Autor Tópico: Olympus encerra o negocio de cameras em 30jun  (Lida 7307 vezes)

Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
D600 - E-M10


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #46 Online: 30 de Junho de 2020, 09:19:57
Obrigado por compartilhar Koki... quando der um tempinho vou dar uma lida.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #47 Online: 30 de Junho de 2020, 10:29:02
Acho que um dos erros da Olympus foi focar 100% no M4/3.

Sony, Canon e Nikon - tem câmeras cropadas e full frame
Fuji tem cropadas e medio formato.
Panasonic tem M4/3 e agora full frame (fora as cameras dedicadas para vídeo).

A única das "grandes" que focou em apenas um tamanho de sensor foi a Olympus.

Todo a maioria de nós começou, mais seriamente na fotografia, com uma cropada e alguns se sentem satisfeitos com esse tipo de equipamento por toda vida. Porém, mesmo que para experimentar, todo mundo quer usar, em algum momento da vida uma câmera de sensor maior.

Como usuário Olympus por muitos anos, e depois de ter várias câmeras da marca, a sensação que tive ao trocar de câmera (em-5/em10/em-1- mkII/e-m5 mkII/ pen-f) é que a qualidade da imagem evoluiu muito pouco de uma pra outra. Fica a sensação de querer um pouco mais, não que nao esteja satisfeito com as olympus. Adoro tudo nessas câmeras (exceto os menus, hahaha). Mesmo gostando das Olympus, a sensação que tenho é que a companhia não alimentou o "G.A.S." dos seus fãs ao oferecer um produto que fosse completamente diferente do MFT...

Enfim, é só uma impressão que tenho.

Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #48 Online: 30 de Junho de 2020, 11:23:56
Acho que um dos erros da Olympus foi focar 100% no M4/3.

Sony, Canon e Nikon - tem câmeras cropadas e full frame
Fuji tem cropadas e medio formato.
Panasonic tem M4/3 e agora full frame (fora as cameras dedicadas para vídeo).

A única das "grandes" que focou em apenas um tamanho de sensor foi a Olympus.

Todo a maioria de nós começou, mais seriamente na fotografia, com uma cropada e alguns se sentem satisfeitos com esse tipo de equipamento por toda vida. Porém, mesmo que para experimentar, todo mundo quer usar, em algum momento da vida uma câmera de sensor maior.

Como usuário Olympus por muitos anos, e depois de ter várias câmeras da marca, a sensação que tive ao trocar de câmera (em-5/em10/em-1- mkII/e-m5 mkII/ pen-f) é que a qualidade da imagem evoluiu muito pouco de uma pra outra. Fica a sensação de querer um pouco mais, não que nao esteja satisfeito com as olympus. Adoro tudo nessas câmeras (exceto os menus, hahaha). Mesmo gostando das Olympus, a sensação que tenho é que a companhia não alimentou o "G.A.S." dos seus fãs ao oferecer um produto que fosse completamente diferente do MFT...

Enfim, é só uma impressão que tenho.
Não deixa de ser uma análise interessante mas ter outros formatos significar dividr esforços e aumentar gastos em P&D.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #49 Online: 01 de Julho de 2020, 11:26:53
E nisso, me prenderam e meu sonho com a Olympus foi sempre ficando para amanhã... amanhã... amanhã... amanhã...
Ernesto, seu futuro já está selado: Sony!!!! A9II e A6600.  >:D :hysterical: :hysterical:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #52 Online: 07 de Julho de 2020, 09:05:47
Bem-vindos aos novos anos 20, em que tudo muda.
A Olympus passa a ser a mais nova marca vintage da fotografia:)
Creio que os ótimos corpos compactos e ótica soberba das lentes Zuiko (que também estão no pacote da divisão, junto com patentes incríveis) devam apontar para um novo posicionamento, de grife ou pró / consumer, alavancado pelo patamar do vídeo em 8k (frame/shot 47 mp), cujo padrão de sensor Micro 4/3  já foi escolhido por fabricantes como  Sharp e Sony!


https://www.dpreview.com/news/3717240566/olympus-will-shutter-its-camera-business-in-south-korea-on-june-30
[/quote]
A arte une.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #53 Online: 23 de Julho de 2020, 18:48:50
Logo agora que o ML está emplacando bem, a Olympus que lutou tanto, por tantos anos... e praticamente inaugurou a revolução... agora sai fora...
Quem viveu verá.... Ernesto finalmente dando o braço a torcer sobre a ML começando a dominar.

Certa brincadeira à parte, realmente é triste ver a Olympus que foi a grande precurssora dessa categoria ficar para trás e não aproveitar a "festa". Mas não podemos esquecer que a Sony começou logo na sequência e está aí colhendo os frutos. Acho que o tamanho do sensor sempre foi o principal ponto para M4/3 não ter emplacado. Bom, para mim, esse foi o ponto principal há uns anos atrás.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 23 de Julho de 2020, 20:29:29
:D Ok, ok... eu mereço essa :D

Meu problema com elas foi que eu, de fato, as comprei logo no inicio...

Ouvi muito Jared Polin, Kai W, Matt Granger, TheCameraStore TV...

É fato que eles indicavam o que acreditavam ser bom mas, que experiência real e profissional eles tinham, de fato ?

Fingiam ter muita mas, tinham nenhuma...

Tive de fato 1 Panasonic, 3 Fujis, a Canon R e 1 Sony (quando ela jurava que não iria ao FF)

Falei bem da Canon R desde o lancamento. Disse que só o Dual Pixel manteria o ML em esportes. Mas a R, não estava boa para esportes.. e hoje, toda a internet, concorda comigo

Quando Canon e Nikon juravam que mudaram o bocal pq  bocais pequenos, como o da Sony, não traziam qualidade...  Eu defendi muito a Sony nessa época. Provei que a mudança de bocal era pura sacanagem para sucatear lentes... Agora,.o sucesso da Sony mostra que eu e a Sony, estavamos certos  :ok:

Voltando ao tema, por crer nos youtbers, comprei várias ML e me frustei com todas

Então, nunca fui contra, por preconceito.
Fui contra pq não prestavam mesmo
E a prova disso é hoje, todos criticam o foco da A7 e A7 II (logo, toda a internet hoje assume que eu tinha razão, SIM). O mesmo vale para o foco da Panasonic

Já a última marca citada, marquinha dodói, que não pode ser criticada aqui  :ok: Você mesmo se frustou...eu deveria ter acreditado em você ! Hoje, a própria empresa já assumiu que a 200mm deles está sendo um fracasso. Então, que eles siguam no ramo de turismo+eventos e cameras retrô e que encantem todos os mochileiros do mundo... Também há espaço aí  :ok:
Que 200mm é essa?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #55 Online: 23 de Julho de 2020, 20:43:03
:D Ok, ok... eu mereço essa :D

Meu problema com elas foi que eu, de fato, as comprei logo no inicio...

Ouvi muito Jared Polin, Kai W, Matt Granger, TheCameraStore TV...

É fato que eles indicavam o que acreditavam ser bom mas, que experiência real e profissional eles tinham, de fato ?

Fingiam ter muita mas, tinham nenhuma...

Tive de fato 1 Panasonic, 3 Fujis, a Canon R e 1 Sony (quando ela jurava que não iria ao FF)

Falei bem da Canon R desde o lancamento. Disse que só o Dual Pixel manteria o ML em esportes. Mas a R, não estava boa para esportes.. e hoje, toda a internet, concorda comigo

Quando Canon e Nikon juravam que mudaram o bocal pq  bocais pequenos, como o da Sony, não traziam qualidade...  Eu defendi muito a Sony nessa época. Provei que a mudança de bocal era pura sacanagem para sucatear lentes... Agora,.o sucesso da Sony mostra que eu e a Sony, estavamos certos  :ok:

Voltando ao tema, por crer nos youtbers, comprei várias ML e me frustei com todas

Então, nunca fui contra, por preconceito.
Fui contra pq não prestavam mesmo
E a prova disso é hoje, todos criticam o foco da A7 e A7 II (logo, toda a internet hoje assume que eu tinha razão, SIM). O mesmo vale para o foco da Panasonic

Já a última marca citada, marquinha dodói, que não pode ser criticada aqui  :ok: Você mesmo se frustou...eu deveria ter acreditado em você ! Hoje, a própria empresa já assumiu que a 200mm deles está sendo um fracasso. Então, que eles siguam no ramo de turismo+eventos e cameras retrô e que encantem todos os mochileiros do mundo... Também há espaço aí  :ok:

Para de show.
Aqui o review de 2015 da A7II do Tony & Chelsea dizendo que o foco dela ainda estava atrás das DSLRs.


Não sei se você é mentiroso, ou está fabricando essas fantasias na sua cabeça e realmente acredita em tudo isso que diz.
Você começou a falar mal de MLs em 2018, um ano depois que a Sony provou que MLs poderiam competir de fato com DSLRs com o lançamento da a9.
Foi só aí que começou a febre do ML e todos os reviews começaram a dizer o óbvio... Sony chegou lá!
E você com medinho do seu equipamento ficar desatualizado começou a criar birra com o assunto.
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, 20:50:18 por Di Torres »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #56 Online: 23 de Julho de 2020, 20:58:10
Ernesto, me passa o contato do cara que arruma pra vc dessa aí que vc anda fumando que também quero  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, 20:58:23 por LeandroR »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #57 Online: 23 de Julho de 2020, 21:11:37
Di Torres, compra uma câmera profissional. Você vai curtir  :ok:

Vai te ajudar a tirar esse ódio do coração  :ok:

Equipamento bom é tudo, é prazer puro.  :ok:

Tipo aquela sua P900 que você postou uma foto posicionado no meio da arquibancada e disse que tava trabalhando no evento?
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, 21:13:26 por Di Torres »


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #58 Online: 23 de Julho de 2020, 21:47:39
Muita paz, a arte une:) Voltando ao assunto do tópico...
Além desta escolha do padrão M4/3 para o 8K, hoje vi um lance bizarro:
YONGNUO  YN450M - MICRO FOUR THIRDS CÂMERA MIRRORLESS COM ANDROID  https://www.diyphotography.net/yongnuo-to-release-the-yn450m-a-micro-four-thirds-version-of-their-android-powered-mirrorless-camera/
Interessante isto, a Olympus tinha lançado em 2015 (se não me engano) uma solução chamada Olympus Air, que conectava as lentes em iPhone através de um "bocal" inteligente... não emplacou pela usabilidade, mas este conecito é diferente, é um Smartphone Android com bocal MFT... parece ter ainda muito a evoluir, vem com uma objetiva meia boca... mas não deixa de ser interessante para a nova ZUIKO (ex Olympus) já que lente boa tem aí...
A arte une.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #59 Online: 24 de Julho de 2020, 08:19:45
Quem viveu verá.... Ernesto finalmente dando o braço a torcer sobre a ML começando a dominar.

Certa brincadeira à parte, realmente é triste ver a Olympus que foi a grande precurssora dessa categoria ficar para trás e não aproveitar a "festa". Mas não podemos esquecer que a Sony começou logo na sequência e está aí colhendo os frutos. Acho que o tamanho do sensor sempre foi o principal ponto para M4/3 não ter emplacado. Bom, para mim, esse foi o ponto principal há uns anos atrás.

Acho que sempre foi o preço, Thales!

Eu sempre curti a oly, mas o CB nunca compensou comparado com outras marcas. Na época que migrei pra Fuji cogitei oly, mas saia mais caro :hysterical:

Agora pensa numa em1 por mil dólares? E as linhas mais baratas abaixo dos 700. Seria uma baita barganha principalmente pela tecnologia empregada nelas!
As lentes tb tinham que baratear um pouco pra compensar...

Se tivesse uma EM5III + 12-100mm f4 por 1500 dólares teria pra ninguém!
Hoje esse kit custa por volta de 2400  :eek:

Mesmo vc que curte câmera grande e sensor FF teria uma na bolsa!