Autor Tópico: Whirlpool Galaxy (M 51, MGC 5194), IC 4263, NGC 5198, NGC 5169 e NGC 5173  (Lida 1581 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2022, 02:09:26
Mais um aqui babando por essas lindas fotos!!

Mas uma versão com crop caprichada dessa galáxia é bem desejável, certamente vê-la com mais detalhes destacaria sua beleza e a nossa curiosidade..

Vou ver. Eu cheguei a fazer uma experiência fotografando com 2200 equivalente (isso, dois mil e duzentos mm) mas ainda não animei de editar. Vou ver se saiu alguma coisa.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 15 de Abril de 2024, 22:22:12
Primeira tentativa de 2024. Troquei a "aranha" original (o suporte do espelho secundário, o que fica a 45 graus com o eixo ótico do telescópio) por uma fabricada em peça única de alumínio. Como resultado, as estrelas maiores agora têm espidas de difração mais coloridas e definidas.

Dessa vez, usei só um filtro IR/UV mesmo do quintal de casa. Foram 150 quadros de 1 minuto cada, processados com Pixinsight e os plugins BlurXterminator e NoiseXterminator. São os equivalentes a Topaz Sharpen e Topaz Denoise, mas só pra astrofoto.



As anotações:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 16 de Abril de 2024, 09:41:16
Sempre me impressiono como astrofoto amadora evoluiu nos últimos 30 anos.

Uma foto dessas, antes do advento do processamento de imagem acessível para as massas era praticamente impossível.
E no tempo do filme exigia um telescópio com uma abertura de pelo 8 polegadas com um alinhamento polar e acompanhamentos perfeitos, somado a uma sorte incrivel com as condições meteorologicas...

Como sempre a execução pelo Felipe é excelente !


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2024, 10:26:41
Sempre me impressiono como astrofoto amadora evoluiu nos últimos 30 anos.

Uma foto dessas, antes do advento do processamento de imagem acessível para as massas era praticamente impossível.
E no tempo do filme exigia um telescópio com uma abertura de pelo 8 polegadas com um alinhamento polar e acompanhamentos perfeitos, somado a uma sorte incrivel com as condições meteorologicas...

Como sempre a execução pelo Felipe é excelente !

Muito obrigado! Agora os desafios são bem mais fáceis de se transpor, e bem mais baratos também.

Na imagem anterior, eu não estava conseguindo remover os gradientes atmosféricos corretamente. Estavam deixando artefatos que só desapareceram deixando o fundo bem escuro, o que também apagou os detalhes mais escuros da imagem. Finalmente consegui remover os tais gradientes de forma satisfatória sem apagar tanto detalhe. Dá pra ver a diferença. Apesar de o contraste ser um pouco menor, boa parte da nebulosidade escura foi recuperada.

A saber, usei o Graxpert (especializado em remoção de gradiente), testando várias opções até conseguir. Antes estava usando somente as ferramentas nativas do Pixinsight.



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 16 de Abril de 2024, 11:10:27
Parabéns Felipe, show  :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2024, 11:18:54
Parabéns Felipe, show  :clap: :clap: :clap:

Muito agradecido!