Autor Tópico: Minhas astrofotos  (Lida 36790 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 05 de Junho de 2020, 03:19:38
Parabéns,,,lindas fotos,,um dia eu chego lá,,rss
Me diz uma coisa,,vc tira essas fotos na cidades msm ou vai para lugares isolados? e qual lentes esta usando?
Abraçossss
fim de semana agora tem eclipse da lua,,,se tirar fotos,,posta ai

Eu moro em cidade pequena, que ajuda um pouco. Quando quero fotografar algo mais complexo, eu vou a um lugar aqui perto que tem bem pouca luz ao redor.

Sobre o equipamento, em algum momento faço um post explicando todo o equipamento. Mas uso basicamente um telescópio 72mm f/5.8 (multiplicando um pelo outro, dá a distância focal de 418mm) e uma lente Nikon 180mm f/2.8 antiga. Essa semana chega pra mim outro telescópio, esse 800mm f/4.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Junho de 2020, 12:10:36
Eu moro em cidade pequena, que ajuda um pouco. Quando quero fotografar algo mais complexo, eu vou a um lugar aqui perto que tem bem pouca luz ao redor.

Sobre o equipamento, em algum momento faço um post explicando todo o equipamento. Mas uso basicamente um telescópio 72mm f/5.8 (multiplicando um pelo outro, dá a distância focal de 418mm) e uma lente Nikon 180mm f/2.8 antiga. Essa semana chega pra mim outro telescópio, esse 800mm f/4.
Pra quem não sabe nada sobre isso (como eu), vc poderia falar a marca o modelo, como é que a montagem, etc...
« Última modificação: 05 de Junho de 2020, 12:10:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 05 de Junho de 2020, 14:07:57
Pra quem não sabe nada sobre isso (como eu), vc poderia falar a marca o modelo, como é que a montagem, etc...
+1

Excelentes fotos @felipemendes !
As poucas brincadeiras que fiz apenas com a GA do kit que possuo (24-105mm), em local isolado na serra que vou de vez em quando, não foram muito satisfatórias.
Sempre quis saber como utilizar a câmera em conjunto com telescópios. Só encontrei dicas muito superficiais...

Enviado de meu motorola one zoom usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 05 de Junho de 2020, 23:54:51
Felipe, já tentou a M31 ?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2020, 02:52:55
Pra quem não sabe nada sobre isso (como eu), vc poderia falar a marca o modelo, como é que a montagem, etc...

Tô estruturando um "artigão" sobre o assunto. Vai sair em breve!

Enquanto isso, uma fotinha da M51, vulgo Galáxia do Rodamoinho, feita ontem, a partir de 75 fotos de 2 minutos cada:



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2020, 02:55:00
Felipe, já tentou a M31 ?

Não recentemente. Tá na lista, mas troquei temporariamente meu telescópio "curto" com um amigo. Daqui a umas semanas ele me devolve. O telescópio que estou usando agora é lento demais (800mm de distância focal).


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 18 de Junho de 2020, 11:38:10
A Pinweel Wirlpool ficou ótima !
47 Tuc é visivel daí ?
« Última modificação: 18 de Junho de 2020, 11:39:31 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 18 de Junho de 2020, 15:43:34
A Pinweel Wirlpool ficou ótima !
47 Tuc é visivel daí ?

Obrigado!

A 47 Tuc tá ao sul demais pra mim!...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2020, 19:09:31
Obrigado!

A 47 Tuc tá ao sul demais pra mim!...

Qual latitude?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2020, 20:16:38
Qual latitude?
Aqui é quase 30º norte. Vi no Stellarium que essa 47 Tuc (tem um número NGC também) fica girando sempre abaixo do horizonte aqui. A não ser que eu tenha visto errado.

Sent from my SM-G975U1 using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 18 de Junho de 2020, 21:41:31
Aqui é quase 30º norte. Vi no Stellarium que essa 47 Tuc (tem um número NGC também) fica girando sempre abaixo do horizonte aqui. A não ser que eu tenha visto errado.

Sent from my SM-G975U1 using Tapatalk

É fica dificil, 47 Tuc é 72S.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Junho de 2020, 21:48:16
Num tô entendendo nada que esses caras estão dizendo...  :ponder:
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 19 de Junho de 2020, 00:11:14
Num tô entendendo nada que esses caras estão dizendo...  :ponder:

47 TUC é um aglomerado globular, satélite da Via Láctea, contem mais de 1 milhão de estrelas.

https://apod.nasa.gov/apod/ap080826.html



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 06 de Julho de 2020, 00:59:51
Ontem foi dia de fotografar a Lua! Estei umas outras coisas, e quando já estava com todo o equipamento montado, resolvi fazer esta foto. O processamento de imagens de planetas e da Lua é bastante diferente do da foto de espaço profundo: neste caso, por exemplo, fiz um filminho de 10 segundos e 600 quadros (60fps), a 1/1000 e ISO 200. Daí fiz um primeiro processamento pra cortar as bordas e selecionar os melhores quadros, ainda exportando um arquivo de vídeo; depois fiz um alinhamento/empilhamento dos melhores quadros. Finalmente otimizei o detalhe usando o RawTherapee.



O céu não estava dos mais claros, mas isso só faz diferença pros detalhes menores da superfície da Lua. Mas um filtro lunar faria diferença, dando maior contraste e noção de tridimensionalidade. Usei uma Fuji X-H1 e telescópio SkyWatcher Quattro 800mm f/4.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Julho de 2020, 08:04:52
Ontem foi dia de fotografar a Lua! Estei umas outras coisas, e quando já estava com todo o equipamento montado, resolvi fazer esta foto. O processamento de imagens de planetas e da Lua é bastante diferente do da foto de espaço profundo: neste caso, por exemplo, fiz um filminho de 10 segundos e 600 quadros (60fps), a 1/1000 e ISO 200. Daí fiz um primeiro processamento pra cortar as bordas e selecionar os melhores quadros, ainda exportando um arquivo de vídeo; depois fiz um alinhamento/empilhamento dos melhores quadros. Finalmente otimizei o detalhe usando o RawTherapee.



O céu não estava dos mais claros, mas isso só faz diferença pros detalhes menores da superfície da Lua. Mas um filtro lunar faria diferença, dando maior contraste e noção de tridimensionalidade. Usei uma Fuji X-H1 e telescópio SkyWatcher Quattro 800mm f/4.

Fiquei boiando com essa explicação, no caso você fez empilhamento com os frames do vídeo? :ponder: