Autor Tópico: Laowa 4mm f/2.8 MFT  (Lida 1728 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Maio de 2020, 01:13:13
Recentemente comprei uma Laowa 4mm f2.8 fisheye e resolvi partilhar minhas primeiras impressoes no forum.
Resolvi trocar por minha Laowa 7,5mm f2.0 retilinear porque nao curti  muito as cores (meio lavadas)  e a predisposição ao flare. O objetivo principal dessa ultra wide era fotos noturnas, estrelas, via lactea..  Para essa funçao estava ótima, mas muito sub utilizada,  pois vivo em grande centro e tenho viajado pouco.  Depois que vi alguns  reviews positivos  da Laowa 4mm comecei a cogitar essa fisheye para o mesmo objetivo, pois custaria menos da metade e parecia ser muito boa segundo vários  reviews. Um detalhe também me atraiu:  utilizando a funçao Teleconverter Digital (2X) das Olympus ela perde a forma circular da imagem sem perda perceptível de qualidade. Outra vantagem  é o angulo de visao de 210 graus que permite compor fotos panoramicas de 360 graus com 2 ou 3 cliques.  A enorme profundidade de campo é outro recurso utilíssimo que estou gostando muito,  algo como  8cm ao infinito a partir de f4 ou f5.6, o que nos faz esquecer de qq preocupaçao com foco e abre possibilidades interessantissimas de perspectiva.


A objetiva é minuscula e leve, outro ponto positivo. Uma desvantagem é que nao aceita filtro, pois a parte frontal  é oval e protuberante. Pelo tamanho reduzido também é meio complicado acoplar ou desacoplar na camera, mas notei que com a tampa metálica, que cobre toda a lente, facilita muito esse processo.
Inicialmente achei que iria ter muitos problemas com flare,  muito mais que com a Laowa 7,5mm, mas me surpreendi:  nao tem quase nada, fiz vários testes com Sol frontal e nao notei flare em quase nenhuma imagem e qdo aparece é minimo, realmente impressionante! Um halo circular azul incomoda, mas nao sei dizer se é normal..


Devido ao confinamento nao pude experimenta-la antes, faltou oportunidade e disposiçao, mas esses dias resolvi dar uma rápida saida para testar em uma viela florida no bairro.  Segue abaixo algumas imagens, mas  feitas rápida e despreocupadamente. Por sinal, devido ao gde angulo da lente é super dificil evitar que apareça parte das mãos ou do corpo do fotografo.  Nao me preocupei em evitar esse problema, afinal era somente testes sem qq pretençao,  imagens teste q estou postando aqui.  Em outra oportunidade farei fotos decentes, espero, mas adianto que estou gostando da brincadeira..  A maioria das imagens foram feitas com uma Olympus E-PM2 (muito compacta) e algumas com uma OM-D E-M5 II. No caso dessa ultima, mesmo segurando a camera com a ponta dos dedos aparece o grip, mesmo sendo minimo em tamanho. Obviamente sua utilizaçao em cameras com grips sobressalentes fica meio inviável..


Review: https://www.digitalcameraworld.com/reviews/laowa-4mm-f28-fisheye-review






















Imagem de Ricardo Huang©








« Última modificação: 04 de Junho de 2020, 16:53:20 por erickdlm »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2020, 21:14:02
Que charme essa Penzinha!! É tua??
Bem interessante a lente. Eu ainda não tenho opinião formada a respeito de olho de peixe. Ainda não sei se gosto ou não, rs. Inicialmente vejo apenas como algo divertido, mas não necessariamente funcional.
Pra mim é uma brincadeira.
Mas muito interessante a lente, tão miudinha.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2020, 00:32:09
Que charme essa Penzinha!! É tua??[/quote ]
Imfelizmente essa penzinha nai é me pertence, snif!  :D  A minha é uma E-PM2 branca, mas ficou muito bem com essaa Laowa.

Citar
Bem interessante a lente. Eu ainda não tenho opinião formada a respeito de olho de peixe. Ainda não sei se gosto ou não, rs. Inicialmente vejo apenas como algo divertido, mas não necessariamente funcional.
Pra mim é uma brincadeira.
Mas muito interessante a lente, tão miudinha.


Ame-a ou deixe-a, rs.. Mas é mais provável um caso de amor com ela. Nas Olys com o recurso de tele converter digital ela perde o padrao circular, qdo passa a tornar-se funcional e nao mera diversao.Alem do q é nitida, clara e, incrivelmente, nao notei flare com ela. A área de foco, de 8cm ao infiniro é incrivel!
« Última modificação: 21 de Junho de 2020, 00:35:12 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2020, 06:19:26
Que coisa, eu tenho a Laowa 9mm pra Fuji e acho fantástica. Imaginei que a versão pra m43 tb fosse no mesmo nível!

Eu não consigo ser fã de fisheye. Assim como a Helena eu nunca vi utilidade pra esse tipo de lente rsrs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2020, 10:53:19

Ame-a ou deixe-a, rs.. Mas é mais provável um caso de amor com ela. Nas Olys com o recurso de tele converter digital ela perde o padrao circular, qdo passa a tornar-se funcional e nao mera diversao.Alem do q é nitida, clara e, incrivelmente, nao notei flare com ela. A área de foco, de 8cm ao infiniro é incrivel!

Aí sim!! Ser funcional, já faz tudo valer à pena!


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2020, 11:07:25
Que coisa, eu tenho a Laowa 9mm pra Fuji e acho fantástica. Imaginei que a versão pra m43 tb fosse no mesmo nível!

Eu não consigo ser fã de fisheye. Assim como a Helena eu nunca vi utilidade pra esse tipo de lente rsrs


Entao, sobre a 7,5mm f/2 para MFT, todos os reviews elogiam muito, já a minha experiencia de uso foi muito limitada e restrita as necessidades, expectativas e utilidade q teria para ela, o q nao resultou em boa avaliaçao, mas algo muito pessoal. Usei somente algumas vezes em uma trip de varios dias em montanha e qdo vi o resultado no PC nao fiquei lá muito feliz:  muito flare, foco errado em uma situaçao importante (ai foi erro meu).  As UW estavam meio encostadas em casa: fora a Laowa  7,5mm (15mm eq. FF) tinha ainda uma Oly 9-18mm (18-36mm), que por sinal q tb vendi esses dias. Também pelo pouco uso das Wides nunca tive interesse em UW fisheye, mas qdo vi os testes da Laowa 4mm e a vantagem de poder usar sem o formato circular nas Olympus, além de ser nitida e clara (f/2.8) e custar menos da metade da 7.5mm, cogitei a troca pel a 7.5. Resolvi fazer um anuncio teste e o resultado foi q vendi em 2 dias, me capitalizando para adquirir a  fisheye e com boa sobra. A fisheye vai servir perfeitamente para o objetivo principal q é fotografar estrelas e  agora com alguns bonus de cliques diferentes devido aos  210 graus de abertura angular.  Aconteceu comigo o que vi em muitos reviews: quem usou gamou..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2020, 12:16:07

Entao, sobre a 7,5mm f/2 para MFT, todos os reviews elogiam muito, já a minha experiencia de uso foi muito limitada e restrita as necessidades, expectativas e utilidade q teria para ela, o q nao resultou em boa avaliaçao, mas algo muito pessoal. Usei somente algumas vezes em uma trip de varios dias em montanha e qdo vi o resultado no PC nao fiquei lá muito feliz:  muito flare, foco errado em uma situaçao importante (ai foi erro meu).  As UW estavam meio encostadas em casa: fora a Laowa  7,5mm (15mm eq. FF) tinha ainda uma Oly 9-18mm (18-36mm), que por sinal q tb vendi esses dias. Também pelo pouco uso das Wides nunca tive interesse em UW fisheye, mas qdo vi os testes da Laowa 4mm e a vantagem de poder usar sem o formato circular nas Olympus, além de ser nitida e clara (f/2.8) e custar menos da metade da 7.5mm, cogitei a troca pel a 7.5. Resolvi fazer um anuncio teste e o resultado foi q vendi em 2 dias, me capitalizando para adquirir a  fisheye e com boa sobra. A fisheye vai servir perfeitamente para o objetivo principal q é fotografar estrelas e  agora com alguns bonus de cliques diferentes devido aos  210 graus de abertura angular.  Aconteceu comigo o que vi em muitos reviews: quem usou gamou..

Essa Oly 9-18 pode não ser a melhor lente do mundo, mas me acompanhou e fotografou um dos momentos mais marcantes e emocionantes da minha vida, que foi ver a aurora boreal. Não quis viajar com a câmera FF (haja peso), e levei a Pen recém-adquirida com a 9-18. Penei com o foco, mas quando acertei, só alegria!!


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2020, 18:48:11
Essa Oly 9-18 pode não ser a melhor lente do mundo, mas me acompanhou e fotografou um dos momentos mais marcantes e emocionantes da minha vida, que foi ver a aurora boreal. Não quis viajar com a câmera FF (haja peso), e levei a Pen recém-adquirida com a 9-18. Penei com o foco, mas quando acertei, só alegria!!


Já tirei ótimas fotos com a 9-18mm também.. Mas para fotos noturnas limita pois é escura (f/4). Para foco no infinito também deixa a desejar, imprecisa no AF e não tem marcação de distancia de foco no manual, o que dificulta muito clicar estrelas, aurora, etc.. Nesse aspecto as Laowa UW sao ótimas, manuais e com a marcaçao de infinito.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..