Autor Tópico: Quero evoluir em fotografia. Por onde começar?  (Lida 14128 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 12 de Novembro de 2004, 10:48:28
Olha eu sou suspeito para falar, pois eu acho que a excelente composição é aquela onde o sharpness é máximo, a profundidade de campo é máxima, os cenários são naturais e mesmo assim a imagem fica em armonia, é ai que quando eu vejo uma imagem do Bresson eu fico espantado (como o Ivan), porque sei o quão complexo é desenvolver uma imagem em armonia quando por necessidade você deve mantar o máximo de elementos à mostra.

Apesar de sempre recomendar aos menos experientes que procurem fundos simples ou procurem desfocar seus fundos com pequenas aberturas eu tenho seguido o caminho inverso nos últimos 2 anos. Nesse período tenho feito experiências com f/16 e f/22 e fundos extremamente complexos, quando se chega neste ponto da fotografia o que o Ivan disse é a mais pura verdade, as regras gerais passam a ser extremamente importantes para conseguir armonia e prazes visual nas imagens, que vão se tornando cada vez mais e mais complexas e um mínimo erro pode torná-las desagradável ao olhar.

Bom como tudo isso é muito subjetivo e eu já vi excelentes fotógrafos que usavam as regras de forma instintiva (pois enquadravam o que gostavam mais e normalmente sua mente já estava treinada para a regra) eu acredito que haja espaço para todos os gostos, desde que em fotografia amadora, pois na fotografia artística e profissional o gosto geral deve ser respeitado e ai quem fujir das regras que tornam uma imagem visualmente agradável ou que tornem as imagens chocantes dentro do que se espera delas certamente estará fadado ao fracasso.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #31 Online: 12 de Novembro de 2004, 11:28:49
"Bom como tudo isso é muito subjetivo e eu já vi excelentes fotógrafos que usavam as regras de forma instintiva (pois enquadravam o que gostavam mais e normalmente sua mente já estava treinada para a regra) eu acredito que haja espaço para todos os gostos, desde que em fotografia amadora, pois na fotografia artística e profissional o gosto geral deve ser respeitado e ai quem fujir das regras que tornam uma imagem visualmente agradável ou que tornem as imagens chocantes dentro do que se espera delas certamente estará fadado ao fracasso."

Existe uma expressão em latim que os advogados usam muito que significa:

Era o que queríamos demonstrar!!

 
AluiZio -


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #32 Online: 12 de Novembro de 2004, 13:26:02
Leonardo:

Esse é exatamente o caminho que tento seguir atualmente: Máxima profundidade de campo, uma multiplicidade de elementos e ordem entre eles.

Voc~e descreveu exatamente o que é meu objetivo no momento, e que é a razão pela qual adoro o Bresson.

A foto da bicicleta, lembro dela há 30 anos! Como pode isso? Como pode uma imagem ser assim tão complexa e rica que fica gravada na cabeça?

A composição unária é relativamente fácil, e muitas vezes produz imagens muito bonitas, mas a composição complexa quando dá certo, Meu Deus!

Aluizio:
Não se espante com um pouco de polêmica, pois a polêmica ajuda a nós todos a arejarmos nossas idéias.

Um grande abraço,
ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #33 Online: 12 de Novembro de 2004, 13:49:24
Verdade Ivan ele consegue composições fantásticas e absolutamente complexas.
:)
Tem uma foto de uma pessoa descendo uma escada feita por ele, onde o cenário é absolutamente conturbado, a profundidade de campo permite vc visualizar toda a cena e até o fundo escuro é conturbado, acho aquela foto maravilhosa (infelizmente não tenho ela, vc sabe de qual estou falando? Tem ela ai?)

Eu tbm adoro polêmica, ela alimenta a mente e nos faz pensar, ainda mais quando caminha com a qualidade e o respeito das polêmicas aqui do fórum, com argumentações bem elaboradas, adoro quando isso acontece.
Como dizia Nelso Rodrigues: "A unanimidade é BURRA. "

:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 12 de Novembro de 2004, 14:00:56
Leonardo:

Eu não sei qual é essa, mas o site da Magnum Fotos (fundada por ele) está no seguinte endereço:

Magnun

Se encontrá-la entre as fotos, me indique qual é para eu poder vê-la também.

Reparou na foto do empresário próspero descendo a escada como ele cuidou do cenário? O prédio escuro termina numa proporção notável, o horizonte baixo em outra, etc. Penso que ele compunha cuidadosamente, em vários casos, e depois ficava esperando alguém "cometer" o momento decisivo ali.

Abraços,
Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 12 de Novembro de 2004, 14:14:18
Eu já acho que ele tinha um raciocínio muito rápido e treinado, para mim ele observava o cenário e na cabeça dele como de forma automática a cena se montava e ele só clicava, eu penso isso porque meu pai é físico e é absurdo a facilidade de cálculo que ele tem, ele faz até raiz e cálculos mais complexos tudo de cabeça pelo simples hábito e treino de fazer e numa velocidade incrível.
Acredito que com Bresson era a mesma coisa, ele deve ter se esforçado no começo para identificar tais perfeições geométricas, mas com o tempo e o treino ele devia conseguir fazer isso quase que de forma instantânea e sem ter que pensar muito :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #36 Online: 12 de Novembro de 2004, 14:38:58
Opa Ivan, achei a fotinha que eu tinha falado :)

Acho essa imagem super bem construída. :)

Enquanto procurava selecionei mais algumas para o pessoal que acho que valem a pena :)

Olha que legal essa imagem, o fundo é super conturbado, mas seus olhos se prendem completamente ao objetivo totalmente criado com regras básicas de composição, com uma perfeição digna de um mestre da fotografia, se não prestar atenção você nem nota o carro fúnebre que passa pela foto :)


Olha como ele conseguiu trabalhar essa geometria complexa de forma super interessante, que deixa o leitor intrigado :)
« Última modificação: 12 de Novembro de 2004, 17:00:35 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #37 Online: 12 de Novembro de 2004, 16:26:13
Leonardo:

Muito legais, especialmente a da escada maluca (a terceira).

Na ocasião da morte do Bresson eu meditei muito sobre a forma dele compor, e cheguei a fazer uns exercícios "bressonianos", tentando praticar isso de juntar composições de cenário com figuras humanas.

Se quiser dar uma olhada, há uma série na Galeria Photographica

A série está um pouco escura demais, pois quando a fiz meu monitor estava descalibrado. As fotos não estáo escuras assim, apesar de densas, mas essas cópias na WEB estão exageradas.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #38 Online: 12 de Novembro de 2004, 16:58:13
Nossa, ficou muito legal Ivan. Me deu até vontade de fazer umas P&B, vou aproveitar que ando com tempo e vou tentar algumas. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #39 Online: 12 de Novembro de 2004, 17:29:57
Obrigado, Leonardo.

Para mim foi uma série bem instrutiva, pois me impus uma disciplina específica, e acho que isso dá para notar pela proximidade conceitual das fotos. Foram 6 seções, 120 fotos e sairam essas dez.

Descobri, fazendo essa série, coisas incríveis e óbvias, mas que não sabia. 1) apaixonei-me pela grande angular; 2) descobri a fotogenia do chão; 3) descobri que com a grande angular eu capturava as pessoas nos cantos das fotos sem elas perceberem, e sem exibi-las demais.

Fiz a série com digital e filtro vermelho, mas hoje em dia não repetiria a opção do filtro. Contudo, foi útil para forçar a linguagem PB.

Estou saindo para a serra. Vou ver se lá faço umas paisagens -risos.

Abraços,
ivan


Marcio Monteiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://
Resposta #40 Online: 12 de Novembro de 2004, 22:05:09
Galera, quero agradecer a todos pelas dicas e truques para tirar fotografias cada vez melhores...

Abraços
Marcio
Minha Câmera: Sony DSC-W1

Fotografar, é guardar os momentos importantes da vida.


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #41 Online: 14 de Novembro de 2004, 22:56:44
Quando postei esse tópico, não poderia imaginar o quanto ele se tornaria rico!!!
Em meio ao aprendizado imediato que o tópico me proporcionou, algumas coisas já foram feitas/decididas:
- comprei a edição "Fotografia Digital - curso completo" ontem e a li inteirinha. Tenho a dizer que vale a pena o investimento de R$ 8,90 (hehe...) porque traz os principais conceitos de forma interessante;
- estou decidido a comprar também o curso em CD-ROM da National Geographic, pois as opiniões favoráveis de fotógrafos que eu aprendi a admirar aqui no fórum dão credibilidade maior que a "assinatura" National Geographic. (Leo, comprarei o original porque concordo com sua opinião)
- Já estou fotografando mais e mais, e o bom das digitais é que você não gasta dinheiro pra ver o resultado das experiências...
- continuo pensando no curso, e acredito que irei fazê-lo mais cedo ou mais tarde.
Faço questão de agradecer a todos que vêm opinando de forma tão cosntrutiva neste tópico.
PS: Linhas horizontais e verticais... eu nunca havia reparado na importância disso!  
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Bruno Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://www.flickr.com/photos/auto_photo
Resposta #42 Online: 19 de Novembro de 2004, 22:28:33
muito bom esse tópic,já é uma verdadeira aula,eu tenho interesse em ter a fotografia como o meu ganha pão,aqui em santo andré não tem mais o curso de fotografia do senac,só faculdade,então eu vou fazer o da Oficina de Artes,que tem 1 ano e meio de duração,alguem conhece essa escola?sabe se o curso é bom? vou fazer uns workshops tb,,caso alguem saiba de algum e puder avisar eu agradeço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #43 Online: 19 de Novembro de 2004, 23:00:50
Bruno eu não conheço, mas vc tem a opção do curso da Panamericana de Artes tbm que é mais curto que o do SENAC e é muito bom.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 22 de Novembro de 2004, 00:33:54
Ai pessoal, a minha foto que postei para o concurso da comunidade, mas fiz ela pensando em fazer experiências desse tipo, o que acharam? Ooptei até por postar pois eu gostei do resultado.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.