Autor Tópico: Qual sua opinião sobre a tela touch screen?  (Lida 2325 vezes)

lucasdamiano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Abril de 2020, 11:30:37
Queria saber a opinião de vocês sobre a tela touch screen

Se acham que é um grande beneficio, se ajuda, ou se usam poucas vezes...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2020, 11:37:24
Quando usei, foram poucas vezes, no live view o uso pra focar é interessante, fora isso acho dispensável.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2020, 12:16:27
Eu acho muito prático. Não é indispensável, mas é bem útil. Pra andar pelos menus, passar as fotos, dar zoom, etc., é bem legal. E pra quando a câmera está no tripé, usando o live view, é bem mais prático do que usar os dials. Pro pessoal que faz vídeo deve ser bem útil.

Uma das minhas câmeras tem touch screen, a outra não. Sinto falta quando uso a sem.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2020, 12:39:24
Util, mas para natureza eu apostaria em um sensor com bom dinamic range, bom sinal ruido, com 40mp ou com Pixel shift, e uma camera selada.

Um recurso legal é lcd dobravel.

 


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2020, 12:42:59
Bem vindo Lucas Damiano, não sei qual o objetivo de sua pesquisa... poderia explicar melhor o seu interesse no assunto??? Vc quer comprar uma câmera ou é uma pesquisa de mercado???

Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2020, 14:45:55
Como sempre, depende do uso. Eu gosto, especialmente pra selecionar o sensor de foco, pra seleções do menu rápido e, mais importante, pra fazer disparos com mínima interferência na câmera, quando no tripé.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2020, 17:01:32
Pois é, tem prós e contras... Um dos contras são as marcas de dedos na tela.
A funcionalidade de uma interface de toque depende demais do design dela. Eu, por exemplo, odeio literalmente a interface da Olympus, mesmo as novas e com o menu rápido. Já a da Panasonic acho muito funcional e bem desenhada.
Mas prefiro controles físicos.


lucasdamiano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2020, 01:04:50
Bem vindo Lucas Damiano, não sei qual o objetivo de sua pesquisa... poderia explicar melhor o seu interesse no assunto??? Vc quer comprar uma câmera ou é uma pesquisa de mercado???

Seria para comprar mesmo


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2020, 02:21:46
Seria para comprar mesmo
Minha experiência é com a Canon, e é muito legal mesmo. Se vc é jovem no sentido de estar conectado com esse tipo de interface é muito fácil e intuitivo fotografar com LCD touch.
Tem coisas que venho descobrindo, maneiras diferentes de fotografar, coisa que só é possível fazer com LCD touch e articulado da Canon. Como sou fotografo da época do filme, ainda estou experimentando e aprendendo novas possibilidades, mas digo que é um caminho sem volta, daqui pra frente será difícil ficar sem isso.
« Última modificação: 30 de Abril de 2020, 02:24:59 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2020, 04:18:50
Normalmente eu diria para tentar a D5600 Nikon, eu uso faz muito tempo e ai vira paixao, mas como a Canon é muito forte no Brasil e eu vi Uma campanha muito bonita para o dia das maes, e nao entendo de touch, eu sou obrigado a concordar.

Da Canon uma lente forte, para quem fotografa natureza de modo intenso é a 17 40.  Para o apsc tem a 11 18,  tem a Tamron 10 24, ou a Canon 24.  A Pentax também tem lentes legais, lentes manuais antigas, mas a Pentax tem menos pecas que Canon.  Panasonic também é legal. 




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2020, 10:56:44
Assim, se fosse pagar muito mais caro apenas pelo recurso do touch screen, eu diria que não vale a pena. É muito útil e eu uso bastante, mas não é indispensável, longe disso. Mas as câmeras mais recentes de praticamente todas as marcas já têm um touch screen bacana.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2020, 11:46:22
Pois é, tem prós e contras... Um dos contras são as marcas de dedos na tela.
A funcionalidade de uma interface de toque depende demais do design dela. Eu, por exemplo, odeio literalmente a interface da Olympus, mesmo as novas e com o menu rápido. Já a da Panasonic acho muito funcional e bem desenhada.
Mas prefiro controles físicos.
Eu não consegui comprar um protetor de LCD decente para minha câmera (EOS-R). No mercado BR tinha cara vendendo, era um roubo. No final do ano passado importei 2 peças pelo E-Bay mas não chegou... Acabou que peguei uma película de celular e cortei, fiz uma adaptação.
Acho que as película suja menos que o LCD, ou então talvez seja porque não tenho receio de ficar limpando a todo momento (não vai riscar).
Agora penso os materiais dos LCDs estão evoluindo, lembro por ex. a 50D cujos botões ficavam em baixo, aquele LCD era meio que brilhante ficava o tempo todo uma nojeira. Talvez eu esteja enganado, mas os LCDs modernos dever ter um acabamento diferente pq não fica tão lambuzado como os de antigamente. Isso é uma impressão que tenho, sem conhecimento mais técnico do assunto, ou então já me acostumei e não percebo mais a lambuzeira...
Conhecimento importa mais que equipamento.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2020, 16:05:55
Acho que depende hehe. Eu cheguei a usar uma T4i na época, era a primeira rebel com Touch se não me engano. O problema é que vc tinha que sempre lembrar de apertar um botão pra "desabilitar o touch" quando ia colocar a camera no olho, senão teu nariz mudava as config tudo

De lá pra cá não usei mais nenhuma camera com touch, então diria que não faz muita falta. Mas pra video, sei que muitas vezes pra mudar o ponto de foco seria beeem interessante o touch
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2020, 18:05:44
Talvez eu esteja enganado, mas os LCDs modernos dever ter um acabamento diferente pq não fica tão lambuzado como os de antigamente.

Eu acho que rolou isso sim. Eu sempre tive mania de ficar limpando o LCD o tempo inteiro, e nas câmeras mais modernas, mesmo sem touch screen, a limpeza já é mais fácil, meio que suja menos, sei lá, rsrs... Também, é só uma impressão minha, nunca li nada a respeito.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2020, 21:05:44
Eu acho que rolou isso sim. Eu sempre tive mania de ficar limpando o LCD o tempo inteiro, e nas câmeras mais modernas, mesmo sem touch screen, a limpeza já é mais fácil, meio que suja menos, sei lá, rsrs... Também, é só uma impressão minha, nunca li nada a respeito.
Eu tenho alguns óculos de sol, mas especialmente um deles, a lente é feita de um material que quase não pega poeria, e não suja nem fica lambuzado. É incrível como o material da lente nesse óculos é bacana. Inclusive tenho outros da mesma marca que não são exatamente do mesmo jeito. Tenho óculos que só de pegar já lambuza, mas esse não.
Conhecimento importa mais que equipamento.