Aluizio:
Provenho da arquitetura, e longo é meu treinamento em proporções. Na arquyitetura seu uso é extremamente necessário, sendo encotradas nas obras de todos os grandes, Le Corbusier, Andrea Paladio, Lúcio Costa, etc.
De modo que usá-las na fotografia para mim é o natural. As regras de composição não são, ao contrário do que muita gente pensa, trilhos. Usá-las é um aproveitamento, isto é, você tem de ter um olho no que está fotografando e um olho em quais os elementos daquele contexto podem ser arranjados nas regras. Não são as regras que lhe dizem o que fotografar.
Se você pegar as composições do cartier Bresson vai encontrar a divisão áurea em muitas e muitas delas. Fico pensando com meus botões: Será meu olho melhor que o dele, a ponto dele usar as regras e eu achar que não preciso delas? É claro que não, assim como acontece na arquitetura. O quan mais se nota são arquitetos de excelência usando as regras (não que usá-las dê excel~encia por si só, é claro), e outros querendo inventar uma estética pessoal a cada projeto -naturalmente sem sucesso.
As regras não são arbitrárias. Elas se baseiam na boa percepção, isto é, em aproveitar os treinamentos perceptivos que todos temos, e que nos são impartidos pela sociedade em que vivemos, e aproveitá-los para oferecer à contemplação uma imagem que os mobilize, que os contrarie, se for o caso, mas de qualquer maneira sabendo o jogo que está sendo jogado. As formas são pregnantes para a mente porque são afins com as regras perceptivas assentadas desde a tenra infãncia. Esse é o poder das proporções.
Por acaso hoje vi algume no Orkut falar de Fotografia Miksang. Vi as fotos. O que vi foram boas imagens, mas sempre composições simplérrimas, pouco complexas, onde, desculpe-me dizê-lo, a ênfase não é fotográfica, mas em artes gráficas.
Lembro-me da primeira foto que vi do Bresson. Provavelmente eu devia ter uns 20 anos. Lembro-me do espanto em vê-la até hoje, e cada vez que a vejo me espanto mais. Complexa, desenhada, intentada, rigorosa, exata. Mais de 30 anos depois olho a foto e compreendo porque ela me espantou, pois me espanta ainda.
Outro dia vi fotos do Roger Moore (não o ator) em
www.rogermoore.com . Ricas, detalhes fantásticos conjugados com concepções gerais fantásticas. Isso é o difícil. Toda fotografia é meditação do olhar. Basta ver uma foto dessas que fica evidente.
1a foto que vi do Bresson:
Outra fantástica do Bresson
Outra. Obseve a composição!
Agora uma do Roger Moore: