Autor Tópico: Duvidas pontuais  (Lida 1057 vezes)

borbaman

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 06 de Maio de 2020, 17:51:58
Boas, o meu equipamento consiste num pc win10 c gtx 1050ti 4gb, um monitor Benq sw2700pt, calibrador datacolor spyder x pro, programas adobe photoshop,  lightroom e premiere(video).  Deparo me com uma serie de duvidas!??

1- ao calibrar o monitor utilizo o palette master da benq em vez do software da datacolor q acompanha o calibrador certo?
2- o monitor tem varios menus cm standard, adobe rgb, srgb... predefenido 1, predefenido 2... onde estes 2 ultimos sao os perfis da calibracao feitos pelo calirador! Qual deixo activo para tratar as fotos no lightroom, por ex?
3- normalmende tiro fotos em raw e adobe rgb mas a maioria das fotos sao para internet, o q requer srgb certo? Entao continuo a trabalhar a foto no lightroom em adobe rgb e ao exportar é q gravo em srgb certo?
4- outra situação  que me ocorre, por ex uma mesma imagem gravada em tiff e jpeg apos producao, a jpeg fica mt saturada em relacao a tiff, com uma cor mt mais carregada do que a q foi tratada no lightroom! É normal?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2020, 08:58:18

3- normalmende tiro fotos em raw e adobe rgb mas a maioria das fotos sao para internet, o q requer srgb certo? Entao continuo a trabalhar a foto no lightroom em adobe rgb e ao exportar é q gravo em srgb certo?

Dado meu conhecimento limitado na área de calibração e afins, só conseguirei responder essa.
Quando vc seta um perfil de cor na camera, seja Adobe RGB ou sRGB, esses são utilizados apenas nos JPGs gerados nela, um arquivo RAW não tem perfil de cor, pois ele não é uma imagem e sim um conjunto de informações que será interpretado pelo software e esse software é que vai atribuir o perfil de cor na exportação do jpg.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2020, 11:29:27
4- outra situação  que me ocorre, por ex uma mesma imagem gravada em tiff e jpeg apos producao, a jpeg fica mt saturada em relacao a tiff, com uma cor mt mais carregada do que a q foi tratada no lightroom! É normal?

Não sei onde está fazendo a conversão nem qual o gamut de cor do arquivo em tiff, mas se ele for maior utilize a opção "perseptual" e não "saturation". Veja se resolve


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2020, 22:54:54
Também não sei as repostas pra tudo, então vou tatear um pouco. Não tome minhas respostas como certas.

1. Não conheço seu monitor, mas se ele tem um LUT interno, parece que vc está fazendo a coisa certa. A vantagem de ter um LUT interno é que o monitor vai ficar calibrado com qualquer dispositivo conectado a ele, não somente o dispositivo com um perfil de cor instalado no PC. Se o resultado da sua calibração não é um arquivo .icm ou .icc instalado no PC, creio que seja isso mesmo.
2. Deixe o perfil que vc calibrou no calibrador.
3. Sim. Mas vc também pode trabalhar direto em sRGB, uma vez que o Gamut do aRGB é maior, e pode perder detalhe na conversão pra sRGB.
4. Não sei se é o mesmo caso, mas meus tiffs em HDR ficam meio desbotados em meu monitor sRGB. Durante o processamento preciso aumentar contraste e saturação pra começar a ficar editável.