Autor Tópico: Alguém aqui com algum problema na Fujifilm X ...  (Lida 3474 vezes)

Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Maio de 2020, 11:49:27
 :eek: :eek:

Srs... Abrir esse tópico justamente porque - tive dois problemas com as câmeras da Fujifilm ( Serie X ) .. e pesquisando alguns forum - verifiquei que não é so coisa da América Latina - Mas , outros usuários da Marca/Empresa  já reportaram o mesmo ocorrido ..

Vamos aos fatos - Câmeras eletrônicas - sempre tiveram problemas , dos mais variados ; sensor oxidado , botão do dial que quebra , lcd que aparece manchado ou escurece nas bordas, falha no obturador digital , falha no obturador mecânico e por ai vai ... Mas o que ocorreu comigo - fiquei a pensar !

Tenho uma Fujifilm X PRO 1 -  paixão para uns e ódio para outros - eu particularmente acho fantástica - com toda as suas limitações  - Um tempo atras  , no ano de 2017 - fiquei sem usa-la por volta de 3 meses ... assim que coloquei a bateria ; a câmera não ligou ( deixei guardado no Drybox junto com as lentes e outra câmera _ XE2   - com temperatura e umidade controlada ) ... pois bem depois de tantas tentativas com a bateria e nada - resolvi colocar a força diretamente na placa logica ... a câmera ligou depois de um certo tempo desligou - deixei de lado e entrei em contato com a Fujifilm ... como a câmera estava na garantia - o reparo foi feito e a câmera voltou normalmente ...
Depois disso - foi a vez da minha fujifilm XE2 - praticamente o mesmo defeito - achei que já estava na hora de trocar de marca .. a câmera ja estava fora da garantia - e então resolvi abri-la ... assim que retirei a "Pele" , parafuso - peguei o multímetro e fui atras das tensões .. encontrei uma bobina e um microfusivel danificado ... retirei os componentes de uma placa do raspberry pi ( que queimou o processador ) , e assim a câmera voltou a vida .. 
Enquanto estive com câmera , não mais apareceu mais qualquer defeito  .. quando vendi - informei ao novo proprietário o ocorrido - e ele aceitou normalmente - a câmera ja tinha por volta de 12000 clicks  quando vendi - e ate hoje esta funcionado ! ...
 :aua: :aua: Mas minha Fujifilm X pro1 - insiste em no mesmo problema -  está novamente com o defeito intermitente - hora liga e hora não liga ... estou pensando em abri-la para ver o que há de errado !!! - ja não esta na garantia ... Por isso gostaria de saber - se alguém aqui ja passou pelo mesmo problema .
*** Minha Lumix - tive que trocar o dial traseiro , parou de funcionar !!! --comprei o manual de serviço e o dial -- fiz o reparo ..
[]
Obrigado a todos ...
Abrs.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2020, 19:16:54
Olá,

Minha experiência com câmeras da Fuji sempre foi boa, e nada a reclamar mesmo das séries mais antigas.

Tive X10, X20, X30, X100, XM1, XE1, XE2, XT10 e ainda mantenho a XT1.
Toda foram muito, muito usadas em viagens e nenhuma deu problema mesmo após ficarem paradas sem bateria por até um ano. Guardo tudo em dry cabinet a 35% de humidade.

Sempre usei baterias originais nas Fujis. Não confio em baterias de terceiros salvo duas marcas, a Watson e a Jupio, principalmente depois que vi uma Olympus ir pro brejo por causa de uma genérica e uma outra derreter no carregador original... Não sei se éo seu caso mas fica o alerta.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2020, 20:45:45
Mauro. Tua rede elétrica está ok?  Nem o Raspberry Pi escapou?


« Última modificação: 22 de Maio de 2020, 20:47:04 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2020, 22:57:04
Mauro. Tua rede elétrica está ok?  Nem o Raspberry Pi escapou?

O pi pifou porque o cooler estragou .. depois comprei outro e coloquei em óleo mineral .. até hoje está ok .. quanto a rede elétrica .. aterramento , fase e neutro tudo certo , até dijuntores troquei todos ... Por versões mais nova .. mas a fuji por essa não esperava ... !!! :ok: :ok: :ok:


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2020, 23:02:15
Olá,

Minha experiência com câmeras da Fuji sempre foi boa, e nada a reclamar mesmo das séries mais antigas.

Tive X10, X20, X30, X100, XM1, XE1, XE2, XT10 e ainda mantenho a XT1.
Toda foram muito, muito usadas em viagens e nenhuma deu problema mesmo após ficarem paradas sem bateria por até um ano. Guardo tudo em dry cabinet a 35% de humidade.

Sempre usei baterias originais nas Fujis. Não confio em baterias de terceiros salvo duas marcas, a Watson e a Jupio, principalmente depois que vi uma Olympus ir pro brejo por causa de uma genérica e uma outra derreter no carregador original... Não sei se éo seu caso mas fica o alerta.

A bateria paralela já descarto .. somente original .. tanto que até hoje , as baterias estão funcionando ... No forum https://www.fuji-x-forum.com/ .. há relatos de vários usuários reclamando o mesmo problema - não só com a x pro1 , com a xpro2 também ... No início pensei que fosse o obturador travado ... Mas foi coisa eletrônica mesmo ...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2020, 23:15:43
Minha E2 está aqui firme e forte, fazendo 5 aninhos com mais de 50mil cliques!

Até hj só conheci quem teve problema com Fuji por ser metralhadora, estragando o obturador em um ou dois anos, ou por sair a borracha do grip. Problema como o seu é novidade pra mim...

Você guarda as câmeras com bateria?


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2020, 22:28:16
Minha E2 está aqui firme e forte, fazendo 5 aninhos com mais de 50mil cliques!

Até hj só conheci quem teve problema com Fuji por ser metralhadora, estragando o obturador em um ou dois anos, ou por sair a borracha do grip. Problema como o seu é novidade pra mim...

Você guarda as câmeras com bateria?

Boa noite ..  normalmente guardo as câmeras com baterias , mesmo porque , a bateria interna pode fazer a câmera perder as  configurações - se não receber uma carga ...  :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 23 de Maio de 2020, 22:29:17 por Mauro.assis »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2020, 10:07:16
Boa noite ..  normalmente guardo as câmeras com baterias , mesmo porque , a bateria interna pode fazer a câmera perder as  configurações - se não receber uma carga ...  :ok: :ok: :ok:


Bem, todos os fabricantes recomendam guardar SEM a bateria. Elas sempre geram gases e alguns podem ser corrosivos.
« Última modificação: 24 de Maio de 2020, 10:08:02 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2020, 02:36:16

Bem, todos os fabricantes recomendam guardar SEM a bateria. Elas sempre geram gases e alguns podem ser corrosivos.

Deve ser verdade. Eu, erradamente, sempre guardei com bateria, e ainda assim nunca observei problema.

Sobre o problema do Mauro, pode ser que ao colocar uma bateria na câmera após vários meses sem usar, a câmera demore alguns minutos pra carregar a bateria interna que alimenta o relógio, etc. Mas não sei, estou chutando. Nunca desmontei uma câmera dessas e nem saberia identificar um defeito testando os componentes eletrônicos.


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2020, 21:54:10

Deve ser verdade. Eu, erradamente, sempre guardei com bateria, e ainda assim nunca observei problema.

Sobre o problema do Mauro, pode ser que ao colocar uma bateria na câmera após vários meses sem usar, a câmera demore alguns minutos pra carregar a bateria interna que alimenta o relógio, etc. Mas não sei, estou chutando. Nunca desmontei uma câmera dessas e nem saberia identificar um defeito testando os componentes eletrônicos.

Sempre guardei as câmeras com a bateria , desde a Nikon d90 , Fuji 5 , pentax ist , as Sony ; Alpha 100 , Alpha700 , as Leicas: m8 ( falha mecânica  no obturador ) , m9 ( oxidação no sensor )... fuji XE1 , XE2 .. até às Olympus epl1 - essa além do dial totalmente inoperante ... o LCD escureceu totalmente , epm2 - sensor danificado por laser .  minha lumix gx7 que já está chegando ao 15k .. sempre guardei com a bateria , nunca tive qualquer problema ...! Mas com a Fuji X pro 1 aconteceu ...  Desmontei a câmera .. verifiquei as tensões , fusível , e alguns componente.    E tudo indica que foi a placa cpu da câmera ... Uma pena .. mas fazer o quer ...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2020, 12:17:27
Mauro,

TODOS os fabricantes recomendam retirar a bateria ao guardar. Se recomendam é porque tem um motivo, não ?
Não estou dizendo que o seu problema específico tenha sido causado por isso mas também não excluo a possibilidade.