Autor Tópico: Quero evoluir em fotografia. Por onde começar?  (Lida 14137 vezes)

Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2004, 19:26:26
Aì Leornardo, pode ter certeza q enquanto eu encontrar na internet, eu não vou pagar ... seja prestigiando ou não ... vc ainda tem um trabalho blz por aí .. aki, sou estagiário ... nem grana pra uma A75 eu tive ... precisei vender ...

Cada um na sua condição ... eu não pago mesmo ...

a grana é bem curta mesmo por aki cara ...
« Última modificação: 11 de Novembro de 2004, 21:10:34 por Matheus »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2004, 20:35:37
Ãlezão:

É exatamente meu ponto de vista. Nada substitui a experimentação, pois a prória leitura só faz sentido se juntada com as expreiências.

Não sou contra fazer cursos, é lógico, mas não há razão alguma para a pessoa que tem uma câmera não fuçar seus usos enquanto isso. As explicações são abundantes na Internet, aqui neste fórum e no Orkut.

Faça dez fotos por dia e sua fotografia evoluirá incrivelmente rápidamente.

Ivan


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #17 Online: 11 de Novembro de 2004, 21:03:25
E mais importante ainda do que o Alezao disse:

fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,
fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,
fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,
fotografe,fotografe,fotografe,fotografe,fotografe......

. . . e seja feliz!!!

Um fotografo infeliz não vê nada,não sente nada, não realiza nada.

Esta atividade não é para ser feita como terapia. Pode até ser, mas, tem que haver amor.

Olhar para onde ninguém vê nada e conseguir descobrir beleza.

Isso é coisa de gente feliz e que vive com amor !!!

Pieguices de um estudante de fotografia de 71 anos de idade !!!
AluiZio -


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2004, 21:23:34
Aluizio:

Há uns três anos, mais ou menos, vi um documentário sobre o David Hockney, artista plástico -pintura, desenho colagens e, prque não, fotomontagens- intitulado "Prazer dos Olhos". Tenho me pegado pensando nisso, nesse prazer de olhar que´conduz a fotografia e que é também o que propomos para sua contemplação.

Durante toda a infãncia, adolescência e quando adulto jovem eu desenhava. Tenho, recentemente, reconhecido o desenhar na fotografia. Para falar a verdade, isso está muito na minha cabeça, associado a esse prazer que você também menciona.

Tenho pensado e levar para os locais onde fotografo um bloco de desenho, para esboçãr a fotografia antes de fazê-la.

 


herbert

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #19 Online: 11 de Novembro de 2004, 23:13:07
Fábio,

Eu tenho a versão em CDROM (original - paguei os 90 paus - encomendei na banca de jornal) e a versão impressa (Saraiva) do Curso da National Geographic e ambos são muito bons. Eles têm muita coisa em comum e apesar da versão em CD ser mais completa, o manual impresso é legal porque vc pode consultá-lo mais rapidamente, de maneira mais prática e a qualidade do papel é muito boa. Recomendo, com certeza.

Existem 2 outros livros que eu gostei muito: um é um livro bem básico, baratinho, da Ediouro (tradução de um livro da Dorling Kindersley Book): "101 dicas essenciais  - Fotografia" .  Todos os conceitos básicos (foco, profundidade de campo, regra dos terços, exposição, composição - enquadramento, uso de molduras, etc) estão lá, de maneira sucinta, ilustrada, em linguagem acessível. Vale muito a pena. Comprei na Saraiva, mas estava esgotado - talvez encontre ainda em alguma livraria. O melhor custo-benefício. Se fosse comprar só 1 livro, compraria esse!

Outro livro legal é "50 Fast Digital Camera Techniques", de Gregory Georges  - em inglês, na Livraria Cultura. Vem com um CDROM com os arquivos das fotos do livro.

Acho que não basta só ler, como também não basta só fotografar à exaustão. O legal é aprender a teoria básica, as dicas dos livros e fóruns como este aqui e sair experimentando, tentando obter resultados. Tentar reproduzir cada técnica. Ver por que saiu errado e o que deu realmente certo. Aprender a ver as fotos dos outros com outros olhos, mais técnicos (e isso só estudando nos cursos e livros).

Na Internet:

Dicas da BetterPhoto.com

Dicas da Fodors.com

Espero ter sido útil ,
Herbert  ;)
« Última modificação: 11 de Novembro de 2004, 23:16:30 por herbert »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 11 de Novembro de 2004, 23:39:16
Citar
Aì Leornardo, pode ter certeza q enquanto eu encontrar na internet, eu não vou pagar ... seja prestigiando ou não ... vc ainda tem um trabalho blz por aí .. aki, sou estagiário ... nem grana pra uma A75 eu tive ... precisei vender ...

Cada um na sua condição ... eu não pago mesmo ...

a grana é bem curta mesmo por aki cara ...
Heheheh blz, sem problema... :)
Neste caso está explicado. :)Hehehe!
« Última modificação: 11 de Novembro de 2004, 23:40:26 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #21 Online: 12 de Novembro de 2004, 00:31:48
Citar
Tenho pensado e levar para os locais onde fotografo um bloco de desenho, para esboçãr a fotografia antes de fazê-la.
Sabe Ivan, alguns fotógrafos fazem isso mesmo, um esboço, que muitas vezes serve como guia para a foto...

Se eu não me engano o nome técnico do esboço é rough.  Na teoria é muito falado, mas não sei se é tão explorado na prática, serve como um historyboard na filmagem...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 12 de Novembro de 2004, 00:56:48
Olha eu não costumo desenhar não, mesmo porque sou uma negação desenhando, mas costumo fazer esquemas (tipo os de engenheiro mesmo) principalmente das fotos em estúdio.
Nas em externa é meio complicado pois na maioria das vezes vc não tem tempo de conhecer o local com antecedência e acaba tendo que planejar tudo após uma volta pelo local.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2004, 08:21:28
Leonardo:

Lembre-se que sou amador. Uma foto pode custar todo o tempo do mundo -risos.

Agora, eu também desenho rápido, e para as finalidades basta um croquis no qual eu componha mais ou menos e elenque as intenções.

Acho que só fiz isso uma vez, numa foto de objeto, mas vou tentar em paisagem, pois o desenho permite analisar bastante bem o que é relevante, isto é, premite identificar todos os focos de interesse do contexto. Não custa nada. É só um bloquinho e um lápis ou caneta. Se fizer depois posto o desenho e o resultado.

Ivan


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #24 Online: 12 de Novembro de 2004, 08:39:20
Há pouco tempo e para melhorar a qualidade e trazer objetividade para minhas fotos assiti a um workshop sobre Miksang (vejam no Orkut com este título).

Sem me alongar, explico: é uma técnica de meditação (dinâmica) para ajudar a olhar.

Sim, ajudar a OLHAR!!!

A experiência, para mim foi muito oportuna. Meu maior problema sempre foi enquadramento e uma frustação enorme por precisar de manual para desenhar uma linha reta.

Já não leio mais o manual (comprei uma régua), mas, melhorei sensivelmente os enquadramentos.

En pasant, não sou muito adepto das regras básicas da fotografia do tipo dois terços, pontos de ouro, etc., entretanto, mesmo sem ficar preso a estes conceitos consegui uma qualidade melhor depois do Miksang.

AluiZio
AluiZio -


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2004, 09:24:26
Aluizio:

Provenho da arquitetura, e longo é meu treinamento em proporções. Na arquyitetura seu uso é extremamente necessário, sendo encotradas nas obras de todos os grandes, Le Corbusier, Andrea Paladio, Lúcio Costa, etc.

De modo que usá-las na fotografia para mim é o natural. As regras de composição não são, ao contrário do que muita gente pensa, trilhos. Usá-las é um aproveitamento, isto é, você tem de ter um olho no que está fotografando e um olho em quais os elementos daquele contexto podem ser arranjados nas regras. Não são as regras que lhe dizem o que fotografar.

Se você pegar as composições do cartier Bresson vai encontrar a divisão áurea em muitas e muitas delas. Fico pensando com meus botões: Será meu olho melhor que o dele, a ponto dele usar as regras e eu achar que não preciso delas? É claro que não, assim como acontece na arquitetura. O quan mais se nota são arquitetos de excelência usando as regras (não que usá-las dê excel~encia por si só, é claro), e outros querendo inventar uma estética pessoal a cada projeto -naturalmente sem sucesso.

As regras não são arbitrárias. Elas se baseiam na boa percepção, isto é, em aproveitar os treinamentos perceptivos que todos temos, e que nos são impartidos pela sociedade em que vivemos, e aproveitá-los para oferecer à contemplação uma imagem que os mobilize, que os contrarie, se for o caso, mas de qualquer maneira sabendo o jogo que está sendo jogado. As formas são pregnantes para a mente porque são afins com as regras perceptivas assentadas desde a tenra infãncia. Esse é o poder das proporções.

Por acaso hoje vi algume no Orkut falar de Fotografia Miksang. Vi as fotos. O que vi foram boas imagens, mas sempre composições simplérrimas, pouco complexas, onde, desculpe-me dizê-lo, a ênfase não é fotográfica, mas em artes gráficas.

Lembro-me da primeira foto que vi do Bresson. Provavelmente eu devia ter uns 20 anos. Lembro-me do espanto em vê-la até hoje, e cada vez que a vejo me espanto mais. Complexa, desenhada, intentada, rigorosa, exata. Mais de 30 anos depois olho a foto e compreendo porque ela me espantou, pois me espanta ainda.
Outro dia vi fotos do Roger Moore (não o ator) em www.rogermoore.com . Ricas, detalhes fantásticos conjugados com concepções gerais fantásticas. Isso é o difícil. Toda fotografia é meditação do olhar. Basta ver uma foto dessas que fica evidente.

1a foto que vi do Bresson:


Outra fantástica do Bresson


Outra. Obseve a composição!



Agora uma do Roger Moore:

 


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #26 Online: 12 de Novembro de 2004, 09:26:37
Galerias de fotos Miksang 8/24/2004 7:44 PM

Achei alguns sites interessantes com fotos Miksang muito boas. Vou postar aqui os links para quem quiser dar uma olhadinha:

http://www.shambhala.org/centers/toronto/mk_gallery.html
http://www.miksang.net/participants.html
http://www.geocities.com/tsewangandrew/miksang.html
http://www.ernestcadegan.com/galleries.htm
http://www.pbase.com/jsb/miksang


Peguei lá na Lista Miksang do Orkut.

AluiZio

 
AluiZio -


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #27 Online: 12 de Novembro de 2004, 09:33:23
Ivan

Sem querer estabelecer uma polemica devemos lembrar que o Carier criou uma escola de fotografia, praticamente.

As técnicas de "Miksang", "Descobrir o Olhar", "Desenvolver o Olhar" e outras que tem aparecido mais recentemente serem para ajudar aos interessados a melhorar o que considerarem necessário melhorar.

Existem os autodidatas, anteriores a estas técnicas, como os nossos luminares que já eram mestres á dez, vinte anos atrás.

Não havia lido ainda o seu e-mail sobre o Cartier antes de colocar os novos links que  pequei no Orkut.

AluiZio
AluiZio -


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 12 de Novembro de 2004, 09:36:09
Só um acre´scimo:

Naturalmente as do Bresson são fantasticamente melhores que as do Roger Moore, mas o Moore também joga seu futebolzinho!


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #29 Online: 12 de Novembro de 2004, 09:38:59
Concluindo:


A arte é ampla, democrática e absolutamente aberta.


Considero a fotografia uma arte e vejo que, como a pintura, caminha para ter suas correntes quanto a técnicas, equipamentos utilizados, etc.

E vão existir na fotografia (se já não existem) como na pintura os monstros sagrados  como Rafael, Cezzáne, Da Vinci, etc. e os loucos e desprezados, como foram em certas oportunidades Dali, Van Gogh, Picasso e por aí a fora.


AluiZio
 
AluiZio -