Autor Tópico: Minhas astrofotos  (Lida 36846 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 06 de Julho de 2020, 10:32:37
Ontem foi dia de fotografar a Lua!

Ontem, além da lua cheia, rolou uma conjunção bacana de Lua-Júpiter-Saturno bem bacana. Fiz uma fotinho, mas o brilho e tamanho da lua cheia ofusca demais os planetas.

Você já fotografou Júpiter com as luas galileanas? Ontem Júpiter estava enfileirado direitinho com as 4 maiores luas, acho que daria uma bela foto com seu equipamento e sua técnica!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 07 de Julho de 2020, 19:06:23
Ontem foi dia de fotografar a Lua! Estei umas outras coisas, e quando já estava com todo o equipamento montado, resolvi fazer esta foto. O processamento de imagens de planetas e da Lua é bastante diferente do da foto de espaço profundo: neste caso, por exemplo, fiz um filminho de 10 segundos e 600 quadros (60fps), a 1/1000 e ISO 200. Daí fiz um primeiro processamento pra cortar as bordas e selecionar os melhores quadros, ainda exportando um arquivo de vídeo; depois fiz um alinhamento/empilhamento dos melhores quadros. Finalmente otimizei o detalhe usando o RawTherapee.



O céu não estava dos mais claros, mas isso só faz diferença pros detalhes menores da superfície da Lua. Mas um filtro lunar faria diferença, dando maior contraste e noção de tridimensionalidade. Usei uma Fuji X-H1 e telescópio SkyWatcher Quattro 800mm f/4.

 :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 07 de Julho de 2020, 19:06:57
Ontem, além da lua cheia, rolou uma conjunção bacana de Lua-Júpiter-Saturno bem bacana. Fiz uma fotinho, mas o brilho e tamanho da lua cheia ofusca demais os planetas.

Você já fotografou Júpiter com as luas galileanas? Ontem Júpiter estava enfileirado direitinho com as 4 maiores luas, acho que daria uma bela foto com seu equipamento e sua técnica!
num to entendendo porr@ nemhuma...  :shock:
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 07 de Julho de 2020, 20:25:04
Felipe, vai deixar passar o C2020 F3 Neowise ?  :doh:
Daqui eu nao tenho como.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #34 Online: 08 de Julho de 2020, 00:14:49
Felipe, vai deixar passar o C2020 F3 Neowise ?  :doh:
Daqui eu nao tenho como.
Se conseguir ver, vai ser muito bom! Mas ainda tem uma núvem de poeira do Saara passando por aqui.  :aua:

Tomara que até dia 11 ela vá embora, ou que caia uma chuva daquelas antes.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 08 de Julho de 2020, 00:19:39
Ontem, além da lua cheia, rolou uma conjunção bacana de Lua-Júpiter-Saturno bem bacana. Fiz uma fotinho, mas o brilho e tamanho da lua cheia ofusca demais os planetas.

Você já fotografou Júpiter com as luas galileanas? Ontem Júpiter estava enfileirado direitinho com as 4 maiores luas, acho que daria uma bela foto com seu equipamento e sua técnica!

Eu vi, mas é praticamente impossível a foto de três astros de tamanhos aparentes tão distintos ficar boa.

Cheguei a fazer umas fotos de Júpiter e suas luas, mas não gostei. Fotografei também Saturno com duas luas.

Essa nuvem de poeira sobre o Texas tá bem chata já.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 22 de Julho de 2020, 00:20:44
Mais uminha da Nebulosa do Sino (Dumbell):


E uma da Nebulosa do Véu, que na minha opinião é uma das mais bonitas do céu, e também uma das mais difíceis pra iniciantes como eu. Esta é somente a parte leste dela. Pena que o filtro que usei eliminou toda a cor, pra aumentar o contraste. Mas esta será meu próximo grande objetivo.




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 22 de Julho de 2020, 10:49:12
Felipe, não fez fotos do cometa Neowise?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #38 Online: 22 de Julho de 2020, 10:56:11
Parabéns pelas fotos, tá aí uma coisa que eu não teria a mínima noção de como começar a fotografar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 22 de Julho de 2020, 14:47:37
Thales,

Tem um site chamado Astrophotography101. Ele reúne tutoriais - equipamento, cálculo do tempo do disparo, processamento e técnicas avançadas.
https://www.lonelyspeck.com/astrophotography-101/
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 23 de Julho de 2020, 14:09:40
Oi Felipe, a do véu está fantástica !
Mas qual filtro você usou a ponto de cortar as cores ? Não deveria acontecer.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #41 Online: 22 de Agosto de 2020, 02:35:36
Saudade de fazer umas fotos do céu, né, meu filho?... Ontem teve a Galáxia Andrômeda (Messier 31), junto com as inseparáveis (em tempos astronômicos) Messier 32, Messier 110 e NGC 206, que mal é visível no alto à direita. 44 minutos a ISO 1600, processada com RawTherapee, DeepSkyStacker e GIMP.

Andromeda by Felipe Mendes, no Flickr


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #42 Online: 22 de Agosto de 2020, 02:38:34
Oi Felipe, a do véu está fantástica !
Mas qual filtro você usou a ponto de cortar as cores ? Não deveria acontecer.

Usei um UHC que comprei barato na Amazon. Concordo que não deveria acontecer, mas aconteceu...  :no:

Mas como o contraste que este filtro produz é excelente, vou usar pras camadas de luminosidade das minhas próximas astrofotos. Essa Andromeda aí de cima, por exemplo, vai ficar muito melhor!


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 22 de Agosto de 2020, 08:37:29

Só para citar minha percepção: tinha visto as fotos do início do tópico e, passando agora 3 páginas depois, é notável sua evolução.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 22 de Agosto de 2020, 13:14:13
Saudade de fazer umas fotos do céu, né, meu filho?... Ontem teve a Galáxia Andrômeda (Messier 31), junto com as inseparáveis (em tempos astronômicos) Messier 32, Messier 110 e NGC 206, que mal é visível no alto à direita. 44 minutos a ISO 1600, processada com RawTherapee, DeepSkyStacker e GIMP.

Andromeda by Felipe Mendes, no Flickr


Linda essa galáxia!
O processamento, cores, ausência de ruídos e enquadramento ficaram perfeitos, na minha percepção.
No Flickr notei uma luz violeta adentrando no canto esquerdo da imagem.. seria a borda de outra galáxia ou nebulosa?
No geral, para efeitos de apreciação, um crop que preencha quase todo o quadro, como no caso da foto, fica infinitamente mais atraente do que nos posts anteriores onde as galaxias ou nebulosas aparecem pequenas no meio do quadro..
Acredito que se o objetivo é divulgar seu trabalho, principalmente para leigos, essa perspectiva com maior crop atrairá mais admiradores, no sentido educativo mesmo, estimulando o conhecimento, admiraçao e respeito por esse universo grandioso no qual estamos inseridos..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..