Autor Tópico: Pra que serve o botão full limit na canon 100mm macro?  (Lida 1450 vezes)

horacllos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 10 de Maio de 2020, 16:49:08
nunca tive uma lente com recursos mais avançados e estou m dúvidas com a canon 100mm macro, o que seria o botão "full limit" que ela tem? noto que as vezes ela demora achar foco quando saio de um foco bem próximo para um mais longe, é assim mesmo?


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2020, 08:45:54
nunca tive uma lente com recursos mais avançados e estou m dúvidas com a canon 100mm macro, o que seria o botão "full limit" que ela tem? noto que as vezes ela demora achar foco quando saio de um foco bem próximo para um mais longe, é assim mesmo?

Olá.
Esta chave, nesta posição, permite que ela faça foco automático desde a distância mínima até o infinito. Normal demorar assim.

As outras posições têm outros intervalos de distância, justamente pra agilizar no foco.
No caso da versão L, por exemplo, use a chave 0.5m-(infinito), caso o assunto esteja a partir desta distância (0.5m), isto vai agilizar um pouco.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2020, 05:51:09
nunca tive uma lente com recursos mais avançados e estou m dúvidas com a canon 100mm macro, o que seria o botão "full limit" que ela tem? noto que as vezes ela demora achar foco quando saio de um foco bem próximo para um mais longe, é assim mesmo?

Lentes macro geralmente possuem apenas foco manual. Como essa lente é foco automático; geralmente há um intervalo maior do foco macro para o infinito, por isso é natural que o autofoco seja um pouco mais lento do que uma lente não macro e por isso que foco automático em fotografia macro não é muito recomendado rsrs

Obs: não se engane, essa 100MM macro é uma das melhores lentes da Canon, muito nítida já em abertura máxima, tem uma nitidez monstro pra retratos, vale cada centavo investido.
« Última modificação: 12 de Maio de 2020, 05:52:10 por cheferson »


horacllos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2020, 12:45:39
obrigado pela ajuda, o botão não é de muita ajuda me parece, melhor ficar no foco manual pra macro, em geral ela é mto rápida no foco, mto rápida mesmo!  só qdo tem essas mudanças de distância focal brusca que fica patinando, a nitidez dela é realmente mto boa


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2020, 22:55:00
.

Tentando ajudar...

Não conheço nada de Canon mas tenho uma macro 105mm/2.8 Nikkor que tem uma chave Full/Limit que *acho* deve ser similar à sua.

Na Nikon esta chave visa acelerar o sistema de foco considerando o objetivo de uso da lente.

Na posição full todas as distância possíveis de foco, do mais próximo (macro) à infinito, são consideradas pelo sistema auto foco, com prejuízo no tempo de focagem.

Em limit o tempo de focagem é mais rápido, mas se focar em distâncias mais perto ele fica limitado entre uma distância mínima e máxima (diferente de infinito) para objetos perto da câmera. Já se focar em uma distância mais afastada ele fica limitado entre infinito e uma distância maior que a capacidade mínima de foco (macro) da lente.

Só vale para auto foco, no foco manual é como se estivesse em full sempre, controlado por você pelo anel de foco.

Estas distâncias mínima, máxima e intermediária que falei acima, são detalhadas abaixo em um extrato do manual da Niikkor.

The Focus Limit Switch
For faster focusing, slide the focus limit switch from FULL to LIMIT. At short focus distances, selecting LIMIT will restrict focus to distances in the vicinity of 0.3 m to 0.219 m (1 ft. to 0.72 ft.), while selecting LIMIT at longer focus distances will restrict focus to positions be- tween approximately 0.3 m (1 ft.) and ∞.

Espero ter sido claro.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna