estabilização.

Claro que depende da pegada da pessoa também. Se você não conseguir usar uma 50mm em FF abaixo de 1/100, também não vai conseguir usar a mesma lente abaixo de 1/160 em APS!


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 22 de Abril de 2020, 07:46:30
Sim Cheferson, é possivel conseguir resultados aceitaveis,  talvez uma luz dura ajude, mas percebi melhor resultado dobrando a velocidade.

Lyndsay, acho que é por ai mesmo como voce colocou. Lembrando que estou ignorando impressao.

Incomoda mais quem usa tele  nao estabilizada.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Abril de 2020, 16:12:22


Outra coisa, faz uma diferença absurda ter IBis no sensor ou estabilizador na lente.



Diferença absurda?
Explique melhor.  :ponder:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 27 de Abril de 2020, 12:34:12
Diferença absurda?
Explique melhor.  :ponder:

 :snack: