Autor Tópico: Trocar 3 lentes por 1 só  (Lida 4025 vezes)

Amarildo Filho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2020, 16:48:20
Não faz sentido vender a 55-300, a menos que seja para comprar uma zoom equivalente de qualidade melhor.
Algo como a 70-300 da marca.

Seu problema é ter a 18-55 e a 18-105 juntas, vende a ultima e acabou.

Dificilmente um fotografo de paisagem fica trocando de lente assim toda hora para dizer que é um incomodo.

Eu ainda compraria um wide angle como a 10-20mm para fazer parceria com a 55-300, e deixaria a 18-55 em casa.

Então eu tive vendo uma Tokina 11-20mm F2.8 pra usar em fotografias noturnas, e em paisagens acho que seria uma boa lente pra essas situações


Amarildo Filho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2020, 17:06:25
Pra você seria interessante uma D800 (ou melhor ainda D800E/D810 por não ter filtro lowpass), pois ela tem 36mp em modo fullframe, 16mp em modo DX e 24mp em modo 1.2x (muitas lentes DX ainda são usáveis nesse modo, dando mais qualidade que sua D5300). Além disso o viewfinder é muito maior o que melhora a usabilidade (podendo ainda ser ampliado em 1.2x com acessório extra). O ponto fraco é o peso da câmera.

Dá pra programar um botão pra alternar facilmente entre esses modos. Aí você vai migrando de lentes aos poucos. Tem lentes boas e baratas para FX mas são fixas em sua maioria.

Olha ai que bacana, não sabia de tudo isso sobre a D800/810, acabei de olhar aqui na net e tem umas 810 por um preço até interessante, e se da pra usar as lentes como você citou já é uma ajuda, porque migrar de câmera e lente de 1x é pesado, mas desta forma fica interessante mesmo

Obrigado pela dica


Paulo Ricardo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2020, 10:23:06
A D800 é uma excelente câmera, só verifica se não tá com problema de foco quando comprar. Eu tive uma que a cada 10 fotos, pelo menos umas 6 saia com foco errado. Acabei pegando a D750 e manti a D800 por um tempo e depois vendi ela. A D800 da muito mas prazer em fotografar do que a D750, fora o crop que ela permite em determinadas situações sem perder tanta qualidade. Se colocasse o LCD, wifi, e sistema de foco da D750 na D800 seria a câmera perfeita para eu. Provavelmente a D850 é essa perfeição, só que o preço dela é muito além do meu orçamento.

Não sei se realmente o zoom de 300mm é tão importante para você. Eu tentaria comprar a D800E ou a D810, porém cuidado com os preços baixos, ou já está bem surrada ou é tentativa de golpe. Uma D810 em bom estado, o preço é por volta dos 6 aos 8.5 mil reais.

A lente que eu levaria hoje para um passeio, caso só queira levar uma. Seria a 24-70, tem qualidade boa e é bem versátil. Porém em situações de retratos ou que quer aquele desfoque lindo de fundo, ela não o faz como uma 85MM 1.8G por exemplo.

Outra lente que eu gosto é a 80-200 2.8 é uma lente antiga, mas que entrega bons resultados nos dias de hoje. Eu não gostei muito do resultado dela com a D800, porém como eu disse, minha D800 tinha problema com o foco e pode ser esse motivo das fotos não sair tão nítidas. A lente estava um pouso suja também, mandei para revisão esses dias e voltou como nova e parece que a nitidez melhorou um pouco com a D750 comparando antes vs depois da revisão.

Mas uma coisa é perceptível, a D800 brilha com lentes de qualidade elevada (e preço também), com lentes mais antigas, não tanto. E o foco não tiver acertadinho, ela terá dificuldades de focar em grandes aberturas também e/ou em planos muito próximos um do outro.
Nikon D750 - Nikon 50mm 1.8G - Nikon 85mm 1.8G - Nikon 24-70 2.8G - Nikon 80-200 2.8ED - Yn568EX - Godox TT685n


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 07 de Maio de 2020, 21:56:31
Boa noite, tenho uma Nikon D5600 e possuo um set de lentes que é o seguinte:

1# 1 Nikon AF-P DX Nikkor 18-55mm F3.5-5.6G VR (lente do kit, novinha)
2# 1 Nikon AF-S DX Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR (Usada e surradinha, já comprei usada, era lente do Kit de uma D7000 de um colega) paguei 500tão
3# 1 Nikon AF-S DX Nikkor 55-300mm F/4.5-5.6G ED VR (Usada, em bom estado), gosto do Bokeh que ela faz mas, o foco minimo dela é a 1,4m de distancia e as vezes limita, paguei 800tão

Alem destas tenho uma 50mm 1.8 e uma 35mm 1.8 que não pretendo me desfazer

Estive olhando e pretendo comprar a seguinte lente nova:
1# 1 Nikon AF-S DX 18-300mm f/3.5-5.6 G ED VR (R$ 4.890,00), uma das coisas que gostei é que a 300mm ela pode focar objetos a 45cm de distancia, e o fato de poder ir de 18-300 numa lente só, coisa que com a 55-300 as vezes me limita, pois 55 na crop tem situações que fica muito "colado" no objetivo...

Assim posso me livrar de 3 lentes numa pegada só...

Alguém poderia me ajudar? Qual a opinião de vocês sobre?



Car
Boa noite, tenho uma Nikon D5600 e possuo um set de lentes que é o seguinte:

1# 1 Nikon AF-P DX Nikkor 18-55mm F3.5-5.6G VR (lente do kit, novinha)
2# 1 Nikon AF-S DX Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR (Usada e surradinha, já comprei usada, era lente do Kit de uma D7000 de um colega) paguei 500tão
3# 1 Nikon AF-S DX Nikkor 55-300mm F/4.5-5.6G ED VR (Usada, em bom estado), gosto do Bokeh que ela faz mas, o foco minimo dela é a 1,4m de distancia e as vezes limita, paguei 800tão

Alem destas tenho uma 50mm 1.8 e uma 35mm 1.8 que não pretendo me desfazer

Estive olhando e pretendo comprar a seguinte lente nova:
1# 1 Nikon AF-S DX 18-300mm f/3.5-5.6 G ED VR (R$ 4.890,00), uma das coisas que gostei é que a 300mm ela pode focar objetos a 45cm de distancia, e o fato de poder ir de 18-300 numa lente só, coisa que com a 55-300 as vezes me limita, pois 55 na crop tem situações que fica muito "colado" no objetivo...

Assim posso me livrar de 3 lentes numa pegada só...

Alguém poderia me ajudar? Qual a opinião de vocês sobre?



Cara eu acho uma completa besteira pagar tanto dinheiro (quase 5.000) por uma lente faz-tudo. Ela vai fazer de tudo um pouco (de paisagem, foto de rua, produtos, viagens, eventos) mas a nitidez dela será prejudicada em tudo que você fizer. É o tal do versatilidade x qualidade. Pensa bem, se fosse possível fazer uma objetiva 10-300 com abertura constante 2.8 , as fabricantes já teriam produzido , mas ela jamais teria qualidade de uma zoom de até 4x de variação focal além de ser um peso gigantesco (imagine quantos grupos em elementos óticos precisaria para corrigir distorções, vinhetas, aberrações cromáticas).

Se eu fosse você já teria apenas essas lentes e venderia a 18-105, a 55-300 é uma boa lente ; vc teria 18-55 + 55-300, 35 1.8 e 50 1.8 ... pra mim a 18-105 não teria muito sentido permanecer com ela. Um segundo corpo de câmera talvez seja interessante se você trabalha profissionalmente com fotografia.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2020, 14:00:29
Olha ai que bacana, não sabia de tudo isso sobre a D800/810, acabei de olhar aqui na net e tem umas 810 por um preço até interessante, e se da pra usar as lentes como você citou já é uma ajuda, porque migrar de câmera e lente de 1x é pesado, mas desta forma fica interessante mesmo

Obrigado pela dica
Pra te dar uma ajuda fiz um teste com a única lente DX que disponho aqui que é uma 18-55mm VR que veio no kit da D60, portanto é uma lente super antiga.

No geral, quanto mais wide a distância focal mais vinheta vai aparecer, nessa 18-55mm a partir dos 24mm já é usável em fullframe e daí pra cima só melhora, claro que a definição se deteriora bastante nas bordas.

18mm

FX: https://imgur.com/Fal4g8o
5:4: https://imgur.com/SqbO1iK
1.2X: https://imgur.com/Tg90Gt2
DX: https://imgur.com/3PWRnmC

24mm

FX: https://imgur.com/jmdJbbh
5:4: https://imgur.com/KOIKmDw
1.2X: https://imgur.com/fNzqbtD
DX: https://imgur.com/c8NIk8x

Tamanho dos arquivos:

FX: 7360 x 4912  Pixels (36.15 MPixels)
5:4 6144 x 4912  Pixels (30.18 MPixels)
1.2X: 6144 x 4080  Pixels (25.07 MPixels)
DX: 4800 x 3200  Pixels (15.36 MPixels)

Obs: Fotos feitas em JPEG Basic S (resolução mínima)
« Última modificação: 08 de Maio de 2020, 14:03:18 por Checheel »


Amarildo Filho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #20 Online: 08 de Maio de 2020, 15:43:27
Car
Cara eu acho uma completa besteira pagar tanto dinheiro (quase 5.000) por uma lente faz-tudo. Ela vai fazer de tudo um pouco (de paisagem, foto de rua, produtos, viagens, eventos) mas a nitidez dela será prejudicada em tudo que você fizer. É o tal do versatilidade x qualidade. Pensa bem, se fosse possível fazer uma objetiva 10-300 com abertura constante 2.8 , as fabricantes já teriam produzido , mas ela jamais teria qualidade de uma zoom de até 4x de variação focal além de ser um peso gigantesco (imagine quantos grupos em elementos óticos precisaria para corrigir distorções, vinhetas, aberrações cromáticas).

Se eu fosse você já teria apenas essas lentes e venderia a 18-105, a 55-300 é uma boa lente ; vc teria 18-55 + 55-300, 35 1.8 e 50 1.8 ... pra mim a 18-105 não teria muito sentido permanecer com ela. Um segundo corpo de câmera talvez seja interessante se você trabalha profissionalmente com fotografia.

Não trabalho profissionalmente, só Hobby mesmo, vivo mais em lugares abertos, campo, cachoeiras etc... por isso buscava algo mais versátil, acho que vou optar por uma 11-20mm f2.8 pra fazer umas fotos a noite e outras de necessitem de grande campo de visão, e a 18-105 vou dar um fim nela rsrs


Amarildo Filho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #21 Online: 08 de Maio de 2020, 15:50:08
Pra te dar uma ajuda fiz um teste com a única lente DX que disponho aqui que é uma 18-55mm VR que veio no kit da D60, portanto é uma lente super antiga.

No geral, quanto mais wide a distância focal mais vinheta vai aparecer, nessa 18-55mm a partir dos 24mm já é usável em fullframe e daí pra cima só melhora, claro que a definição se deteriora bastante nas bordas.

18mm

FX: https://imgur.com/Fal4g8o
5:4: https://imgur.com/SqbO1iK
1.2X: https://imgur.com/Tg90Gt2
DX: https://imgur.com/3PWRnmC

24mm

FX: https://imgur.com/jmdJbbh
5:4: https://imgur.com/KOIKmDw
1.2X: https://imgur.com/fNzqbtD
DX: https://imgur.com/c8NIk8x

Tamanho dos arquivos:

FX: 7360 x 4912  Pixels (36.15 MPixels)
5:4 6144 x 4912  Pixels (30.18 MPixels)
1.2X: 6144 x 4080  Pixels (25.07 MPixels)
DX: 4800 x 3200  Pixels (15.36 MPixels)

Obs: Fotos feitas em JPEG Basic S (resolução mínima)

Vi as comparações, interessantes ver como cada tamanho de foto influencia bastante, realmente a FF muda muito o enquadramento e os cantos perdem qualidade


Leandrovsky

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • Fickr
Resposta #22 Online: 18 de Maio de 2020, 07:17:41
Já tive essa lente. Foi minha primeira.
Imprestável a partir dos 200mm.
Além disso, você precisa de toneladas de luz para fotografar pelo fato dela ser muito escura.
Não recomendo.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2020, 11:32:57
Repense bem suas necessidades, olhe duas fotos e veja as DFs que mais usou. Pense nas dificuldades que teve em cada lugar...

Eu fotografo muito de paisagens até dentro da cidade e te digo o seguinte:
Uma lente ruim não vai te agregar em nada
Trocar de câmera vai te agregar menos ainda, principalmente se o motivo for tamanho de sensor
Você quer fotografar tudo de todos os jeitos possíveis, talvez um pouco mais de estudo no que te agrada mais resolva esse problema e te mostre que nem precisa trocar de lentes
Hoje, antes de cada passeio, cada viagem, eu planejo e penso no objetivo que tenho com a fotografia. Buscar informações na internet é essencial. Eu nunca levaria uma tele pra NY por exemplo, pois sei que tiraria 3 fotos com ela, em compensação levaria um UGA. Em trilhas deve-se pensar o mesmo, estou indo pro topo de uma montanha? Uma tele pode ser interessante, uma normal também, então levo as duas
São raras as situações que precisei levar mais de duas lentes, mas o objetivo era puramente fotografar.
Outro ponto importante, talvez ter lentes de melhor qualidade sejam mais interessantes pra você. Hoje eu uso uma fixa 18mm pra praticamente tudo, consigo cropar a imagem para um campo de visão de uma 35mm sem perder qualidade. Fixas são muito melhores para fazer qualquer tipo de crop, mas existem zooms de alto nível que quase se comparam as fixas!

Reflita bem sobre tudo isso, uma ou dez lentes não vão resolver nada se você não tiver um objetivo claro!

Hoje meu kit se resume em 4 lentes:
9mm para arquitetura, céu noturno
18mm é minha walk around, uso pra trilhas, viagens, e as vezes substituo a 9mm por ela fazendo um panorama ou a 35mm dando um crop
35mm para retratos mais intimistas
50-230mm para fotografia de paisagem distante, show aéreo ou detalhes de arquitetura, as vezes retratos também
Veja que com no máximo duas lentes consigo fazer tudo o que eu quero, apenas trabalhando melhor a composição, mas dependendo do local eu abro mão de algo para ter mais praticidade, principalmente quando a questão peso/volume é importante. Já fui pra lugares que só levei minha 18mm, pois entrei em cavernas, passei por buracos, fiz trilhas longas, e equipamento só atrapalharia. O oposto também é verdade, já fui em lugares que só usei a 50-230mm, e se precisava de algo mais aberto o celular dava conta...


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #24 Online: 19 de Maio de 2020, 01:25:19
Repense bem suas necessidades, olhe duas fotos e veja as DFs que mais usou. Pense nas dificuldades que teve em cada lugar...

Eu fotografo muito de paisagens até dentro da cidade e te digo o seguinte:
Uma lente ruim não vai te agregar em nada
Trocar de câmera vai te agregar menos ainda, principalmente se o motivo for tamanho de sensor
Você quer fotografar tudo de todos os jeitos possíveis, talvez um pouco mais de estudo no que te agrada mais resolva esse problema e te mostre que nem precisa trocar de lentes
Hoje, antes de cada passeio, cada viagem, eu planejo e penso no objetivo que tenho com a fotografia. Buscar informações na internet é essencial. Eu nunca levaria uma tele pra NY por exemplo, pois sei que tiraria 3 fotos com ela, em compensação levaria um UGA. Em trilhas deve-se pensar o mesmo, estou indo pro topo de uma montanha? Uma tele pode ser interessante, uma normal também, então levo as duas
São raras as situações que precisei levar mais de duas lentes, mas o objetivo era puramente fotografar.
Outro ponto importante, talvez ter lentes de melhor qualidade sejam mais interessantes pra você. Hoje eu uso uma fixa 18mm pra praticamente tudo, consigo cropar a imagem para um campo de visão de uma 35mm sem perder qualidade. Fixas são muito melhores para fazer qualquer tipo de crop, mas existem zooms de alto nível que quase se comparam as fixas!

Reflita bem sobre tudo isso, uma ou dez lentes não vão resolver nada se você não tiver um objetivo claro!

Hoje meu kit se resume em 4 lentes:
9mm para arquitetura, céu noturno
18mm é minha walk around, uso pra trilhas, viagens, e as vezes substituo a 9mm por ela fazendo um panorama ou a 35mm dando um crop
35mm para retratos mais intimistas
50-230mm para fotografia de paisagem distante, show aéreo ou detalhes de arquitetura, as vezes retratos também
Veja que com no máximo duas lentes consigo fazer tudo o que eu quero, apenas trabalhando melhor a composição, mas dependendo do local eu abro mão de algo para ter mais praticidade, principalmente quando a questão peso/volume é importante. Já fui pra lugares que só levei minha 18mm, pois entrei em cavernas, passei por buracos, fiz trilhas longas, e equipamento só atrapalharia. O oposto também é verdade, já fui em lugares que só usei a 50-230mm, e se precisava de algo mais aberto o celular dava conta...

Perfeita colocação! E um bom kit. Eu tenho a 9mm, 18-55, 35 e 55-200. A 9mm é interessante, mas difícil pacas se adaptar. Está longe de ser minha preferida, talvez por culpa minha. Em viagens acho muito melhor a versatilidade da 18-55 do que uma prime 18. A 35 é fantástica e a 55-200, bem próxima da sua 50-230, é talvez a lente que mais gosto.

Na verdade o que me irrita é ler quando alguém dá uma "opinião" como se fosse verdade universal. Não vale a pena, não se usa assim, não se faz assado. Você não vai precisar disso, melhor ter outra lente X ou Y. Tudo bobagem. Se fosse assim todo mundo teria o mesmo kit. Você precisa estabelecer os SEUS critérios. O que é importante pra você pode ser bobagem pra outro, e vice-versa.

Dito isso, não compre essa 18-300!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Abraços!





Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Maio de 2020, 08:31:02
É difícil tentar fazer de tudo tendo uma lente só infelizmente...
Esse Kit foi o melhor que consegui montar, tem boa qualidade e não é tão caro, considerando que comprei usado.

105mm 2.8 (macro e retrato)
150-600mm (aves)
28mm 2.8 (paisagem)


Amarildo Filho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #26 Online: 06 de Junho de 2020, 12:49:54
É difícil tentar fazer de tudo tendo uma lente só infelizmente...
Esse Kit foi o melhor que consegui montar, tem boa qualidade e não é tão caro, considerando que comprei usado.

105mm 2.8 (macro e retrato)
150-600mm (aves)
28mm 2.8 (paisagem)

28mm vc usa na FF ou Crop? as vezes sinto falta de campo com a 18mm na crop, ja me peguei diversas vezes fazendo 2...3 fotos e depois fazendo panorama no Lightroom pra conseguir ter o resultado que buscava.

Me conte sua experiencia sobre essa 150-600mm, sempre vi algumas fotos dela e acho interessante, porem é uma lente enorme e de uso bem restrito ao meu ver


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 06 de Junho de 2020, 13:19:06
Boa noite, tenho uma Nikon D5600 e possuo um set de lentes que é o seguinte:

1# 1 Nikon AF-P DX Nikkor 18-55mm F3.5-5.6G VR (lente do kit, novinha)
2# 1 Nikon AF-S DX Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR (Usada e surradinha, já comprei usada, era lente do Kit de uma D7000 de um colega) paguei 500tão
3# 1 Nikon AF-S DX Nikkor 55-300mm F/4.5-5.6G ED VR (Usada, em bom estado), gosto do Bokeh que ela faz mas, o foco minimo dela é a 1,4m de distancia e as vezes limita, paguei 800tão

Alem destas tenho uma 50mm 1.8 e uma 35mm 1.8 que não pretendo me desfazer

Estive olhando e pretendo comprar a seguinte lente nova:
1# 1 Nikon AF-S DX 18-300mm f/3.5-5.6 G ED VR (R$ 4.890,00), uma das coisas que gostei é que a 300mm ela pode focar objetos a 45cm de distancia, e o fato de poder ir de 18-300 numa lente só, coisa que com a 55-300 as vezes me limita, pois 55 na crop tem situações que fica muito "colado" no objetivo...

Assim posso me livrar de 3 lentes numa pegada só...

Alguém poderia me ajudar? Qual a opinião de vocês sobre?

Se tem que ser so uma lente , 18-200vr2, e muito bom custo beneficio, se precisar os 300mm, fica com a 55-300 tambem.Quando usava crop para trabalhar usei muito 18-200, desde o lançamento dela junto com a d200, tive 3, e muito muito pratica.Se quiser qualidade extrema, ai tem que ser 2.8, 1.8, FF, e outro planeta.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.366
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Junho de 2020, 22:39:14
Após ler quase todos os posts, eu acho que
venderia a 18-55 e a 18-105.
Compraria ou a 18-200 ou a 18-140mm
Ambas usadas são relativamente em conta.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 08 de Junho de 2020, 13:52:22
28mm vc usa na FF ou Crop? as vezes sinto falta de campo com a 18mm na crop, ja me peguei diversas vezes fazendo 2...3 fotos e depois fazendo panorama no Lightroom pra conseguir ter o resultado que buscava.

Me conte sua experiencia sobre essa 150-600mm, sempre vi algumas fotos dela e acho interessante, porem é uma lente enorme e de uso bem restrito ao meu ver

Sim uso à 28mm em FF, ela foi minha primeira lente usei muito ela na D3100 quando comecei, mas não compre por mais de 600 reais ultimamente estão abusando do preço dela, à 5 anos atrás comprei por 230 reais depois minha mulher comprou outra muito nova por 550.
Sobre a 150-600 uso ela 90% do tempo pelo foto de fotografar aves.
Acredito ser o melhor custo-benefício pelo alcance e nitidez, uso a Sigma Sports comprei usada pela metade do preço, não pagaria o preço cheio. Ela é pesada, mas usando a alça de ombro que acompanha ela fica bem confortável.
Troquei minha 300mm F4 AF-S por ela e não me arrependo, essa Sigma em 300mm F5.6 tem uma nitidez levemente superior a 300mm F4 em F5.6.