Autor Tópico: Minhas astrofotos  (Lida 37003 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 23 de Dezembro de 2020, 09:31:00
Tô meio sumido, eu sei. Muitos projetos paralelos ao mesmo tempo. Mas pude fotografar a conjunção de Júpiter e Saturno esta semana. A conjunção mais próxima ocorreu durante o dia onde estou, então uma foto mostra o momento anterior e outra, o momento posterior.

Dia 20:


Apesar de na foto as 4 luas galileanas de Jupiter estarem visíveis, ao vivo dava pra ver uma quinta. Além delas, duas luas de Saturno também.

Dia 21:


Aproveitei pra fogorafar a Lua, que estava linda.


Parabéns pela foto, eu nem pude ver estava tudo nublado  :doh:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 23 de Dezembro de 2020, 10:09:27
 :clap: :clap: legal Felipe me diz uma coisa no dia 29 vai movente ser possível ver o alinhamento é isso???
Ou será possível ver o alinhamento até dia 29???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #77 Online: 23 de Dezembro de 2020, 10:34:04
Felipe top top top essas fotos de Júpiter e Saturno. Eu sei que ali tem muito crop digital mas você usou bastante "zoom" também. Que lente usastes?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #78 Online: 23 de Dezembro de 2020, 12:34:32
:clap: :clap: legal Felipe me diz uma coisa no dia 29 vai movente ser possível ver o alinhamento é isso???
Ou será possível ver o alinhamento até dia 29???

O dia da maior aproximação ficou entre dia 20 e 21. Onde estou foi possível ver Júpiter "atrás" e depois "na frente", da esquerda pra direita, mas o momento exato da "ultrapassagem" não foi visível pra mim. Agora os planetas vão gradualmente se afastar, mas não existe um número certo de dias pra isso acontecer.

Felipe top top top essas fotos de Júpiter e Saturno. Eu sei que ali tem muito crop digital mas você usou bastante "zoom" também. Que lente usastes?

Usei um telescópio 800mm. Poderia ter usado uma lente Barlow (o teleconverter de telescópios) pra converter pra até 2000mm equivalentes, mas onde eu moro nem adianta muito, pois é úmido e a própria atmosfera distorce a imagem em grandes ampliações. Mesmo nestas fotos, peguei as melhores, uma vez que sem mexer em nada, hora ou outra um dos planetas perdia nitidez.

Em astrofoto, ao invés de se falar de tamanho de sensor e resolução, se fala em tamanho do sensor e tamanho do pixel (pixel pitch). É uma maneira mais fácil de entender como um determinado sensor vai se comportar com um corte digital grande. Por exemplo, eu poderia ter usado minha câmera auxiliar (sensor menor, resolução menor), porém o tamanho do pixel desta câmera é similar ao da Fuji X-H1. Logo, um corte grande da X-H1 seria quase a mesma coisa que o resultado desta câmera sem corte.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2020, 12:49:45 por felipemendes »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #79 Online: 23 de Dezembro de 2020, 20:18:00
Demais, deu até pra ver várias luas!
Perdi mais essa aqui em SP por causa do tempo, já foi o cometa e agora a conjunção...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #80 Online: 24 de Dezembro de 2020, 13:05:30
Ficaram ótimas, Felipe, parabéns!!! Eu até arrisquei uma aqui, mas como só tenho lente de 300mm, tive que cropar demais, daí o resultado fica ruim, rsrs...

Apesar de na foto as 4 luas galileanas de Jupiter estarem visíveis, ao vivo dava pra ver uma quinta. Além delas, duas luas de Saturno também.

No dia 20 eu fotografei e tinha uma quinta lua mesmo, o que me deixou muito intrigado. Mas daí fui conferir pelo Stellarium e na verdade essa quinta lua era uma estrela, que coincidentemente estava perfeitamente alinhada com as luas Galileanas, rsrs...

Você conseguiu ver alguma lua de Saturno? Vi algumas fotos que pelo menos Titã aparecia, mas eu mesmo não consegui ver...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #81 Online: 27 de Dezembro de 2020, 17:12:48

Não canso de dizer, vale a pena clicar pra ver em tamanho maior.

Foto em total de 4 horas e 4 minutos, em ISO 1600 e quadros de 4 minutos cada. 12 quadros escuros (darks), 12 planos (flats) apontando pra TV, 12 de viés (bias), tudo convertido em DNG no Adobe Bridge, empilhado no DSS e editado no PS.

Andei brincando com o arquivo TIF (pós-empilhamento) dessa foto no Affinity Photo. O primeiro fato marcante é que o AP permite Development (o equivalente ao Camera Raw da Adobe) em imagens de 32 bits ao invés de somente 16. Com isso se ganha mais refinamento nos ajustes. O segundo é que os filtros do AP, pelo menos pra este tipo de uso, se revelaram mais eficientes, o que deu uma imagem mais fidedigna. Como sempre, clicando dá pra ver a imagem em 100%.


Aproveitei este tempo no fim do ano pra experimentar um pouco e extrapolar o ISO. A foto anterior foi feita a partir de 4 horas de exposições de 4 minutos em ISO 1600. Nessa a seguir, usei uma hora de exposições em ISO 6400. Ajudou também que o telescópio que usei aqui é f/4 enquanto o anterior é f/5.8. Ainda assim, achei este resultado bem mais eficiente (menos tempo de exposição=menor probabilidade de acontecer alguma caca durante a exposição), e o ruído a ISO 6400 ficou bem controlado usando empilhamento. O passo seguinte vai ser fazer várias horas com ISO 6400.




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #82 Online: 27 de Dezembro de 2020, 17:25:26
Eu gosto muito muito de Saturno.

Se eu morasse no interior, acho que já teria feito loucuras para ter um super telescópio ou moraria perto de um  :D

Quanto as fotos, é uma pena que Saturno só saia bem mesmo acima dos 5000mm.

Mesmo assim, as fotoa são incríveis por serem de um momento especial


O que eu acabei gostando mais foi da foto da Lua por causa das crateras  :ok:


Parabéns por todas  :ok:

Obrigado pelos comentários!

Sobre a distância focal, é bem relativo. Com um sensor pequeno, não é necessário um telescópio muito grande, veja a resposta que dei ao Thales.

Telescópios são bem mais baratos que lentes. Esse que usei é um 800mm f/4, que comprei por 700 dólares. Uma objetiva com estas características deve custar umas dez vezes mais, e não deve ser tão boa pra este tipo de foto. E é um telescópio considerado caro. Pra mim aqui, o maior problema que tenho é onde guardar, pois é um trambolho.

Pra fotos de planetas, se poderia usar perfeitamente um 200mm f/10 (distância focal de 2000mm), que costuma ser bem barato, com câmera dedicada. Também por causa da atmosfera, este tipo de câmera faz filmes em altas velocidades (cerca de 120 fps) e depois no processamento se pega os quadros mais nítidos pra empilhar. Como os planetas possuem luminosidade aparente muito maior que galáxias e nebulosas, é relativamente fácil fotografar mesmo de céus poluídos. Ou seja, quem quer começar a fazer este tipo de foto mas mora na cidade, pode perfeitamente começar por foto planetária.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #83 Online: 28 de Dezembro de 2020, 19:20:04
Ficaram ótimas, Felipe, parabéns!!! Eu até arrisquei uma aqui, mas como só tenho lente de 300mm, tive que cropar demais, daí o resultado fica ruim, rsrs...

No dia 20 eu fotografei e tinha uma quinta lua mesmo, o que me deixou muito intrigado. Mas daí fui conferir pelo Stellarium e na verdade essa quinta lua era uma estrela, que coincidentemente estava perfeitamente alinhada com as luas Galileanas, rsrs...

Você conseguiu ver alguma lua de Saturno? Vi algumas fotos que pelo menos Titã aparecia, mas eu mesmo não consegui ver...

Obrigado pela correção. Deve ter sido isso mesmo, porque até onde eu sabia as luas de Jupiter mnores que as 4 galileanas são bem menores... Eu achava ter visto uma lua de Saturno também, mas depois dessa estrela que apareceu ali, não sei mais.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #84 Online: 29 de Dezembro de 2020, 11:57:01
Eu achava ter visto uma lua de Saturno também, mas depois dessa estrela que apareceu ali, não sei mais.

Dizem que Titã não é difícil de ver, é bem brilhante... Nos dias próximos da conjunção ela estava à direita de Saturno, se não me engano.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #85 Online: 04 de Janeiro de 2021, 06:39:56
Essa semana, fotografei um assunto difícil, na minha opinião: a Nebulosa da Cabeça de Cavalo (Horsehead Nebula). Até agora, nunca havia conseguido o contraste necessário pra mostrar os detalhes. Como sempre clicando na foto, é possível ver em tamanho maior.

Esta estrela maior que aparece na foto é uma das "Três Marias", nome brasileiro pro Cinturão de Órion. Ao lado da nebulosa citada, está a Nebulosa da Chama (Flame Nebula), bem mais luminosa. Enquanto esta é visível na própria câmera, a Cabeça de Cavalo, só se torna visível após empilhamento e processamento.


Os detalhes:
- 1h35min de exposição, em 19 quadros de 5 minutos a ISO 1600;
- Câmera principal Fuji X-E2, sem modificações;
- Filtro Optolong CLS (City Light Suppression);
- Telescópio SkyWatcher 72ED, distância focal equivalente de 420mm. Apliquei um crop de cerca de 50%.
- Montagem Equatorial Celestron AVX;
- Câmera guia feita em casa, com chip Sony IMX290, acoplada a um telescópio Celestron 9x50 (200mm equivalentes).
- Lua 70% cheia.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2021, 06:50:39 por felipemendes »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 08 de Janeiro de 2021, 18:38:25
Ví essa foto lembrei do que você falou sobre filmar a lua e depois empilhar os frames...

https://www.instagram.com/p/CJy_3kgMCg2/?igshid=11l3a0gk2mamf

Essas cores é mais resultado do equipamento + empilhamento ou tem um horário para conseguir esse tipo de foto?

Desculpe comentar aqui, pensei que poderia enriquecer o tópico com informações.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #87 Online: 10 de Janeiro de 2021, 07:20:27
Ví essa foto lembrei do que você falou sobre filmar a lua e depois empilhar os frames...

https://www.instagram.com/p/CJy_3kgMCg2/?igshid=11l3a0gk2mamf

Essas cores é mais resultado do equipamento + empilhamento ou tem um horário para conseguir esse tipo de foto?

Desculpe comentar aqui, pensei que poderia enriquecer o tópico com informações.

Problema nenhum comentar aqui, até porque não tem nenhum outro tópico ativo sobre astrofoto planetário rolando (a técnica pra lua é a mesma pros planetas).

Pra fazer este tipo de foto, é melhor estar com a Lua no alto do céu. Alguns segundos de filmagem já fornecem dados suficientes pra fazer uma imagem dessas. Sempre a ideia é ter imagens e empilhar, mas um filme de 30 fps de um objeto muito luminoso é mais eficiente que várias fotos onde se vai conseguir no máximo uns 10 fps. No caso da Lua, nem faria muita diferença pois a rotação está travada à Terra. Mas outros planetas podem ter rotação própria, e a ainda pode ser muito mais rápida que a nossa. O dia de Júpiter, por exemplo, tem cerca de 10 horas. Um filme longo causaria borrados.

Em resumo, essas cores são obtidas tanto pela hora da noite quanto pelo processo de aquisição e processamento. Mas não teve nenhum exagero na saturação, por exemplo.

E veja que coisa espantosa. Um filme a 30 fps gerou aquela sequência de fotos da ISS. A estação viaja muito rápido.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #88 Online: 10 de Janeiro de 2021, 07:38:04
Já eu fotografei ontem a Nebulosa da Cabeça de Macaco, em um total de exposição de 2:46.5 horas em ISO 6400, sem quaisquer quadros de calibração. Foram 111 fotos de 1:30 minutos cada. Estranhamente descobri um bug nas Fuji: mesmo cronômetro interno da câmera registra o tempo correto, porém grava no EXIF um tempo de 5 segundos a menos. Cada foto de 1:30 minutos ficou com EXIF de 1:25.

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2021, 07:38:30 por felipemendes »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 10 de Janeiro de 2021, 09:02:10
Show Felipe :worship:
Muito interessante essas técnicas e obrigado por explicar, uma coisa interessante que descobri esses dias, normalmente preciso usar 1/125 ou 1/250 para fotografar a lua próximo do horizonte, quando ela está bem na vertical no topo consegui fazer em 1/13 com boa nitidez.
https://flic.kr/p/2kmactU

Outra coisa nessa mesma noite fiz um vídeo dela com as nuvens passando e as estrelas no fundo, achei muito curioso só uma estrela se movendo rapidamente as outras ficaram "paradas", o vídeo tem 1 minuto mais ou menos, caso tenha interesse posso tentar te passar.