Autor Tópico: Bolo de chocolate com cenoura  (Lida 935 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 04 de Maio de 2020, 22:53:36
A patroa pediu meio que de repente pra fotografar um bolo de uma amiga que está abrindo uma confeitaria. Usei luz contínua, e a produção foi da esposa.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2020, 00:30:41
Comeria uma fatia? Claro e certamente a última mordida seria de um pedaço com bastante cobertura.
Agora que já comi, acho que a foto ficou esquisita ou que não mostra todo o potencial do bolo.
Talvez esse pedaço cortado, em um pratinho no 1º plano e o bolo ao fundo. Ou até com umas 3 fatias já destacadas, mostrando mais o bolo "por dentro", destacando a massa de cenoura com a cobertura. Enfim, tenho certeza que achará um jeito mais bacana de "mostrar mais" o bolo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2020, 00:52:52
Comeria uma fatia? Claro e certamente a última mordida seria de um pedaço com bastante cobertura.
Agora que já comi, acho que a foto ficou esquisita ou que não mostra todo o potencial do bolo.
Talvez esse pedaço cortado, em um pratinho no 1º plano e o bolo ao fundo. Ou até com umas 3 fatias já destacadas, mostrando mais o bolo "por dentro", destacando a massa de cenoura com a cobertura. Enfim, tenho certeza que achará um jeito mais bacana de "mostrar mais" o bolo.

Engraçado que tinha mais bolo, mas preferi mostrar só esse detalhe! Mas obrigado pelo comentário.


MoisesFontana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2020, 08:39:13
Comeria uma fatia? Claro e certamente a última mordida seria de um pedaço com bastante cobertura.
Agora que já comi, acho que a foto ficou esquisita ou que não mostra todo o potencial do bolo.
Talvez esse pedaço cortado, em um pratinho no 1º plano e o bolo ao fundo. Ou até com umas 3 fatias já destacadas, mostrando mais o bolo "por dentro", destacando a massa de cenoura com a cobertura. Enfim, tenho certeza que achará um jeito mais bacana de "mostrar mais" o bolo.

Faço minhas as palavras do Maneco, e, complementaria com a seguinte observação.
O azul está sobressaindo em relação ao bolo. Meu primeiro olhar foi puxado pelo azul, e quando tento fixar o olhar no bolo o azul continua me puxando.
Talvez uma combinação de tons mais claros na cena daria mais destaque ao bolo.
 :ok:
Nikon D7200 / Sigma 17-70mm / Nikkor 50mm / Nikkor Micro 40mm


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2020, 10:04:04
O bolo está muito bonito, mas concordo com os colegas, acho que poderia ter valorizado mais. O fundo azul distrai muito pela cor e por ocupar muito da cena, está competindo com o assunto principal que é o bolo.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2020, 18:31:26
A foto e boa! Mas não sei...se tem fins comerciais faltou algo. Nao sei dizer oque pq tb nao e minha praia...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2020, 18:33:41
Concordo com os amigos, acho que mais do bolo iria valorizar. Um ângulo mais baixo também, mostrando mais a textura do miolo do bolo. O azul do fundo realmente chama muita atenção.

Só uma coisa, acho que seria "bolo de cenoura com chocolate", não? Rsrs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2020, 22:59:34
Não tenho experiência com fotos assim, eu gostei do enquadramento e da posição do bolo, só o fundo que precisaria ser uniforme cor única, ou uma toalha de mesa mas sem muitos detalhes...
Espero ter ajudado. :ponder:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2020, 10:19:03
Aproveitando a onda de criticas rsrsr.. deixo aqui a minha, construtiva, diga-se,   :D
Notei desde a primeira vez q vi a foto alguma falta de detalhes no primeiro plano e, aparentemente,  nos adornos amarelos do bolo. Provavelmente relacionado, em parte, à profundidade de campo reduzida.
« Última modificação: 06 de Maio de 2020, 10:19:45 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2020, 03:37:48
Opa! Desculpem a demora em responder aos comentários, mas a semana foi corrida!

A primeira coisa é que a resposta a estes comentários não é uma defesa, é antes uma explicação das escolhas. E eu aprecio todos os comentários, e não me senti ofendido por nenhum deles (viu, Maneco?  :D ;) )

A segunda coisa foram as cores. A dona da marca tem descendência portuguesa, e como tal, ela escolheu a marca baseada em azulejos portugueses, e queria que fossem um elemento das fotos. Ela chegou na minha casa com um "fundo" que remete a azulejos portugueses, porém desse tamanho:


Um fundo tão pequeno me obrigaria a usar uma lente longa, ou fotografar bem de perto. Ambas escolhas me dariam uma DoF mais curta que eu gostaria. Optei pela segunda opção, que pelo menos me daria a oportunidade de pegar bem a textura de parte do bolo.

O azul da toalha... Sim, eu poderia ter dado uma "matada" nele. Mas agora já foi...  :doh: E olhando as fotos que ela postou no FB, parece que ela dobrou a aposta!  :eek:
https://www.facebook.com/dom.nascimento.9216/videos/102351548146933