Autor Tópico: Minhas astrofotos  (Lida 36926 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #60 Online: 23 de Novembro de 2020, 21:09:34
@Ernesto, eu nãosabia que você tinha experiência em astrofotografia ! Legal isso, põe umas fotos aí tembem para nós vermos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #61 Online: 23 de Novembro de 2020, 21:41:33
Eu tenho aqui um filtro (caríssimo) duo narrowband da STC. Em tese, seria exatamente o que vc está dizendo, mas com H-alfa e O-iii ao mesmo tempo. Porém tive problemas com o filtro: a moldura original pra colocar sobre o sensor não encaixa, daí tive que projetar e fazer uma moldura, me baseando em engenharia reversa da geometria da Fuji. Já consegui uma moldura que funciona, porém ainda estou tendo problemas pra garantir o paralelismo entre o filtro e o sensor. Agora estou projetando outra moldura usando plástico flexível, que vai me permitir prender o filtro com alguma interferência, e vai ficar firme no lugar.

Aproveitei a Black Friday pra comprar um da Optolong L-eNHance que tem a banda um pouco mais larga na região do O-iii (pega o H-beta também) que o STC:

Além de ser mais largo, este filtro é 2" comum, que posso colocar direto no adaptador do telescópio.

Isso acontece mesmo, e esses filtros dielétricos só funcionam se os raios estiverem 100% perpendiculares ao filtro.

Quando eu fotografava, usava a câmera no foco primário , com o filtro Meade no adaptador. Mas a presença ou não do filtro IR não faz lá tanta diferença, verifiquei isso diversas vezes. Tem alguma mas é infima, mais vale tratar o contraste na pós, mesmo porque as bandas que interessam são outras. Usei no C90 Mak, no C8 e com um refrator de 75mm. Cogitei até em comprar um tubo ótico cassegrain de 200mm da GSO 6" F/5 ou um 8" f/9 com um bom focalizador Crayford, mas no final desisti, não vale a pena se for para usar meia duzia de vezes por ano... Ainda tenho um tripé Autostar da Meade.

Os filtros coloridos tipo verde, laranja, azul são para uso planetário, para realçar algumas características tipo os "canais" de marte ou as faixas atmosféricas de júpiter e saturno, mas são mais para observação direta ou astrofoto com cores falsas.

Já pensou em um filtro SII ? Aí sim remover o filtro IR faz sentido, mas só se expor as bandas Hx , Ox e Sx separadamente, atribuindo uma cor diferente (falsa) para a SII , porque a raia do SII já está muito no extremo do espectro visiível e ela compete visualmente com a H-Alpha.

É legal também usar filtros separados para H-Beta e O-III e atribuir uma cor diferente para um deles. Pode até usar a paleta do Hubble como referência.

Procurei meus cromos de astro e pqp, não acho de jeito nenhum, tinha pelo menos 3 fotos lindas no visível: Roseta, Orion e Pleaides, feitas com acompanhamento manual e "barn door". Usei na época um Fuji de 400, não lembro qual, tem uns 25 anos hahaha.

Digitais, tipo céu profundo, que eu lembre só fiz uma decente, da região de rho ophiuchi ...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #62 Online: 26 de Novembro de 2020, 03:34:05


É uma pena que neste dia começou uma neblina, impossibilitando uma exposição mais longa.

Pra não ter desculpa, hoje o céu está perfeito! Com isso, consegui 15 quadros, 8 minutos cada (200 minutos) a ISO 1600. Preprocessei os arquivos RAW no C1, empilhei no DSS e finalmente editei no PS, onde removi uns pontos mais escuros, gradientes e o excesso de estrelas.


Como sempre, vale a pena clicar na imagem pra ver melhor.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2020, 07:01:23 por felipemendes »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 26 de Novembro de 2020, 09:06:31
 :no:
Pra não ter desculpa, hoje o céu está perfeito! Com isso, consegui 15 quadros, 8 minutos cada (200 minutos) a ISO 1600. Preprocessei os arquivos RAW no C1, empilhei no DSS e finalmente editei no PS, onde removi uns pontos mais escuros, gradientes e o excesso de estrelas.


Como sempre, vale a pena clicar na imagem pra ver melhor.
Muito legal,  :clap: :clap: :clap:  e como é trabalhoso hein???


Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #64 Online: 26 de Novembro de 2020, 15:03:33
Pra não ter desculpa, hoje o céu está perfeito! Com isso, consegui 15 quadros, 8 minutos cada (200 minutos) a ISO 1600. Preprocessei os arquivos RAW no C1, empilhei no DSS e finalmente editei no PS, onde removi uns pontos mais escuros, gradientes e o excesso de estrelas.

Mas Felipe !!!! Uma das coisas mais marcantes do véu é o fundo com aquele número absurdo de estrelas ...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #65 Online: 26 de Novembro de 2020, 16:23:52
Mas Felipe !!!! Uma das coisas mais marcantes do véu é o fundo com aquele número absurdo de estrelas ...

Pode ter também!



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #66 Online: 26 de Novembro de 2020, 18:03:07
Muito legal,  :clap: :clap: :clap:  e como é trabalhoso hein???

Até "foto de florzinha" bem feita é trabalhosa! Falando nisso, aguarde. Vai sair uma bela duma foto de florzinha, aqui mesmo!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #67 Online: 27 de Novembro de 2020, 05:27:42
Foto de "florzinha" astral!

A Nebulosa da Roseta (Rosette Nebula), também conhecida como Caldwell 49 é uma região de H II (hidrogênio ionizado) na nossa própria Via Láctea. Ela está a cerca de 5 mil anos-luz da Terra e mede cerca de 130 anos-luz em diâmetro. Sim, aquilo saindo do centro dela são estrelas recém-nascidas. São cerca de 2500 delas detectadas até hoje.


Não canso de dizer, vale a pena clicar pra ver em tamanho maior.

Foto em total de 4 horas e 4 minutos, em ISO 1600 e quadros de 4 minutos cada. 12 quadros escuros (darks), 12 planos (flats) apontando pra TV, 12 de viés (bias), tudo convertido em DNG no Adobe Bridge, empilhado no DSS e editado no PS.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2020, 05:37:53 por felipemendes »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 27 de Novembro de 2020, 08:56:34
Foto de "florzinha" astral!

A Nebulosa da Roseta (Rosette Nebula), também conhecida como Caldwell 49 é uma região de H II (hidrogênio ionizado) na nossa própria Via Láctea. Ela está a cerca de 5 mil anos-luz da Terra e mede cerca de 130 anos-luz em diâmetro. Sim, aquilo saindo do centro dela são estrelas recém-nascidas. São cerca de 2500 delas detectadas até hoje.


Não canso de dizer, vale a pena clicar pra ver em tamanho maior.

Foto em total de 4 horas e 4 minutos, em ISO 1600 e quadros de 4 minutos cada. 12 quadros escuros (darks), 12 planos (flats) apontando pra TV, 12 de viés (bias), tudo convertido em DNG no Adobe Bridge, empilhado no DSS e editado no PS.

Como você controla a questão da temperatura da camera?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #69 Online: 27 de Novembro de 2020, 12:10:57
Como você controla a questão da temperatura da camera?
Não controlo. Removo o ruído térmico durante o empilhamento.

Sent from my SM-G975U1 using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #70 Online: 27 de Novembro de 2020, 13:19:16
Ficou ótima !
Em película fica mais rosada.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #71 Online: 27 de Novembro de 2020, 19:06:28
Ficou ótima !
Em película fica mais rosada.

A cor é bem mais rosada, mas eu fotografei com filtro de dupla banda estreita (H-alfa e O-III, esta última banda inútil nesta foto), que cortou tudo que não era vermelho. Tenho que refazer esta foto na lua nova, de um céu limpo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #72 Online: 27 de Novembro de 2020, 19:48:14
A cor é bem mais rosada, mas eu fotografei com filtro de dupla banda estreita (H-alfa e O-III, esta última banda inútil nesta foto), que cortou tudo que não era vermelho. Tenho que refazer esta foto na lua nova, de um céu limpo.

Haha normal. Já me aconteceu diversas vezes


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #73 Online: 30 de Novembro de 2020, 19:45:27
Não curto muito fazer fotos do Sol, porque há pouco detalhe visível sem usar filtros absurdamente caros. Mas depois desse tópico aqui, resolvi postar uma, pra não passar em branco.



Usei uma Fuji X-E2 comum, montada no meu telescópio 200mm f/4 (DF de 800mm), com um filtro STC Duo Narrowband (pra pegar a faixa H-alfa) na câmera e um filtro solar de 10 dólares no telescópio. Com a tampa do telescópio instalada (o filtro vai em um buraco da tampa), a abertura equivalente deve ter ficado em cerca de f/30, fazendo uma conta rápida. A foto foi de 1/15 em ISO 1600.

Pra apontar o telescópio pro sol, eu simplesmente vejo a sombra. Quando ela fica reta em relação ao telescópio, já está quase no enquadramento correto. Depois olho pelo EVF sem problemas.

Como disse o Ernesto, não faça isto em casa, sem ter certeza do que se está fazendo. O risco é de dano à visão ou a equipamento (mas esse pode comprar de novo, a visão, não).


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #74 Online: 22 de Dezembro de 2020, 19:38:22
Tô meio sumido, eu sei. Muitos projetos paralelos ao mesmo tempo. Mas pude fotografar a conjunção de Júpiter e Saturno esta semana. A conjunção mais próxima ocorreu durante o dia onde estou, então uma foto mostra o momento anterior e outra, o momento posterior.

Dia 20:


Apesar de na foto as 4 luas galileanas de Jupiter estarem visíveis, ao vivo dava pra ver uma quinta. Além delas, duas luas de Saturno também.

Dia 21:


Aproveitei pra fogorafar a Lua, que estava linda.