Autor Tópico: Olympus encerra o negocio de cameras em 30jun  (Lida 7326 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
« Última modificação: 25 de Junho de 2020, 21:44:54 por AFShalders »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 26 de Junho de 2020, 11:24:12
É uma grande pena. Vários modelos incriveis. Não era para ser assim...  :(

..E isso a afetou: Ela passou a escutar apenas seus próprios fãs.

...Feriu o principio Kaizen (Toyota), aonde pontos de melhoria devem ser vistos como crítica construtiva.

Mesmo que o padrão M4/3 (que tinha potencial para dominar o mundo), siga... Ele seguirá nas mãos de outras cabeças...


Ernesto, antes demais nada, bem vindo de volta!

Realmente uma pena, pois a Olympus é uma empresa que oferecia um atendimento pós-venda dos melhores, senão o melhor aqui e no hemisfério norte.  Digo isso nao só por experiencia pessoal (trocaram uma lente PRO fora da garantia no Brasil e consertaram outra nos states, ambos sem custo), mas também por inúmeros exemplos que já li em foruns internacionais. Nesse aspecto uma perda irreparável, pois com certeza o fundo de investimento que comprou nao deve ter muitos principios éticos diferentes daqueles relacionados a aumentar seus lucros.
Pelo padrao desse tipo de negócio, a JPI deve enxugar a empresa ao máximo para entao revende-la, é um  caminho meio  óbvio. Muitissimo improvável terem comprado para em seguida fecharem ou produzirem câmeras e lentes com outra marca. Pode ter ai também alguma outra jogada financeira que nao esta clara, o tempo dirá. De qualquer forma parece  menos mal a venda do que o encerramento das atividades do setor Imaging pela Olympus.
Quanto às causas certamente estao relacionadas à estratégias equivocadas em relaçao ao setor Imaging, pois a Olympus como um todo vai muito bem com ótimos lucros, usando ou nao o principio Kaizen de criticas construtivas e criativas dentro dos processos internos da empresa. A Olympus tem sido  inovadora na produçao de cameras com muitas inovaçoes que fazem diferença até o presente, vide os recursos da E-M1 III. Lentes Pro excepcionais também..

Independente de outras causas, o fato é que o  ponto fraco é o sensor, nao tanto pelas limitações inerentes ao tamanho, mas mais por falta de desenvolvimento e dependência  de quem os fabrica, Sony no caso. Certamente se lá trás a Olympus tivesse escolhido o APS-C a
 a realidade hoje seria outra, pois estaria competindo vigorosamente com outros grandes players, pois faz câmeras e objetivas excelentes. 

Apesar de tudo existe boas chances do padrão MFT seguir, caso a Panasonic continue a investir no desenvolvimento de videos e talvez, em
 um sensor próprio no futuro. Ao longo dos anos vendi, aqui no Brasil, várias lentes MFT muito  facilmente, e quase todas para usuários de videos. Pelo q já li a respeito em foruns gringos e pelo que já tenho experienciado por aqui, dá para crer que uma das falhas estratégicas fatais da Olympus foi nao ter priorizado devidamente o setor de video. Vamos ver o q o futuro nos aguarda..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 26 de Junho de 2020, 16:54:07
Angelone,

Está com toda a cara de acontecer com a Olympus o mesmo que aconteceu com a Kodak: Veio um fundo investidor, a Platinum Equitity que comprou de porteira fechada a divisão de imaging da Kodak. Um conhecido meu que era diretor de lá me contou a estória toda. Aí mudou de nome para Truesense Imaging e depois foi vendida novamente. Não tenho a menor idéia de quem detém a marca e as patentes (obviamente muitas patentes foram vendidas para outros). A Kodak Imaging hoje em dia é somente uma empresa de branding, uma pena.

Vamos aguardar e ver o que acontece com a Olympus Camera. Pode ser que aconteça o mesmo ou que licenciem ou mesmo vendam tecnologias para outros fabricantes, ou simplesmente a empresa será fechada e as patentes vendidas a granel (caso Kodak).

Não me surpreenderia se as próximas da lista fossem a Pentax e a Nikon.

Os players a sério serão a Canon, a Panasonic e a Sony. Além das parcerias com Leica e Zeiss, essas empresas dominam também no segmento de vídeo a décadas.
« Última modificação: 26 de Junho de 2020, 16:56:32 por AFShalders »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #33 Online: 26 de Junho de 2020, 17:32:44
eu ia vender minha pen-f, que inclusive ta anunciada aqui no forum,  e comprar a em1-mkii.
agora vou guardar a pen-f (que vai virar item de colecionador).

imagino que o preço de tudo da olympus deve ter uma queda substancial. devem rolar umas promoções bem interessantes nos próximos meses
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 26 de Junho de 2020, 18:01:43
Angelone,

Está com toda a cara de acontecer com a Olympus o mesmo que aconteceu com a Kodak: Veio um fundo investidor, a Platinum Equitity que comprou de porteira fechada a divisão de imaging da Kodak. Um conhecido meu que era diretor de lá me contou a estória toda. Aí mudou de nome para Truesense Imaging e depois foi vendida novamente. Não tenho a menor idéia de quem detém a marca e as patentes (obviamente muitas patentes foram vendidas para outros). A Kodak Imaging hoje em dia é somente uma empresa de branding, uma pena.

Vamos aguardar e ver o que acontece com a Olympus Camera. Pode ser que aconteça o mesmo ou que licenciem ou mesmo vendam tecnologias para outros fabricantes, ou simplesmente a empresa será fechada e as patentes vendidas a granel (caso Kodak).

Não me surpreenderia se as próximas da lista fossem a Pentax e a Nikon.

Os players a sério serão a Canon, a Panasonic e a Sony. Além das parcerias com Leica e Zeiss, essas empresas dominam também no segmento de vídeo a décadas.


Infelizmente faz sentido o que vc diz, Shalders..  Seria fantástico se uma fabricante de hardware poderosa, como a Foxconn, fosse a atual ou futura compradora, ai sim as chances de sobrevida da Olympus Imaging seriam muito boas, mas só rezando mesmo rsrs..  Já Fundos de Investimento compram qq coisa q dê ou possa dar lucro, só nao comercializam drogas, ainda, porque é ilegal.. Então, nao dá para ter otimismo com essa venda, mas mesmo assim é menos pior, acho,  do que o que fez a Samsung, q foi encerrar definitivamente a fabricaçao de cameras e lentes, pelo menos resta um minimo de esperança.. Tomara que nao ocorra parecido com a Nikon e Pentax, que tem produzido grandes cameras e lentes..
De qq forma, o céu nao esta desabando.. Até compraria outra camera Olympus (mas só pechincha rs..), os modelos atuais atendem bem  eu nivel de exigencia
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 26 de Junho de 2020, 18:05:23

De qq forma, o céu nao esta desabando.. Até compraria outra camera Olympus (mas só pechincha rs..), os modelos atuais atendem bem  eu nivel de exigencia

Sim mas não pelo absurdo que pedem...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 26 de Junho de 2020, 18:09:02
eu ia vender minha pen-f, que inclusive ta anunciada aqui no forum,  e comprar a em1-mkii.
agora vou guardar a pen-f (que vai virar item de colecionador).

imagino que o preço de tudo da olympus deve ter uma queda substancial. devem rolar umas promoções bem interessantes nos próximos meses


Provavelmente deve ocorrer isso com cameras novas em estoque e usadas ao longo do tempo.. Com lentes nem tanto, pois servem em cameras Panasonic, Black Magic, Z-Cam e algumas compactas nos drones da DJI, essa outra grande fabricante que poderia ter comprado a Olympus (eles já sao donos da Hasselblad).
Mas a lógica da desvalorizaçao parece nem sempre ser a mesma. Pelo q li em um forum gringo, cameras e lentes top da Samsung tem hoje um valor elevado no mercado lá fora (a conferir..)
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #37 Online: 26 de Junho de 2020, 20:08:18
O que está acontecendo com a Olympus, foi o que aconteceu com a Minolta e com a Pentax - a primeira comprada pela Sony, a segunda pela Ricoh.

Várias empresas do ramo da fotografia entraram e saíram. Se continuar dando mancadas, a Nikon pode ser a próxima. Acredito que se isso acontecer nos próximos 2, 3, 4 anos, o mercado de câmeras será dominado pela Sony, Canon e Fujifilm com as outras marcas restantes correndo por fora.

Outro fator são os smartphones. Acredito que Canon e Nikon poderiam fazer alguma parceria para produzir pelo menos lentes para celulares ou até mesmo produzir celulares e incentivar a compra de cãmeras, dizendo que são melhores, que tem Wifi para passar as fotos, que é melhor, etc. A Sony do Japão faz algumas propagandas assim, eu particularmente, não duvido que num período de 3 anos a Sony seja a nova líder mundial do segmento de câmeras.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #38 Online: 27 de Junho de 2020, 12:47:59
Se der tudo errado e ficar tudo baratinho, pego uma EM1-3 com desconto e fico o resto da vida. As câmeras já são bem melhores do que eu consigo extrair delas hehe
Por aí mesmo....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #39 Online: 27 de Junho de 2020, 13:15:30
Realmente é uma pena. Pegando um pouquinho do que vários disseram, a Oly tem muita tecnologia e know how embarcado. Eles foram os primeiros a revolucionarem na fotografia digital no campo das ML. A OMD EM5 e EM1 foram as primeiras câmeras realmente com um salto de inovações que hoje são tendência e até padrão nos modelos mais famosos como: EVF decente, Foco rápido e preciso, IBIS, ergonomia e construção premium.

O formato M4/3 se enfraqueceu muito nos últimos anos por conta da falta de inovações nos sensores e lentes (talvez porque já estavam no seu limite tecnológico) e a chegada e consolidação dos sensores maiores e também porque a Panasonic fez um movimento de debandada e traição que decepcionou até os mais entusiastas desse formato.

Dito isto e associado à tendência global de queda de vendas de câmeras fotográficas tradicionais, a Olympus sofreu muito com os consecutivos tombos na sua lucratividade e agora a Olympus decidiu repassar essa Business Unit para frente.

Resta torcer para ver que rumo a JIP irá dar. Com certeza haverá forte reestruturação da empresa e do seu line-up. Eu ainda acredito que eles não irão "fechar" o segmento pois não faria sentido financeiro comprar e depois fechar. Eles acreditam que uma nova gestão e reestruturação seja suficiente para retomar níveis de lucratividade maior para depois, até quem sabem, revenderem e terem lucro.

Mas o ponto mais importante dessa notícia toda é: Quem será a próxima marca tradicional a trilhar o mesmo caminho? Se vocês olharem os pontos que coloquei, outras grandes do mercado passam pelo mesmo desafio/cenário.

A Olympus, assim como a Nikon, transformaram seu know how ótico em linha de produtos para área médica e medições em setores muito mais lucrativos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 27 de Junho de 2020, 16:08:39
Traição da Panasonic ? Para com isso... A empresa sempre esteve envolvida em muito mais coisas em imagem digital do que a Olympus, a Panasonic é um dos lideres em video padrão broadcasting a décadas. O fato da Panasonic ter lançado uma full-frame não é traição, é visão do que o mercado quer.

O problema é que todo mundo ainda imagina a Olympus do tempo do Maitani, o que deixou de ser no momento que esse admirável engenheiro, designer e CEO foi. A turma que assumiu fez besteira em cima de besteira, se envolveram com crime organizado, falsificaram boletins financeiros e outras coisas mais. E isso cobra um preço cedo ou tarde.

Outra coisa que todo mundo concorda é que a Olympus, seja por falta de interesse, ou de coragem ou de competência jamais conseguiu fazer uma câmera que chegasse aos pés das Sony-Canon-Panasonic em termos de vídeo.

A Olympus se deu mal por causa dessas coisas basicamente, embora a ótica dela seja geralmente muito, muito boa. A Olympus Camera caiu porque é míope, e tenho a impressão que a próxima será a Nikon se eles não tomarem vergonha na cara e não inovarem em algo realmente importante. Tanto a Olympus quanto a Nikon devem muito da sua existência ao legado do passado. A Olympus realmente foi umas das inovadoras TOP (em maiusculas), só que comeu tantas moscas que a oportunidade para recuperar o tempo perdido passou batida. A Panasonic montou no cavalo e prosseguiu.

A Olympus e a Nikon só não fecharam ainda por causa das divisões médica e industrial.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 27 de Junho de 2020, 17:31:01
Thales, sinceramente não vejo o MFT mais enfraquecido que quaisquer outros sistemas.

Todos os meus planos de viagem este ano minguaram por conta do maldito vírus e pânico generalizado, mas nas minhas andanças pela Europa ano passado notei claramente que o apelo do MFT junto aos viajantes, especialmente tamanho e peso reduzido aliado ao alto desempenho, continua muito forte. É muito fácil você ver turistas com câmera Panasonic penduradas no pescoço. Confesso que fiquei realmente surpreso. Achei que veria apenas um festivas de Canon, Nikon e Sony, mas para fins de turismo não foi o que aconteceu.

E o lineup de lentes é espetacular, grande parte dele composto por modelos TOP (Panasonic Leica, Olympus Pro, Voigtlander).

O MFT continua robusto, o tanto quanto é possível ser em época de domínio dos celulares e total desinteresse pela imagem capturada com qualidade.

Infelizmente hoje a maior parte do público deseja apenas clicar e postar. Vale foto estourada, tremida, desfocada, subexposta..e sempre tem os filtros dos aplicativos para fazer aquilo que o fotógrafo inábil e desinteressado não está disposto a fazer.

Enfim, esse cenário afetou todo o seguimento de câmeras, mas não afetou o MFT mais que outros.

Minha opinião. :ok:


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 27 de Junho de 2020, 17:35:32
A turma que assumiu fez besteira em cima de besteira, se envolveram com crime organizado, falsificaram boletins financeiros e outras coisas mais. E isso cobra um preço cedo ou tarde.

Putz, ia escrever mais ou menos isso.
Os problemas da Olympus há muito transcenderam os departamentos de engenharia e marketing. E para quem não se lembra, os grande escândalos da empresa começaram em 2010/2011. De lá para cá, a descida foi continua. :no:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Junho de 2020, 18:16:29

..Os problemas da Olympus há muito transcenderam os departamentos de engenharia e marketing. E para quem não se lembra, os grande escândalos da empresa começaram em 2010/2011. De lá para cá, a descida foi continua. :no:


Sinceramente nao atribuo os desvios financeiros como causa dos problemas atuais, pois esses  se restringiram ao setor de Imaging da Olympus, uma pequena parte da empresa. No conjunto a recuperaçao dos escandalos foi boa e a Olympus tem sido lucrativa há anos. Aliado à conjuntura do mercado, ie, concorrencia de smartphones principalmente, as causas do declínio estao mais ligadas às estratégias e caminhos equivocados seguidos. Nao sei exatamente o quanto de participaçao no bolo tinham as cameras compactas na empresa, mas seguramente nao era pequeno. Aproveitando o post de outro tópico, como se nota pelo gráfico da CIPA, a queda em vendas de cameras com lentes intercambiaveis nao foi expressiva nos ultimos anos, já nas compactas foi brutal. Se a fatia de compactas na Olympus era significativa, então o o baque foi grande e somado aos outros problemas deu no que deu..




fonte: https://www.statista.com/chart/5782/digital-camera-shipments/


Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #44 Online: 27 de Junho de 2020, 22:50:03
A visão do Thom Hogan me pareceu bem sensata e sem aquela coisa de "torcedor"

http://bythom.com/

Artigos de 24, 25 e 26 de junho.
D600 - E-M10