Autor Tópico: Canon SX50 HS - Problema na lente  (Lida 2995 vezes)

Loyolla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Online: 06 de Maio de 2020, 15:29:00
Sou nova por aqui, espero que esteja postando no lugar certo. Enfim, Estou precisando de conselhos urgentes sobre medidas SOS para ter com uma camera PowerShot SX50 HS Canon.

Ocorre que (há dois dias atrás) ela foi esquecida do lado de fora, embaixo do telhado, durante a noite. Testei e todas as funções estavam normais, com exceção de uma pequena mancha azulada (tipo um flare semi transparente) que fica registrada em foto. Essa mancha aparece apenas quando aponto a camera para cima. Me disseram que o frio da noite poderia ter condensado algo na lente e é esta mancha/sujeira que vejo.

Me aconselharam a mergulhar no arroz e a câmera está lá (sem bateria e cartão de memória) desde então.

Entrei em contato com algumas autorizadas aqui do Rio que estão aceitando equipamentos da linha PowerShot ( 1. SOS consertos câmeras, 2. Infoceltec e 3. Elizoom) e pretendo levar a camera pra fazer o orçamento amanhã.

Também entrei em contato com a Canon (loja de São Paulo) que veio apenas me responder hoje cedo que dizia que somente a troca da unidade ótica poderia resolver o caso (o que custa, segundo o e-mail, R$1000).

Gostaria de saber se alguém tem algum conselho adicional. Já me falaram até sobre mergulhar a máquina em água destilada, mas eu achei muito arriscado.

Deixo aqui em anexo os links que comparam momentos antes de quando eu estava tentando fotografar uma pipa (que acabou cortando minha mão inteira e por isso acabei esquecendo da camera) e depois dos testes (que monstra a tal mancha azulada) https://drive.google.com/folderview?id=14ymaJ1bgDeVtNZ1BwxqssPl0OgV66dPV

Esta mesma camera foi comprada de segunda mão na Olx. Ja ponderei sobre comprar outra. A máquina tem um peso sentimental muito forte e não é minha, preciso resolver essa situação de um jeito ou de outro. Quem puder me ajudar eu já agradeço imensamente!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2020, 16:45:18
Cara eu acredito que vale a pena enviar pra orçamento. Porém porque raios da água a câmera ficou num telhado tomando sereno e umidade durante a noite? O.o

De qualquer forma, se o conserto ficar mais do que 400 reais, vale a pena comprar uma SX50 usada no OLX - já vi ela por algo entre 400 a 600 reais.


Loyolla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2020, 18:49:31
Então, foi um encadeamento de incidentes

Como eu disse eu estava tirando fotos de pipas, quando uma caiu na minha casa e minha cachorra correu pra puxar. Mas tinha um pessoal puxando do outro lado pra pegar a pipa. Eu com medo daquela linnha cheia de cerol cortar a boca da minha cachorra, corri pra tirar dela e nisso a minha mão se cortou profundamente em diversos lugares. Daí eu fiquei com medo de manchar a camera e tirei ela de perto de mim, ao mesmo tempo que ainda estava tirando a maldita linha que estava no meu jardim e, mais uma vez, minha cachorra se enrolando naquilo. Foi um suplício até eu conseguir prendê-la e tirar a linha do jardim, quando por fim, me lembrei que a tal da linha tinha ido na mão de alguém e estamos, afinal de contas, em uma pandemia viral. Lá fui eu fazer curativo na mão, passar alcool nas feridas, lavar minha roupa (pois afinal tudo tinha encostado na linha que real podia estar infectada) e nisso tudo a câmera ficou lá. :( :aua: :aua: :aua:

Ódio eterno que eu tenho de não ter pego tudo e apenas entrado em casa pra depois correr pra fazer o curativo.

Minha mão ficou bem destruída depois dessas sequência de bosta  :aua:

Sim eu estou entre dividir a vida pra pagar uma manutenção da própria canon ou comprar uma nova na olx (quando a pandemia cessar). Mas o caso de comprar na olx é que tem de haver a sorte de eu encontrar um equipamento a venda no rio, cujo dono não esteja querendo passar a perna, cujo valor esteja entre 400 - 600 (tem duas cameras dessa linha vendendo a 900 =/ )

Enfim, foi isto




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2020, 19:04:52
Cara eu acredito que vale a pena enviar pra orçamento. Porém porque raios da água a câmera ficou num telhado tomando sereno e umidade durante a noite? O.o

De qualquer forma, se o conserto ficar mais do que 400 reais, vale a pena comprar uma SX50 usada no OLX - já vi ela por algo entre 400 a 600 reais.

Você viu as fotos?

Ela está apontando a câmera contra um lustre acesso, o flare é normal.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2020, 21:27:51
Você viu as fotos?

Ela está apontando a câmera contra um lustre acesso, o flare é normal.

Sim eu vi; concordo contigo, moça já testou a camera na luz do dia com diafragma mais fechado? Precisa fazer esse teste primeiro ok? Quem sabe economizamos 500 reais pra vc? kkkk


Loyolla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2020, 23:06:20
Você viu as fotos?

Ela está apontando a câmera contra um lustre acesso, o flare é normal.

Você acha que pode ser apenas um flare e num tem nada condensado na camera?
ESPERO que sim!
Espero que termine em comédia e não em mais tragédia kkkkk


Loyolla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2020, 23:07:32
Sim eu vi; concordo contigo, moça já testou a camera na luz do dia com diafragma mais fechado? Precisa fazer esse teste primeiro ok? Quem sabe economizamos 500 reais pra vc? kkkk

Vou testar isso assim que tirar a câmera do arroz KKKKK
Foi o que me aconselharam, deixar pelo menos 1 semana a câmera la e foi isto que fiz kkkk


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2020, 13:30:24
Acho que foi preocupação atoa rsrsrs

As vezes as lentes embaçam com a gente saindo ou entrando em ambiente com ar condicionado, sem causar danos permanentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Loyolla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2020, 19:31:09
Assim que eu testa-la novamente atualizo vocês.

Tô torcendo pra ter sido só um surto kkkkk


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2020, 17:30:48
Então, testou? Está normal?
Sempre dá pra melhorar.